O data driven é uma ferramenta que veio para mudar a maneira como as marcas investem nos recursos de marketing digital.

Pelo fato de a Internet ser hoje o principal meio de veiculação de marketing para as empresas, fazer uso das ações que otimizem os investimentos nessa área é fundamental.

Tudo o que os consumidores precisam saber sobre o que desejam comprar, eles acham na Internet. E as informações encontradas vêm de sites e blogs de diversos concorrentes.

Isso faz com que o consumidor tenha ofertas sempre melhores e que obrigue as empresas a repensarem continuamente a maneira de investir em marketing digital.

É fundamental saber se comunicar com o público-alvo e entregá-lo o que realmente ele quer.

O marketing digital por si só trabalha essa assertividade, fazendo com que as empresas direcionem suas campanhas para o perfil certo, sem desperdiçar seus investimentos.

Com a ajuda do data driven, esses resultados são potencializados, explorando as brechas que podem dar espaço a campanhas mais certeiras.

Para conseguir esses resultados, é fundamental saber o que é o data driven, como ele mudou o marketing digital e trouxe mais resultados e como aplicá-lo da maneira correta. Confira.

O que é data driven?

Indo direto ao ponto, o data driven é uma estratégia utilizada pelos profissionais de marketing digital para coletar dados relacionados aos resultados de campanhas digitais.

Por meio dessas bases coletadas, é possível obter informações e tendências que ajudam a melhorar as decisões tomadas.

As tecnologias de produção e a automação do marketing digital fizeram aumentar sua qualidade e também sua quantidade. Isso permite uma tomada de decisão mais assertiva em relação ao marketing digital.

O principal objetivo do uso do data driven é otimizar os processos e as estratégias que envolvem o marketing digital . Isso visa atender às demandas dos consumidores e também as tendências.

Por meio dos dados obtidos para esse acompanhamento, as marcas conseguem uma visão mais aprofundada do que os seus clientes realmente desejam.

Uma ferramenta como o data driven permite que as empresas entendam suas campanhas como um todo. 

É possível compreender quando, onde, como e para quem são destinados os seus recursos em marketing digital. Ao ter essa visão, as decisões relacionadas aos anúncios on-line são melhores e mais assertivas.

Por conta disso, o uso do data driven traz diversos benefícios, como:

  • Melhor segmentação dos consumidores;
  • Mensagens e conteúdos mais relevantes;
  • Realização de testes A/B;
  • Melhora a experiência do cliente.

Vamos imaginar que uma empresa de levantamento planialtimétrico, por exemplo, deseje usar o data driven como uma estratégia para melhorar a segmentação do seu público-alvo.

Com os dados oferecidos por ele, essa empresa saberá quem está mais envolvido em suas campanhas, quais os melhores canais para veiculação e, até mesmo, a hora do dia mais assertiva.

Consequentemente, isso permite que a empresa trabalhe com mensagens mais relevantes para o seu público. 

Isso acontece porque o data driven permite uma personalização maior dessa mensagem, que está de acordo com as necessidades e interesse do público-alvo da organização.

Para refinar as estratégias em marketing, a maneira mais eficiente é por meio dos testes A/B. Neste caso, uma empresa de alpinismo industrial, que esteja investindo em marketing digital, realiza dois testes.

Ao realizá-los, a mudança de apenas uma variável na campanha mostrará qual dos dois gerou maiores resultados. Isso diminui suposições e enganos, além de assegurar que as decisões sejam tomadas baseadas em números.

O data driven também pode ser utilizado com o intuito de melhorar a experiência do cliente. Ao observar uma alta taxa de rejeição ou uma baixa conversão durante a campanha, é possível entender as razões e fazer ajustes.

Essas mudanças serão feitas conforme o necessário, otimizando a experiência do consumidor. Esse tipo de ação tem um impacto muito positivo no crescimento do número de clientes e também na retenção deles.

As mudanças trazidas pelo data driven

A capacidade do marketing orientado a dados trazida pelo data driven vem mudado a maneira como as empresas fazem uso do marketing digital.

Tudo o que diz respeito às ações digitais tem mudado muito. Com o tempo, diversos dados foram surgindo e houve uma necessidade de obter um recurso capaz de organizar e utilizar as informações contidas nesses dados.

