Por Job Content
Em 15/05/2018

Veja como uma boa estratégia de marketing digital e um processo de vendas eficiente ajudam a fazer uma previsão de vendas baseada em dados (e não em palpites).

Como é a previsão de vendas na sua empresa? Você sabe dizer com segurança quanto o seu negócio vai faturar nos próximos meses ou não tem ideia do valor que o time comercial levantará?

Se você não tem conhecimento desse dado tão importante, saiba que a previsibilidade de vendas é fundamental para garantir a saúde da sua empresa, planejar a sua expansão e melhorar a tomada de decisão para o negócio prosperar.

Foi pensando nisso que preparamos este post! Continue lendo para conferir como o marketing digital é capaz de ajudar a sua empresa a crescer com uma previsão de vendas efetiva.

O que é previsão de vendas

Previsão de vendas nada mais é do que antever quanto a empresa venderá em um determinado período.

E por que isso é importante? Porque ter uma estimativa de faturamento baseada em dados e não apenas no “feeling” da equipe comercial é fundamental para a empresa realizar suas ações de modo previsível e não sofrer com as flutuações e sazonalidades do mercado.

O papel do marketing digital na previsibilidade de vendas

Uma empresa com uma estratégia de marketing digital, como o Inbound Marketing, implementada e funcionando corretamente, trabalha com o funil de vendas. Esse funil permite que a empresa seja capaz de orientar o consumidor durante o processo de compras. Isto é, fazer o visitante tornar-se lead, o lead uma oportunidade de negócio e, claro, em um cliente da empresa.

previsão de vendas

Mas atuar como guia não é a sua única função: o funil de vendas do marketing digital é uma ferramenta poderosa para a previsão de vendas. Sabendo quantos visitantes, leads e oportunidades são necessários em cada etapa para captar a quantidade desejada de clientes, é possível otimizar o funil, fazer um planejamento para expandir o negócio e executar o plano de ação para aumentar o faturamento da empresa.

Prevendo resultados com o funil de vendas

Vamos ver um exemplo para ficar mais evidente como o marketing digital pode colaborar para melhorar a previsão de vendas? Imagine que você tem um pequeno hotel e deseja melhorar sua infraestrutura para expandir o negócio e atender mais clientes corporativos.

O hotel passava por dificuldades para ocupar seus espaços de eventos devido à crise econômica: o número de clientes corporativos diminuía com o tempo e o faturamento também. Sobretudo, para mudar essa situação, o hotel apostou no marketing digital e teve bons resultados usando o Inbound Marketing para atrair organizadores de eventos empresariais.

Para poder melhorar a sua infraestrutura e aumentar ainda mais a ocupação do estabelecimento, o hotel precisava atualizar alguns equipamentos e renovar espaços. Como esse investimento seria grande, precisava se planejar com antecedência para poder realizá-lo.

Sabendo disso, você consultou o funil de vendas dos últimos seis meses e identificou os seguintes números em cada estágio:

previsão de vendas

Vendo esses dados, ficou claro que a média de 10 vendas por mês não seria suficiente para realizar os investimentos desejados. Para comprar novos equipamentos e fazer renovações, o hotel precisaria fechar pelo menos 20 eventos por mês nos doze meses seguintes. Logo, o funil de vendas precisa ser otimizado para que o hotel venda mais.

Analisando o funil, o seu processo de vendas e o controle das vendas, você percebeu que a qualificação não estava boa e os vendedores não recebiam leads prontos para fechar um evento no hotel. Portanto, seria mais vantajoso otimizar o meio do funil, focando no estágio de oportunidades.

Para otimizar essa etapa, implementou um time pré-vendas para aprimorar a qualificação dos leads marcados como oportunidade, elaborou um plano de ação, reforçou o alinhamento entre marketing e vendas e acompanhou as métricas essenciais para mensurar o aumento das vendas.

Além disso, é muito importante reforçar que para aumentar as vendas, indiferente da quantidade, é necessário abrir o topo do funil, ou seja, atrair mais visitantes. Assim, consequentemente, as demais etapas também aumentam seus números, inclusive as vendas. Continuando no exemplo do hotel, para fechar 20 eventos no mês, seria necessário aumentar o número de visitantes mensais para 2000.

previsão de vendas

Em outras palavras, com o marketing digital, o  conhecimento sobre o funil e o processo de vendas bem estruturado você pôde realizar a previsão de vendas, se planejar para expandir a empresa e melhorar a tomada de decisão, jogando para bem longe as previsões feitas somente no “feeling” do time comercial.

Percebe como a previsibilidade de vendas é essencial para o seu negócio crescer? Use o marketing digital para facilitar essa previsão e impulsionar o crescimento da sua empresa!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre previsão de vendas, que tal continuar a leitura e entender por que o alinhamento entre marketing, pré-vendas e vendas é essencial para a sua empresa vender mais?

Uma Introdução ao Inbound Marketing

Tenha uma introdução para dar seus primeiros passos com esta nova metodologia e elevar seu negócio a um próximo nível!

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