Por Job Content
Em 10/10/2017
Ainda não deu uma oportunidade ao Inbound Marketing? Leia este artigo e saiba por que essa estratégia digital é capaz de impulsionar o seu negócio!

Você já deve ter notado que o comportamento das pessoas mudou nos últimos anos, não é mesmo? Com a evolução e popularização da internet e dos smartphones, novos hábitos sociais e de compras surgiram.

Tirar selfies, registrar os acontecimentos da vida nas redes sociais, expressar opiniões e fazer pesquisas e sugestões sobre eventos, pessoas, produtos e serviços é algo comum no nosso cotidiano.

Diante desse cenário, é natural surgir novas práticas para acompanhar as modificações comportamentais. O Inbound Marketing é uma dessas novidades no mundo dos negócios. Em vez de interromper e incomodar o seu público com anúncios invasivos, o Inbound faz com que o consumidor encontre sua empresa no momento em que precisa resolver algum problema, necessidade ou desejo.

Se você ainda não deu uma oportunidade ao Inbound Marketing, continue lendo este artigo. Listamos 6 razões para você começar a usá-lo na sua empresa agora mesmo e aproveitar os benefícios dessa estratégia digital poderosa que vai impulsionar o seu negócio!

1. Atrair os clientes ideais para a sua empresa

Você tem todo um cuidado com o seu negócio: assegura a qualidade dos produtos ou das prestações de serviços, atende bem seus clientes, proporciona um bom ambiente de trabalho e já realiza algumas ações de comunicação e marketing para poder gerar mais vendas.

Não seria agradável ver todo esse esforço ir por água abaixo, concorda? Isso acontece quando a empresa não consegue atingir o público desejado, gastando seu precioso recurso financeiro em ações difíceis de mensurar e que não dão resultados.

Ao implementar o Inbound Marketing, é possível atrair um público qualificado para o site da sua empresa. Essa estratégia inverte os papéis: em vez de a empresa ir atrás do consumidor, é ele quem busca e encontra o seu negócio.

Se você achar que alcançará poucas pessoas com o Inbound Marketing e que não terá muitos resultados, lembre-se daquele ditado: “quantidade nem sempre é qualidade”. Afinal, de que adianta seus vendedores falarem com 15 pessoas todos os dias e fechar somente uma venda?

Com o Inbound você pode até atingir uma quantidade menor de pessoas do que estava acostumado, mas a diferença é que esses consumidores serão qualificados. Ou seja, serão potenciais clientes realmente interessados, com grandes chances de adquirirem o produto ou serviço oferecido.

2. Manter uma relação próxima com potenciais clientes

O papel do Inbound Marketing vai muito além da atração: ele permite manter um relacionamento próximo com o público desejado e prepará-lo para a compra. Isso acontece por que essa estratégia digital é permissiva. Ou seja, a empresa ganha autorização do consumidor para poder contatá-lo diretamente em seu e-mail, por exemplo.

E o melhor: utilizando a automação de marketing, é possível desenvolver e manter essa relação vantajosa com um grande número de potenciais clientes ao mesmo tempo. Sua empresa pode ter uma máquina automática que trabalha 24/7 para atrair consumidores qualificados, manter um relacionamento próximo e personalizado com cada um deles, impulsionar as vendas e fidelizar seus clientes.

3. Mensurar os investimentos realizados

Como empresário, você certamente quer saber o retorno que está tendo com os investimentos realizados e descobrir quais devem ser mantidos ou cancelados.

Quando trata-se de marketing, mensurar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) das ações realizadas sempre foi um desafio. Afinal, como saber quantas pessoas foram impactadas por um anúncio publicado em uma revista ou veiculado no rádio? Quantas dessas pessoas tornaram-se clientes?

Com o Inbound Marketing, essa mensuração é possível! A empresa pode saber quantos usuários visitaram o site, acessaram os posts do blog, quanto tempo ficaram na página, os cadastros realizados para baixar algum material gratuito e diversos outros dados valiosos. Em outras palavras, é possível saber com facilidade os resultados dos investimentos realizados em cada canal (redes sociais, site empresarial, landing pages, etc).

A boa notícia: a empresa não precisa esperar uma campanha terminar para analisar e fazer os ajustes para a próxima. É possível acompanhar as métricas em tempo real e fazer ajustes para otimizar a campanha assim que identificar alguma queda ou erro.

Essa mensuração é importantíssima para a tomada de decisão e previsibilidade de vendas: você terá em mãos o poder de medir e dizer quanto quer e vai crescer no próximo mês.

4. Ter previsibilidade de vendas

Para a sua empresa crescer, você também precisa ter uma ideia de quanto será o seu faturamento ao longo do ano, certo? Afinal, como tomar decisões e fazer investimentos certos quando não temos ideia da quantidade de recursos financeiros que estarão disponíveis na empresa?

Com o Inbound Marketing, é possível ter essa previsibilidade graças à facilidade de mensuração das ações. Com a estratégia implementada e funcionando corretamente, você consegue prever quantos acessos e leads são necessários em cada etapa do funil de vendas para gerar o resultado desejado.

Imagine as melhorias e investimentos que você poderá fazer com esses dados valiosos em mãos! Certamente terá oportunidade de alavancar o crescimento do seu negócio.

5. Posicionar a empresa como autoridade no mercado

Com a produção e compartilhamento de conteúdo Inbound, o site recebe novos acessos e vai conquistando boas posições nos resultados de busca do Google — a presença digital da empresa é fortalecida.

Como resultado, o consumidor passa a enxergar o seu negócio como uma referência no mercado. Afinal, sempre que ele precisa tirar uma dúvida, sua empresa aparece nos resultados da primeira página de busca e o ajuda a saná-la por meio de conteúdos úteis e relevantes.

6. Impulsionar o crescimento da sua empresa

Por fim, o maior resultado de uma estratégia que atrai um público qualificado, mantém um relacionamento próximo, personalizado e escalável, educa os potenciais clientes, permite a mensuração e otimização de campanhas e ainda fortalece a imagem do negócio é o tão desejado crescimento da empresa.

Graças à todas essas possibilidades, é possível planejar e fazer a sua empresa crescer de modo eficiente e recorrente.

Agora que você chegou até aqui, provavelmente está ansioso para poder alavancar o seu negócio por meio do Inbound Marketing, não é mesmo? Afinal, quando bem planejado e executado, gera ótimos resultados.

Mas é importante frisar que isso não é mágica e não acontece da noite para o dia. Assim como qualquer estratégia de Marketing, o Inbound requer preparação e implementação impecáveis.

Contar com a ajuda de especialistas certamente fará a diferença nos resultados da sua empresa!

Uma Introdução ao Inbound Marketing

Tenha uma introdução para dar seus primeiros passos com esta nova metodologia e elevar seu negócio a um próximo nível!

Qual a área de atuação do seu negócio?

Qual o seu cargo?

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