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Jean Paulo Oliveira Em 10/10/2017 |
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Você já deve ter notado que o comportamento das pessoas mudou nos últimos anos, não é mesmo? Com a evolução e popularização da internet e dos smartphones, novos hábitos sociais e de compras surgiram.
Tirar selfies, registrar os acontecimentos da vida nas redes sociais, expressar opiniões e fazer pesquisas e sugestões sobre eventos, pessoas, produtos e serviços é algo comum no nosso cotidiano.
Diante desse cenário, é natural surgir novas práticas para acompanhar as modificações comportamentais. O Inbound Marketing é uma dessas novidades no mundo dos negócios. Em vez de interromper e incomodar o seu público com anúncios invasivos, o Inbound faz com que o consumidor encontre sua empresa no momento em que precisa resolver algum problema, necessidade ou desejo.
Se você ainda não deu uma oportunidade ao Inbound Marketing, continue lendo este artigo. Listamos 6 razões para você começar a usá-lo na sua empresa agora mesmo e aproveitar os benefícios dessa estratégia digital poderosa que vai impulsionar o seu negócio!
1. Atrair os clientes ideais para a sua empresa
Você tem todo um cuidado com o seu negócio: assegura a qualidade dos produtos ou das prestações de serviços, atende bem seus clientes, proporciona um bom ambiente de trabalho e já realiza algumas ações de comunicação e marketing para poder gerar mais vendas.
Não seria agradável ver todo esse esforço ir por água abaixo, concorda? Isso acontece quando a empresa não consegue atingir o público desejado, gastando seu precioso recurso financeiro em ações difíceis de mensurar e que não dão resultados.
Ao implementar o Inbound Marketing, é possível atrair um público qualificado para o site da sua empresa. Essa estratégia inverte os papéis: em vez de a empresa ir atrás do consumidor, é ele quem busca e encontra o seu negócio.
Se você achar que alcançará poucas pessoas com o Inbound Marketing e que não terá muitos resultados, lembre-se daquele ditado: “quantidade nem sempre é qualidade”. Afinal, de que adianta seus vendedores falarem com 15 pessoas todos os dias e fechar somente uma venda?
Com o Inbound você pode até atingir uma quantidade menor de pessoas do que estava acostumado, mas a diferença é que esses consumidores serão qualificados. Ou seja, serão potenciais clientes realmente interessados, com grandes chances de adquirirem o produto ou serviço oferecido.
2. Manter uma relação próxima com potenciais clientes
O papel do Inbound Marketing vai muito além da atração: ele permite manter um relacionamento próximo com o público desejado e prepará-lo para a compra. Isso acontece por que essa estratégia digital é permissiva. Ou seja, a empresa ganha autorização do consumidor para poder contatá-lo diretamente em seu e-mail, por exemplo.
E o melhor: utilizando a automação de marketing, é possível desenvolver e manter essa relação vantajosa com um grande número de potenciais clientes ao mesmo tempo. Sua empresa pode ter uma máquina automática que trabalha 24/7 para atrair consumidores qualificados, manter um relacionamento próximo e personalizado com cada um deles, impulsionar as vendas e fidelizar seus clientes.
3. Mensurar os investimentos realizados
Como empresário, você certamente quer saber o retorno que está tendo com os investimentos realizados e descobrir quais devem ser mantidos ou cancelados.
Quando trata-se de marketing, mensurar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) das ações realizadas sempre foi um desafio. Afinal, como saber quantas pessoas foram impactadas por um anúncio publicado em uma revista ou veiculado no rádio? Quantas dessas pessoas tornaram-se clientes?
Com o Inbound Marketing, essa mensuração é possível! A empresa pode saber quantos usuários visitaram o site, acessaram os posts do blog, quanto tempo ficaram na página, os cadastros realizados para baixar algum material gratuito e diversos outros dados valiosos. Em outras palavras, é possível saber com facilidade os resultados dos investimentos realizados em cada canal (redes sociais, site empresarial, landing pages, etc).
A boa notícia: a empresa não precisa esperar uma campanha terminar para analisar e fazer os ajustes para a próxima. É possível acompanhar as métricas em tempo real e fazer ajustes para otimizar a campanha assim que identificar alguma queda ou erro.
Essa mensuração é importantíssima para a tomada de decisão e previsibilidade de vendas: você terá em mãos o poder de medir e dizer quanto quer e vai crescer no próximo mês.
4. Ter previsibilidade de vendas
Para a sua empresa crescer, você também precisa ter uma ideia de quanto será o seu faturamento ao longo do ano, certo? Afinal, como tomar decisões e fazer investimentos certos quando não temos ideia da quantidade de recursos financeiros que estarão disponíveis na empresa?
Com o Inbound Marketing, é possível ter essa previsibilidade graças à facilidade de mensuração das ações. Com a estratégia implementada e funcionando corretamente, você consegue prever quantos acessos e leads são necessários em cada etapa do funil de vendas para gerar o resultado desejado.
Imagine as melhorias e investimentos que você poderá fazer com esses dados valiosos em mãos! Certamente terá oportunidade de alavancar o crescimento do seu negócio.
5. Posicionar a empresa como autoridade no mercado
Com a produção e compartilhamento de conteúdo Inbound, o site recebe novos acessos e vai conquistando boas posições nos resultados de busca do Google — a presença digital da empresa é fortalecida.
Como resultado, o consumidor passa a enxergar o seu negócio como uma referência no mercado. Afinal, sempre que ele precisa tirar uma dúvida, sua empresa aparece nos resultados da primeira página de busca e o ajuda a saná-la por meio de conteúdos úteis e relevantes.
6. Impulsionar o crescimento da sua empresa
Por fim, o maior resultado de uma estratégia que atrai um público qualificado, mantém um relacionamento próximo, personalizado e escalável, educa os potenciais clientes, permite a mensuração e otimização de campanhas e ainda fortalece a imagem do negócio é o tão desejado crescimento da empresa.
Graças à todas essas possibilidades, é possível planejar e fazer a sua empresa crescer de modo eficiente e recorrente.
Agora que você chegou até aqui, provavelmente está ansioso para poder alavancar o seu negócio por meio do Inbound Marketing, não é mesmo? Afinal, quando bem planejado e executado, gera ótimos resultados.
Mas é importante frisar que isso não é mágica e não acontece da noite para o dia. Assim como qualquer estratégia de Marketing, o Inbound requer preparação e implementação impecáveis.
Contar com a ajuda de especialistas certamente fará a diferença nos resultados da sua empresa!