O mundo vive uma série de mudanças nas mais diversas áreas. Ceder um lugar para inovação e atualizações mais funcionais traz resultados financeiros muito atraentes para diversos segmentos.
O mundo do Marketing, negócios e vendas acompanha, e muitas vezes dita, as transformações. Logo, coisas que há pouco tempo faziam muito sentido, hoje já não fazem mais.
Uma prática muito comum há poucos anos, que atualmente traz cada vez menos resultados é o Marketing interruptivo, um claro exemplo com o qual estávamos acostumados e que funciona mais ou menos assim: você está assistindo a um filme, e de repente uma cena super bacana é “interrompida” pela mensagem do patrocinador em um intervalo comercial…
Com o advento da tecnologia, a jornada de compra do consumidor mudou, e para atender às novas expectativas, um novo tipo de abordagem mercadológica, chamada de Inbound Marketing (cujo motor principal é o marketing de conteúdo) pode ser muito mais assertiva.
Essa nova tendência do “Novo Marketing” é conhecida também como “Marketing de Atração”, uma metodologia revolucionária, adaptada às mudanças de comportamento que atualmente é essencial na forma como nos relacionamos e vendemos.
Inbound Marketing, ou Marketing de Atração é considerado o “Novo Marketing”, isso porque é utilizada uma metodologia completamente diferente do Marketing tradicional.
A grande diferença entre os dois modelos é que no Inbound é o cliente que vem até você: ele é atraído pelo seu conteúdo, passando pela fase de reconhecimento do problema, consideração da solução e permitindo ao seu time comercial otimizar os atendimentos, uma vez que irá entrar em contato apenas com leads que já estão na fase de decisão de compra.
Antes da possibilidade de usar a internet para auxiliar no processo de vendas, o time comercial era responsável por todas as etapas desse caminho.
Após a prospecção com um possível cliente, o vendedor aplica ou tenta aplicar seu processo de vendas: passa pelas etapas de aprendizado, reconhecimento do problema e consideração da solução até chegar à decisão pela compra ou não. Em muitos casos todo o processo pode levar dias, semanas ou até meses, elevando assim o custo de aquisição de um novo cliente, o desgaste do time comercial, além de muitas vezes, levar a uma grande oscilação nas vendas de um mês para outro.
Nesse caso, o time comercial entra no processo de vendas quando o lead (pessoa com interesse) já está preparado para a decisão de compra.
As etapas de aprendizado, reconhecimento do problema e consideração da solução já foram concluídas de forma digital e automatizada, aumentando assim a conversão em vendas no fim do processo.
Em meio a milhões de usuários na internet, leve para o seu site pessoas que precisam resolver problemas com o conteúdo que você oferece. Nessa etapa comece a produzir conteúdo que ajuda a sua persona aprender mais sobre os problemas que a sua solução resolve.
No segundo momento, entregue conteúdos que ajudem sua persona perceber que tem o problema que a sua solução resolve.
Oferecer conteúdos relevantes fornece uma experiência única aos visitantes do seu site. As mídias sociais e os links patrocinados serão os canais de divulgação de páginas de destino para gerar leads e aproveitar o máximo de recorrência dos visitantes.
Na terceira etapa, as informações fornecidas para sua pessoa consideram a solução que você oferece. O marketing de entrada pode fornecer mais tempo para relacionar-se com seus clientes e clientes (potenciais clientes)!
Faça os leads avançar dentro do seu funil de vendas. E-mail marketing e trilhas de nutrição selecionadas para qualificar melhor seus leads e seguir os passos na jornada de compra.
Entregue informações relevantes para eles e o desejo desesperado de consumir seu produto ou serviço, com a ajuda da automação de marketing.
Por fim, hora de entregar conteúdos que estimulam uma pessoa a tomar uma decisão pela sua oferta. Economize tempo com argumentação para quebrar objeções, para investir na experiência diferenciada que o seu cliente espera da sua empresa.
Aumente suas vendas enviando contatos mais usados para seu departamento comercial. O grande trunfo não é um fato de que esses leads levam, são pessoas que já conhecem sua solução.
Descubra o que podemos fazer por você!
Solicite um orçamento gratuito abaixo: