Os canais de comunicação, hoje em dia, representam a possibilidade que uma marca tem de estabelecer um relacionamento com o cliente, de atender seu público com eficiência, divulgar seus produtos e serviços, além, claro, de vender.

Porém, para que a comunicação de uma empresa seja efetiva, é preciso saber quais são os canais de comunicação que geram mais resultados, quais os mais indicados para cada perfil de negócio e como escolher as opções certas.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com tudo que você precisa saber ao incorporar um canal de comunicação nas suas estratégias. Vem com a gente!

O Que São Canais De Comunicação?

canais de comunicação

Os canais de comunicação são, basicamente, os meios de contato que uma marca tem com o seu público. Nesse sentido, as empresas podem estabelecer uma comunicação mais assertiva e direta com os seus clientes ou com aqueles que têm interesse em seus produtos e serviços.

Para isso, é possível utilizar os mais variados tipos de canais de comunicação, como telefone, redes sociais, chat online, e-mail, canais de atendimento, além de plataformas mais tradicionais, como rádio e TV.

Vale lembrar que os canais de comunicação devem ser escolhidos de acordo com o perfil do seu negócio, com o público e com as características das mensagens que deseja transmitir.

Isso porque, a escolha desses canais pode impactar, principalmente, na compreensão da comunicação.

Para Que Servem Os Canais De Comunicação?

Os canais de comunicação servem para as mais diversas finalidades, sendo que uma delas é transmitir informações relevantes sobre o seu negócio para o público.

Além disso, esses meios de contato também têm a finalidade de estabelecer conexões e criar relacionamentos com os clientes de uma empresa, permitindo interações e construção de laços.

Os canais de comunicação servem também para o atendimento a pedidos e dúvidas, além de oferecer suporte para a utilização de produtos e serviços.

Esses pontos de contato também são os lugares para feedbacks e sugestões de clientes, podendo também abrir espaço para reclamações e resolução de problemas variados.

Os canais de comunicação desempenham um papel importante para o compartilhamento de conteúdos que geram valor aos clientes e que os ajudam nas mais diversas questões relacionadas ao seu nicho de atuação.

Sem contar que eles também são locais para a promoção de ofertas e outras vantagens de uma marca, assim como a divulgação de novidades e tendências de mercado, convites, etc.

Qual A Importância Dos Canais De Comunicação?

Os canais de comunicação desempenham um papel importante para empresas de diferentes marcas e portes.

Isso porque, muito mais do que transmitir informações e divulgar produtos, esses pontos de contato com o seu público são meios de passar credibilidade para o seu cliente, pois, com ele é possível gerar valor para a sua empresa.

Os canais de comunicação também são uma forma de estabelecer uma comunicação direta com o seu público, estreitando laços e criando relacionamentos mais próximos.

Saiba que, hoje em dia, os consumidores buscam marcas mais humanizadas e conectadas com as necessidades do seu público.

Além disso, eles servem para que seu cliente confie mais na sua marca, visto que ele terá acesso às mais diversas informações, poderá tirar dúvidas, dar feedbacks e interagir com a sua empresa.

Quais São Os Principais Canais De Comunicação?

canais de comunicação

Hoje em dia, há os mais diversos canais de comunicação, com diferentes propostas e finalidades. Listamos abaixo os principais e os mais usadas pelas empresas, confira:

Telefone

As tecnologias digitais invadiram o nosso dia a dia, mas o telefone sobreviveu a toda essa transformação digital e ainda se posiciona como um dos meios de comunicação mais usados pelas empresas.

Isso porque, a comunicação por voz traz ainda mais humanização para o relacionamento com o cliente, principalmente, para tratar de algum problema.

No caso das vendas, o telefone ainda é muito usado para a prospecção de clientes, permitindo diálogos mais lineares e objetivos.

Por isso, independentemente do seu negócio, tenha sempre o telefone como um dos principais canais de comunicação da sua empresa.

Redes Sociais

As redes sociais se consolidaram, nos últimos anos, como um meio de contato muito relevante para as empresas. Hoje em dia, o atendimento ao cliente tem se tornado mais popular em canais sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo.

Isso porque, esses canais possuem recursos de mensagem que permitem que a comunicação seja feita de maneira facilitada, via direct ou mesmo em posts, possibilitando que as empresas respondam de forma ainda mais rápida e eficiente.

Por isso, invista em profissionais de atendimento também para esses canais, que devem ter prioridade na sua estratégia, já que seu público, certamente, está lá.

Chat Online

Nos últimos anos, os chats online também ganharam espaços nas estratégias de pequenas e grandes empresas, inclusive, um dos canais de comunicação mais importantes de contato com o público.

Isso porque, esse meio de contato funciona como um atendimento imediato quando um usuário está no seu site, por exemplo, e precisa tirar uma dúvida ou fazer um pedido, já que a janelinha do chat online fica disponível na tela.

A grande vantagem é que você consegue automatizar as mensagens, por meio de um chatbot, agilizando ainda mais a comunicação, mas sem deixar de atender seu cliente de maneira precisa e eficaz.

E-mail

Para quem acha que o e-mail sucumbiu diante de outros canais de comunicação, está enganado. Ele ainda é um dos meios de contatos mais eficientes com o público, além de ser um importante canal de divulgação.

Além de enviar mensagens para o seu cliente com promoções, descontos e novidades, os consumidores também usam o e-mail para entrar em contato com as marcas, principalmente por conta da sua praticidade. Então, jamais dispense esse canal de comunicação nas suas estratégias.

Rádio E TV

Não tem como negar: o rádio e a TV continuam nas primeiras posições, quando o assunto é contato com o público.

Mesmo com a expansão e facilidade do acesso à internet, esses dois canais de comunicação estão presentes na casa das famílias brasileiras, além de deter 58,3% dos investimentos em publicidade.

Isso acontece porque a televisão e o rádio são meios de comunicação acessíveis com o público, porém, nesse caso, o contato é unilateral, ou seja, da marca para o cliente.

Se você quer divulgar o seu produto e serviço amplamente, esses canais ainda se mostram muito eficientes, embora tenham um custo de veiculação mais alto, quando comparado com os canais digitais de comunicação.

Canais De Atendimento

Os canais de atendimento são essenciais para as estratégias de uma empresa, principalmente, porque esse ponto de contato serve como um apoio ao cliente.

Nesse sentido, os consumidores podem entrar em contato para tirar dúvidas, fazer reclamações, dar feedbacks ou fazer pedidos. O ideal é sempre ter um canal específico para esse tipo de atendimento.

Como Escolher Os Melhores Canais De Comunicação?

A escolha dos canais de comunicação é essencial para a sua empresa, principalmente, porque eles possuem funcionalidades e propostas diferentes. Então, é preciso escolher os canais ideais para as suas intenções e perfil da sua empresa.

Uma dica é definir os canais que serão usados a partir das preferências e necessidades da sua persona. No caso das redes sociais, por exemplo, escolha aquele onde o seu público está.

Se o seu ramo de negócio é de consultoria financeira, por exemplo, tenha presença no Linkedin, Facebook e Instagram. Talvez, o Tik Tok não seja o lugar certo para a sua marca.

Além disso, é sempre bom investir em vários canais de comunicação. Além das redes sociais, tenha um meio de contato essencial, como canais de atendimento, telefone, e-mail e chat online.

Nesse sentido, o ideal é selecionar esses canais que fazem mais sentido para o seu negócio e público, mas busque a integração de canais para oferecer a melhor experiência para o seu cliente.

Conclusão

Os canais de comunicação são essenciais para todos os tipos de empresas, possibilitando uma comunicação direta e um atendimento eficiente.

Se você quer garantir a melhor comunicação com o seu cliente, conheça as soluções oferecidas pela Job Content, uma agência de Inbound Marketing, que cria estratégias para gerar oportunidades e vendas para a sua empresa. Acesse o nosso site!