jean-paulo-de-oliveira-ceo-agência-de-inbound-marketing-job-content Por Jean Paulo Oliveira
Em 13/11/2018

Será que você está utilizando o instagram para empresas da maneira certa? Conhece todas as funcionalidades? Chegou a hora de saber tudo que você precisa para sua empresa vender mais com esta ferramenta!

Você utiliza o instagram para sua empresa e sempre posta, posta e nada? Cansou de não ter resultados efetivos nesta rede social? Saiba que o problema pode estar em um  item fundamental: o instagram pode não ser a rede social mais adequada para a divulgação da sua empresa.  

Nós produzimos um conteúdo para você entender de uma vez por todas qual a plataforma que mais se adapta ao perfil da sua empresa, confere lá.

Agora se você está certo de que o instagram é a “rede da sua empresa”, é preciso avaliar as suas ações: será que elas estão sendo feitas da maneira certa? E o mais importante: são direcionadas para o público certo? 

Atualmente, 200 milhões de instagrammers acessam perfis comerciais todos os dias. O instagram é uma rede social que tem tudo para trazer resultados para sua empresa. Você só precisa saber como utilizá-lo para conseguir isso.

Chegou a hora aprender como usar o instagram para vender mais. Quer ver mais informações sobre? Então continue a leitura, neste artigo você vai ver:

  • Importância do instagram para empresas;
  • Curiosidades sobre a plataforma;
  • As diferenças entre o perfil pessoal e a conta comercial no Instagram;
  • Para que empresa a rede social serve;
  • Quem está no instagram;
  • As principais ferramentas da plataforma;
  • Como interagir com os clientes no Instagram;
  • Vantagens do instagram business;
  • Cases de sucesso;
  • Dicas práticas.

Confira!

Por que é importante estar no Instagram?

Se o Facebook é a rede social mais utilizada, o instagram é o preferido! O resultado é da pesquisa Social Media Trends 2018.

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Um dos principais motivos para estar no Instagram, é que a plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários, o número de pessoas que você pode atingir estando nele é incrível e entre tantos usuários, provavelmente o seu público também está presente.

Outro ponto muito positivo é que você pode utilizar o instagram para negócios, usar todos os recursos disponíveis para trazer resultados para sua empresa, usando um perfil profissional. 

Diferente de um outros perfis, o perfil do instagram para empresas possui ferramentas como configurações para você colocar endereço e categoria do negócio, utilizar o analytics para ter acesso a informações de postagens que engajam mais e descobrir quem é seu público.

Se os seus produtos têm grande destaque visual e estético, manter um perfil no instagram pode ser cada vez mais vantajoso para divulgá-los. 

O instagram é extremamente fácil de ser usado, e você, já quer criar uma conta no Instagram para empresa? Continue lendo e confira dicas essenciais para você ter sucesso na rede social!

Curiosidades sobre o instagram

  • O brasileiro Mike Krieger e Kevin Systrom criaram o Burbn, aplicativo que deu origem ao instagram;
  • O Burbn era considerado muito “complicado”, por isso, em 2010 foi reformulado dando origem ao instagram;
  • Em 2012 o aplicativo foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares;
  • O instagram possui 1 bilhão de contas ativas;
  • No mundo todo, são mais de 8 milhões de perfis comerciais;
  • O Brasil é o segundo maior nicho de usuários da plataforma;
  • 2.5 bilhões de curtidas diárias;
  • 80% das contas seguem uma empresa.

Com esses números impressionantes fica evidente que o instagram é uma das redes sociais mais importantes para uma empresa estar presente hoje e é uma estratégia importante para o Marketing Digital, concorda?

Como funciona o instagram X instagram para empresas

O instagram foi criado ainda em 2010, mas foi apenas em 2016 que a plataforma ganhou a sua versão profissional, o instagram business ou então instagram para empresas. 

Durante esse período as empresas utilizaram o instagram para ganhar audiência e serem encontradas pelo seu público, no entanto, tudo sem muito resultado efetivo. 

A performance dos conteúdos, por exemplo, era avaliada a partir de curtidas e comentários.

Enquanto o instagram é um aplicativo indicado para usuários que desejam curtir e compartilhar fotos e vídeos, o instagram para empresas é uma oportunidade para as empresas de se aproximar do seu público. 

Com a versão business da plataforma, as empresas passaram a ter um novo conjunto de possibilidades, agora é possível ter um perfil empresarial, posts patrocinados e acompanhar as métricas, como número de impressões, alcance e engajamento das publicações, de maneira mais eficiente. 

Instagram para empresas: quem pode usar?

A sua empresa trabalha com serviços ou produtos? Muitos consideram mais fácil trabalhar com produtos no instagram, mas nada impede que a sua empresa promova seus serviços.

