O mundo está mudando em velocidade acelerada. Pare um momento e relembre como era a vida em 2005. Usávamos o MSN e o Orkut para conversar com amigos, o Facebook e o e-commerce brasileiro estavam dando os seus primeiros passos e o WhatsApp nem existia! Parece até que isso aconteceu há décadas, não é mesmo?

Com tantas mudanças que impactaram o modo como nos relacionamos e adquirimos produtos e serviços, é normal que o comportamento de compra do consumidor brasileiro mude — e o das empresas também. Afinal, de nada adianta apostar em modelos de vendas defasados ou oferecer produtos e serviços que já não fazem mais parte do cotidiano do consumidor.

E a sua empresa, está de olho nessas alterações e buscando atendê-las? Você não deseja passar pelo mesmo sofrimento da Kodak, certo?

Para que o seu negócio não fique parado no tempo, preparamos este artigo para você saber quais são as alteração de comportamento de compra do consumidor brasileiro. Continue lendo e conheça as novidades e fatores que influenciam os compradores.

Maior poder de compra na era da informação

Com tanta informação disponível online, o consumidor detém o poder no processo de compra. Muitas vezes, ele não precisa entrar em contato com um representante de vendas para saber mais detalhes sobre o produto ou serviço desejado.

O consumidor faz pesquisas no Google, assiste a vídeos com resenhas e unboxings no YouTube, pede recomendações nas redes sociais, lê os comentários e avaliações no site, blog, redes sociais da empresa e outros canais online. Ele já tomou a decisão para efetuar a compra quando entra em contato com o vendedor.

Mas o que isso significa exatamente para a sua empresa? Possibilidades de aumento ou queda nas vendas. Isso mesmo! Se você ficar de olho no comportamento de compra do consumidor brasileiro e adotar um modelo de vendas que considerem a jornada de compra, como o Inbound Marketing, certamente conseguirá incrementar as vendas.

Caso você não prepare seu negócio e use modelos defasados, certamente perderá seus clientes para a concorrência.

Preferência pelas compras online

Outra mudança considerável no comportamento de compra do consumidor brasileiro está relacionada às vendas online. O setor de e-commerce não para de crescer no país. Para você ter uma ideia desse crescimento, confira o faturamento dos três últimos anos de acordo com os relatórios da pesquisa WebShoppers:

  • R$ 35,8 bilhões em 2014;
  • R$ 41,3 bilhões em 2015;
  • R$ 44,4 bilhões em 2016;

Se você pensa que o brasileiro parou de comprar online, está enganado! Segundo dados do Google, o consumidor encontrou modos inteligentes para continuar comprando: ele está usando mais os sites de comparação de preço e optando também pela compra de produtos usados em bom estado de conservação.

Um outro fator importante é o aumento do número de compras realizadas via smartphone. O brasileiro conta com esse dispositivo para agilizar a sua vida diariamente e as empresas que apostam em vendas mobile estão gerando bons resultados. Confira alguns dados expressivos fornecidos pelo Google sobre a influência do mobile no varejo online:

50% das buscas na categoria do varejo vêm do mobile;

44% das visitas aos sites varejistas vêm dos dispositivos móveis;

21% das vendas acontecem por meio do dispositivo móvel.

A preferência pelas compras online acontece devido à comodidade oferecida pela internet e os preços vantajosos que muitas empresas podem oferecer online.

Adoção de novos hábitos de compra com o uso de tecnologias

Podemos dizer que a realização de pesquisas online foi uma grande mudança no comportamento de compra do consumidor brasileiro, que é afetado por tecnologias e inovações que facilitam a sua vida.

O hábito de pesquisar online antes da compra continua forte e atinge empresas de diferentes setores que vão desde o varejo até áreas da saúde, como os consultórios médicos. Mas uma nova tendência de consumo surgiu e está afetando o comportamento do consumidor: os micro-momentos.

“A batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro é vencida ou perdida em micro-momentos — minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor.” (Google, 2015)

Mas como esses micro-momentos funcionam exatamente? Você provavelmente usa o celular para resolver muitas coisas: falar com familiares, amigos, encontrar lojas perto de você, realizar pesquisas rápidas para tirar dúvidas, checar e-mails, enviar mensagens, acessar as redes sociais, entre diversas outras tarefas.

E tudo isso geralmente acontece ao mesmo tempo! Dificilmente separamos momentos de ver o Facebook ou responder as mensagens do WhatsApp, concorda? O mesmo acontece com os demais consumidores que usam smartphone em diversos momentos do seu dia.

O Google dividiu essa tendência em 4 momentos:

  • Eu quero saber: as pessoas buscam informações cada vez mais e usam o smartphone no meio de uma conversa para consultar informações sobre algo que foi dito.

  • Eu quero ir: as pessoas usam mecanismos de busca para localizar empresas próximas a elas.

  • Eu quero fazer: as pessoas buscam por conteúdos que as ensinem como fazer algo e usam o smartphone para ter mais ideias durante uma tarefa.

  • Eu quero comprar: os consumidores usam o smartphone quando estão nas lojas físicas para decidir comprar (ou não). Além disso, muitas compras online são realizadas locais inusitados, como a cozinha ou o carro.

Acredite, esses micro-momentos estão mudando o comportamento de compra do consumidor brasileiro! Você já deve ter deixado de comprar ou ter decidido ir a outra loja perto de onde estava após uma pesquisa online, não é mesmo?

Sua empresa está preparada para atender a essas mudanças? O modelo de vendas que você usa facilita que o seu potencial cliente o encontre online quando ele mais precisa?

Para acompanhar essas alterações é preciso adotar estratégias e modelos de vendas pensados para alcançar o consumidor na hora certa e no momento certo. O Inbound Marketing, por exemplo, é uma metodologia que considera essas mudanças e faz o consumidor encontrar a empresa no momento em que realiza buscas online para encontrar soluções para um problema, desejo ou necessidade.

Se você não quer que o seu negócio fique parado no tempo e deixe de crescer, dê uma oportunidade ao Inbound Marketing e aproveite todos os seus benefícios. O Inbound é um método incrível que funciona para todas as empresas. Use essa estratégia para acompanhar o comportamento de compra do consumidor brasileiro e aumentar as suas vendas.

Conte com a ajuda de especialistas para implementar o Inbound Marketing em seu negócio. Você verá como essa estratégia digital pode alavancar o crescimento da sua empresa!