analista-de-seo-e-redatora-web-andresa-katia-laux Por Andressa Kátia Laux
Em 07/01/2020

Se você já entende todo o potencial que um site pode trazer para o seu negócio, então chegou a hora de escolher a melhor plataforma para desenvolvê-lo. Continue a leitura descubra porque criar seu site em WordPress é a melhor escolha!

Ter um site já não é mais uma exclusividade de poucos, mas sim uma necessidade para todos!

Isso não só pelos benefícios que um site trará para o seu negócio, mas também pelo simples fato de que hoje você pode desenvolver o site do seu negócio sem qualquer conhecimento prévio em programação ou design.

Bom, sem mais desculpas, chegou a hora de desenvolver o site do seu negócio! Por isso, te convidamos a ler este conteúdo até o final para você entender como e por que o WordPress é a melhor plataforma para essa tarefa.

O que é o WordPress?

O WordPress é a ferramenta de CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais popular e utilizada no mundo, dominando pouco mais de 30% da web hoje.

Lançado ainda em 2003, o WordPress é uma plataforma de código aberto que está em constante atualização, o que garante que a ferramenta seja mais segura e 100% funcional. 

Com ótimos designs e recursos poderosos, a plataforma pode ser usada para criação de sites, blogs e até mesmo aplicativos.

Se você ainda tem dúvidas ou não conhece os benefícios de criar um site em WP, confere o próximo tópico.

Porque desenvolver o seu site em WordPress?

Optar por um site desenvolvido de maneira personalizada ou escolher uma plataforma pronta para criar o site do seu negócio pode ser uma tarefa difícil.

Para escolher a melhor opção você precisa avaliar as possibilidades, por isso reunimos uma série de benefícios que demonstram todo o potencial de produzir o seu site em WordPress, confira.  

Painel de administração 

O propósito do WordPress é democratizar o desenvolvimento de sites e blogs profissionais. Incentivando que qualquer pessoa crie páginas visualmente relevantes de maneira simples e rápida.

Logo, o painel administrativo da ferramenta é tão simples e intuitivo, mas ao mesmo tempo completo. 

A partir do painel, você poderá criar novas páginas para o seu site e personalizar o visual bem como o conteúdo das páginas que já estão publicadas. 

Plugins

Aprimore o seu site com mais de 54.000 plugins desenvolvidos especialmente para a plataforma. 

Com os plugins do WP você pode adicionar galerias de fotos, produzir landing pages, criar lojas virtuais e muito mais.  

Suporte

Vai precisar de ajuda? Está com alguma dúvida ou com algum problema? Então tenha certeza de que sempre haverá uma equipe de suporte, especializada, para atender você 24 horas por dia

E não é só isso, por ser uma plataforma muito popular, existem vários fóruns e canais de assistência que podem responder as suas dúvidas sobre a ferramenta. 

Comunidade ativa

Toda a fama e popularidade que a plataforma conquistou é bem merecida, logo que é possível encontrar grandes empresas e até mesmo celebridades que produziram seus sites com o CMS.

Toda essa fama não é para menos, hoje o WordPress abocanha a grande fatia de 61% do mercado de CMS.

Além disso, parte dos usuários mais experientes também agem em fóruns e blogs na internet compartilhando novos temas, plugins e solucionando dúvidas.  

Temas

Para descomplicar ainda mais o desenvolvimento de um site em WordPress, existem vários templates gratuitos que podem ser instalados nas páginas do seu site. 

Esses temas são totalmente dinâmicos, o que facilita a manutenção das páginas, além de terem um visual profissional e agradável. 

Para conferir os temas gratuitos, você pode acessar o Diretório de Temas do WordPress. 

Atualização constante

Por conta da grande comunidade experiente que a ferramenta possui e do seu recurso open source as atualizações da plataforma são constantes. 

A cada nova versão o WordPress ganha mais estabilidade e segurança.

Código aberto 

Se por um lado, o WordPress é ideal para usuários iniciantes por outro ele também é excelente para programadores experientes. 

Por ser uma ferramenta open source é possível alterar o código fonte das suas páginas sempre que achar necessário.

Esse é outro motivo que levou a plataforma a conquistar todo seu sucesso, afinal quanto mais usuários enriquecendo o código do CMS mais funcionalidades e segurança a plataforma terá.

