Veja como ajudamos a alavancar as vendas de diversas empresas com o poder do marketing digital! Confira o conteúdo e saiba o que podemos fazer por você também!

Você considera que o marketing digital ou o Inbound Marketing é uma boa alternativa para a sua empresa, não é mesmo? Consegue ver as possibilidades que a tecnologia pode trazer para o seu negócio, mas está na dúvida sobre como uma agência de marketing digital pode ajudá-lo nesta atividade.

Se essa incerteza ainda está no ar, continue lendo este post! Você vai descobrir como ajudamos empresas a alavancarem suas vendas fazendo marketing online e conhecer as etapas essenciais para vender mais com uma estratégia digital:

1. Identificamos onde você está e aonde quer chegar

A primeira atividade dos nossos especialistas em marketing digital é avaliar a sua empresa. O objetivo é identificar o estado atual do negócio, sabendo como está posicionado em relação ao mercado e conhecendo suas expectativas e ambições.

Após esse processo inicial, nosso time ajudará você a definir aonde a sua empresa deseja chegar. Ou seja, é o momento de estabelecer os objetivos e metas que vão guiar o plano de marketing digital e as próximas atividades.

Isso é importante porque é preciso saber o destino para escolher o melhor trajeto: sem objetivos e metas claros, as atividades de marketing digital não serão efetivas.

2. Definimos o produto ou serviço a ser trabalhado no marketing digital

A segunda atividade é escolher qual solução oferecida pela empresa será promovida nas ações de marketing online.

É claro que é possível promover diversos produtos e serviços do seu negócio com estratégias digitais. No entanto, se é a primeira vez que o marketing digital é usado em sua empresa, recomenda-se definir apenas uma solução para ser promovida.

Esse cuidado é essencial porque as equipes de marketing e vendas precisam conhecer profundamente o que é ofertado —  isto é, os atributos, os benefícios, os diferenciais, a proposta de valor e a sua habilidade única — e se adaptarem aos novos processos que dão suporte à estratégia de marketing online.

3. Elaboramos a persona para este produto ou serviço

A terceira atividade que nossos especialistas farão com você é o desenvolvimento do perfil da persona do produto ou serviço escolhido na etapa anterior. Assim como os objetivos e metas, essa etapa é indispensável para uma estratégia digital efetiva.

Isso acontece porque a persona representa o seu cliente ideal. Esse perfil semifictício é criado com base em dados reais que são coletados com seus atuais, potenciais e ex-clientes. Conhecendo os objetivos, dores, desafios, hábitos de consumo, entre outras informações relevantes, as ações de marketing digital são direcionadas às pessoas que se encaixam nesse perfil.

Em outras palavras, a persona ajuda a atrair consumidores que realmente podem se tornar clientes da sua empresa — aquele cliente que você deseja que se multiplique dentro do seu negócio.

4. Entendemos a jornada de compra dessa persona

Com a persona definida, chegou a hora de conhecer a jornada do cliente. Isto é, compreender todo o processo que o consumidor passa até adquirir o produto ou serviço da sua empresa.  Este percurso tem fases bem definidas:

  • Aprendizado/Descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da Solução
  • Decisão de Compra

Entendendo a jornada de compras, é possível desenvolver ações e conteúdos para acompanhar o consumidor durante essa trajetória, fazendo com que ele avance para as próximas etapas, sinta-se seguro em relação ao produto ou serviço oferecido e escolha a sua empresa para efetuar a compra.

5. Desenvolvemos uma estratégia de conteúdo para cada etapa da jornada

Com as informações valiosas coletadas até o momento, chegou a hora de elaborar uma estratégia de conteúdo para atrair o público desejado. Os conteúdos a serem produzidos podem ter formatos variados — blogposts, e-books, e-mails, vídeos, podcast, planilhas, entre outros — e devem ser úteis e relevantes à persona, ajudando a solucionar seus problemas reais.

