Uma técnica que vem se tornando cada vez mais essencial para quem quer saber como vender mais na internet, é o uso de dados. Saiba como extraí-los, onde e como aplicar!

Quer descobrir como vender mais no seu negócio? Seja você um empreendedor iniciante ou experiente, é indiscutível que a busca por maneiras de aumentar as vendas é uma constante em qualquer negócio.  Afinal, vender é o que mantém uma empresa funcionando e crescendo. Mas como alcançar esse objetivo em um mercado tão competitivo?

Com as estratégias certas, é possível aumentar as vendas e fidelizar clientes. Pensando nisso, preparamos este artigo com as 10 melhores dicas de como vender mais e melhorar o desempenho do seu negócio.

Então, prepare-se para aprender e coloque em prática para se destacar no mercado.

Por Que Buscar O Sucesso Em Vendas?

Buscar o sucesso em vendas é fundamental para garantir a sustentabilidade e o crescimento de uma empresa.

Isso porque, as vendas são a principal fonte de receita e lucro para a maioria dos negócios, permitindo que sejam realizados investimentos em melhorias, expansão das operações e aumento da capacidade produtiva.

Além disso, saber como vender mais pode trazer benefícios como o fortalecimento da reputação da marca, a fidelização de clientes, a ampliação da visibilidade da empresa e a abertura de novas oportunidades de negócio.

É importante destacar que o sucesso em vendas não é um resultado isolado, mas sim uma consequência do trabalho conjunto de diversas áreas da empresa, incluindo marketing, área comercial, atendimento ao cliente, entre outras.

O Que São Dados E Para Que Servem?

De forma resumida, dados são informações. Ou seja, eles podem ser de uma pessoa, um mercado, um nicho, da sua própria empresa, dos seus processos, ou baseados em qualquer outra fonte.

Além disso, eles não precisam necessariamente ser somente números, os dados são todo e qualquer tipo de informação.

A partir do momento que há um volume de informações, é possível criar um banco de dados do qual se pode tirar insights, ideias ou ainda, um direcionamento mercadológico mais assertivo.

Antes de prosseguirmos: você lembra quem mandava no mundo antigamente? Era quem tinha força! Depois, quem tinha dinheiro. Mais tarde ainda: quem era mais inteligente. E hoje?

Hoje, quem dá as cartas nos negócios é quem possui uma boa base de dados. E por que isso acontece?

Porque quando se somam dados + criatividade, é possível ir muito longe. Atualmente, o marketing digital tornou-se algo indispensável para muitas empresas, afinal, é possível ir muito além do que o método tradicional de venda.

No entanto, não basta sair por aí fazendo marketing (parte criativa) sem atrelar informações que convertem (dados).

Esses dois itens precisam andar juntos se o objetivo final for vender mais e, principalmente, se o canal for a internet. E se você quer descobrir como vender mais na internet, saiba que é preciso apostar no uso de dados agora mesmo.

O Que Preciso De Dados Para Vender Mais Na Internet?

Agora que você já entendeu a importância de ter dados e, vamos entender quais são as principais informações que você precisa ter para conseguir alcançar o seu objetivo de como vender mais.

Dados Do Seu Cliente

O seu cliente, também conhecido como persona, é um dos principais centros de informações que você precisa acessar quando o assunto é como vender mais na internet; afinal a persona é a figura do cliente ideal que faz negócio com a sua empresa.

Portanto, ter em mãos os dados dos seus clientes em potencial, é primordial para fazer uma campanha de marketing digital mais assertiva.

Se você está em dúvida ou não sabe quais são os principais dados que você precisa colher da sua persona, comece pelos itens da lista abaixo:

  • Entenda dados demográficos (onde ela mora, qual o padrão de vida);
  • Conheça as necessidades (tanto pessoal quanto profissional);
  • Entenda os desejos e os anseios dela;
  • Saiba quais são os problemas que essa pessoa tem;
  • Entenda quais são as expectativas dessa pessoa;
  • Pergunte quais são as cobranças que essa pessoa tem;
  • Saiba o que tira o sono dela;
  • Quais são as suas preocupações?

