Você provavelmente já deve ter ouvido falar de um Novo Marketing que surgiu nos últimos anos. Um marketing que não interrompe as atividades do consumidor, alcançando-o na hora certa, no canal certo e com o conteúdo certo — o Inbound Marketing.

A era dos anúncios invasivos e fora de hora está acabando. Afinal, ser interrompido no seu dia a dia e ainda ser tratado apenas como um comprador não é agradável, concorda?

O consumidor, antes de tudo, é um ser humano com interesses, sentimentos, expectativas, dificuldades e desejos que devem ser considerados. Por isso, as estratégias do marketing global chamado de Inbound Marketing respeita essas particularidades e não trata a pessoa somente como um comprador, ainda tendo em vista que o cliente é cada vez mais exigente, isso pelo fato de ter muito mais informações na sua mão, agora, o que fazer para atrair ele para sua solução?

Curioso para saber mais? Então continue lendo este post! Você vai saber o que é Inbound Marketing, conhecer seu funcionamento, as suas etapas e como vender a partir do Inbound Marketing, os fatores que contribuíram para o surgimento dessa estratégia e por que é considerado o Novo Marketing!

Inbound Marketing o que é?

Definir o que é Inbound Marketing em poucas palavras é desafiador. Isso acontece porque é a estratégia de inbound marketing é extensa e abrange vários aspectos e ferramentas de marketing digital.

Mesmo com esse desafio, podemos defini-lo e resumi-lo da seguinte forma:

Inbound Marketing o novo marketing, também conhecido como marketing de atração, consiste em atrai potenciais clientes para o seu negócio através de conteúdos relevantes que ajudem a resolver seus problemas do dia a dia, converte em leads com materiais mais profundos e ricos como manuais ou planilhas, mantém relacionamento/contato com seus leads e ajuda na sua jornada de compra, ou seja, o Inbound Marketing usa as duas dos seus potenciais clientes para atraí-los para a sua empresa.

Como funciona o Inbound Marketing?

Em 4 fases! As etapas do Inbound Marketing visam atrair o potenciais clientes para o site da empresa, coletar seus dados de contato, manter um relacionamento próximo, transformá-lo em cliente e fidelizá-lo. Ou seja, o Inbound conduz esses potenciais clientes durante toda a jornada de compra, desde a fase de tirar dúvidas até o fechamento do negócios

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Mas não é só isso! O Inbound funciona para negócios de diferentes ramos e também permite que a empresa preveja seus resultados ao longo do tempo.

Isso acontece porque o Inbound Marketing possibilita o desenvolvimento (e necessita) de um processo de vendas eficiente, previsível e escalável. E por que isso é importante? Para ajudar na tomada de decisão para expandir o seu negócio.

Como você vai tomar decisões baseadas em dados (e não em palpites) e usar a previsibilidade de vendas que o Inbound Marketing proporciona, as chances de crescimento e sucesso da sua empresa vão aumentar consideravelmente.

Quais são as etapas do Inbound Marketing?

Conhecer as fases do Inbound Marketing é fundamental para garantir o sucesso dessa estratégia na sua empresa. Conheça os detalhes de cada etapa:

Atrair

A primeira etapa é atrair tráfego qualificado para o site do seu negócio. Você precisa atrair atenção de visitantes que tenham as características da sua persona. Isto é, pessoas que tenham o perfil cliente desejado para sua empresa.

Para atrair um público qualificado, o Inbound Marketing utiliza o Marketing de Conteúdo. A produção de conteúdos relevantes e úteis para a persona é o coração do Inbound.

É por meio dos posts do blog, eBooks, vídeos e outros tipos de conteúdo juntamente às estratégias de SEO e de redes sociais que sua empresa vai ser encontrada pelo público desejado.

Quer saber qual é o papel do conteúdo em uma estratégia de inbound marketing? Recomendamos esse conteúdo onde respondemos a essa pergunta, mostramos como produzir conteúdos de qualidade e ainda trazemos alguns formatos de conteúdo que você pode utilizar.

PS. você também pode usar links patrocinados para fazer seu conteúdo chegar até a sua persona, principalmente no início do seu processo, tendo por base que os resultados orgânicos podem demorar um tempo até começar a aparecer em volume que seja satisfatório.

Converter

Com um tráfego qualificado, é hora de transformar esses visitantes desconhecidos em leads. Ou seja, captar os valiosos dados de contatos do consumidor.

Para isso, é preciso ofertar gratuitamente conteúdos mais aprofundados com informações sobre os problemas e dúvidas que sua persona busca resolver.

Esses materiais ricos são disponibilizados em uma página exclusiva com um formulário para que o visitante deixe seus dados, como nome e e-mail, para baixar o conteúdo.