Empresas que adotam o Inbound Marketing, por exemplo, usam a produção de conteúdo para atrair visitantes ao site, convertê-los em leads, nutrir esses potenciais clientes e, finalmente, vender para ele. O conteúdo é o combustível dessa estratégia digital que funciona para empresas de diferentes ramos.

São os blogposts, os e-books, os e-mails marketing e demais materiais definidos nesta fase que vão fazer com que a máquina funcione corretamente, sempre atraindo consumidores e trabalhando para que eles tornem-se clientes da sua empresa.

6. Preparamos uma oferta irresistível

O desenvolvimento de uma oferta impossível de ser ignorada é essencial para que a sua empresa possa atrair o público desejado e gerar leads — a base para surgir novas oportunidades de negócio para o seu time de vendas.

É possível ofertar um eBook mais aprofundado sobre um tema que é uma dor para a sua persona, um acesso a um vídeo exclusivo, uma avaliação gratuita, uma sessão ou aula experimental, por exemplo.

Isso é importante porque a geração de leads é indispensável para usar todo o poder do marketing digital. Somente captando os dados de contato de potenciais clientes será possível agir para conquistar sua confiança e efetuar vendas para eles.

7. Alinhamos a equipe de marketing e vendas

Depois de todo esse processo, chegou o momento de alinhar marketing e vendas. Afinal, os esforços realizados e recursos investidos podem ir por água abaixo se essas equipes não trabalharem em harmonia.

Quando bem executado, o marketing digital gera leads qualificados para o time de vendas. Isto é, o marketing envia para vendedores, consumidores que têm grandes chances de tornarem-se clientes da empresa. Logo, o departamento comercial precisa ter um processo de vendas eficiente que seja alinhado à estratégia digital adotada — esse alinhamento vai garantir que nenhuma oportunidade de negócio seja perdida nos últimos estágios do funil de vendas.

Se você não sabe como fazer isso, fique tranquilo que terá todo o apoio de nossos especialistas para alinhar essas equipes com sucesso.

8. Automatizamos os processos de marketing para dar maior escala

Nesta fase, a automação entra em cena. Ou seja, diversas atividades de marketing e vendas são realizadas automaticamente com a ajuda de um software.

Ao automatizá-las, é possível escalar o seu negócio de modo rápido, seguro e eficiente. Afinal, as mensagens do marketing chegam na hora certa a um número maior de consumidores, os vendedores podem focar no que gostam de fazer (vender muito!) e a empresa consegue ter previsibilidade de vendas.

Isso mesmo: com uma estratégia digital bem planejada e executada, é possível prever quantas vendas serão realizadas no mês. Com esse dado valioso, você vai poder se programar e se preparar para expandir seu negócio com mais segurança.

9. Analisamos os resultados para otimizar os próximos passos

Por fim, diversas métricas são usadas para mensurar as ações definidas no plano de marketing digital. É possível verificar o que está dando certo, o que não funciona bem e deve ser otimizado e identificar o que deve ser descontinuado.

Por exemplo, pode acontecer de uma determinada rede social gerar muito mais tráfego para o seu site em comparação à outra rede usada pelo seu negócio — como a fanpage do Facebook enviar muito mais visitantes ao site empresarial do que o Twitter (ou vice-versa). Sabendo disso, é possível otimizar as atividades na rede com baixo resultado ou focar somente na que gera mais retorno.

Mas as mensurações não se limitam aos canais de marketing digital, é possível medir também o ROI (Retorno sobre Investimento) gerado pela estratégia adotada. Ou seja, você vai saber exatamente quanto dinheiro seu empreendimento ganha com cada ação de marketing online.

Percebe como o marketing online é um processo complexo que precisa de especialistas à frente das atividades? Uma agência de marketing digital certamente vai ajudar a sua empresa a aumentar o faturamento e a expandir o negócio mais rapidamente.

Agora que você já sabe como ajudamos empresas a aumentarem suas vendas com marketing digital, que tal solicitar um diagnóstico gratuito do marketing da sua empresa? É só preencher o formulário abaixo falar com um de nossos especialistas!