Atualmente, empresas de diversos tipos e tamanhos, como uma de gerenciamento de impressão têm percebido que a coleta e análise de dados melhora os esforços em marketing digital.

Isso leva a dados mais complexos e aprofundados, que dizem respeito aos interesses dos consumidores. 

Esses dados geram melhores oportunidades para as marcas, que aperfeiçoam continuamente suas estratégias.

O uso do data driven também traz outra mudança positiva para o investimento em marketing digital das empresas. Por meio dele, é possível identificar as novas vertentes e ver o que não está funcionando.

As marcas conseguem ver com mais clareza o que estão recebendo em troca de seus esforços em marketing digital, podendo melhorar as experiências de seus clientes.

Portanto, para acompanhar a alta competitividade do mercado, as empresas precisam da coleta de dados para avaliar realisticamente o desempenho de suas campanhas.

Outra mudança é que uma empresa de etiqueta de balança ou qualquer outra pode realizar uma combinação de dados conhecida como “first and third party”.

O first-party consiste em uma base que permite entender melhor o relacionamento dos consumidores com as empresas. Esses clientes são aqueles que possuem relação direta com uma marca.

Já o third party obtém informações sobre usuários que não fazem parte da marca, portanto, não possuem relação com ela.

A combinação dessas duas análises proporciona uma visão ampla e completa do comportamento do usuário, tendo ou não qualquer tipo de contato com a marca.

Olhando para os recursos oferecidos pelo uso do data driven de uma maneira mais ampla, a nível mundial, algumas das principais mudanças trazidas por essa ferramenta vão mais além.

Os executivos, sejam estes de uma empresa de calibração de equipamentos de medição ou uma fábrica têxtil, de maneira geral, valorizam medidas que são baseadas em dados concretos.

Os profissionais de marketing, principalmente aqueles que lideram os resultados positivos, acreditam possuir uma visão muito mais clara da jornada dos clientes nos canais e dispositivos das marcas.

O uso de recursos para análise de dados aprofundados, como o data driven, tem como principal barreira a falta de conhecimento e treinamento em análise de dados.

Sendo assim, é fundamental saber as diversas maneiras para se aplicar o data driven e obter as informações valiosas trazidas por ele.

Como aplicar o data driven para atingir melhores resultados

Qualquer mudança trazida para dentro de uma organização pode gerar diversos impactos e alterar a rotina. 

Por conta disso, se a sua empresa oferecer serviços como manutenção de aquecedor a gás, precisa, primeiramente, envolver todos os profissionais que farão parte dessa mudança.

Ao fazer isso, o gestor em marketing não vai apenas compartilhar a novidade, mas também expor a importância da aplicação do data driven para obter melhores resultados.

Dessa forma, o primeiro passo da empresa é mudar o mindset e estimular o uso contínuo de dados. 

Isso permitirá a adequação de todos ao novo formato, fazendo com que tenham um melhor desempenho.

Uma empresa fabricante de dobradiças para móveis, assim como diversas outras, precisa fazer uso de um bom sistema que agrupe esses dados. Após tê-los agrupados, é necessário produzir um relatório com as melhores informações.

Todas as fontes possíveis que possam gerar dados devem ser usadas. Estas podem contar com informações mercadológicas, econômicas, comportamentais e outros dados que dizem respeito aos clientes e potenciais consumidores.

Alguns locais para encontrar essas fontes são sistemas, mídias sociais, feedbacks etc. A aplicação do data driven ao marketing estará então relacionada a segmentação e criação de conteúdos relevantes.

Sendo assim, uma empresa de elevador predial estará focada em oferecer personalização, melhorar a experiência do cliente, acompanhar resultados e adotar medidas para corrigir ou prevenir.

É preciso estar atento aos dados internos e externos para melhorar a elaboração de estratégias. 

Existem diversas ferramentas que ajudam a fazer isso, como as disponíveis nas próprias redes sociais.

O data driven é um excelente aliado, sendo utilizado pelos mais diferentes perfis e tamanhos de empresas. 

É por meio dele que as empresas conseguem oferecer um serviço de excelência e aumentar a visibilidade da marca.

Ao desejar compreender e estudar o comportamento do consumidor para levar a ele campanhas mais personificadas, o uso do data driven é parte fundamental. 

Esse estudo e compreensão possibilitam novas práticas que não apenas melhoram a experiência do consumidor, mas também a imagem da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.