Por Eduarda Sohne
Em 08/01/2019

Pensando em iniciar uma estratégia de marketing digital, mas ainda não sabe como utilizar uma ferramenta de automação, como o RD Station? Saiba agora!

Num mundo em constante evolução, a mudança no comportamento dos consumidores é algo inevitável. Hoje em dia, para sermos encontrados é fundamental a presença no digital. E partindo deste preceito, como dar início nesta jornada? Como montar uma estratégia de marketing digital? Muito se fala em automação de marketing e da plataforma RD Station, mas como implementá-la na estratégia e em qual etapa utilizá-la?

Trabalhar com uma estratégia de marketing digital interligada à ferramentas e automações é essencial para o sucesso do projeto. Para isso, listamos alguns passos que poderão trazer bons resultados para a sua empresa e ainda mostramos o momento em que você deve contratar uma ferramenta de automação, a exemplo do RD Station.

Neste conteúdo você vai aprender:

  • O que é marketing digital?
  • O que deve conter na sua estratégia de Marketing Digital
  • O que é Inbound Marketing
  • Ok! Entendi como montar uma estratégia de marketing digital, mas… Aonde o RD Station entra de fato na minha estratégia?

Continue a leitura até o final e saiba como utilizar as ferramentas a seu favor!

O que é marketing digital?

Antes de mais nada, indiferente de você ter ou não iniciado uma estratégia de marketing digital, é importante saber o que de fato ele significa. Em resumo, marketing digital é um conjunto de ações para divulgar através da internet produtos, serviços, pessoas ou empresas.

O que deve conter na sua estratégia de Marketing Digital

Uma estratégia de marketing digital vai muito além do que fazer apenas postagens no Facebook e acreditar que um cliente encontre e lembre da sua empresa através disso. Um conjunto de ações em uma sequência lógica, trazem resultados mais precisos e assertivos. Abaixo, listamos passos fundamentais para você seguir e ter, na prática, sucesso com o seu projeto de marketing digital. Confira!

Comece entendendo o seu cliente

Defina quem é o seu cliente e descubra tudo sobre ele. Esse processo é fundamental para atingir o público certo para a sua estratégia de marketing digital. Aqui na Job entrevistamos (na maioria das vezes via telefone) clientes atuais, potenciais e ex-clientes, para entender seus motivos, suas dores, hábitos do dia a dia, objetivos e metas, em quais canais está on-line, entre outras características. A partir disso, incluímos os insights na estratégia para atrair perfis semelhantes ou iguais a este que traçamos.

Com estes dados em mãos, é possível desenvolver toda a jornada de compra que seu cliente percorrerá no funil de vendas, bem como quais serão os tipos de conteúdo e palavras-chave para cada etapa do funil.

Como montar uma estratégia

Como já comentamos anteriormente, uma estratégia de marketing digital vai muito além de postagens no Facebook. Siga esta sequência e monte sua estratégia agora mesmo:

  • Defina os objetivos do seu projeto: quais são as suas expectativas? Quais resultados você deseja alcançar?
  • Conteúdos alinhados com a persona: produza conteúdos que sejam importantes para a sua persona. Escreva sobre os problemas, dores, benefícios que ela gostaria de ter, entre outros itens que você descobriu durante a pesquisa;
  • Materiais ricos: faça materiais ricos em qualidade, que apresentem soluções ou que contenham uma dor da sua persona;
  • Use os canais que a sua persona está presente: Facebook, Google, LinkedIn, Instagram, e-mail, entre outros que identificar, e divulgue seus materiais ou conteúdos à ela;
  • Organize cada etapa do processo: um cronograma é fundamental para que não ocorram atrasos ou mesmo esquecimentos de realizar uma determinada atividade. Aqui na Job utilizamos um software, que organiza e ainda conta o tempo de execução de cada tarefa. Com um calendário de execução ficará muito mais fácil saber onde você está e o que falta para o sucesso do projeto!
  • Analise e monitore a sua estratégia de marketing frequentemente: acompanhar os dados, números e taxas de conversão, também ajudarão você a saber em quais pontos precisa melhorar para ter maiores e melhores resultados no seu projeto.

O que é Inbound Marketing?

Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Este processo é considerado o novo marketing, pois diferente do marketing tradicional (considerado mais invasivo), consiste em atrair consumidores que estejam em busca de uma solução para seus problemas. Mas como fazer isto?

