Autor Convidado Por Gisele S. Oliveira
Em 14/07/2020

Os setores de marketing e vendas precisam trabalhar de forma conjunta para que a sua empresa possa obter melhores resultados. Leia o post a seguir e descubra de que modo facilitar esta parceria para aumentar a produtividade e os lucros!

Aumentar o faturamento é um objetivo comum, tanto para o setor de marketing quanto para o comercial de uma empresa. E embora cada um deles procure alcançar esta meta de maneiras diferentes, é fundamental que trabalhem de forma integrada. Mas, o que deve ser feito para que ocorra esta integração? Leia o post até o final e descubra!

Marketing e vendas: como integrar as duas áreas?

Enquanto a equipe de vendas foca no preço do produtos e serviços, o time de marketing busca construir uma imagem positiva da empresa. Mas, como fazer para que marketing e vendas trabalhem juntos para aumentar a produtividade e faturamento de um negócio?

Fazer o compartilhamento de dados, informações e insights é um ótimo começo! O time de vendas deve ter conhecimento sobre as campanhas que a equipe de marketing desenvolve e o marketing precisa pensar suas estratégias considerando os caminhos que o setor comercial irá seguir.

Exemplos:

  • sobre quais produtos ou serviços o setor de vendas está concentrando esforços? O marketing pode desenvolver alguma campanha para contribuir com o que está sendo realizado pelo setor comercial;
  • quais são os conteúdos que estão nas redes sociais no momento? Que tipo de abordagem está sendo feita? Qual é o foco da comunicação? o setor comercial usa essas informações para argumentar com o cliente na hora de fechar negócio.

Marketing e vendas: um passo a passo para integrar as duas áreas

Marketing e vendas é um conjunto, uma parceria que pode ser determinante para o sucesso de um negócio. Cada empresa deve encontrar a melhor forma para que estes dois setores atuem de modo integrado, porém, há 2 fatores que são determinantes para um processo de vendas realmente eficaz, independente do estágio do funil de vendas em que a negociação esteja. São eles:

1 – Reuniões periódicas entre as equipes dos 2 setores

Marketing e vendas devem atuar como parceiros e unir suas forças. Realizar reuniões periódicas, deixando-as pré-agendadas, por exemplo, é uma atividade que ajuda muito no planejamento das estratégias de marketing. Além disso, as reuniões também servem para fornecer elementos para o trabalho que será realizado pelas duas equipes, assim como o cronograma dessas ações, facilitando o alinhamento entre os dois setores.

Os insights de cada um dos profissionais são muito importantes para validar os resultados que vêm sendo obtidos pela empresa e para melhorar os pontos que precisam ser aprimorados. O modo como cada um dos times enxerga o cliente e as sugestões dadas pelos profissionais podem ajudar muito para melhorar os resultados e o faturamento dos seus negócios.

2 – Unificação dos dados e informações

Os dados e informações coletados pelo setor de marketing – incluindo as ações de marketing digital e de inbound marketing – devem ser disponibilizadas para o setor comercial, pois isso servirá como base para a tomada de decisões em conjunto. 

Nesses momentos em que decisões são tomadas, é fundamental que todos tenham acesso ao máximo possível de dados, pois a partir disso é feito o planejamento das estratégias que serão aplicadas para divulgar e vender cada produto ou serviço.

Como pudemos ver com este artigo, colocar em prática algumas ações para unificar o trabalho de marketing e vendas não envolve investimentos financeiros, somente organização. Portanto, não deixe para depois, e comece já a implementar ações integradas de marketing e vendas que vão melhorar o faturamento da sua empresa!

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