Descubra por que o marketing tradicional já não é mais eficaz para hotéis e pousadas e veja o que fazer para atrair mais hóspedes pelo site empresarial.

Você conhece cada passo que os hóspedes dão até o momento de confirmar a reserva em hotéis e pousadas? Sabe quais sãos os canais que mais usam, conteúdos que mais gostam de consumir e o que consideram essencial quando buscam hospedagem para sua viagem?

Se você não se sente seguro para responder essas questões, provavelmente está desatualizado em relação às mudanças na forma atrair novos hóspedes para hotéis e pousadas. Isso mesmo: o marketing tradicional já não é tão eficaz quanto antigamente e é preciso atentar-se às estratégias de marketing digital para atrair o público desejado.

Para aumentar com sucesso o número de reservas confirmadas em seu estabelecimento, continue a leitura! Você vai saber mais sobre o processo de compra do turista brasileiro, conhecer o novo perfil do consumidor de turismo e descobrir o que fazer para atrair mais hóspedes pelo site do seu hotel ou pousada.

A mudança no processo de compra do consumidor de turismo

Segundo o Sebrae Inteligência Setorial, o comportamento de compra do turista brasileiro mudou consideravelmente com o surgimento de novas tecnologias e empresas de turismo, como as OTAs (On-line Travel Agencies).

Na década de 90, o planejamento de viagens começava dentro de uma agência e podia levar até seis meses para ser concluído. Hoje, essa etapa inicial pode começar na internet, em uma conversa com amigos e familiares, programas de TV e levar apenas 30 dias para ser finalizada. Uma grande diferença, concorda?

Veja mais detalhes sobre essas mudanças:

hotéis e pousadas

Fonte: Relatório de Tendências de Turismo – Sebrae Inteligência Setorial

Em outras palavras, procurar hotel, visitar site de hotéis e efetuar reservas são processos que podem ser realizados rapidamente após pouco tempo de busca online. Agora, reflita um momento: o seu hotel está realmente preparado para ser encontrado online?

O novo perfil dos consumidores de turismo

Além de compreender essa mudança no processo de compras, os proprietários e os gerentes de hotéis e pousadas precisam conhecer também o novo turista que chega em seu estabelecimento. Confira os principais dados disponibilizados pelo Sebrae Inteligência Setorial:

“A faixa etária que mais cresce no mercado de compra de viagens é de 16 a 30 anos. São jovens cada vez mais antenados às tecnologias, sempre conectados à internet e às redes sociais. Por meio de tablets e smartphones eles acessam mais informações do que toda difundida até o início dos anos 80.”

“84% deles consultam mais de dez fontes, inclusive comentários de outros turistas antes de decidir sobre o destino ou a hospedagem que querem adquirir. 52% compram suas viagens pelo tablet ou smartphone.”

“47% dos turistas pesquisam nos sites das companhias aéreas, hotéis, etc. 50% deles são adeptos aos programas de fidelidade dos hotéis e companhias aéreas.”

Percebe o deslocamento do offline para o online? O turista está na web pesquisando os próximos locais para visitar e se hospedar! Portanto, hotéis e pousadas precisam estar online e ter uma forte presença digital para aumentar o faturamento e se destacar no mercado.

O que fazer para atrair hóspedes pelo site de hotéis e pousadas

“Consumidores sentem-se inseguros e sem a informação necessária para sua viagem. A insatisfação com esse modelo [vendas de viagens pela internet por meio das OTAs] se reflete cada vez mais no mercado consumidor por achar que toda empresa é igual e oferecerá o mesmo tipo de atendimento a ele.”

Fonte: Relatório de Tendências de Turismo – Sebrae Inteligência Setorial

Disponibilize informações relevantes para o futuro hóspede

Como acabamos de ver, a falta da informação aflige o consumidor de turismo que busca online por hotéis e pousadas para a sua viagem. Logo, o site do seu estabelecimento deve ter informações úteis e relevantes para o seu público-alvo.

Mas atenção! Essas informações vão além da descrição da infraestrutura e serviços normais de hotéis e pousadas. É necessário ajudar o futuro hóspede a compreender por que ele deve se hospedar no seu estabelecimento, ganhar sua atenção e a sua confiança.