Aonde entra o RD Station na minha estratégia de Marketing Digital?

As etapas do Inbound Marketing

Existem 4 etapas fundamentais do Inbound Marketing. Confira o que você deverá fazer em cada etapa:

  • Atrair: as pessoas buscam resolução para seus problemas diariamente, e para tanto, faça os conteúdos do seu blog, site e também de materiais ricos atrativos para esse tipo de perfil, com a dor específica que ele tem e que você resolve. É assim que a sua persona o encontrará;
  • Converter: crie conteúdos com alta qualidade de informações, que tenham grande valia para a sua persona. Este material somente será entregue caso a pessoa deixe seus dados em um formulário (Landing Pages ou outras páginas) e funciona como uma espécie de “moeda de troca”. O material pode ser uma tabela, eBook, vídeo, infográfico, entre outros;
  • Relacionar: envie conteúdos específicos via e-mail para o seu lead. É comum que o primeiro passo seja incluí-lo dentro de uma automação de marketing, mas posteriormente você pode enviar newsletters com conteúdos mais específicos;
  • Vender: nesta etapa os contatos qualificados e praticamente prontos para a compra, que possuem o perfil alinhado com o seu negócio, serão encaminhados para o time de vendas. Veja neste conteúdo como ter efetividade nas suas vendas.

Para entender quais são as demais consequências do Inbound, sugerimos que leia este material complementar: O que é Inbound Marketing e por que é considerado o novo Marketing.

Ok! Entendi como montar uma estratégia de marketing digital, mas… Aonde o RD Station entra de fato na minha estratégia?

Antes de mais nada, é preciso que você conheça um pouco mais sobre o RD Station. Como outras ferramentas de automação de marketing, o RD Station é utilizado para automatizar processos e ações dentro do marketing digital. É através desta ferramenta que os leads são nutridos e preparados para avançar na jornada/funil de compra. Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, mas o RD Station possui algumas diferenças.

Por exemplo, com o RD Station é possível automatizar o envio de e-mails, fazer a qualificação dos leads de acordo com o perfil ideal de cliente, entender quem é o seu cliente, criar Landing Pages, entre diversos outros benefícios! Veja alguns:

  • Instalar o código de monitoramento no site e ficar por dentro de “cada passo” que o seu lead fizer dentro dele;
  • Na etapa de atração, você pode adicionar as palavras-chave dentro da plataforma e verificar qual a sua posição perante o número de buscas, bem como, saber qual é a página que está sendo rankeada com ela;
  • Na etapa de conversão, você pode criar landing pages, campos personalizados para o formulário da landing page, formulários para o site e pop ups;
  • Na etapa de relacionamento, você obtém um histórico de ações de cada lead, pode criar o seu perfil de cliente ideal (Lead Scoring) e ter acesso às páginas visitadas no site (Lead Tracking);
  • Na etapa de análise, você pode analisar todos os canais de entrada de leads, como estão as taxas de conversões, bem como, analisar as páginas que são mais acessadas no seu site.

Tudo isso e muito mais você encontra dentro do RD Station. Cada uma das etapas elaboradas na estratégia e que listamos acima, são desenvolvidas dentro da plataforma, ou seja, para cada fase do projeto, há ferramentas disponíveis para controle e execução dentro do RD Station.

Isso tudo porque a maior e principal função do RD Station, é centralizar e automatizar os processos de marketing, reduzindo assim trabalhos recorrentes para a equipe, o ciclo de vendas, e consequentemente entregando contatos mais qualificados para o time de vendas e gerando escala para o seu negócio.

Quando contratar o RD Station

Se você está iniciando a sua estratégia de marketing digital e está preocupado em contratar já o RD Station, fique tranquilo. Para você ter uma ideia, aqui na Job contratamos a ferramenta somente após finalizar o setup inicial, que leva entre 45 e 60 dias. Não há necessidade de contratação antes de finalizar a persona e toda a estratégia, pois a ferramenta não será utilizada neste período. Mas, com a estratégia em mãos, a ferramenta não sairá mais de atuação e será essencial para cada ação!

 

Como você viu, o RD Station pode e deve ser utilizado durante toda estratégia, pois ele é fundamental para a análise de dados e automatização de todos os processos envolvidos na sua estratégia de marketing digital.

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