Descubra como o inbound marketing ajudou a loja de Concórdia a atrair novos clientes e aumentar o faturamento.
Descubra como o inbound marketing ajudou a loja de Concórdia a atrair novos clientes e aumentar o faturamento.
A aceitação de que era preciso mudar algo foi a grande virada dessa marca, além do amor pela moda que une uma família. A história das irmãs Antonia, Nilse e Geo Wurzius, que iniciou há 25 anos com a fundação da Laleska e teve ao longo do tempo uma história de sucesso e crescimento contínuo, saindo de uma sala de 5 m² para 500 m², chegou também ao seu momento de estagnação nos negócios.
Com cinco anos registrados sem crescimento e queda no faturamento, a Laleska Store, após várias tentativas com outras agências, buscou os serviços da Job Content: o objetivo principal era voltar a crescer usando novas ferramentas e formatos de comunicação com o seu público. O resultado esperado era o aumento das vendas, a conquista de novos clientes e um relacionamento mais consistente com a sua base de clientes.
O resultado do projeto de Inbound Marketing, conhecido como marketing de atração, fez bem mais do que atrair e gerar leads. Veja como:
Em 2018 a Laleska completou 25 anos e iniciou o projeto de Inbound Marketing com a Job Content, reforçando sua marca como referência no ramo da moda em Concórdia e região.
O primeiro passo da Job foi captar os reais objetivos da Laleska: onde estava e onde pretendia chegar, quais eram seus anseios, metas e objetivos, quais eram suas frustrações, enfim um entendimento profundo sobre a empresa, sua cultura e seus produtos.
O segundo passo foi entender profundamente quem era o cliente Laleska: porque compram e quais problemas resolvem ao adquirir os produtos da loja, o que esperam da loja, quais os serviços gostariam de ter, qual tipo de conteúdo atrairia sua atenção entre outros entendimentos feitos diretamente com os clientes.
A partir desse diagnóstico deu-se início às estratégias de Inbound Marketing. O objetivo primordial traçado foi ajudar os clientes e se se sentirem realmente bem vestidos.
Com a “casa organizada” foi possível atingir o primeiro marco de sucesso do projeto! Sim, o primeiro marco de sucesso ocorreu em 30 dias, incluindo além da presença digital, vendas entregues por meio do Inbound Marketing. Lembrando que a Laleska Store é somente uma loja, localizada em Concórdia, e basicamente o seu público alvo está centralizado apenas na cidade de cerca de 80 mil habitantes.
A forte presença digital passou a encantar um novo público – além de atrair um novo perfil de cliente para a loja. O conteúdo foi o diferencial, com blog posts direcionados para o público feminino e masculino, além de vídeos que complementam os materiais. O projeto de Inbound Marketing, também tem gerado leads qualificados – mais preparados para a compra. Antigos e novos clientes, nutridos com email marketing, blog posts e diversos conteúdos que os ajudam no seu dia a dia, tornaram a Laleska autoridade no segmento de moda, pelo fato de não simplesmente vender bons produtos, mas também por ajudar as pessoas e seus clientes a se vestir bem, além de dar dicas de moda através do conteúdo gerado e entregue pelas redes sociais.
Porém, mesmo com todo o processo de marketing digital rodando, a equipe de vendas não conseguia andar no mesmo ritmo. Diante deste cenário, a Job propôs uma pesquisa de satisfação interna: o resultado foi a implementação de um ranking de vendas mensal. A “disputa” pelas estrelas (prata, ouro, platinum e diamante) deu gás para o vendas finalmente superar seus limites: no mês de outubro de 2018 a Laleska teve 22% de crescimento nas vendas em relação ao mesmo período em 2017. Em novembro o onda de crescimento continuou e a loja cresceu mais 19,61% em relação ao mês anterior.
Em dezembro de 2018 a loja superou a meta estabelecida, e quando muitos reclamaram da queda nas vendas, a Laleska estava forte e entrou 2019 com o pé direito!
No total dos números de 2018 a Laleska cresceu.
Os números mais atuais da Laleska apontaram ceu 10,21% em relação a 2017! Um número muito expressivo diante do cenário dos 4 anos anteriores, quando a loja não obteve lucro e amargou prezuízos de mais. Crescimento: 21% de aumento nas vendas em agosto de 2019 em relação ao mesmo mês do ano passado.
O cenário ideal almejado pelas irmãs é ter um crescimento gradativo de 30% no faturamento e aumentar o volume de clientes recorrentes. Além de mudar a cultura do cliente em acreditar que loja só tem produtos de alto valor.
A estratégia está atuando no constante acompanhamento do comportamento dos consumidores – na jornada de compra desse consumidor com maior detalhamento e assertividade. A sequência do trabalho será adaptar os processos anteriores da Laleska a esta nova realidade. Mensurando os resultados, prevendo novas ações e com base na estratégia possibilitar o crescimento em vendas.