Com os dados reunidos, é hora de fazer “a mágica acontecer”. Não colha informações se for deixá-las na gaveta! Use-as a seu favor!

Até porque, é por meio destas informações que fechar negócios pode ser mais fácil; afinal, você estará falando com pessoas extremamente semelhantes ao seu público atual, e atraindo-as para o seu negócio também.

Faça Um Mapa Da Empatia, Pode Ser Útil No Processo

Como o próprio nome sugere, o mapa da empatia é se colocar no lugar do seu cliente/consumidor.

Atualmente, é extremamente importante entender melhor o seu público, pois assim você consegue atraí-lo com inteligência e colocar em prática as melhores estratégias de como vender mais.

O mapa da empatia é dividido em 6 campos, basicamente, e neles são entendidos mais a fundo os sentimentos e emoções do seu público.

Você mesmo pode preencher essas informações, no entanto, pedir ao cliente para que responda com sinceridade, fará com que os dados sejam muito mais fidedignos.

Confira a separação dos campos:

  • O que pensa e sente?
  • O que escuta?
  • O que fala e faz?
  • O que vê?
  • Quais são as dores dele?
  • Quais são seus ganhos?

como vender mais

Obtenha Dados De Empresas

Assim como ter dados da sua persona é importante, obter os dados da empresa em que ela trabalha também é fundamental, principalmente se o seu negócio for B2B.

Não busque por dados aleatórios, de qualquer empresa. Obtenha dados das empresas que fazem parte do seu perfil ideal de cliente, como:

  • Dados do seu mercado de atuação;
  • Porte;
  • Área de atuação;
  • Problemas desse mercado;
  • Necessidades;
  • Desafios;
  • Possibilidades.

Esses dados serão importantes para que você complemente o uso das informações obtidas por meio da sua persona. Usar esses dados combinados farão com que a sua assertividade aumente consideravelmente.

Com eles, você pode, por exemplo, mostrar um problema da empresa, sendo que essa pessoa é responsável por resolver, é o que tira o sono dela – e você já identificou isso também.

Onde Conseguir Estes Dados?

Quando falamos em mercado digital, marketing e vendas, e tudo o que rodeia o mundo digital, existem plataformas gigantes que são capazes de fornecer dados importantíssimos.

Entretanto, não são somente esses recursos os responsáveis pelo fornecimento dos dados. Atualmente, é possível conseguir dados que são de grande valia para o seu negócio sem ter extremo conhecimento ou ser um expert, por exemplo. Você pode conseguir dados:

  • em sites (dos concorrentes, sites de reclamações, como o Reclame Aqui, entre vários outros);
  • no Google*;
  • no Facebook*;
  • no Instagram;
  • no LinkedIn e outras redes sociais;
  • em fig datas;
  • em seu site e suas redes sociais;
  • com seus clientes (fazendo pesquisa);
  • no seu CRM (controle de clientes) ou no ERP (sistema de gestão).
  • * Lembre-se sempre de instalar e configurar o código do Google Analytics e o pixel do Facebook no seu site. É por meio desses códigos instalados e configurados que você consegue extrair esses dados.

Além disso, você pode e precisa analisar dados da sua empresa, como:

  • dos seus processos;
  • do seu funil de vendas;
  • das suas taxas de conversão;
  • das suas planilhas de gestão.

Como Vender Mais? Melhores Dicas

Agora que você já tem acesso aos mais variados dados, é hora de analisá-los e partir para a etapa prática; afinal, o seu objetivo é conhecer as melhores estratégias de como vender mais na internet, não é mesmo?

Bem, algo muito comum – embora não seja o ideal – é encontrar empresas que não sabem nenhum desses dados, que não tem parâmetros, que não sabem quais são as suas taxas de conversão no funil de vendas, por exemplo.

No entanto, quando o assunto é como vender mais na internet, é imprescindível ter esses dados. Isso porque, no mundo do marketing (não só o digital), para quem não sabe o ponto em que está, e onde que chegar, qualquer caminho serve.

