Conheça as principais ferramentas de Marketing Digital e como elas podem otimizar e facilitar o seu trabalho no mundo on-line. Sabia que é possível integrá-las?

Na era virtual todo empreendedor precisa escolher bem as ferramentas de marketing digital que vai utilizar para atingir o seu público. Caso contrário, corre o sério risco da sua empresa não ser encontrada por um consumidor que inicia sua busca por produtos e serviços em pesquisas na internet e toma 62% da decisão de compra antes de falar com o vendedor.

Além disso, para gerar mais oportunidades de negócio, é fundamental tornar os processos realizados no digital mais ágeis e integrados. É assim que a demanda pelo uso de ferramentas só cresce. E para completar, ainda existem centenas de plataformas disponíveis por todos os cantos, e com uma tecnologia tão acelerada, em que diariamente surgem novas ferramentas de marketing digital, é quase impossível saber em qual investir!

Você também se identificou com esse cenário? Se muitas vezes os seus questionamentos são: como as ferramentas estratégicas de marketing digital podem me ajudar? Quais ferramentas posso utilizar? Como definir quais são mais importantes para o meu negócio? Você está na leitura certa! O objetivo do nosso conteúdo é responder a tudo isso e ajudar você a tomar a melhor decisão. Acompanhe!

Afinal, o que são ferramentas de marketing e vendas?

As ferramentas de marketing digital são instrumentos criados para facilitar o seu trabalho no ambiente digital e se resumem em sistemas on-line utilizados para realizar o processo de marketing. Elas trabalham como facilitadoras e fazem a sua empresa aparecer na internet de forma mais eficiente. As ferramentas de marketing digital podem, por exemplo, analisar os resultados das suas campanhas, fornecer dados, permitir o planejamento do conteúdo, criar fluxos de trabalho, entre outros. Veja a seguir algumas delas, lembrando que existem muitas outras:

Site

O site é o seu espaço próprio na internet! Ele é uma plataforma em que você consegue ter todas as informações da sua empresa, falar do seu produto ou serviços e ainda trazer conteúdos que ajudem e aproximem você e sua empresa dos seus potenciais clientes. É a oportunidade de utilizá-lo como a vitrine virtual da sua empresa e mostrar o seu negócio. Além disso, é possível integrá-lo a outras ferramentas, como Facebook e Linkedin, por exemplo.

Web Analytics

Todos os dias são gerados muitos dados sobre o consumidor e suas ações, o Web Analytics permite analisar, medir e coletar esses dados com o objetivo de entender o comportamento da sua audiência e lhe ajudar a tomar decisões melhores no seu projeto de marketing digital. Fazendo a configuração do Google Analytics, por exemplo, você pode otimizar o uso do seu site e páginas na internet. Além de ser um ferramenta gratuita, ela traz uma infinidade de dados do seu site.

Páginas de resultados

Conhecidos também como buscadores ou motores de buscas, o Google é o exemplo mais famoso e usado. Com essa ferramenta além de pesquisas você consegue fazer anúncios on-line. Uma dica é preparar o seu site para seguir as políticas do buscador, dessa maneira suas chances de aparecer nos resultados de pesquisas serão maiores.

Redes sociais

Redes sociais são sites e aplicativos que permitem o compartilhamento de informações entre pessoas e servem para conectá-las. Ela são excelentes para sua estratégia de marketing digital, e servem para interagir com o público, promover a sua empresa e seus conteúdos. Essas você deve conhecer bem, mas podemos citar Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin. Para fazer publicações na fanpage do seu negócio, você pode fazer manualmente ou então usar ferramenta de automação no Instagram e Facebook, como a mLabs e o Etus.

Quer saber mais sobre redes sociais? Recomendamos esse conteúdo onde ajudamos você a escolher a melhor plataforma para o seu negócio.

CRM

São as iniciais de “Customer Relationship Management”, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. É um software que serve para fazer o gerenciamento da relação com o cliente visando sua fidelização e satisfação. Ele organiza e automatiza processos compilando todas as informações do seu banco de dados, agendando tarefas e integrando outras áreas. Exemplos de CRM bastante usados é o Moskit e o Conta Azul. Resumindo, o CRM é uma estratégia de marketing focada no cliente que ajuda muito se você tem que lidar com vários contatos, clientes e vendedores diariamente.

Chat On-line

São softwares que permitem o relacionamento com a audiência de forma personalizada, muitos utilizam inteligência artificial. Existem diversos canais, como chatbots, o Messenger do Facebook, entre outros bate-papos. Essa ferramenta é poderosa porque pode ajudar você a vender mais, automatizar tarefas e tirar dúvidas frequentes dos usuários.

