Por Jean Paulo Oliveira
Em 04/06/2019

O futuro do marketing e vendas também foi assunto do Conecta 2019. Confira aqui o que Cauê Pedroza da Resultados Digitais falou sobre o tema.

Carlos Eduardo Pedroza, mais conhecido como Cauê, atua como Gerente de Marketing de Produto na Resultados Digitais, após 3 anos como Gerente de Novos Negócios via Canais. Trocou a carreira na área de intercâmbio pelo digital, justamente para atuar no paradigma das empresas exponenciais.

Formado em Publicidade com MBA em Gestão Executiva, têm dedicado os últimos anos às áreas de vendas, marketing e consultoria. Com uma carreira de mais de 4 anos na RD, Cauê esteve no Conecta 2019 falando sobre o futuro do marketing e vendas.

Confira a seguir os principais insights da sua palestra.

O Big Bang do Marketing

O Marketing começou a ser colocado em prática há mais de 550 anos. Como assim? Você conhece há pouco tempo? O responsável pela origem do marketing é o alemão Johannes Gutenberg que inventou a prensa tipográfica em 1450.

Mas, o que isso tem a ver com marketing? Bom, essa ferramenta possibilitou a impressão em larga escala. Imagine que antes disso cada recado ou carta eram escritos à mão, logo a entrega era limitada. Com a prensa foi possível produzir mais e melhor, assim mais pessoas tiveram acesso à informação.

Era como uma prospecção feita de forma fria, qualquer pessoa via o anúncio, por exemplo, mas não conhecia o anunciante. Hoje por exemplo, já conseguimos produzir anúncios personalizados e criar um relacionamento com o contato antes da compra, através do Inbound Marketing.

E aí, foram surgindo outros meios de comunicação, como jornais, revistas, pôsteres e outdoors. Depois vieram: telefone, rádio e TV. E até que enfim a internet.

O que mudou com a poderosa Internet?

Cauê ressalta que o Marketing evoluiu e chegou à Era Digital com os computadores, celular e claro, com a internet. Os principais marcos dessas invenções foram: 

  • Em 1973 foi feita a primeira ligação por celular;
  • Em 1981 a IBM lançou o primeiro computador pessoal;
  • Em 1984 foi a vez da Apple lançar seu computador: o Macintosh;
  • Em 1990 veio o Boom da Internet.

A Era da informação

Depois da explosão da utilização da internet, o compartilhamento de informações se tornou mais democrático. As marcas tiveram que se tornar relevantes para o público. E com o passar do tempo, o consumidor se tornou o foco de toda relação de compra.

Hoje em dia, muitas vezes, quem mais sabe do produto que quer comprar é o consumidor. As redes sociais, sites e blogs se tornaram o meio principal de informação. Não é mais sobre o que a sua empresa faz, mas sim em como você pode ajudar o consumidor.

Houve uma mudança muito grande na forma como as pessoas compram, a chamada jornada de compra se tornou uma definição obrigatória para qualquer negócio. Pois, quando você entende como o seu cliente compra, o que ele precisa decidir e os comportamentos que ele tem, fica mais fácil contribuir para que ele passe em todas as etapas e até para acelerar algumas. Em suma, ela ajuda você a vender mais.

Outra percepção da evolução da jornada de compra, é o relacionamento entre marketing e vendas. Antes, quando o consumidor queria comprar, o contato com o vendedor era muito maior, o marketing era apenas utilizado como porta de entrada. Mas hoje, isso já não basta, é preciso que haja integração entre os times de marketing e vendas para que aconteçam vendas efetivas.

Conecta 2019: o que esperar do futuro da dupla Marketing e Vendas?

Conecta 2019: o que esperar do futuro da dupla Marketing e Vendas?

O futuro do Marketing e Vendas: para o que você deve se preparar

E aí, como será o futuro das vendas para a sua empresa? Desde a invenção da prensa tipográfica, o Marketing Digital evoluiu muito, mas será que o seu negócio evoluiu junto? Para que você sobreviva ao futuro, terá que começar a acompanhar desde agora.

Segundo o palestrante, o futuro é: marketing e vendas em todas as áreas da empresa. Todos da empresa precisam ter noção do processo de compras, afinal, a venda não acaba depois do comercial vender.

E como você pode se preparar? Primeiro, repensando o seu modelo de negócios: será que você conhece as dores do seu público? Qual problema que a sua solução resolve? Você sabe quais são as decisões e o caminho que o seu público percorre até comprar? 

Se for preciso:

  • Redesenhe seus processos de Marketing, Vendas e Serviços de acordo com a jornada de compra do seu cliente;
  • Estabeleça uma função proativa e científica de vendas, com foco em revelar e entregar sucesso para seu cliente.

Quer aumentar as compras do seu cliente? Repense seus processos! Olhe para dentro da sua empresa e analise se você está acompanhando a evolução do seu consumidor e dos times de marketing e vendas.

Descubra se a sua empresa evoluiu de verdade: temos um material que mostra se o nível do setor de vendas da sua empresa está na “Era Flintstones” ou “Era Jetsons”. Clique aqui para baixar gratuitamente!

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Passo a passo para criar uma estratégia de marketing completa:

atinja resultados extraordinários mesmo não sendo um expert no assunto!

Qual a área de atuação do seu negócio?

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