Ou seja, muitas empresas ficam numa corda bamba, pois podem ter um resultado aparentemente positivo em vendas, mas não sabem se este número é o ideal ou se está abaixo do recomendado.

É por isso que, agora que você tem os dados, o próximo passo é estruturá-los de maneira inteligente e mais do que isso, a seu favor! Veja abaixo algumas dicas para isso:

Utilize Dados Na Sua Estratégia De Marketing Digital

Sem dúvida, o marketing baseado em dados é crucial quando a questão é como vender mais na internet. Por isso, utilizar todas as informações obtidas na sua estratégia de marketing digital é essencial.

Todos os dados que você captou (da sua persona, do mapa de empatia e da empresa da sua persona), serão utilizados em toda a estratégia de marketing digital. Elas serão extremamente úteis:

  • para montar a sua persona;
  • definir o público-alvo;
  • nas campanhas;
  • nas copies;
  • no seu site;
  • nas suas redes sociais;
  • nos seus e-mails;
  • nas suas propostas de negócio;
  • em suas abordagens;
  • nas análises;
  • e em todo o resto do seu marketing!

E antes de dar sequência, eu gostaria de relembrar algo, para que fique bem claro para você: dados não são somente números. Ok?!

Muitas pessoas ao lerem os tópicos acima, acreditam que não têm como aplicar números em abordagens ou nas redes sociais, por exemplo.

Por isso, tenha em mente sempre que dados não são só números! Dados são as informações em si.

Então, se a sua persona disse que uma dor dela é aumentar a retenção de clientes, isso é um dado relevante e você precisa usar isso na sua estratégia. Pode e deve usar em tudo, inclusive em abordagens e nas redes sociais.

Depois de aplicar os dados na sua estratégia de marketing digital, você vai analisar tudo o que fez, além de coletar mais dados e informações que, consequentemente, vão gerar mais dados e, novamente, mais informações.

Isso tudo vai gerar novas ideias, novas formas de ver determinada ação e insights de como melhorar ou, então, duplicar a estratégia para outro produto/serviço.

Prepare O Funil De Vendas

Além de utilizar os dados na sua estratégia de marketing, você precisa entender e preparar também o seu funil de vendas; afinal de contas, o funil de venda é extremamente importante para o uso e entendimento de dados.  Por isso, tê-lo bem estruturado é um dos primeiros passos a serem feitos.

Num primeiro momento, se você não conta com um CRM para lhe auxiliar, pode fazer isso de forma manual em uma planilha – não é o ideal, mas vai funcionar por um tempo.

Desta forma, comece definindo as etapas do seu funil, seus objetivos, quais as fases para alcançar os objetivos e os gatilhos, por exemplo:

  • Etapa 01: Pesquisa e qualificação – entender se essa empresa tem potencial para ser meu cliente – pesquisar na internet, sondar, analisar o cliente – atende as características? Vai para a próxima etapa;
  • Etapa 02: Reunião de diagnóstico;
  • Etapa 03: Apresentação do projeto;
  • Etapa 04: Negociação / fechamento.

como vender mais

Tendo essa separação, você já consegue analisar vários dados, sendo que um deles é a taxa de conversão.

Vamos supor aqui que chegam muitos clientes até a etapa 03 – que é a apresentação de proposta – mas eles não avançam. O que pode estar acontecendo nessa etapa? Quais dados eu tenho aqui e o que eles me mostram?

Pode ser que:

  • a proposta não está alinhada;
  • você não gerou valor o suficiente;
  • o preço é alto demais;
  • a proposta não foi eficiente;

Além disso, você pode analisar a taxa em si. Por exemplo: se na primeira etapa entraram 100 contatos, na segunda, você qualificou 50 deles, na terceira etapa você gerou valor e 30 pessoas pediram uma proposta, e dessas 30, você vendeu para 3, você tem clareza de que 3 pessoas chegaram até a etapa 4.

como vender mais

E o que isso significa? Isso significa que você consegue ter uma visão das suas taxas, consegue visualizar onde está o gargalo, em qual parte do processo você pode melhorar. Isso são dados!

