Por Job Content
Em 08/03/2018
Confira as informações essenciais sobre o lead e saiba o que você pode fazer para transformá-lo em um cliente da sua empresa!

Se você busca aprender mais sobre marketing digital, certamente já ouviu falar sobre lead. Essa palavra que parece ser nova no vocabulário do mundo dos negócios já faz parte do cotidiano de uma empresa mesmo antes do “boom” do marketing digital.

Curioso para saber mais? Continue lendo este post para saber o que é lead, como conseguir leads para a sua empresa e o que fazer após conquistá-los.

O que é lead?

Lead é uma pessoa que demonstrou interesse nos conteúdos, produtos ou serviços da sua empresa, deixando seus dados de contatos — como e-mail e/ou telefone.

Em outras palavras, é uma possível oportunidade de negócio. Por já ter demonstrado interesse em saber mais sobre os temas do campo de atuação da empresa, pode estar mais aberto a conhecer as soluções oferecidas.

Como conseguir leads?

Em um primeiro momento, pode até parecer difícil gerar leads. Mas fique tranquilo que é só impressão mesmo! Com as estratégias e ferramentas digitais certas, é possível gerar um grande número de leads para o seu negócio.

Nas ações online, você pode usar o inbound marketing para gerar leads com frequência — o segundo estágio dessa estratégia é focado em transformar visitantes desconhecidos do seu site em leads para a sua empresa.

“Mas como fazer isso?” É possível disponibilizar no site um material gratuito relevante e útil para a persona da sua empresa, que pode ser baixado após o preenchimento de um formulário. Esse conteúdo pode ser um eBook mais aprofundado sobre um tema, um acesso a um vídeo exclusivo ou outro tipo de material que seja atrativo ao visitante.

Por que é importante gerar leads?

Por diversos motivos! O principal deles é: o lead é a base para as demais ações online que o levam a efetuar uma compra na sua empresa.

No inbound marketing, por exemplo, o lead é um dos primeiros resultados expressivos que você vai ter com essa estratégia digital. A partir da geração de leads, a empresa começa a realizar uma série de ações para fazer com que esses potenciais clientes avancem na jornada de compras e fechem negócio com a sua empresa.

Quantos mais leads gerar, maior a chance de realizar mais vendas. Afinal, os leads passam pelo processo de nutrição de acordo com a etapa que se encontram na jornada de compra e são abordados pelo time comercial apenas no momento certo.

Além disso, gerar um alto volume de leads também ajuda a ter uma previsibilidade de vendas. Isto é, ser capaz de antecipar resultados para tomar as decisões certas que vão ajudar a expandir a empresa.

O que fazer com os leads gerados?

Como acabamos de ver, é importante ter um processo de nutrição para estreitar o relacionamento com o lead e transformá-lo em um cliente da empresa.

Gerar leads e não fazer mais nada após captar os dados de contato é um erro grave — principalmente se a concorrência já faz inbound marketing! Esquecendo dos seus leads, você perde oportunidade de fechar negócios e aumentar o faturamento.

Para ficar mais fácil compreender o que fazer com os leads gerados, vamos ver um exemplo de uma escola de dança. Esse estabelecimento abriu filial em um bairro do outro lado da cidade e usou o inbound marketing para captar mais alunos.

Atrair visitantes

Esta primeira etapa do inbound marketing não gera leads, mas é o pontapé inicial para atrair o público desejado para o site da escola. Sabendo disso, o estabelecimento realizou as seguintes ações:

  • desenvolveu uma página otimizada em seu site para a nova filial, com informações úteis e relevantes sobre a escola, os tipos de dança e depoimentos de alunos e ex-alunos;
  • continuou a produzir posts para o blog corporativo da escola, assim como e eBooks e vídeos exclusivos para gerar leads;
  • reforçou sua presença no Instagram, a rede social mais usada pelo seu público-alvo. Criou expectativa no seu público por semanas ao compartilhar os bastidores da preparação da nova filial, sempre indicando o novo local e destacando o link para o site no seu perfil.

Converter em leads

É nesta etapa que surgem leads para a escola. Os visitantes desconhecidos são convertidos em leads após o preenchimento de um formulário para baixar um material gratuito mais aprofundado que vai ajudá-lo a resolver um problema. Veja o que foi feito pelo estabelecimento:

  • publicou, na biblioteca online de conteúdo gratuito da escola de dança, eBooks com informações sobre cada tipo de dança, dicas para escolher o estilo mais adequado e os melhores materiais para as aulas.

Relacionar-se com a base de leads

Com os dados captados, a escola ganhou a permissão do lead para entrar em contato direto com ele no momento adequado. Para essa tarefa, usou a automação de marketing para enviar uma série de emails para nutrir os leads e fazer com que eles avancem para a etapa de fechar matrículas:

  • um fluxo de nutrição foi desenvolvido para cada eBook produzido. As mensagens complementam as informações do conteúdo, ressaltam os benefícios da dança e ajudam o lead a tomar a decisão de se matricular na escola.

Fechar matrícula

O momento mais aguardado chegou: inscrever o lead para as aulas de dança e transformá-lo em um aluno da nova filial. Neste estágio, os leads qualificados pelo marketing vão direto para a equipe comercial e são abordados pelos vendedores:

  • a escola alinhou o departamento de marketing e vendas, disponibilizando histórico dos leads com todos os posts e páginas acessados,  eBooks baixados e contatos realizados. Tudo registrado no CRM para auxiliar o vendedor a fazer uma abordagem consultiva e atuar no fechamento da matrícula.

Fidelizar alunos

Agora é a hora de conquistar a fidelidade do aluno definitivamente. Sabendo desse momento importantíssimo do pós-venda, a escola realizou as seguintes ações para conquistar os alunos da nova filial:

  • implementou um sistema de gestão especializado para escolas de danças que auxilia a gerir o aspecto administrativo, acadêmico e a realização de eventos da escola;
  • considerando o desempenho de cada aluno de dança, enviou por e-mail posts do blog e materiais da biblioteca online gratuita para ajudar o aluno a melhorar sua performance, a ficar mais motivado e ter mais autoconfiança.

Percebe tudo o que é possível fazer para transformar o lead em cliente? Agora, imagine que você é um concorrente direto dessa escola de dança, mas não usa nenhuma estratégia de marketing digital para conquistar novos alunos.

Está claro que vai ser bastante difícil concorrer com um estabelecimento que tem uma estratégia bem definida, implementada e eficaz, concorda? O mesmo acontece com qualquer empresa de outro ramo! É preciso usar estratégias efetivas que acompanham o comportamento do consumidor ou a empresa vai passar por dificuldades para se manter no mercado.

Acredite: adotar uma estratégia como o inbound marketing vai fazer a diferença no seu negócio. Você vai ter um processo de vendas eficiente e um sistema automatizado que trabalha para gerar leads e vendas 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Agora que você já sabe o conceito e as informações essenciais sobre lead, que tal continuar a leitura no blog e conferir como o marketing digital pode contribuir com o crescimento da sua empresa?

Diante de diversas mudanças, o que a sua empresa tem feito para vender mais?

Confira um passo a passo de como aumentar as vendas!

Qual a área de atuação do seu negócio?

Qual o seu cargo?

Funcionários: