Depois de uma queda frequente, o que se espera é o impulsionamento da produção industrial e o aumento do seu faturamento. Por isso, confira dicas, tendências e previsões do setor industrial para 2020. 

Com a confiança fragilizada por conta dos golpes sofridos nos últimos anos, a indústria, vive a expectativa de uma recuperação do seu crescimento. 

Sabemos que a recuperação é gradativa, logo não será alcançada a curto prazo. No entanto, as expectativas para 2020 não poderiam ser melhores. 

E para ajudar você, empreendedor da indústria, nós analisamos o cenário atual e reunimos uma série de dicas, tendências e previsões para o setor industrial em 2020. Continue a leitura e veja como acompanhar o ritmo das próximas mudanças. 

Os altos e baixos da indústria brasileira

O setor com mais efeitos negativos por conta da grave recessão da economia brasileira nos últimos anos foi a indústria. O setor industrial chegou a ficar durante 14 meses seguidos sem crescimento.

Por consequência houve uma queda significativa da indústria nacional na participação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.  

O fundo do poço chegou no início de 2016. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), neste ano a produção industrial era quase 18% menor do que dois anos antes.

Hoje o setor já demonstra dar os primeiros passos rumo a recuperação. Durante os meses de julho e agosto deste ano a atividade industrial teve uma alta de 0,8%. No entanto, apesar da melhora a indústria ainda opera à 17,3% abaixo do seu pico. 

Projeções para a indústria brasileira em 2020

Mesmo que em um ritmo lento, durante o último ano a indústria brasileira encarou uma melhora na sua competitividade e aumento na sua lucratividade. No entanto, não foi neste ano que o setor superou todas as suas adversidades. 

Logo, a recuperação da economia industrial do Brasil ficou para 2020. E para que você esteja preparado para o próximo ano reunimos as principais insights feitas pelo Relatório Focus, que resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado. 

As projeções do boletim Focus apontam um crescimento de 2,17% do PIB em 2020, sendo que a indústria também tem boas estimativas, o cenário industrial de 2020 aponta um crescimento estimado de 2,29%.

É importante deixar claro que o relatório é divulgado todas as segundas-feiras com base nas informações coletadas na sexta-feira anterior à sua divulgação. 

Para acompanhar semanalmente as expectativas da indústria, visite o site do Banco Central do Brasil.

Como acelerar o crescimento da indústria brasileira

Para acelerar o crescimento industrial em 2020, não basta apenas esperar um ambiente favorável, é indispensável que a indústria destine parte dos seus recursos para desenvolvimento, inovação e gestão estratégica.

Hoje o Brasil não está nem entre os dez maiores investidores em tecnologia da América Latina. Ocupamos a 66ª posição no Índice Global de Inovação, atrás de países que possuem um PIB bem inferior, como Kuwait, Irã e Armênia.

E para que o desenvolvimento industrial do seu negócio seja mais acelerado, confira algumas tendências da indústria 4.0 que reunimos para você. 

Tendências da indústria 4.0

Seja qual for o seu negócio, a tecnologia e a inovação são departamentos que precisam fazer parte da rotina da sua empresa. Afinal, é por meio delas que a sua indústria pode se destacar no mercado.

No centro dessa renovação da indústria esbarramos no termo indústria 4.0, um termo relativamente novo. 

Conhecida também como quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é um conceito que abrange inúmeras inovações tecnologias desenvolvidas para facilitar e agilizar todos os processos industriais. Confira algumas das tecnologias usadas na indústria 4.0.  

Manufatura Aditiva

De maneira bem resumida a manufatura aditiva representa um grupo de tecnologias capazes de produzir objetos físicos a partir de modelos digitais.

O exemplo mais comum dessa tecnologia são as impressoras 3D. Esses equipamentos realizam o processo mecânico de sobreposição de camadas de material para formar um novo objeto físico.  

Inteligência Artificial

Inteligência artificial qual o significado? A inteligência artificial é uma tecnologia inovadora que tem como objetivo desenvolver dispositivos que sejam capazes de simular a capacidade de raciocínio humano

O objetivo é que robôs sejam capazes de aprender e desenvolver tarefas que hoje são realizadas apenas por humanos, tudo isso em tempo real. 

Internet das Coisas

Seja qual for o seu ramo de negócio, cada vez mais é preciso agilizar os processos e eliminar o desperdício de tempo. 

Vindo de encontro desses objetivos está a internet das coisas. 

Internet das coisas ou IoT é um grande sistema nervoso que permite a comunicação entre dois pontos que estão conectados entre si, ou seja, é a comunicação realizada entre objetos físicos conectados com os usuários

Biologia Sintética

Em pleno crescimento a biologia sintética é uma tecnologia que consiste no uso de bioinformática e técnicas de engenharia genética e bioquímica para desenhar novos organismos artificiais, como enzimas, células e circuitos genéticos.  

Sistemas Ciber-Físicos

Um sistema ciber-físico é uma combinação de um software à partes mecânicas e eletrônicas. Em geral, esses sistemas realizam o controle, monitoramento e transferência de dados em tempo real através da internet

As inovações tecnológicas derivadas dos impactos da indústria 4.0 impactam de maneira positiva qualquer atividade industrial e podem ser observadas por meio da redução dos processos de produção, linhas de produção mais eficientes, fábricas inteligentes e bens de consumo duráveis. 

Novas tecnologias surgem a todo momento, logo para garantir que a sua indústria irá se sobressair no próximo ano é preciso estar atento e fazer a sua parte para impulsionar o seu negócio. Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas no próximo ano.

Curtiu esse conteúdo? Então encontre mais conteúdos como esse no nosso blog!