Por Job Content
Em 08/05/2018

Veja 4 razões que podem afetar a abertura das mensagens das suas ações de e-mail marketing.

Você já disparou uma série de e-mails marketing e a taxa de abertura não foi muito boa? Se as suas mensagens não geram o efeito esperado, está na hora de analisar o que está acontecendo.

Foi pensando nisso que preparamos este post! Continue lendo para descobrir por que seus e-mails não estão sendo abertos e verificar o que fazer para melhorar a sua taxa de abertura.

1. Assunto pouco atrativo

Analisando os seus últimos envios, como você avalia os textos usados para o assunto dos e-mails? Eles realmente se destacam na caixa de entrada do seu lead ou são apenas mais um na multidão?

O título do seu e-mail marketing precisa ser atraente aos olhos do seu lead, chamativo e impossível de ignorar. Afinal, é o primeiro contato que o seu potencial ou atual cliente tem com a mensagem: é esse texto que vai fazer com que ele dê o próximo passo e abra o seu e-mail marketing.

Logo, dedique um tempo para escrever opções diferentes de assuntos. Existem diversas fórmulas que ajudam você a escrever um título de e-mail que gera curiosidade e incentiva o lead a abrir suas mensagens.

2. Envio excessivo de e-mail marketing

Como está a frequência de envio de e-mail marketing? Você envia mensagens regularmente ou bombardeia a inbox do seu lead?  Se a frequência estiver alta demais, seus contatos podem deixar de abrir os e-mails e se descadastrar da sua lista. Se estiver baixa demais, eles podem nem lembrar direito da sua empresa!

Portanto, fique de olho nessa questão e tome cuidado com a quantidade de disparos realizados. Lembre-se de que seu atual e/ou potencial cliente é muito ocupado, assim como você. São muitas demandas que ele tem para resolver e nem sempre sobra um tempo para verificar os diversos e-mail marketing de empresas.

Verifique como está a periodicidade das suas mensagens, certificando-se de que não está fazendo spam ou “entupindo” o seu lead de e-mail marketing a todo momento.

Além disso, procure descobrir quantas vezes seus leads gostariam de receber mensagens. Uma rápida pesquisa online com o seu público pode ajudar a encontrar a frequência ideal de envios e evitar que a periodicidade prejudique a abertura de seus e-mails.

3. Base de e-mails

Como a sua empresa construiu a base de e-mails? Captando o contato dos leads por meio de canais de online e offline? Ou comprando uma lista de e-mail?

Fazemos essas perguntas porque a sua base de e-mails também influencia na abertura das mensagens. Se foi elaborada usando estratégias atuais de marketing online e offline, está no caminho certo! Essa é a melhor forma de construir uma base de contatos atualmente e significa que sua empresa mantém um relacionamento com os leads.

Se a lista foi comprada, você certamente vai ter dificuldades para colher bons resultados. Primeiro, muitos serviços de envio de e-mail marketing podem impedir o disparo de mensagens para os contatos dessa lista. Isso acontece porque o sistema de disparo é poderoso: verifica se os e-mails foram adquiridos corretamente e faz testes de entrega.

Segundo, vai ser difícil descobrir se os usuários cadastrados nessa lista realmente se encaixam no perfil de persona da sua empresa. Ter esse conhecimento é importante para garantir que você não perca recursos valiosos, como tempo e dinheiro, enviando e-mail marketing para leads desqualificados.

Terceiro, esses usuários “comprados” não demonstraram real interesse pelo que sua empresa oferece. Eles podem não conhecer seu produto ou serviço e criar uma impressão ruim sobre a sua marca.

Logo, atente-se ao modo como constrói a sua base de e-mails! Evite comprar listas, aumente o número de leads usando estratégias de marketing online e offline e mantenha sua lista limpa.

4. Limpeza da lista de e-mails

Por fim, vale frisar que a higienização da sua lista também é um fator que pode afetar a abertura das mensagens. Afinal, como aumentar essa taxa se a base de e-mails está repleta de contatos “hard bounce”?

Quando o serviço de envio de e-mail marketing sinaliza um lead como “hard bounce”, significa que esse usuário cadastrado não receberá suas mensagens futuras. E isso pode acontecer pelos seguintes motivos:

  • o e-mail cadastrado não existe;
  • suas mensagens foram bloqueadas pelo servidor de e-mail do lead.

Portanto, faça a limpeza da sua base de e-mails. Isto é, reveja sua lista, verifique quais e-mails cadastrados estão marcados como “hard bounce” e exclua-os da sua conta. Nos envios seguintes a esse processo de higienização você provavelmente vai notar uma abertura maior dos seus e-mails.

Pronto! Agora você já sabe por que seu e-mail marketing não está sendo aberto. Que tal contar com a ajuda de especialistas para melhorar o desempenho das suas mensagens? Entre em contato pelo formulário abaixo para saber como elevar a performance da sua estratégia de e-mail marketing!

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