Por Lidiane Pansera
Em 17/12/2019

Depois de uma queda frequente, o que se espera é o impulsionamento da produção industrial e o aumento do seu faturamento. Por isso, confira dicas, tendências e previsões do setor industrial para 2020. 

Com a confiança fragilizada por conta dos golpes sofridos nos últimos anos, a indústria, vive a expectativa de uma recuperação do seu crescimento. 

Sabemos que a recuperação é gradativa, logo não será alcançada a curto prazo. No entanto, as expectativas para 2020 não poderiam ser melhores. 

E para ajudar você, empreendedor da indústria, nós analisamos o cenário atual e reunimos uma série de dicas, tendências e previsões para o setor industrial em 2020. Continue a leitura e veja como acompanhar o ritmo das próximas mudanças. 

 

Os altos e baixos da indústria brasileira

O setor com mais efeitos negativos por conta da grave recessão da economia brasileira nos últimos anos foi a indústria. O setor industrial chegou a ficar durante 14 meses seguidos sem crescimento.

Por consequência houve uma queda significativa da indústria nacional na participação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.  

O fundo do poço chegou no início de 2016. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), neste ano a produção industrial era quase 18% menor do que dois anos antes.

Hoje o setor já demonstra dar os primeiros passos rumo a recuperação. Durante os meses de julho e agosto deste ano a atividade industrial teve uma alta de 0,8%. No entanto, apesar da melhora a indústria ainda opera à 17,3% abaixo do seu pico. 

 

Projeções para a indústria brasileira em 2020

Mesmo que em um ritmo lento, durante o último ano a indústria brasileira encarou uma melhora na sua competitividade e aumento na sua lucratividade. No entanto, não foi neste ano que o setor superou todas as suas adversidades. 

Logo, a recuperação da economia industrial do Brasil ficou para 2020. E para que você esteja preparado para o próximo ano reunimos as principais insights feitas pelo Relatório Focus, que resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado. 

As projeções do boletim Focus apontam um crescimento de 2,17% do PIB em 2020, sendo que a indústria também tem boas estimativas, o cenário industrial de 2020 aponta um crescimento estimado de 2,29%.

É importante deixar claro que o relatório é divulgado todas as segundas-feiras com base nas informações coletadas na sexta-feira anterior à sua divulgação. 

Para acompanhar semanalmente as expectativas da indústria, clique aqui.

 

Como acelerar o crescimento da indústria brasileira

Para acelerar o crescimento industrial em 2020, não basta apenas esperar um ambiente favorável, é indispensável que a indústria destine parte dos seus recursos para desenvolvimento, inovação e gestão estratégica.

Hoje o Brasil não está nem entre os dez maiores investidores em tecnologia da américa latina. Ocupamos a 66ª posição no Índice Global de Inovação, atrás de países que possuem um PIB bem inferior, como Kuwait, Irã e Armênia.

E para que o desenvolvimento industrial do seu negócio seja mais acelerado, confira algumas tendências da indústria 4.0 que reunimos para você. 

 

Tendências da indústria 4.0

Seja qual for o seu negócio, a tecnologia e a inovação são departamentos que precisam fazer parte da rotina da sua empresa. Afinal, é por meio delas que a sua indústria pode se destacar no mercado.

No centro dessa renovação da indústria esbarramos no termo indústria 4.0, um termo relativamente novo. 

Conhecida também como quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é um conceito que abrange inúmeras inovações tecnologias desenvolvidas para facilitar e agilizar todos os processos industriais. Confira algumas das tecnologias usadas na indústria 4.0.  

 

Manufatura Aditiva

De maneira bem resumida a manufatura aditiva representa um grupo de tecnologias capazes de produzir objetos físicos a partir de modelos digitais.

O exemplo mais comum dessa tecnologia são as impressoras 3D. Esses equipamentos realizam o processo mecânico de sobreposição de camadas de material para formar um novo objeto físico.  

 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma tecnologia inovadora que tem como objetivo desenvolver dispositivos que sejam capazes de simular a capacidade de raciocínio humano

O objetivo é que robôs sejam capazes de aprender e desenvolver tarefas que hoje são realizadas apenas por humanos, tudo isso em tempo real. 

 

Internet das Coisas

Seja qual for o seu ramo de negócio, cada vez mais é preciso agilizar os processos e eliminar o desperdício de tempo. 

Vindo de encontro desses objetivos está a internet das coisas. 

Internet das coisas ou IoT é um grande sistema nervoso que permite a comunicação entre dois pontos que estão conectados entre si, ou seja, é a comunicação realizada entre objetos físicos conectados com os usuários

 

Biologia Sintética

Em pleno crescimento a biologia sintética é uma tecnologia que consiste no uso de bioinformática e técnicas de engenharia genética e bioquímica para desenhar novos organismos artificiais, como enzimas, células e circuitos genéticos.  

 

Sistemas Ciber-Físicos

Um sistema ciber-físico é uma combinação de um software à partes mecânicas e eletrônicas. Em geral, esses sistemas realizam o controle, monitoramento e transferência de dados em tempo real através da internet

As inovações tecnológicas derivadas dos impactos da indústria 4.0 impactam de maneira positiva qualquer atividade industrial e podem ser observadas por meio da redução dos processos de produção, linhas de produção mais eficientes, fábricas inteligentes e bens de consumo duráveis. 

Novas tecnologias surgem a todo momento, logo para garantir que a sua indústria irá se sobressair no próximo ano é preciso estar atento e fazer a sua parte para impulsionar o seu negócio. Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas no próximo ano.

Curtiu esse conteúdo? Então encontre mais conteúdos como esse no nosso blog!

Sumário
Como a indústria brasileira pode se antecipar para 2020?
Título do Artigo
Como a indústria brasileira pode se antecipar para 2020?
Descrição
Com a confiança fragilizada, a indústria brasileira vive a expectativa de uma recuperação do seu crescimento. Por isso, confira dicas, tendências e previsões do setor industrial para 2020.
Autor
Empresa
Job Content Agência de Inbound Marketing

Uma Introdução ao Inbound Marketing

Tenha uma introdução para dar seus primeiros passos com esta nova metodologia e elevar seu negócio a um próximo nível!

Qual a área de atuação do seu negócio?

Qual o seu cargo?

Funcionários: