Por Job Content
Em 13/11/2018

Será que você está utilizando o Instagram para empresas da maneira certa? Conhece todas as funcionalidades? Chegou a hora de saber tudo que você precisa!

Você utiliza o Instagram para empresas e sempre posta, posta e nada? Cansou de não ter resultados nesta rede social? Saiba que o problema pode estar no primeiro item fundamental: o Instagram é a rede social mais adequada para a divulgação da sua empresa? Nós produzimos um conteúdo para você entender qual a plataforma que mais se adapta ao perfil da sua empresa, confere lá.

Se o Instagram é a “rede da sua empresa”, é preciso avaliar as suas ações: será que elas estão sendo feitas da maneira certa? E o mais importante: são direcionadas para o público certo? Atualmente, 200 milhões de Instagrammers acessam perfis comerciais por dia. O Instagram é uma rede social que tem tudo para trazer resultados para sua empresa. Você só precisa saber como utilizá-lo para conseguir isso.

Chegou a hora aprender como você deve utilizar o Instagram para empresas. Continue lendo, neste artigo você vai ver:

  • Importância do Instagram para empresas
  • Curiosidades
  • Quem está no Instagram
  • Para que empresa a rede social serve
  • Tipos de publicações
  • Cases de sucesso
  • Dicas práticas

Confira!

Por que é importante estar no Instagram?

Se o Facebook é a rede social mais utilizada, o Instagram é o preferido! O resultado é da pesquisa Social Media Trends 2018.

Instagram para empresas: quando e como devo utilizar

Um dos principais motivos para estar no Instagram, é que a plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários, o número de pessoas que você pode atingir estando nele é incrível e entre tantos usuários, provavelmente o seu público também está presente.

Outro ponto muito positivo do Instagram para empresas: você pode utilizar todos os recursos disponíveis para trazer resultados para o seu negócio com um perfil profissional. Diferente de um perfil normal, o perfil do Instagram para empresas possui ferramentas como configurações para você colocar endereço e categoria do negócio, utilizar o analytics para ter acesso a informações de postagens que engajam mais e descobrir quem é seu público.

Se os seus produtos têm grande destaque visual e estético, manter um perfil no Instagram pode ser vantajoso para divulgá-los. O Instagram é extremamente fácil de ser usado, e você, já quer criar um para a sua empresa? Continue lendo e confira dicas essenciais para você ter sucesso na rede social!

Curiosidades

  • O brasileiro Mike Krieger e Kevin Systrom criaram o Burbn, aplicativo que deu origem ao Instagram;
  • O Burbn era considerado muito “complicado”, por isso, em 2010 foi reformulado dando origem ao Instagram;
  • Em 2012 o aplicativo foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares;
  • O Instagram possui 1 bilhão de contas ativas;
  • 200 milhões são perfis comerciais;
  • 80% das contas seguem uma empresa.

Com esses números impressionantes fica evidente que o Instagram é um dos mais importantes no cenário das redes sociais para uma empresa estar presente hoje e é uma estratégia importante para o Marketing Digital, concorda?

Quem é o público do Instagram?

A grande parte dos usuários do Instagram são jovens, na faixa etária entre 18 e 34 anos e mulheres são maioria, de acordo com o Sebrae o público feminino representa 75% dos usuários.

E o que buscam os usuários do Instagram? Os Instagrammers – termo utilizado para designar alguém que usa a rede – buscam na rede social inspirações de estilo de vida e costumam ter um olhar detalhado para cada publicação, analisando desde o ângulo da imagem até a legenda, assim buscam seguir uma marca que chame a sua atenção.

Não é qualquer conteúdo que atrai o olhar dos usuários, a marca precisa traduzir sua personalidade por meio da imagem.

Com um usuário exigente, variar o conteúdo é fundamental. E como em qualquer rede social, no Instagram existem vários formatos de material para se utilizar e se você usar apenas de um tipo, corre o risco de não conseguir chamar a atenção do seu público fazendo mais do mesmo.

Veja alguns exemplos de conteúdos que você pode postar e usar de forma efetiva e conheça todas as ferramentas do Instagram para empresas.

Instagram para empresas: quem pode usar?

A sua empresa trabalha com serviços ou produtos? Muitos consideram mais fácil trabalhar com produtos no Instagram, mas nada impede que a sua empresa promova seus serviços.

Empresas de design, moda ou arquitetura, que tem bastante apelação visual podem usar a rede social como estratégia de marketing digital para divulgar o seu nome do profissional e o seu estilo de trabalho. Comércio, agências e outros ramos também utilizam o Instagram hoje, por isso, a rede social pode ser utilizada por todos os tipos de negócios e nichos.

Nele a sua empresa pode:

  • Mostrar o seu cotidiano;
  • Contar um pouco sobre os bastidores, mostrando a sua equipe em ação;
  • Postar imagens ou vídeos mostrando os produtos ou serviços;
  • Utilizar frases curtas e de motivação nas imagens;
  • Mostrar visitas de clientes que a sua empresa recebe;
  • Mostrar cursos e viagens que os colaboradores fazem.

O que vale é usar a criatividade e ter cuidado para não sair dos limites fazendo postagens em excesso e que não interessam. Na internet você também tem a imagem da sua empresa para zelar, se a rede social parecer exagerada ou vazia, pode dar a entender que o seu negócio também é assim.

Tipos de publicações e recursos

Imagens

Como você já sabe, o Instagram é uma rede social visual, mas não é qualquer material que serve. É preciso utilizar imagens de alta qualidade e uma dica: não use fotos parecidas e repetidas. Também dê o tratamento correto e não encha de filtros. Aliás, você pode editar e corrigir suas imagens, colocando filtros e outros efeitos.

Se você postar foto com colaboradores e parceiros, utilize a marcação para que eles sejam reconhecidos. Um cliente gosta de se sentir lembrado, mas use esse recurso com bom senso, não é todo dia que as pessoas querem receber marcações.

Tenha cuidado para equilibrar fotos divertidas e fotos da sua empresa.

Vídeos

As pessoas se interessam muito por esse tipo de conteúdo, então não o deixe de lado. Vale lembrar que o tempo para os vídeos é limitado a 1 minuto, se o seu vídeo passar disso será cortado.

O formato em vídeo conquista 2 vezes mais engajamento do que fotos, assim você pode contar boas histórias para conquistar seus seguidores. As dicas para as imagens também valem para os vídeos.

IGTV

O IGTV é a nova ferramenta do Instagram exclusiva para vídeos. A plataforma tem funções diferentes para contas verificadas e contas comuns, o foco dela é para quem já utiliza a rede social como criação de conteúdo. Ele pode ser usado junto com o Instagram ou baixado separado.

A funcionalidade do IGTV é parecida com a do Youtube, todos os usuários do Insta tem acesso aos conteúdos da TV e podem compartilhar os vídeos com amigos – e você como empresa, pode optar por criar o seu próprio canal. Os vídeos devem ser produzidos somente na vertical e a maior novidade está na duração: eles podem ter até uma hora! A resolução suportada é de 4k.

No IGTV você pode publicar entrevistas em vídeos, tutoriais de produtos, dicas de demonstração, webinars, mostrar cases etc.

Stories

Após ser adquirido pelo Facebook, o recurso Stories foi implementado. Ele é parecido com as funções do Snapchat.

Nos Stories é possível deixar imagens e vídeos disponíveis por 24 horas. Vários recursos gráficos estão disponíveis para a função, como GIFs, emoticons, enquetes e outros. A duração máxima dos vídeos é de 15 segundos, e mesmo curtos, geram um bom engajamento: 35% do usuários do Instagram assistem e criam vídeos no Stories.

Outro recurso bem famoso é o Boomerang: um aplicativo de produção de gifs que te permite postar diretamente no Instagram! Todos os usuários amam fazer um boomerang, ele é fácil de usar e cria um conteúdo muito divertido.

Você pode utilizar os stories para interagir com seus clientes, fazer perguntas e criar uma proximidade maior com os usuários.

Legendas

Todas as imagens e vídeos postados precisam de uma legenda, certo? Tenha cuidado com legendas grandes, publique apenas legendas diretas e não deixe que ela chame mais a atenção do que o post.

As famosas hashtags são ideais para o Instagram, mensagens com pelo menos uma hashtag têm um engajamento médio de 12,6%.

Segundo estudo da Agora Pulse, as postagens com hashtags na legenda tem maior alcance e quantidade de likes do que quando são feitas nos comentários.

As hashtags mais populares no Instagram são #Love, #Instagood, #Me, #Cute e #Follow.

Além das hashtags, coloque emoticons nas legendas, já que: 50% das legendas e comentários do Instagram contém emoticons.

Comentários

Alguém comentou sua publicação no Insta? Como em qualquer rede social, você deve interagir com o usuário e responder, seja para agradecer ou tirar alguma dúvida. Não deixe de utilizar um emoticon, já vimos em um dado importante citado acima que 50% das legendas e comentários do Instagram contém emoticons.

Seguir x Seguidores

No Instagram você pode Seguir os usuários e ter Seguidores, que são aqueles que seguem você. Um grande número de seguidores é fundamental para o sucesso de seu perfil. Segmente seu público por meio de hashtags, localização, gênero, faixa etária e atraia seguidores que se interessam pelo seu conteúdo. O engajamento cresce quando sua mensagem chega para quem realmente tem interesse.

E se os clientes passarem a seguir a sua empresa, siga-os de volta e aproveite para se comunicar e interagir com eles.

Anúncios

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram. Nela, os posts patrocinados são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel de imagens – inclusive no stories. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques e conversões, instalações de aplicativos, mais visualizações de vídeos, entre outros.

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa.

Shopping

A função Shopping no Instagram possibilita colocar preços em cada produto que aparece nas fotos e quando o usuário clicar, o produto aparece em detalhes e é possível direcionar para o seu site de vendas. O Shopping funciona como uma vitrine visual para explorar seus produtos com a facilidade de um clique.