Automação de marketing – Inbound

Dessa categoria fazem parte as ferramentas que automatizam os processos do marketing e reduzem o trabalho manual, são tecnologias como softwares responsáveis pela captação, gerenciamento, segmentação, classificação e captura dos leads, landing pages, envio de sequência de e-mails, entre outras tarefas. Elas possibilitam a você automatizar várias ações, obter mais informações e trabalhar com integração entre seu site e várias outras plataformas, tornando seu trabalho mais eficiente e ainda sendo possível ter escala e previsibilidade nas suas vendas.

Automação de marketing – Outbound

Existem ferramentas ideais para estratégias de outbound marketing, que facilitam a tarefa de prospecção ativa. Elas podem ajudar você a atingir os compradores certos para o seu negócio, permitindo enviar desde e-mails em massa até analisar com precisão o perfil dos prospects, auxiliando a reunir informações importantes sobre outras empresas e a entrar em contato com assertividade. Como exemplos podemos citar o Ramper, Linked Helper Hunter.

Como devo escolher as ferramentas digitais que vou utilizar?

Quando investimos em algo sempre queremos ter o retorno esperado, para que isso aconteça com as suas ferramentas de marketing digital, você precisa seguir algumas dicas, por isso, antes de começar a utilizar alguma procure:

  • Definir objetivos e metas;

  • Conhecer e analisar todas as ferramentas disponíveis para escolher aquelas que ajudam a atingir os objetivos;

  • Estudar quais são as plataformas que o seu público está presente;

  • Entender o estágio em que a sua empresa está e quais suas necessidades atualmente.

Assim você será mais assertivo na sua seleção, não escolhendo e usando tudo o que o mercado oferece, apenas o que é necessário para sua estratégia.

Qual tamanho minha empresa precisa ter para começar a usar as ferramentas do marketing digital?

Na verdade isso não importa, seja a sua empresa de pequeno, médio ou de grande porte, sempre terá alguma ferramenta que fará sentido e será útil. Por isso, você precisa entender o momento da sua empresa e traçar objetivos para escolher uma ferramenta de acordo com as suas necessidades.

Outro ponto muito bom do marketing digital e que você pode usar a seu favor, é a experimentação e testes gratuitos em determinados períodos com várias ferramentas, faça isso e depois verifique se a estratégia está certa para continuar no mesmo caminho e conforme você vai crescendo, procure integrar mais ferramentas e ter outros objetivos.

O que são integrações de ferramentas de marketing digital e para que servem?

Integrar ferramentas nada mais é do que fazer as plataformas se conversarem, é fazer a ligação entre uma ou mais ferramentas e utilizá-las “juntas”. Isso serve para ter mais agilidade e facilitar o seu trabalho e não ter que fazer tudo de forma manual. Um exemplo prático acontece quando um lead é capturado no seu site e automaticamente é encaminhado para a ferramenta de automação, onde lá ele será classificado com critérios pré-definidos e se estiver no momento adequado vai direto para o CRM onde seu vendedor vai dar sequência ao processo, assim você não precisa ficar entrando no site e registrando de forma manual em outras plataformas.

Algumas ferramentas já estão preparadas para isso, então, automatize e integre o que for possível, só cuide para não generalizar e esquecer da personalização.

Qual a necessidade e benefícios de usar ferramentas de marketing digital?

Primeiro, porque é impossível trabalhar com uma boa estratégia de Marketing Digital sem ferramentas que ajudem a automatizar processos e mensurar resultados. Sem esquecer também, que muitas empresas já estão se adaptando a isso, inclusive a sua concorrência, será que você não está ficando para trás?

O consumidor mudou, você também precisa adaptar as suas estratégias e adequar-se a essa nova realidade de economia digital e consumo. E independente do negócio que você tiver, você precisa ter uma ferramenta que ajude a ter mais sucesso e vender mais no mundo digital.

As ferramentas de marketing digital são muito importantes, elas são grandes aliadas para analisar dados e criar fluxos de atividades. Nesse conteúdo você viu apenas algumas e existem muitas outras ferramentas de marketing digital disponíveis hoje em dia, procure conhecer todas para tornar a sua divulgação efetiva. Escolha aquela que oferecer mais custo benefício para sua empresa e acompanhe os resultados!

Depois de ler este conteúdo você está pronto para fazer o seu negócio decolar no digital? Siga nossa dicas e se quiser saber como dar os primeiros passos no Marketing Digital veja este conteúdo!