Portanto, ter esse processo organizado, vai lhe ajudar a utilizá-los de maneira inteligente, para melhorar o seu processo de venda, por exemplo, e consequentemente, uma possibilidade disso é aumentar as suas vendas.

Saiba Quem É Seu Público

Saber quem é o seu público é fundamental para definir as melhores estratégias de como vender mais, pois isso permite que você conheça as necessidades, desejos e comportamentos dos seus potenciais clientes.

Feito isso, é possível criar uma estratégia de vendas mais assertiva, direcionando seus esforços para as pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço.

Além disso, o conhecimento sobre o público permite que o vendedor/empreendedor adapte seu discurso e sua abordagem de vendas conforme as características da persona.

Isso pode incluir a linguagem utilizada, a forma de apresentar o produto ou serviço, o tipo de oferta e até mesmo o canal de comunicação mais efetivo para cada perfil de cliente.

Crie Uma Tabela De Oportunidades

Se o intuito for gerar dados para avaliar possibilidades de upsell para seus clientes, a tabela de oportunidades é perfeita.

Ela é bem simples de ser feita e vai te ajudar a visualizar quais são os serviços contratados atualmente e quais ainda podem ser agregados para cada um dos clientes.

Ela é importante, pois reflete a sua realidade atual de como estão seus clientes e como eles podem estar.

Você consegue enxergar oportunidades de venda, a sua equipe de vendas consegue avançar seus clientes em uma nova jornada de compra, e até mesmo é possível aquecer os clientes antigos para uma nova solução, por exemplo.

Dispense Os Clientes Errados

Dispensar clientes não qualificados no processo de vendas pode parecer estranho, já que qualquer venda é uma venda, certo? Errado!

Na maioria das vezes, manter clientes não qualificados em seu funil de vendas pode ser uma perda de tempo e recursos, prejudicando a efetividade de suas estratégias de vendas.

Ao dispensar clientes “errados”, você pode direcionar seus esforços para aqueles que têm maior probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço, aumentando as chances de conversão e fechamento de negócios.

Além disso, manter um cliente não qualificado pode gerar custos desnecessários, como tempo gasto em negociações que não vão levar a lugar nenhum.

Outro ponto importante a considerar é que clientes não qualificados podem gerar problemas no pós-venda, como reclamações, devoluções e cancelamentos, impactando negativamente a reputação da empresa.

Promova Networking

O networking é fundamental quando o assunto é vender mais, pois permite que o empreendedor estabeleça relações de confiança e credibilidade com outras pessoas e empresas.

Por meio do networking, é possível fazer contatos, trocar informações e conhecimentos, ampliar o alcance da sua marca e aumentar as chances de fechar negócios.

Como o networking envolve a construção de relacionamentos, é importante lembrar que não se trata apenas de uma troca de cartões de visita ou um simples “oi” em uma rede social.

É necessário cultivar essas relações, demonstrando interesse no outro e oferecendo valor para estabelecer uma relação de confiança.

Ao construir uma rede de contatos sólida, você pode ter acesso a novas oportunidades de negócios, indicações de clientes e parceiros estratégicos, além de se manter atualizado sobre as tendências e novidades do mercado.

Tenha Um Time Forte

Ter um time forte é fundamental para colocar em prática as melhores técnicas de como vender mais, pois cada membro da equipe pode contribuir de maneiras diferentes para maximizar as vendas.

Uma boa equipe pode ajudar a identificar novas oportunidades de mercado, aprimorar as técnicas de vendas, oferecer um atendimento ao cliente mais eficiente, além de construir relacionamentos duradouros.

Com um time bem estruturado, é possível aumentar a produtividade e a eficiência das vendas, melhorar a qualidade do serviço oferecido e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso no mercado.

Seja Diferente

Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso se destacar da concorrência e chamar a atenção do público-alvo. Ao oferecer um produto ou serviço que se diferencia dos demais, é possível atrair clientes em potencial e criar uma percepção única e positiva da marca na mente do consumidor.

Além disso, ser diferente pode ser um fator decisivo na hora da escolha do cliente, pois muitas vezes ele busca por algo que atenda às suas necessidades específicas e que ofereça algo a mais em relação aos demais.

Construa Uma Reputação

Uma boa reputação transmite confiança e credibilidade para o público-alvo, o que pode aumentar a fidelização dos clientes e atrair novos consumidores.

Além disso, a reputação de uma empresa pode ser um fator decisivo na hora da escolha do cliente, especialmente em um mercado onde existem muitas opções disponíveis.

Uma boa reputação pode ser construída por meio de um excelente atendimento ao cliente, qualidade nos produtos e serviços oferecidos, transparência nas relações com os clientes e colaboradores, entre outros fatores.

Implemente O CRM No Processo De Vendas

Um CRM (Customer Relationship Management) permite que a empresa gerencie e mantenha um relacionamento mais efetivo com seus clientes.

Com o CRM, é possível obter um histórico de interações com o cliente, como compras, reclamações, feedbacks e outras informações relevantes, o que ajuda a empresa a entender melhor as necessidades e preferências do cliente e, assim, oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente.

Além disso, um sistema de CRM pode ajudar a identificar oportunidades de vendas adicionais ou cruzadas, bem como a segmentar os clientes de acordo com seu perfil e comportamento de compra, permitindo que a empresa faça campanhas de marketing mais direcionadas e efetivas.

Por fim, o sistema pode ajudar a empresa a medir o desempenho de suas atividades de vendas e marketing, permitindo que a empresa faça ajustes e melhorias constantes em suas estratégias.

Pratique A Escuta Ativa Em Vendas

A escuta ativa é importante em vendas, pois permite entender as necessidades e preocupações do cliente de forma mais clara e precisa para assim usar as melhores táticas de como vender mais.

Quando o vendedor a pratica, ele se concentra no que o cliente está dizendo, prestando atenção em suas palavras, tom de voz e expressões faciais, e fazendo perguntas para esclarecer pontos que não ficaram claros.

Com isso, ele pode entender melhor as dores, necessidades e desejos do cliente, além de identificar objeções que possam estar impedindo a venda.

Além disso, a escuta ativa pode ajudar a estabelecer uma relação de confiança entre o vendedor e o cliente, pois demonstra que o vendedor está realmente interessado em ajudar o cliente a encontrar a melhor solução para suas necessidades. Com isso, o cliente se sente mais à vontade para compartilhar informações e, consequentemente, a venda pode se concretizar.

Utilize Técnicas De Negociação

As técnicas de negociação são importantes para vender mais, pois ajudam a conduzir a negociação de forma mais estratégica e efetiva.

Por meio delas é possível identificar com mais clareza os desejos e necessidades do cliente, bem como as objeções que ele possa ter em relação à compra.

Com isso, o vendedor responsável pode apresentar argumentos mais convincentes e personalizados, que atendam às necessidades do cliente e reduzam suas objeções.

Além disso, as técnicas de negociação podem ajudar a estabelecer um clima de confiança e parceria com o cliente, o que pode aumentar as chances de sucesso.

Por fim, as técnicas de negociação também podem ajudar o vendedor a obter melhores condições de venda, como prazos de pagamento mais favoráveis, preços mais competitivos, entre outros.

Desenvolva Suas Habilidades Em Vendas

Quando o profissional de vendas desenvolve suas habilidades, ele se torna mais eficiente em identificar as necessidades do cliente, apresentar as soluções adequadas, superar objeções e fechar negócios.

Além disso, o desenvolvimento de habilidades pode ajudar o profissional a aprimorar a comunicação interpessoal, a estabelecer relações de confiança com os clientes e a lidar de forma mais efetiva com situações de conflito.

Outra vantagem de desenvolver habilidades em vendas é a possibilidade de se adaptar às mudanças no mercado e nas demandas dos clientes, tornando-se mais versátil e capaz de oferecer soluções mais criativas.

Etapas Para Ter Um Time De Vendas Top!

Como todo empresário, você, certamente, deseja aprender como vender mais. Para isso, contrata os melhores vendedores e concentra seus esforços no time comercial. Você já parou para pensar que as vendas não dependem só dos vendedores?

A venda começa muito antes, com as primeiras etapas aos cuidados do time de Marketing. Isso mesmo! O Marketing é o responsável por atrair consumidores, prepará-los para a venda e repassá-los para a equipe comercial transformá-los em clientes.

Quer saber como vender mais, fazer esse alinhamento entre marketing e vendas e montar um time de vendas top? Veja nossas dicas a seguir:

Defina A Persona Da Empresa

O primeiro passo para vender mais é definir o perfil de cliente ideal (persona) da sua empresa, como já falamos acima. Afinal, sair vendendo para os consumidores sem um filtro só vai fazer com que você gaste recursos preciosos e não tenha um bom resultado.

Ao definir uma persona, as equipes de marketing e vendas podem fazer esse filtro, adaptar a comunicação e abordagem para o público certo.

Em outras palavras, seus colaboradores vão concentrar os esforços em quem realmente pode ser um cliente da empresa.

Digamos que o seu cliente ideal é Business to Business – termo em inglês para B2B –. Você deseja trabalhar somente com empresas que tenham mais de 20 funcionários no seu quadro.

Empresas com menos de 20 colaboradores não se encaixam nesse perfil, pois não podem aproveitar completamente a sua solução — que foi pensada exclusivamente para organizações com muitos funcionários.

A sua persona é: gerente de Recursos Humanos de uma empresa com mais de 20 colaboradores que precisa de uma ferramenta para gerir o ponto dos funcionários.

Como o horário é flexível, ele precisa implementar um serviço que permita registrar a entrada e saída dos colaboradores com segurança a qualquer momento do dia ou da noite.

Adote Um Modelo De Vendas

Persona definida, é hora de escolher um modelo de vendas que possa atrair o seu potencial cliente, fazer esse filtro e prepará-lo para a venda de modo automático e escalável.

O Inbound Marketing, por exemplo, é uma metodologia que funciona para empresas de variados setores e portes. Com o Inbound, é possível alcançar o público certo no momento certo, sem ser inconveniente.

Ou seja, quando o potencial cliente estiver pesquisando online por uma solução como a sua, pode encontrar o site da sua empresa, conhecer e considerar adquirir o seu serviço.

Faça Um Acordo Entre Marketing E Vendas

Fazer um acordo entre os times de marketing e vendas é fundamental para a sua empresa vender mais. O ideal é que esse acordo seja feito antes do processo de Inbound Marketing ser implementado oficialmente. Dessa forma, é possível assegurar que nenhuma oportunidade será perdida.

Sem esse acordo você dificilmente terá bons resultados. Isso acontece porque esse alinhamento visa guiar todas as etapas seguintes e aumentar a produtividade das equipes.

Cada um dos envolvidos no processo de vendas — da atração até o fechamento — tem o seu papel bem definido, compartilham informações e seguem todo o processo documentado.

Vamos voltar ao nosso exemplo? O acordo fechado com o marketing e vendas foi o seguinte: 50 leads qualificados devem ser encaminhados para os vendedores todo mês.

Ou seja, somente os leads que atendem a todos os critérios definidos pelos dois times podem passar para a etapa seguinte.

Mas como esses leads são qualificados? Como deve ser a passagem de leads? Quais critérios podem ser usados? Para saber tudo isso e descobrir como vender mais, é preciso definir bem o papel das equipes de marketing, pré-vendas e vendas.

Defina O Papel Do Time De Marketing

O papel do marketing é fundamental no processo de vendas. Como dissemos, a venda não é uma responsabilidade exclusiva do time comercial: ela é compartilhada com a equipe de marketing.