Você pode fazer isso disponibilizando conteúdos interessantes que vão ajudá-lo a resolver as dúvidas sobre diversos tópicos que surgem durante o planejamento de uma viagem:

  • um comparativo sobre as opções disponíveis para chegar à cidade que o hotel está localizado;
  • um infográfico com informações sobre o clima nas diferentes estações do ano e dicas do que levar na mala;
  • um eBook com sugestão de atrações e atividades que o seu público-alvo busca (diversão em família, passeios para quem viaja sozinho, restaurantes românticos para casais, etc);
  • artigos para blog com dicas para arrumar a mala sem sofrimento, viajar em segurança com a família, etc;
  • relatos detalhados de pessoas que se hospedaram em seu hotel ou pousada e tiveram um ótima experiência turistando pela cidade.

Esses são apenas alguns tipos de conteúdos que podem ser produzidos e publicados no site/blog do seu estabelecimento.

Faça otimização para mecanismos de busca

Sites de hotéis e pousadas precisam ser encontrados facilmente quando o consumidor faz pesquisas online. E isso deve acontecer também quando o usuário buscar por termos diferentes do nome da empresa.

Por exemplo, um hotel da cidade de Piratuba que faz Inbound Marketing para lotar os seus quartos o ano inteiro, pode ser encontrado rapidamente quando o usuário busca por “o que fazer em Piratuba” ou  “águas termais de Piratuba”.

Isso acontece graças ao SEO – Otimização para mecanismos de busca: um conjunto de técnicas que otimizam sites, blogs e outras páginas da web para que sejam exibidos nos resultados da primeira página da pesquisa Google.

Invista em Inbound Marketing para hotéis e pousadas

Talvez você já tenha ouvido falar em Inbound Marketing, uma metodologia que atrai consumidores interessados no que o seu estabelecimento oferece o os transforma em clientes da empresa.

Essa estratégia digital funciona para empresas de diferentes ramos, incluindo as de turismo — como agências de viagens, hostels, hotéis e pousadas. E você pode usá-la para conseguir reservar os quartos do seu estabelecimento em todas as temporadas e datas comemorativas!

Ao investir em Inbound Marketing e executá-lo corretamente, é possível atrair somente o público desejado para se hospedar em seu hotel e aumentar consideravelmente o número de reservas de quartos. Ou seja, sua equipe de marketing e vendas não perde tempo nem recursos financeiros com consumidores que não se encaixam no perfil ideal de cliente e focam naqueles que têm grandes chances de se hospedarem no local.

Isso acontece porque o Inbound acompanha o potencial hóspede durante todas as etapas da jornada de compra, ganhando sua confiança e ficando na sua mente durante todo o processo. Quando precisar confirmar a sua hospedagem, o consumidor provavelmente vai optar pelo seu hotel ou pousada em vez da concorrência.

Certifique-se de que o site está bem estruturado

Ao cumprir as etapas anteriores, você já deixou o seu hotel ou pousada à frente da concorrência. No entanto, também é preciso atender às exigências técnicas para que o site seja encontrado facilmente por usuários no Google e, consequentemente, seu hotel tenha melhores resultados com o marketing digital.

Veja o que você não pode deixar de fora nesta parte mais técnica da atração de hóspedes por sites de hotéis e pousadas:

  • versão amigável do site para dispositivos móveis (ser responsivo);
  • alta velocidade de carregamento (até 3 segundos);
  • certificado SSL e protocolo HTTPS (para proteger dados e melhorar o rankeamento no Google);
  • boa usabilidade e organização das informações;
  • CTAs estratégicos no site (chamadas para ação)
  • Ofertas indiretas (materiais que facilitem seu visitante a fazer um download e assim deixar seu e-mail em troco);
  • Estrutura do site pensando em técnicas de SEO;
  • Proposta de valor do seu site (Headline principal que vai vender o seu site).

Aqui estão apenas alguns dos itens que são importantes serem contemplados no seu site para garantir um bom resultado no seu projeto de marketing digital.

Percebe como é importante acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor de turismo e adotar estratégias que ajudam hotéis e pousadas a lotarem seus espaços em períodos de baixa e alta temporada?

Conte com a ajuda de especialistas em marketing digital para fazer com que o seu site empresarial seja um canal poderoso de atração e conquista de novos hóspedes! Solicite uma avaliação gratuita do marketing online do seu hotel ou pousada com o nosso time. É só preencher o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato com você rapidamente