Empresas de design, moda ou arquitetura, que tem bastante apelação visual podem usar a rede social como estratégia de marketing digital para divulgar o seu nome ou do profissional e o seu estilo de trabalho.

Comércio, agências e outros ramos também utilizam o instagram hoje, por isso, a rede social pode ser utilizada por todos os tipos de negócios e nichos.

Nele a sua empresa pode:

  • Mostrar o seu cotidiano;
  • Contar um pouco sobre os bastidores, mostrando a sua equipe em ação;
  • Postar imagens ou vídeos mostrando os produtos ou serviços;
  • Utilizar frases curtas e de motivação nas imagens;
  • Mostrar visitas de clientes que a sua empresa recebe;
  • Mostrar cursos e viagens que os colaboradores fazem.

O que vale é usar a criatividade e ter cuidado para não sair dos limites fazendo postagens em excesso e que não interessam. 

Na internet você também tem a imagem da sua empresa para zelar, se a rede social parecer exagerada ou vazia, pode dar a entender que o seu negócio também é assim.

Como montar uma conta comercial no Instagram com sucesso?

Se você ainda não criou a conta business do seu negócio na plataforma e quer saber como fazer um instagram comercial, basta acessar o instagram clicar no botão Cadastre-se e preencher o formulário. 

Já para as marcas que já trabalhavam com o seu marketing na rede, basta mudar seu perfil para uma conta comercial. Para fazer a mudança acesse as configurações da sua conta e clique em “Mudar para perfil comercial”. 

No entanto, tenha em mente que mudar sua conta pessoal para uma conta empresarial, a sua conta deve estar definida como pública. Logo, que perfis privados não podem ser alterados para contas business.

Quem é o público do instagram?

A grande parte dos usuários do instagram são jovens, na faixa etária entre 18 e 34 anos e mulheres são maioria, de acordo com o Sebrae o público feminino representa 75% dos usuários.

E o que buscam os usuários do instagram? 

Os instagrammers – termo utilizado para designar alguém que usa a rede – buscam na rede social inspirações de estilo de vida e costumam ter um olhar detalhado para cada publicação, analisando desde o ângulo da imagem até a legenda, assim buscam seguir uma marca que chame a sua atenção.

Não é qualquer conteúdo que atrai o olhar dos usuários, a marca precisa traduzir sua personalidade por meio da imagem.

Com um usuário exigente, variar o conteúdo é fundamental. E como em qualquer rede social, no instagram existem vários formatos de material para se utilizar e se você usar apenas de um tipo, corre o risco de não conseguir chamar a atenção do seu público fazendo mais do mesmo.

Veja alguns exemplos de conteúdos que você pode postar e veja como usar de forma efetiva todas as ferramentas do instagram para empresas.

Ferramentas do instagram para empresas

Imagens

Como você já sabe, o instagram é uma rede social visual, mas não é qualquer material que serve. 

É preciso utilizar imagens de alta qualidade e uma dica: não use fotos parecidas e repetidas. Também dê o tratamento correto para as suas imagens, contudo não encha elas de filtros personalizados do instagram. Aliás, você pode editar e corrigir suas imagens, colocando filtros e outros efeitos.

Se você postar foto com colaboradores e parceiros, utilize a marcação para que eles sejam reconhecidos. Um cliente gosta de se sentir lembrado, mas use esse recurso com bom senso, não é todo dia que as pessoas querem receber marcações.

Tenha cuidado para equilibrar fotos divertidas e fotos da sua empresa.

Vídeos

As pessoas se interessam muito por esse tipo de conteúdo, então não o deixe de lado. Vale lembrar que o tempo para os vídeos é limitado a 1 minuto, se o seu vídeo passar disso será cortado.

O formato em vídeo conquista 2 vezes mais engajamento do que fotos, assim você pode contar boas histórias para conquistar seus seguidores.

As dicas para as imagens também valem para os vídeos.

IGTV

O IGTV é a nova ferramenta do instagram exclusiva para vídeos. 

A plataforma tem funções diferentes para contas verificadas e contas comuns, o foco dela é para quem já utiliza a rede social como criação de conteúdo. Ele pode ser usado junto com o instagram ou baixado separado.

A funcionalidade do IGTV é parecida com a do Youtube, todos os usuários do insta tem acesso aos conteúdos da TV e podem compartilhar os vídeos com amigos – e você como empresa, pode optar por criar o seu próprio canal. 

Os vídeos devem ser produzidos somente na vertical e a maior novidade está na duração: eles podem ter até uma hora! A resolução suportada é de 4k.

No IGTV você pode publicar entrevistas em vídeos, tutoriais de produtos, dicas de demonstração, webinars, mostrar cases etc.

Histórias

Após ser adquirido pelo Facebook, o recurso stories foi implementado. Ele é parecido com as funções do snapchat.

Nos stories é possível deixar imagens e vídeos disponíveis por 24 horas. 

