Cases Job Content: Hotel Vila Germânica


O email que era desconsiderado pelo setor de vendas do hotel, se tornou o segundo maior canal de conexão com pedidos de reserva. 

Como o Hotel Vila Germânica conquistou mais de 1760 mil novas oportunidades de venda em 4 meses? 

O email que era desconsiderado pelo setor de vendas do hotel, se tornou o segundo maior canal de conexão com pedidos de reserva. 

E quando o cliente chega para a agência já com RD Station contratado? Parece que o projeto está bem encaminhado, não é? Talvez, mas faltavam detalhes bem importantes: quem operasse a plataforma, criasse conteúdo, analisasse as métricas e passasse a usar os números ao favor. 

Nesse caso a dificuldade do cliente era chegar na persona certa de forma efetiva, além de não possuir uma estratégia na criação de materiais e captação de leads e não ter um relacionamento com a base de clientes já existente e formada ao longo de 25 anos.

Além disso, outros hotéis da cidade estavam se destacando na oferta do serviço, enquanto o Vila vendia, mas de forma tradicional. Após a implementação da estratégia prevista pela Job, crescer mês a mês deixou de ser um grande desafio e se tornou realidade para o Hotel Vila Germânica, localizado na cidade turística de Piratuba, no meio oeste de Santa Catarina. 

Para atingir as metas – de faturamento e de reforço da marca – o foram focados dois objetivos primordiais: o hotel ser uma autoridade ainda maior perante os outros hotéis da cidade, além de gerar um volume maior de contatos qualificados recorrentes para conversão em vendas – aumentando assim o número de hóspedes. 

O plano de trabalho foi desenvolvido criando relacionamento com a base de leads através de conteúdo relevante, implementando um processo de marketing e vendas integrado e automatizado e organizando o setor comercial – tudo para contribuir de forma efetiva com o crescimento da empresa. 

A Job Content atuou com uma estratégia de Inbound Marketing focada no aumento de performance, e o projeto iniciado há quatro meses – de maio a agosto, vem atingindo os objetivos traçados e acabou crescendo mais do que o planejado.

 

Conteúdo que conecta, encanta e vende

Esse é o grande papel dos conteúdos produzidos para o Vila – e otimizados para os mecanismos de buscas. Essa produção de conteúdo assertiva só foi possível quando a equipe passou a elaborar materiais voltados aos interesses do público mapeado em pesquisa. Os conteúdos não só captam o contato de possíveis clientes, mas também agregam valor para essas pessoas: esse formato criou uma conexão da marca com seus consumidores/hóspedes. 

Outro ponto chave do projeto foi a nutrição de leads – que desenvolve um relacionamento entre a marca e o consumidor, por meio do e-mail. Para quem acredita que o e-mail não é mais um meio efetivo de divulgação e captação de novos clientes: em apenas uma campanha de e-mail no mês de julho, o hotel conseguiu gerar mais de 100 oportunidades.

O material foi enviado para uma base importada e para os 3518 novos leads captados. Gerando em maio 363 novas oportunidades, 330 em junho, 668 em julho e 339 em agosto. Totalizando 1760 leads.

O resultado foi quartos lotados durante o período de férias. Para o setor de vendas do hotel, que praticamente desconsiderava o e-mail em suas campanhas de captação, o meio se tornou o segundo maior canal de conexão de pedidos de reserva.

Nesse e-mail, tanto a taxa de entrega, quanto a taxa de abertura e cliques, ficaram acima da média considerada de sucesso pela Resultados Digitais (plataforma usada pela Job Content para realizar os disparos de mensagens): citamos aqui apenas um e-mail da campanha que teve taxa de abertura de 51.34% e de clique de 9.63%. 

A produção de materiais ricos contribuiu também significativamente com a nutrição e conversão dos leads. Os e-books produzidos, por exemplo, atingiram alta taxa de conversão (até 54,47%), gerando mais leads e oportunidades de vendas para a empresa.

A nutrição dos leads educa e também vende. Para isso, a equipe da Job estruturou jornadas de compra, ou seja, caminhos pelos quais os potenciais clientes poderiam percorrer até a decisão. Com atração do público por  canais pagos (Facebook e Google Ads) e orgânico (site); captação de leads, usando formulários de newsletter, por exemplo, ou landing pages (páginas específicas para a conversão de visitantes em leads) com armazenamento e pontuação de leads (a fim de identificar os mais qualificados e prontos para a compra) e envio de sequências de e-mails de topo, meio e fundo de funil (para transmitir o conhecimento necessário para cada tipo de lead e, com isso, guiá-lo até a aquisição de produtos).

 

Transformação constante de visitantes e possíveis clientes

Um site novo totalmente otimizado, com Landing Pages estrategicamente formuladas, estão fazendo os números crescerem. O resultado desse projeto, fez bem mais do que atrair leads. Veja como:

 

Geração de 3518 mil leads e muitas oportunidades

Nesses quatro meses de projeto o site teve mais de 49 mil acessos.

Com produção de conteúdo, aliada a compra de mídia e SEO, o time da Job usou das suas cartas na manga para gerar mais vendas: com a estratégia de remarketing no Facebook e no Google Ads- impactando o público que já teve contato digital com a marca, por meio de anúncios. Esse é um trunfo que usamos para ajudar o lead (que baixou algum material de topo de funil, por exemplo), a consumir outros materiais, até chegar ao fundo do funil, ou seja, e auxiliar na decisão da compra.

 

“Nova fase” para o setor comercial

Apesar de muito eficiente, o setor comercial do Hotel Vila Germânica ainda não contava com algumas ferramentas que poderiam auxiliar e otimizar o controle das vendas e o fechamento de novos negócios.

Alinhando marketing e vendas, o setor hoje conta com o uso das informações dos leads, registradas na plataforma RD durante as conversões – isso serve como insumo importante na abordagem inicial do lead e nos demais momentos da jornada de compra.

O hotel conta ainda com a utilização de um CRM, em que é possível ter um controle mais efetivo e documentado das oportunidades e vendas geradas. A gerente comercial do hotel, Cláudia Eggers, contou que o controle dessas oportunidades era falho anteriormente. “Na equipe cada um tinha um controle das suas oportunidades, alguns em agenda, por exemplo. Isso dificultava o atendimento eficiente de oportunidades pela equipe toda”.

É possível dizer que um conjunto de ações e muita pesquisa contribuíram os resultados do Vila Germânica. Mas o fato é que, as estratégias criadas e pensadas exclusivamente para o hotel, fizeram a diferença e viabilizaram as grandes conquistas.



O que dizem nossos clientes

depoimento-jean-e-tissiana-schneider-agência-job-content

Acreditamos no potencial de retorno da Revista Em Foco e investimos em anúncios a um longo tempo.

Nossa resposta da divulgação realizada sempre foi muito positiva, desta forma, no momento em temos uma divulgação pontual sempre optamos por este investimento, pois temos a certeza de retorno em bons resultados.

Jean e Tissiana Schneider Consultório Odontológico Schneider Cirurgiões Dentista