Por Job Content
Em 24/04/2018

Antes de contratar ou dispensar colaboradores, conheça quais as características de um bom profissional: elas ajudam a alavancar o crescimento da sua empresa.

Sua empresa está em fase de crescimento e novas contratações são necessárias para manter a alta performance do seu negócio? Nesse estágio em que tudo parece acontecer muito rápido, é essencial saber quais as características de um bom profissional.

Independentemente do setor de atuação do futuro (ou atual) colaborador, alguns atributos e qualidades profissionais são fundamentais para assegurar que ele seja uma boa opção para a empresa. E é sobre isso que você vai conferir neste post!

Continue lendo para conhecer alguns traços de um profissional que vai ajudar a elevar a performance do seu negócio.

Visão sistêmica

Ver a empresa como um todo, entendendo o papel de cada departamento para a expansão do negócio e os impactos das mudanças externas na organização é um traço marcante de um ótimo profissional.

A visão sistêmica não é uma característica exclusiva de líderes e gestores, funcionários também precisam ser capazes de ver as mudanças que acontecem e trazer para a sua empresa novidades que vão ajudar a elevar o negócio a um novo patamar. Um colaborador com essa visão amplificada faz a diferença e contribui consideravelmente para o crescimento da organização.

Inteligência emocional

Sabe aquela ideia de apostar somente em profissionais com uma alta habilidade técnica sem considerar seu quociente emocional? Não a use em sua empresa: essa escolha afeta negativamente os resultados que você deseja alcançar.

É claro que as habilidades e qualidades profissionais são essenciais, mas é preciso olhar também para a inteligência emocional. Afinal, uma empresa é composta por funcionários e gestores, que são pessoas emotivas e emocionais. Por mais que tentemos racionalizar nossas ações e decisões na organização, a emoção influencia as relações de trabalho.

Logo, um bom profissional precisa ter inteligência emocional. Isto é, ser capaz de reconhecer e lidar com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor, ser persistente, usar a comunicação não verbal a seu favor, ter crenças fortalecedoras, ter um bom relacionamento interpessoal e potencializar o seu foco.

Foco Múltiplo

O Foco Múltiplo é mais uma das características de um bom profissional. Composto pelo Foco Visionário, Foco Comportamental e o Foco Consistente, essa habilidade ajuda a potencializar o foco e gerar a energia necessária para o profissional conquistar seus objetivos.

Vamos ver um exemplo para ficar mais claro?

Um profissional que já faz parte da sua empresa tem uma visão positiva acerca da sua carreira e uma visão sistêmica que vai ajudá-lo a contribuir com o crescimento do negócio (Foco Visionário). Com essa clareza, ele age para tornar suas visões realidade: busca qualificação, corre atrás de informações e novidades que vão melhorar o seu desempenho e o da empresa e participa de eventos do ramo (Foco Comportamental). Ele também dedica tempo para visualizar suas metas e objetivos, aprender ainda mais sobre novas estratégias e técnicas e desenvolver sua inteligência emocional para atingir os resultados desejados (Foco Consistente).

Percebe como o Foco Múltiplo é uma das qualidades profissionais mais valiosas? Ele intensifica a atuação e os resultados do colaborador que o aplica em sua carreira.

Como identificar qualidades profissionais

Agora que você sabe quais as características de um bom profissional, precisa descobrir como identifica-las. Para isso, é possível usar algumas ferramentas como o CHAC e o mapeamento do perfil comportamental.

O CHAC é um conceito que você provavelmente já conhece: essa sigla designa Conhecimento, Habilidade, Atitude e Caráter. Essa ferramenta ajuda a avaliar competências técnicas e emocionais de profissionais.

Para ter um conhecimento ainda mais profundo, vale fazer o mapeamento do perfil comportamental. Conhecer esse perfil dos seus funcionários ou dos candidatos em processo seletivo ajuda a identificar se o profissional tem os comportamentos e habilidades essenciais para trabalhar na empresa e ocupar o cargo desejado.

Um exemplo: a vaga em aberto é para o setor financeiro, logo esse pessoa precisa ser sistemática, precisa ser organizada, ter habilidades de seguir processos e fazer repetições, algumas características que vão ajudar você ser mais certeiro na sua contratação, além de simplesmente observar o seu currículo profissional.

Como você pode notar, a contratação de profissionais para a sua empresa deve ser estratégica. Logo, dedique um tempo para esse processo tão importante. Fazendo isso, você assegura que os profissionais contratados  possuem os comportamentos e competências valorizadas pelo seu negócio e evita perder tempo e dinheiro com contratações inadequadas.

Pronto! Agora você já sabe quais as características de um bom profissional e como identificá-las. Que tal continuar a leitura no blog e conferir o que vai acontecer com as empresas que não se adaptarem ao novo comportamento do consumidor? Você também deve acompanhar a mudança dos hábitos de compra do consumidor brasileiro! 

Uma Introdução ao Inbound Marketing

Tenha uma introdução para dar seus primeiros passos com esta nova metodologia e elevar seu negócio a um próximo nível!

Qual a área de atuação do seu negócio?

Qual o seu cargo?

Funcionários: