Cases Job Content: Laleska Store


Descubra como o inbound marketing ajudou a loja de Concórdia a atrair novos clientes e aumentar o faturamento. 

Saiba como a Laleska Store aumentou em 22% suas vendas em um ano

Descubra como o inbound marketing ajudou a loja de Concórdia a atrair novos clientes e aumentar o faturamento. 

A aceitação de que era preciso mudar algo foi a grande virada dessa marca, além do amor pela moda que une uma família. A história das irmãs Antonia, Nilse e Geo Wurzius, que iniciou há 25 anos com a fundação da Laleska e teve ao longo do tempo uma história de sucesso e crescimento contínuo, saindo de uma sala de 5 m² para 500 m², chegou também ao seu momento de estagnação nos negócios.

Com cinco anos registrados sem crescimento e queda no faturamento, a Laleska Store, após várias tentativas com outras agências, buscou os serviços da Job Content: o objetivo principal era voltar a crescer usando novas ferramentas e formatos de comunicação com o seu público. O resultado esperado era o aumento das vendas, a conquista de novos clientes e um relacionamento mais consistente com a sua base de clientes.

O resultado do projeto de Inbound Marketing, conhecido como marketing de atração, fez bem mais do que atrair e gerar leads. Veja como:

Foco no público alvo

Em 2018 a Laleska completou 25 anos e iniciou o projeto de Inbound Marketing com a Job Content, reforçando sua marca como referência no ramo da moda em Concórdia e região. 

O primeiro passo da Job foi captar os reais objetivos da Laleska: onde estava e onde pretendia chegar, quais eram seus anseios, metas e objetivos, quais eram suas frustrações, enfim um entendimento profundo sobre a empresa, sua cultura e seus produtos. 

O segundo passo foi entender profundamente quem era o cliente Laleska: porque compram e quais problemas resolvem ao adquirir os produtos da loja, o que esperam da loja, quais os serviços gostariam de ter, qual tipo de conteúdo atrairia sua atenção entre outros entendimentos feitos diretamente com os clientes. 

A partir desse diagnóstico deu-se início às estratégias de Inbound Marketing. O objetivo primordial traçado foi ajudar os clientes e se se sentirem realmente bem vestidos.

Vendas nos primeiros 30 dias do projeto

Com a “casa organizada” foi possível atingir o primeiro marco de sucesso do projeto! Sim, o primeiro marco de sucesso ocorreu em 30 dias, incluindo além da presença digital, vendas entregues por meio do Inbound Marketing. Lembrando que a Laleska Store é somente uma loja, localizada em Concórdia, e basicamente o seu público alvo está centralizado apenas na cidade de cerca de 80 mil habitantes.

Resultados mensuráveis + vendas 

A forte presença digital passou a encantar um novo público – além de atrair um novo perfil de cliente para a loja. O conteúdo foi o diferencial, com blog posts direcionados para o público feminino e masculino, além de vídeos que complementam os materiais. O projeto de Inbound Marketing, também tem gerado leads qualificados – mais preparados para a compra. Antigos e novos clientes, nutridos com email marketing, blog posts e diversos conteúdos que os ajudam no seu dia a dia, tornaram a Laleska autoridade no segmento de moda, pelo fato de não simplesmente vender bons produtos, mas também por ajudar as pessoas e seus clientes a se vestir bem, além de dar dicas de moda através do conteúdo gerado e entregue pelas redes sociais.

Porém, mesmo com todo o processo de marketing digital rodando, a equipe de vendas não conseguia andar no mesmo ritmo. Diante deste cenário, a Job propôs uma pesquisa de satisfação interna: o resultado foi a implementação de um ranking de vendas mensal. A “disputa” pelas estrelas (prata, ouro, platinum e diamante) deu gás para o vendas finalmente superar seus limites: no mês de outubro de 2018 a Laleska teve 22% de crescimento nas vendas em relação ao mesmo período em 2017. Em novembro o onda de crescimento continuou e a loja cresceu mais 19,61% em relação ao mês anterior.

Números crescentes

Em dezembro de 2018 a loja superou a meta estabelecida, e quando muitos reclamaram da queda nas vendas, a Laleska estava forte e entrou 2019 com o pé direito!

No total dos números de 2018 a Laleska cresceu.

Os números mais atuais da Laleska apontaram ceu 10,21% em relação a 2017! Um número muito expressivo diante do cenário dos 4 anos anteriores, quando a loja não obteve lucro e amargou prezuízos de mais. Crescimento: 21% de aumento nas vendas em agosto de 2019 em relação ao mesmo mês do ano passado.

O cenário ideal almejado pelas irmãs é ter um crescimento gradativo de 30% no faturamento e aumentar o volume de clientes recorrentes. Além de mudar a cultura do cliente em acreditar que loja só tem produtos de alto valor. 

A estratégia está atuando no constante acompanhamento do comportamento dos consumidores – na jornada de compra desse consumidor com maior detalhamento e assertividade. A sequência do trabalho será adaptar os processos anteriores da Laleska a esta nova realidade. Mensurando os resultados, prevendo novas ações e  com base na estratégia possibilitar o crescimento em vendas.

O que fizemos pela Laleska Store:

Definição da Persona

O primeiro passo da Job Content foi entender profundamente quem eram os clientes da Laleska: porque compram e quais problemas resolvem ao adquirir os produtos da loja. Além disso, o momento foi de captar os reais objetivos da empresa: onde pretendiam chegar. A partir desse diagnóstico deu-se início aos trabalhos das ferramentas de Inbound Marketing. O objetivo primordial traçado foi ajudar os clientes a se sentirem realmente bem vestidos.

Vendas nos primeiros 30 dias do projeto

Em menos de 30 dias conseguimos organizar a casa, e atingir o primeiro marco de sucesso do projeto! Sim, o primeiro marco de sucesso inclui uma série de itens, inclusive vendas entregues através do Inbound Marketing.

Os números não param de crescer

Os números mais atuais da Laleska apontaram um crescimento de 10,21% em relação a 2017! Um número muito expressivo diante do cenário dos 4 anos anteriores, quando a loja não obteve lucro e amargou prejuízos.

O cenário ideal almejado pelas irmãs é ter um crescimento gradativo de 30% no faturamento e aumentar o volume de clientes recorrentes. Além de mudar a cultura do cliente em acreditar que loja só tem produtos de alto valor. 

A estratégia está atuando no constante acompanhamento do comportamento dos consumidores - na jornada de compra desse consumidor com maior detalhamento e assertividade. A sequência do trabalho será adaptar os processos anteriores da Laleska a esta nova realidade. Mensurando os resultados, prevendo novas ações e  com base na estratégia possibilitar o crescimento em vendas.


O que dizem nossos clientes

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Acreditamos no potencial de retorno da Revista Em Foco e investimos em anúncios a um longo tempo.

Nossa resposta da divulgação realizada sempre foi muito positiva, desta forma, no momento em temos uma divulgação pontual sempre optamos por este investimento, pois temos a certeza de retorno em bons resultados.

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