E a frequência das postagens? Os usuários do Instagram se envolvem mais nos dias da semana, como nas terças e quintas mostrando mais engajamento. Procure postar pelo menos uma vez por dia, com frequência de duas vezes diárias. Observe o comportamento do seu público e poste nos momentos em que há mais engajamento.

Cases de sucesso

Você ainda não está convencido de que o Instagram para empresas funciona para gerar engajamento e trazer resultados? Conheça três estratégias criativas de marcas conhecidas que deram mais que certo:

Quer gerar mais leads?

O Greenpeace Brasil usou o Instagram Stories para colher assinaturas em uma petição a favor da construção de um santuário marinho na Antártida. Com isso, conseguiu a participação de 2633 pessoas em apenas 10 dias de campanha – a um custo 5.7 vezes menor que a meta estabelecida, inferior a R$3,00 por cadastro.

  • 56.5% dos leads gerados foram convertidos em assinaturas na petição

Conheça mais do case aqui.

Quer aumentar as conversões e aproveitar melhor os leads gerados?

Com Anúncios de Cadastro e Stories no Instagram, a marca de bolsas Inovathi conseguiu aumentar as conversões e aproveitar melhor os leads gerados na Semana do Consumidor de 2018. Eles veicularam uma campanha, segmentando seus anúncios para pessoas interessadas em viagens, entre 18 e 54 anos e antenadas em promoções. A principal estratégia foi aproveitar a busca por descontos natural do período para aumentar o tráfego e as conversões no site. Assim, foram feitos descontos progressivos em todo o e-commerce, que eram postados diariamente na conta da marca.

  • 80% mais visitas ao site
  • 31% mais conversões no período da campanha
  • 73% maior faturamento

Conheça mais do case aqui.

Quer gerar mais vendas?

A Evino nasceu com o objetivo de tornar o vinho mais popular no Brasil, ampliando um mercado que na época era mais restrito. Com o objetivo de aumentar suas vendas on-line, a Evino utilizou as soluções do Instagram para aumentar a performance de seus anúncios entre o público-alvo interessado na bebida ao usar materiais criativos que se destacassem no Feed da plataforma. Para entender como a empresa podia ter uma comunicação mais efetiva entre seu público-alvo, a Evino buscou conhecer a jornada do consumidor no Instagram e em seu site, utilizando o Pixel do Facebook.

Ao utilizar soluções como o botão de chamada para ação, Anúncios de Cadastro e Instalação do Aplicativo, a empresa conquistou 14 pontos de aumento na associação da Evino com promoções e ofertas no Facebook e Instagram.

  • 7x mais pedidos através do Instagram
  • 5x maior investimento na plataforma

Conheça mais do case aqui.

*Todas as informações e dados são provenientes do Instagram.

Dicas práticas de Instagram para empresas

1. Planejamento

Depois de decidir usar o Instagram, você precisa criar um planejamento. Como tudo que se faz no Marketing Digital, é preciso definir objetivos, saber quem é o seu público-alvo e depois planejar os conteúdos que serão produzidos. Separe um tempo para definir tudo e organizar-se.

2. Destaque seus produtos e serviços

Ao criar postagens ou anúncios, destaque a sua marca inserindo elementos como cores que lembrem a sua empresa e a sua logo. Isso aumenta a lembrança da sua marca. Até em publicações de rotina, é importante trabalhar com um padrão de cores que façam sentido com a sua marca e até inserir nos cantinhos das imagens ou vídeos a sua logomarca.

3. Organize seu feed

Mas não é só postar? Na verdade não, como o Instagram é completamente visual, ter um feed organizado é importante. Invista em materiais de alta qualidade, harmonize as paletas de cores das fotos e não poste fotos parecidas, tendo cuidado para não deixar o feed repetitivo.

Dica extra: mantenha-se atualizado

Como você utiliza a rede social na modalidade Instagram para empresas, é importante ficar ligado nas novidades. O Instagram possui um blog, o Instagram for Business, que foi feito para as empresas ficarem atualizadas com o que surge na rede social.

Ele é uma grande oportunidade para você entender as mudanças e atualizações do aplicativo.

Se você quer realmente fazer sucesso no Instagram é importante que você saiba todas as tendências para marcas e entenda muito bem por quais caminhos a rede social está indo.

Além disso, o blog também reúne vários casos de sucesso de empresas no Instagram, como esses que você conheceu aqui.

Mãos na massa, é hora de praticar!

E aí, descobriu por que participar do Instagram é importante para sua estratégia de marketing digital? Como você viu os números dizem tudo. Se o seu público está no Instagram, não tem motivos para você não estar, independente se a sua empresa presta serviços ou vende produtos, tudo é possível e há espaço para todos os tipos de negócios.

Agora que você já sabe as melhores práticas do Instagram para empresas, que tal saber mais como usar o Facebook para sua empresa? Baixe nosso eBook completo sobre Marketing no Facebook!

Ainda tem alguma dúvida? Crítica ou comentário? Comente aqui!

Marketing no Facebook

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