Relacionar

Ao captar os dados dos visitantes, você ganhou uma permissão para entrar em contato direto com ele. Por meio do e-mail, da automação de marketing e da nutrição de leads, você vai fazer com que o lead avance na jornada de compras e torne-se cliente da empresa.

Com base no perfil de consumo de conteúdos, você vai enviar mensagens úteis para que eles possam resolver seu problema e para despertar o desejo de consumir o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Fidelizar

Chegou o momento mais esperado: vender para o lead, transformá-lo em cliente e fidelizá-lo. Nesta última etapa, você vai enviar conteúdos para a persona decidir efetuar a compra com a sua empresa.

Além disso, os leads qualificados também são encaminhados do marketing para vendas. Com o alinhamento do marketing e vendas, seus vendedores receberão contatos de consumidores praticamente prontos para a compra.

Como resultado, a produtividade da equipe comercial aumenta, seus vendedores fazem uma abordagem consultiva para ajudar o lead (e não empurram as vendas) e o faturamento cresce.

Por que o Inbound Marketing é considerado o “Novo Marketing”?

O Inbound está alterando o jeito como as empresas fecham negócios com os consumidores. Essa estratégia é considerada uma nova forma de fazer marketing porque inverte as tradicionais ações de marketing.

Ou seja, em vez de interromper seu público com anúncios e mensagens fora de hora, o Inbound atrai as pessoas certas para a sua empresa na hora certa, no canal certo e com o conteúdo certo.

Confira os principais motivos pelos quais o Inbound é reconhecido como o “Novo Marketing”:

Acompanha as mudanças do comportamento do consumidor

Pare um momento e relembre como era o processo de compra antes da internet. Bem diferente de hoje, não é mesmo?

Quando o consumidor precisava realizar uma compra, ele visitava a loja, conversava com o vendedor, avaliava suas opções no ponto de venda, negociava valores e efetuava a compra. Suas fontes de informação eram o vendedor e os materiais publicitários produzidos pela empresa, como folders e anúncios veiculados no rádio, TV, jornais, revistas e outdoors.

O poder e o conhecimento estavam nas mãos do vendedor. O consumidor precisava entrar em contato com esse profissional para poder fazer a escolha certa e adquirir a solução desejada.

Com o surgimento e evolução da internet, o consumidor passou a realizar pesquisas sobre os produtos e serviços antes de entrar em contato com o representante comercial da empresa. Ele busca por informações detalhadas, avaliações de usuários, entre outros dados que o ajudam a avaliar se o produto vai atender às suas necessidades.

Em outras palavras, a internet virou o jogo: o poder passou para o consumidor, que consegue tomar a decisão de compra antes mesmo de conversar com um vendedor. Este novo momento de pesquisas faz parte da jornada de compra atual, o que resultou em uma necessidade de mudança na forma como as empresas divulgam seus produtos e serviços ao consumidor.

Empurrar mercadorias e forçar as vendas com anúncios e ofertas fora de hora não funciona mais. É essencial oferecer algo de valor para atrair o cliente ideal da empresa e manter um relacionamento vantajoso para ambas as partes.

É necessário encontrá-lo nessa etapa de buscas, ajudando-o a resolver problemas e fazendo com que ele interaja com a empresa. É aqui que entra o Inbound Marketing com seus conteúdos e materiais estratégicos que comunicam-se adequadamente com o novo consumidor.

Somente assim, construindo um relacionamento com o cliente ideal sem forçar vendas, as empresas conseguirão garantir a sua saúde e sobrevivência no mercado.

Gera conveniência ao público-alvo da empresa

Como acabamos de ver, a evolução da internet contribuiu para a mudança no comportamento do consumidor. Atualmente, é difícil efetuar uma compra sem antes fazer uma pesquisa online sobre o produto ou serviço, não é mesmo?

As novas tecnologias facilitam a vida do consumidor, que pode realizar diversas atividades e compras diretamente da sua casa ou do seu smartphone, onde quer que esteja. Pedir um táxi, reservar uma casa de férias ou até mesmo acessar o sistema de um banco inovador, são atividades já presentes em nosso cotidiano.

Na era da conveniência, o consumidor não é mais “obrigado” a assistir, ler ou escutar o que a mídia e as empresas determinam: ele acompanha somente os assuntos de seu interesse no momento mais adequado.

Diante desse cenário, é normal surgir soluções e metodologias que acompanham essa mudança. O Inbound Marketing é uma dessas novidades: acompanha a evolução comportamental e tecnológica para conquistar os clientes certos, no momento certo.