Estratégias de SEO

Sobretudo para aqueles que trabalham com marketing digital e buscam produzir conteúdo para internet e conquistar as primeiras posições dos mecanismos de busca, o CMS do WordPress é um forte aliado.

Além de possuir uma estrutura nativa preparada para que as páginas do seu site sejam bem ranqueadas, a ferramenta ainda possui plugins, como o Yoast, que acrescentam mais funcionalidades ao seu site. 

Profissionais

Por fim, o último benefício de produzir o site do seu negócio em WordPress, não menos importante que os outros, é a garantia de que você não estará subordinado a um único programador

Isso porque ao desenvolver um site personalizado, apenas o programador responsável terá acesso ao código do CMS, diferente de um site produzido em WP.

Sabemos que a sua comunidade de profissionais é grande, logo você não terá dificuldades para encontrar um desenvolvedor da plataforma. 

Está convencido dos benefícios e vantagens de produzir o seu site em WP? Então não deixe de conferir o próximo tópico onde você vai aprender a instalar e configurar a plataforma. 

Como instalar o WordPress?

Como já falei no início desse texto, o CMS do WordPress foi criado para simplificar o desenvolvimento de páginas para web. 

No entanto, a jornada para colocar online um site em WP pode ser um desafio. Por isso, para ajudar você, montamos um mini guia de como montar o site do seu negócio do zero com a plataforma, veja. 

1. Registre um domínio

O primeiro passo para colocar online o seu site é escolher o seu domínio.

De maneira bem resumida, o domínio é o endereço do seu negócio na internet

Por padrão, o domínio do seu site será o nome da sua empresa, por exemplo, o domínio aqui da Job é www.jobcontent.com.br. 

Depois de escolher qual será o domínio do seu site você precisa verificar se esse domínio está disponível e caso sim, registrá-lo. 

Para isso você pode acessar o Registro.br

2. Escolha sua hospedagem

Depois de ter o seu domínio registrado, chegou a hora de contratar um plano de hospedagem. 

A hospedagem é responsável, por exemplo, pela estabilidade do seu site e a quantidade de recursos que o seu website requer.

Ao escolher um plano de hospedagem para o seu site, é importante lembrar que a empresa de hospedagem deve oferecer suporte ao WordPress. 

3. Instale e configure seu WordPress

Assim que você contratar o seu plano de hospedagem chegou a hora de instalar a plataforma do WP. 

Cada hospedagem terá uma série de etapas diferentes que devem ser realizadas para que a ferramenta seja instalada no seu domínio. 

Por isso, fique atento e busque nos canais de atendimento da empresa tutoriais que exemplificam os passos que você deve realizar. 

4. Escolha o tema do seu site

Domínio registrado, hospedagem contratada e plataforma instalada, agora é a hora de dar a cara do seu negócio para o seu site. 

Nessa etapa da instalação do seu site você irá escolher um template que irá determinar o visual do site do seu negócio. 

É importante você ter em mente que o tema poderá ser personalizado, neste caso, ao buscar um template não mantenha seu foco nas cores, mas sim na posição dos elementos.  

5. Personalize os elementos

Agora sim, chegou a hora dos toques finais!

Personalize as cores dos elementos, configure as redes sociais do seu negócio, faça o upload do seu logotipo, cadastre os conteúdos das páginas e publique o seu site. 

Chegou a sua hora de colocar a mão na massa! Siga nossas instruções e coloque online o site do seu negócio! 

Ainda tem dúvidas ou está em busca de uma agencia de criação de sites? Então não deixe de conversar com nossos especialistas!

Curtiu esse conteúdo? Então encontre mais conteúdos como esse no nosso blog!

Não deixe conferir também nossos materiais gratuitos! Clique no botão abaixo, “Baixar Grátis”, para fazer o download do nosso eBook “Passo à passo: Como atrair mais clientes e aumentar as vendas com Inbound Marketing”.

Uma Introdução ao Inbound Marketing

Tenha uma introdução para dar seus primeiros passos com esta nova metodologia e elevar seu negócio a um próximo nível!
introdução-ao-inbound-marketing-agência-job-content

Qual a área de atuação do seu negócio?

Qual o seu cargo?

Funcionários: