O seu site é a sua empresa na internet. E se você investe esforços para gerar vendas no seu ponto físico, se você quer usar a internet para vender não pode ser diferente.
Atualmente, um site precisa estar preparado para ser uma ferramentas de vendas importante para o seu negócio. O usuário precisa entrar no seu site, e navegá-lo de forma que avance na sua jornada de consciência até o momento da compra.
Para isso, seu site precisa ser construído a partir de algumas premissas básicas, indispensáveis para um site funcional e que gere bons resultados.
As premissas de SEO (Search Engine Optmization) devem ser seguidas na criação de sites pelo objetivo maior: fazer com que o seu endereço seja encontrado de forma orgânica, pelo seu público de interesse, no momento da pesquisa. Assim, um passo a passo muito básico: entenda sua persona, tenha uma lista de palavras-chave alinhadas com as necessidades do seu público ideal e use essas palavras na construção do conteúdo do site. Além do conteúdo, a estrutura de programação do site precisa permitir a inserção deste conteúdo formatado para SEO também.
Ao projetar a criação de sites é extremamente importante ter um olhar sobre a experiência do usuário no seu endereço. O site precisa fazer com que o usuário percorra a sua jornada de consciência e evolução na decisão de compra a cada página visitada. Assim, cada espaço deve ser projetado para atender as necessidades específicas de cada etapa do funil de vendas.
Sites sem possibilidades de captação de leads? Então tá tudo errado! O site precisa ter a função de captar possíveis interessados no seu produto ou serviço. Para isso, o site precisa disponibilizar formulários que deem a oportunidade de o usuário deixar seu contato. O mais indicado é que seu site tenha formulários distribuídos de forma estratégica para que o usuário possa realizar alguma ação: baixar um material rico, inscrição em newsletter ou pedido de orçamento.
Site lento e bagunçado no acesso mobile também não tem vez! Uma boa velocidade de carregamento aumenta as chances do usuário permanecer no site - e aqui falamos de algo em torno de 2 segundos. Se o tempo de espera aumenta, a chance maior é perder o usuário logo de cara. Mesma lógica para mobile: velocidade e experiência precisam ser atendidos de forma ágil e sem barreiras que impeçam o usuário de avançar na sua busca.
Seu site será um suporte importante para o time de vendas. Ele poderá ser encontrado e pelo seu público e lhe dar a chance de mostrar o que a sua empresa faz e entrega para os seus clientes, antes mesmo do primeiro contato com o vendedor - e isso deixa o usuário mais preparado para avançar na decisão de compra.
Um site bem construído, e com as ferramentas certas aplicadas, darão a possibilidade de mensurar dados que trazem consistência para suas ações de marketing: até mesmo para as ações offline. Um exemplo: com o Google Analytics instalado no seu site você vai poder avaliar a efetividade da experiência proporcionada ao usuário, além de conhecer mais a fundo o perfil deste público.
Seu site, e todos os dados e resultados coletados por ele estarão sob sua autonomia. Você não dependerá de dados ou regras de terceiros para basear a sua estratégia de marketing digital. Aqui, os "terceiros" são as redes sociais, como exemplo. Imagine uma estratégia baseada toda no Instagram: o que acontece com a plataforma fora do ar, ou então, se todas as regras mudarem de uma hora para outra? Com o site você ganha poder de decisão e de uso dos seus dados para melhorar as suas estratégias, com menores riscos.
Cada usuário que entrar no site, com interesse nas suas soluções, deixará um rastro de informações. Ao longo do tempo, essas informações darão a você dados de um público único, e com interesse nas suas soluções. A gente tem isso muito claro aqui na Job: este público que você conquista através do seu site é o melhor público que você poderia ter nas mãos para vender!
Na internet é assim: o cliente não tem hora para buscar a sua solução, e em muitos casos essa pesquisa acontece fora dos dias e horários comerciais. Assim, com um site bem estruturado, a sua empresa na internet funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este será o momento em que seu público poderá encontrar a sua solução e avançar na tomada de decisão pela compra.
Então fala com a Job agora!