Possibilita a mensuração e otimização de ações em tempo real

As campanhas realizadas com o Marketing Tradicional são difíceis de mensurar. Afinal, como saber quantos consumidores foram impactados pelo comercial de TV ou pelo outdoor instalado na principal rua da cidade?

Como as ações de Inbound Marketing são realizadas online, é possível mensurar e otimizar cada uma delas ao longo da sua veiculação. Vamos ver um exemplo para ilustrar essa vantagem:

A campanha de natal foi planejada e está sendo executada. Sua empresa consegue atrair o público desejado, gera leads pelo blog e as vendas aumentam gradativamente. No entanto, você verificou que muitos visitantes estão abandonando uma das landing pages da campanha sem preencher o formulário com seus dados.

Após detectar esse problema, é possível realizar ajustes para otimizar a conversão de leads antes mesmo da campanha terminar. Como resultado, a empresa aumenta as chances de vender mais.

Mantém uma relação vantajosa entre empresa e consumidor

O Inbound Marketing é baseado na produção de conteúdo e no relacionamento com o público-alvo. As etapas e materiais produzidos geram uma relação vantajosa para ambas as partes: a empresa consegue atrair um público qualificado e incrementar suas vendas e o consumidor recebe as informações necessárias para solucionar seu problema.

Durante todo o processo de Inbound Marketing, o potencial cliente está próximo da empresa e tem oportunidade de entrar em contato e interagir com o conteúdo, deixando suas impressões, opiniões, desejos, críticas e sugestões.

No marketing tradicional, não há uma relação próxima com o público-alvo — a via de comunicação é de mão única. Ao ver um outdoor, um anúncio em uma revista ou um comercial na TV, por exemplo, o consumidor não tem espaço para interação, sendo somente um receptor da mensagem.

Por que fazer Inbound Marketing na sua empresa?

Se você ainda não está totalmente seguro de que vale a pena fazer Inbound Marketing, estes dados vão acabar com todas as dúvidas:

“As empresas brasileiras praticam Inbound Marketing.” (Estado do Inbound, 2015)

A ideia de que as organizações brasileiras não adotam essa estratégia é um mito. Segundo o relatório do Estado do Inbound, 58% das empresas entrevistadas já usam o Inbound.

O que isso significa? Que boa parte de seus concorrentes provavelmente já utiliza o Inbound, o seu negócio está ficando para trás e perdendo clientes para a concorrência.

Ainda está difícil acreditar? Confira este dado de 2017:

“O Inbound Marketing é a principal abordagem de empresas de todo o mundo.” (Estado do Inbound, 2017)

De acordo com a pesquisa, que entrevistou 6.399 profissionais de 141 países, o Inbound Marketing é o carro-chefe das empresas, com uma taxa global de adoção de 71%. Na América Latina, 72% dos entrevistados utilizam o Inbound.

“As empresas que investiram em Inbound Marketing esperam aumentar o orçamento do próximo ano.” (Estado do Inbound, 2015)

Os empreendimentos que já adotam o Inbound mantêm ou aumentam consideravelmente seu orçamento de Inbound no ano seguinte. Segundo a pesquisa, 64% das empresas entrevistadas relataram que aumentariam sua verba e 29% iriam mantê-la sem alterações. Isso acontece porque a estratégia gerou resultados positivos para o negócio.

“78% dos consumidores gastaram mais tempo pesquisando produtos online do que em lojas físicas” (Google, 2017)

O seu futuro cliente certamente está fazendo buscas online para encontrar uma solução como a que você oferece. Ao adotar o Inbound Marketing, você aumenta as chances de sua empresa ser encontrada durante essas buscas e de gerar mais oportunidades de fechar negócios.

Como você pode notar, o Inbound Marketing veio para ficar. É o Novo Marketing que conquista o consumidor e ajuda as empresas a atingirem seus objetivos.

Com essa metodologia é possível divulgar as soluções oferecidas de modo eficiente e conveniente, alcançar mais pessoas, gerar mais vendas e mensurar os investimentos realizados. E o melhor: as ações de Inbound podem custar bem menos que as do Marketing Tradicional.

Pode até parecer que esse Novo Marketing não gera resultados financeiros, mas é só impressão. Os resultados naturais de uma estratégia de Inbound Marketing bem planejada e executada são um bom retorno financeiro para a empresa e a fidelização dos clientes.

Se você ainda não utiliza essa estratégia digital no seu negócio, implemente-a para impulsionar suas vendas!

Conte com uma ajuda especializada para impulsionar o crescimento do seu negócio com o Inbound. Entre em contato conosco e solicite uma cotação para saber como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a alcançar as metas de venda!