Vários recursos gráficos estão disponíveis para a função, como GIFs, emoticons, enquetes e outros. 

A duração máxima dos vídeos é de 15 segundos, e mesmo curtos, geram um bom engajamento: 35% do usuários do instagram assistem e criam vídeos no stories.

Outro recurso bem famoso é o Boomerang: um aplicativo de produção de gifs que te permite postar diretamente no instagram! 

Todos os usuários amam fazer um boomerang, ele é fácil de usar e cria um conteúdo muito divertido.

Você pode utilizar os stories para interagir com seus clientes, fazer perguntas e criar uma proximidade maior com os usuários.

Legendas

Todas as imagens e vídeos postados precisam de uma legenda, certo? Contudo, tenha cuidado com legendas muito grandes, publique apenas legendas diretas e não deixe que ela chame mais a atenção do que o post, o objetivo é que ela complemente a sua publicação.

Faça legendas criativas para suas fotos do Facebook e aproveite elas para suas publicações no Instagram.

As famosas hashtags são ideais para o instagram, mensagens com pelo menos uma hashtag têm um engajamento médio de 12,6%.

Segundo estudo da Agora Pulse, as postagens com hashtags na legenda tem maior alcance e quantidade de likes do que quando são feitas nos comentários.

As hashtags mais populares no instagram são #Love, #Instagood, #Me, #Cute e #Follow.

Além das hashtags, coloque emoticons nas legendas, já que: 50% das legendas e comentários do instagram contém emoticons.

Comentários

Alguém comentou sua publicação no insta? 

Como em qualquer rede social, você deve interagir com o usuário e responder, seja para agradecer ou tirar alguma dúvida. 

Não deixe de utilizar um emoticon, já vimos em um dado importante citado acima que 50% das legendas e comentários do Instagram contém emoticons.

Seguir x Seguidores

No instagram você pode seguir os usuários e ter seguidores, que são aqueles que seguem você. 

Um grande número de seguidores é fundamental para o sucesso de seu perfil. 

Segmente seu público por meio de hashtags, localização, gênero, faixa etária e atraia seguidores que se interessam pelo seu conteúdo. O engajamento cresce quando sua mensagem chega para quem realmente tem interesse.

E se os clientes passarem a seguir a sua empresa, siga-os de volta e aproveite para se comunicar e interagir com eles.

Anúncios

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do instagram. Nela, os posts patrocinados são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel de imagens – inclusive no stories. 

A ferramenta pode ser usada para gerar cliques e conversões, instalações de aplicativos, mais visualizações de vídeos, entre outros.

Criar anúncios no instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa.

Compras

A função Shopping no instagram possibilita colocar preços em cada produto que aparece nas fotos e quando o usuário clicar, o produto aparece em detalhes e é possível direcionar para o seu site de vendas. 

O Shopping funciona como uma vitrine visual para explorar seus produtos com a facilidade de um clique.

E a frequência das postagens? Os usuários do instagram se envolvem mais nos dias da semana, como nas terças e quintas mostrando mais engajamento. 

Procure postar pelo menos uma vez por dia, com frequência de duas vezes diárias. Observe o comportamento do seu público e poste nos momentos em que há mais engajamento.

Vantagens do instagram business para empresas

Até a criação da versão business do instagram muitas empresas acabavam criando perfis pessoais para suas marcas. Logo, uma dúvida comum hoje é “Já tenho um perfil pessoal do meu negócio, será que vale a pena migrar minha conta atual para a versão business?”

Posso garantir para você, sem sombra de dúvida, que mudar de um perfil pessoal para uma conta comercial é mais do que necessário, é obrigatório. 

Por isso, reunimos uma série de vantagens, que apenas contas comerciais possuem, veja. 

Métricas

Transformando seu perfil em uma conta business, você terá acesso a métricas personalizadas que forneceram insights valiosas para o seu negócio.

Você poderá entender melhor o comportamento do seu público, além dos seus dados demográficos e os conteúdos que tiveram melhor impacto. 

No entanto é importante reforçar que você terá acesso a esses dados apenas depois que mudar seu perfil para conta comercial. Logo, os posts feitos antes da mudança não vão aparecer.

Promote

Com a ferramenta Promote você poderá criar anúncios com os posts que melhor performaram na sua conta.

Botões de ação

Perfis de negócio também podem adicionar botões de ação em suas contas.

Alguns botões comuns são, comprar, contato, promoções, obter ingresso, agendar, reservar ou iniciar pedido. 

E o melhor é que você pode definir qual será o botão de ação exibido na conta da sua empresa. 

Cases de sucesso

Você ainda não está convencido de que o instagram para empresas funciona para gerar engajamento e trazer resultados? Conheça três estratégias criativas de marcas conhecidas que deram mais que certo:

Quer gerar mais leads?