O marketing será responsável por atrair, gerar leads e qualificá-los para a próxima etapa. Para isso, produz diversos conteúdos focados na persona da empresa e os distribui online, possibilitando a realização dessas ações.

É importante frisar que a análise e a qualificação são feitas de acordo com os critérios definidos por ambos os times e baseados na persona.

Vamos ver alguns exemplos de requisitos usados para o gerente de RH? O marketing e vendas definiram que um lead será enviado para a pré-vendas quando:

  • for um gerente de RH de uma empresa com mais de 20 funcionários;
  • baixar um ebook avançado sobre gestão de ponto;
  • solicitar uma ligação ou avaliação gratuita pelo site.

Esses são só alguns exemplos. Muitos outros critérios podem ser definidos e usados de acordo com a necessidade do seu negócio.

Defina O Papel Da Equipe De Pré-Vendas

O lead passou pelos critérios do marketing e chegou ao pré-vendas. Esta etapa é importante para o qualificar ainda mais, conhecendo bem as oportunidades de negócios que surgem.

O papel da equipe de pré-vendas é confirmar as informações geradas pelo Marketing. Isto é, verificar se o lead realmente atende a todos os requisitos para ser enviado ao vendedor. Confira os dados que podem — e devem — ser checados nesta fase:

  • Dados técnicos: fatores que indicam que o lead pode estar pronto (ou não) para a venda. Por exemplo, se o site do lead está em manutenção, ele pode não investir em um serviço de ligação ou chat online no momento.
  • Desafios e Dores: desafios, problemas e dores que o lead está enfrentando e o quanto isso o incomoda e o impede de melhorar seus resultados.
  • Situação: verificação do perfil do lead, se atende aos critérios e tem recursos financeiros para efetuar a compra.

É com a pré-vendas que acontece a transformação dos leads qualificados em leads prontos para a compra.

Ao implementar esta etapa, principalmente em vendas complexas, você evita que os vendedores gastem seu valioso tempo com leads que ainda não estão prontos para tornarem-se clientes.

Defina O Papel Do Time De Vendas

Agora é o momento mais esperado: fechar a venda e incrementar o faturamento da empresa. O papel do time de vendedores é converter os leads qualificados pelo pré-vendas em clientes.

Para isso, defina quais ações os vendedores devem fazer após a chegada do lead qualificado e como deve ser a abordagem.

Quando você segue todas as etapas, é natural que o volume de vendas aumente. Afinal, seu vendedor vai conversar com leads altamente qualificados.

Eles passaram pelo marketing e pré-vendas, suas informações foram confirmadas e estão a poucos passos para efetuarem a compra. Toda a qualificação realizada até agora só ajuda o vendedor a otimizar o seu trabalho e fechar a venda com facilidade.

Padronize E Documente Todo O Processo De Vendas

Padronizar e documentar o processo de vendas é crucial para saber como vender mais. Sem isso, os vendedores não têm uma visão clara do processo e podem ficar perdidos.

Como resultado, sua empresa pode perder recursos valiosos e muitas oportunidades de negócio.

Mas nada de preparar um documento extenso, ok? Sua equipe deve conseguir ler e compreender o processo rapidamente. Portanto, opte por um texto conciso. Um fluxograma geralmente cumpre bem esse papel de informar o essencial rapidamente.

Essa documentação também é importante para servir como uma base para analisar o desempenho dos times de marketing e vendas e fazer ajustes para aumentar a sua produtividade.

Analise E Ajuste O Processo Para Saber Como Vender Mais

Você definiu a persona da empresa, adotou um método de vendas, fez um acordo entre as equipes de marketing e comercial, definiu o papel de cada uma delas, padronizou e documentou todo esse processo.

O trabalho não para por aqui!

É preciso analisá-lo de tempos em tempos para verificar se está tudo nos conformes, se há ajustes a serem realizados ou etapas a serem eliminadas. O objetivo é melhorar o processo continuamente para vender mais.

Seguindo esses passos e unindo as equipes de Marketing e Vendas, a produtividade e o faturamento da sua empresa certamente vão aumentar.

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