Se você ainda não ouviu e não sabe o que ela significa, um pouco do conteúdo da palestra de Pedro Clivati, Co-fundador e VP de Sales da Contentools, ministrada durante o Conecta 2018, pode ajudar você a compreender melhor esse novo cenário imposto pela economia digital.

A nova geração nasceu com a tecnologia e tem hábitos de consumo bem diferentes! Empresários e comerciantes não concorrem apenas com os seus vizinhos, mas com as empresas da China e de outros países.

Pedro Clivati falou mais sobre este assunto e deu dicas que se tornarão essenciais para a sua empresa. Continue lendo!

O poder está nas mãos do cliente

Memorize a frase deste subtítulo, é uma obrigação! Exagero? Certamente que não! O jogo virou, o vendedor precisa estar ainda mais informado sobre um produto do que esteve em um passado não tão distante.

Não basta ter boa conversa, que segue importante, mas entender que o cliente está chegando até à sua empresa com muitas informações sobre o produto.

Imagine que o cliente já pesquisou sobre o produto que deseja adquirir, leu comentários de pessoas em quem ele confia e até de gente que ele nunca se quer conversou.

Nestes casos, esteja muito preparado para convencer o cliente ou prepare seu time de vendas de forma muito mais eficiente.

Durabilidade de campanhas

Você já parou para pensar na durabilidade das suas campanhas? Mídias off-line, como outdoor, duram os dias que o contrato estabelece. Pode ser 15, 20 ou até um mês.

Em contrapartida, campanhas na internet e os seus conteúdos mais relevantes podem durar por muito mais tempo. Isso deve ser considerado, ok? É um diferencial muito importante!

Não estamos falando que campanhas off-line não funcionam. Apenas fazendo a ressalva de que é fundamental investir no meio on-line. Investir “lá fora”, sem esquecer que “aqui dentro” da internet tem um mundo de possibilidades.

Como ter a sua persona

A persona é aquele cliente ideal para a empresa. Suas características destacam seus gostos, preferências, faixa etária, renda mensal, entre outros aspectos de suma importância.

Para conseguir a sua persona, o segredo é conversar com os seus atuais clientes. Selecionar 20 ou 30 clientes e fazer uma pesquisa com eles. Preferencialmente, opte para que outras pessoas façam essa pesquisa, como os profissionais de uma agência de inbound marketing, por exemplo. Mas esteja preparado para as respostas: elas são verdadeiras e esclarecedoras!

A jornada de compra

A jornada de compra do cliente também mudou! Quando ele descobre que tem um “problema” ou “dor”, as chances de ele escolher a empresa de quem ele vem recebendo conteúdos, são bem maiores.

Então, abasteça os seus contatos com conteúdo relevante e que venha de encontro aos interesses deles. É muito mais fácil conquistá-lo do que tentar a velha forma de “empurrar” um produto.

Importante: com a definição da sua persona, fica muito mais claro por quais caminhos seguir e obter sucesso!

Informações de todos os lados

Nosso problema não é a falta de informações. Pelo contrário, somos bombardeados com inúmeras delas.

Devemos, então, filtrar as melhores e conhecer ao máximo quem está produzindo os conteúdos que estamos consumindo.

E aí, vamos identificar a sua persona? Vamos mudar o atendimento dos vendedores? Você só tem a ganhar! Acesse agora mesmo o conteúdo que preparamos para você em nosso blog e dê passos importantes na identificação do público-alvo da sua empresa.