O Greenpeace Brasil usou o instagram stories para colher assinaturas em uma petição a favor da construção de um santuário marinho na Antártida. 

Com isso, conseguiu a participação de 2633 pessoas em apenas 10 dias de campanha – a um custo 5.7 vezes menor que a meta estabelecida, inferior a R$3,00 por cadastro.

  • 56.5% dos leads gerados foram convertidos em assinaturas na petição

Conheça mais do case aqui.

Quer aumentar as conversões e aproveitar melhor os leads gerados?

Com anúncios de cadastro e stories no instagram, a marca de bolsas Inovathi conseguiu aumentar as conversões e aproveitar melhor os leads gerados na Semana do Consumidor de 2018. 

Eles veicularam uma campanha, segmentando seus anúncios para pessoas interessadas em viagens, entre 18 e 54 anos e antenadas em promoções. 

A principal estratégia foi aproveitar a busca por descontos natural do período para aumentar o tráfego e as conversões no site. Assim, foram feitos descontos progressivos em todo o e-commerce, que eram postados diariamente na conta da marca.

  • 80% mais visitas ao site;
  • 31% mais conversões no período da campanha;
  • 73% maior faturamento.

Conheça mais do case aqui.

Quer gerar mais vendas?

A Evino nasceu com o objetivo de tornar o vinho mais popular no Brasil, ampliando um mercado que na época era mais restrito. 

Com o objetivo de aumentar suas vendas on-line, a Evino utilizou as soluções do instagram para aumentar a performance de seus anúncios entre o público-alvo interessado na bebida, ao usar materiais criativos que se destacam-se no feed da plataforma. 

Para entender como a empresa podia ter uma comunicação mais efetiva entre seu público-alvo, a Evino buscou conhecer a jornada do consumidor no instagram e em seu site, utilizando o Pixel do Facebook.

Ao utilizar soluções como o botão de chamada para ação, anúncios de cadastro e instalação do aplicativo, a empresa conquistou 14 pontos de aumento na associação da Evino com promoções e ofertas no Facebook e Instagram.

  • 7x mais pedidos através do Instagram;
  • 5x maior investimento na plataforma.

Conheça mais do case aqui.

*Todas as informações e dados são provenientes do instagram.

Dicas para instagram comercial

1. Planejamento

Depois de decidir usar o instagram, você precisa criar um planejamento. 

Como tudo que se faz no Marketing Digital, é preciso definir objetivos, saber quem é o seu público-alvo e depois planejar os conteúdos que serão produzidos. 

Separe um tempo para definir tudo e organizar-se.

2. Destaque seus produtos e serviços

Ao criar postagens ou anúncios, destaque a sua marca inserindo elementos como cores que lembrem a sua empresa e a sua logo. Isso aumenta a lembrança da sua marca. 

Até em publicações de rotina, é importante trabalhar com um padrão de cores que façam sentido com a sua marca e até inserir nos cantinhos das imagens ou vídeos a sua logomarca.

3. Organize seu feed

Mas não é só postar? Na verdade não, como o instagram é completamente visual, ter um feed organizado é importante. 

Invista em materiais de alta qualidade, harmonize as paletas de cores das fotos e não poste fotos parecidas, tendo cuidado para não deixar o feed repetitivo.

Dica extra: mantenha-se atualizado

Como você utiliza a rede social na modalidade instagram empresas, é importante ficar ligado nas novidades. 

O instagram possui um blog, o Instagram for Business, que foi feito para as empresas ficarem atualizadas com o que surge na rede social.

Ele é uma grande oportunidade para você entender as mudanças e atualizações do aplicativo.

Se você quer realmente fazer sucesso no instagram é importante que você saiba todas as tendências para marcas e entenda muito bem por quais caminhos a rede social está indo.

Além disso, o blog também reúne vários casos de sucesso de empresas no instagram, como esses que você conheceu aqui.

Outra dica pra você ficar bem informado e fazer muito sucesso na internet, indico este conteúdo que fala tudo sobre marketing e como você mesmo pode fazer de forma prática e assertiva.

Mãos na massa, é hora de praticar!

E aí, descobriu por que participar do Instagram é importante para sua estratégia de marketing digital? Como você viu os números dizem tudo. Se o seu público está no Instagram, não tem motivos para você não estar, independente se a sua empresa presta serviços ou vende produtos, tudo é possível e há espaço para todos os tipos de negócios.

E lembre-se para conquistar a sua audiência na plataforma você precisa se relacionar com seus seguidores, além de ser autêntico e criativo.

Agora que você já sabe as melhores práticas do instagram para empresas, que tal saber mais como usar a página do Facebook da sua empresa? Baixe nosso eBook completo sobre Marketing no Facebook!

Ainda tem alguma dúvida? Crítica ou comentário? Comente aqui!

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