Em 2022, quando a agência chegou ao maior nível de parceria com a RD Station, entendi de uma vez tudo que eu aprendi sobre a constituição do diamante – e vou contar porque!

Após dois anos super desafiadores para todo o mercado, a agência Job Content iniciou um ano realmente incrível! Já no primeiro semestre do ano conquistamos o nível mais alto da parceria com a RD Station – a maior plataforma de marketing e vendas da América Latina – em breve, abordo um pouco mais sobre esse assunto.

O fato é que, estar no nível Diamond e olhar para a trajetória da agência, me fez enxergar porque atingimos esse nível somente agora. Como todo empreendedor que se preze e que olhe para o seu negócio com respeito, eu me perguntei muitas e muitas vezes: por que eu não subi de nível neste ano? O que eu estou fazendo de errado? No que eu preciso ser melhor?

E foi essa inquietude que nos moveu pelo caminho, até chegar ao Diamond! Mas eu só entendi isso, na sua essência, agora!

É importante adiantar ainda o seguinte: nosso objetivo nunca foi estar entre as maiores agências de Inbound Marketing do país, mas sim estar entre AS MELHORES agências – e o nosso grande desafio era: como conquistar esse nosso sonho?

Éramos carvão, essa era a verdade!

Se buscarmos na literatura científica, temos variações sobre o processo que transforma um mineral de forma bruta em uma pedra preciosa. No caso do diamante, essa transformação é algo muitíssimo lento, mas precisa acontecer passo a passo, para que se torne algo realmente de valor: só para chegar mais próximo à superfície, as pedras podem levar cerca de mil anos (é mesmo muito tempo).

Analisando um pouco sobre todo esse processo, fica mais fácil entender porque chegar ao nível Diamond não é algo tão simples assim, e porque, leva tempo: diamantes são diferenciados, e precisam de tempo e do processo certo para receber esse status – então não é algo que acontece da noite para o dia.

Com a Job foi exatamente isso que aconteceu: o nível Diamond chegou quando estávamos prontos para isso.

Uma trajetória iniciada fora do digital!

Nós mesmos, internamente, ao falar sobre toda a história da agência, ficamos surpresos: a impressão é que realmente nascemos já inseridos dentro do mundo digital.

Hoje ajudamos clientes de todo o Brasil a ter um processo digital de captação de novas oportunidades e vendas, utilizando única e exclusivamente o meio digital. Mas nem sempre foi assim, sabia?

Num momento mais recente da agência, há cerca de dez anos, nosso foco principal de trabalho era produção de conteúdos, mas voltados ao meio impresso: éramos uma editora de revistas! Construímos uma trajetória importante e fomos referência neste segmento na nossa região. Antes disso ainda, eu e Jean Paulo, meu sócio, atuamos com produção de conteúdos mas no meio audiovisual.

Assim, nossa essência bem no fundo sempre foi a comunicação e marketing, com produção de conteúdos, porém, circulamos por diferentes meios, até o nascimento definitivo da agência Job Content – mas ainda éramos carvão…

A virada de chave foi árdua…

Iniciamos no mundo digital ao mesmo tempo que ainda atuávamos no meio impresso. Começamos a estudar o processo de Inbound Marketing para aplicar para o nosso negócio naquele momento: captação de patrocinadores e assinantes através do meio digital. Mal sabíamos nós que em pouco tempo o Inbound seria nosso principal negócio.

E como chegamos ao processo de Inbound? Estudando e pesquisando na internet formas para melhorar as nossas vendas – que vinham acumulando queda, ano a ano. Avançamos na nossa jornada de consciência e adquirimos a ferramenta RD Station para poder aplicar todo o processo de Inbound que havíamos compreendido.

Iniciamos tímidos mas em pouco tempo fomos surpreendidos pelos resultados: conseguimos chegar a um público maior para aquisição de assinaturas e ao mesmo tempo, clientes do meio impresso queriam entender melhor o processo que estávamos aplicando para a editora – assim, em 2016 admitimos nosso primeiro cliente de Inbound – e que permanece na casa até hoje!

Ah, agora deve estar passando pela sua cabeça: “parece que nem foi difícil assim”. Claro, se detalharmos produziríamos um conteúdo extenso, e talvez você nem estivesse lendo ainda.

Os desafios foram imensos: mudança de mindset (nossa em especial), uma equipe totalmente voltada para o meio impresso, uma dinâmica completamente acelerada e um mercado imaturo mas com muita necessidade – resumido, mas foi uma batalha grande mesmo.

Mas é importante que você entenda: não é fácil, não é rápido, mas com constância, os resultados que você espera acontecem também.

Como a Job alcançou o nível Diamond em parceria com a RD Station

Job Content + RD Station: uma parceria para crescer

A RD Station é uma gigante brasileira na área de automação de marketing – explodiu no mercado com uma das melhores ferramentas do mercado e o mais importante de tudo: disposta a educar um mercado que precisava muito de aprendizado para poder evoluir e usufruir dos incontestáveis benefícios da metodologia do Inbound Marketing.

E essa evolução precisava acontecer em duas grandes frentes: o mercado de empresas e de agências que pudessem dar suporte a estas empresas para a implementação de projetos de marketing diferenciados.

Na área de agências, a RD Station investiu em um programa de parceiros, com níveis distintos, com possibilidade de crescimento a partir do atingimento de metas – as mais importantes delas ligadas ao crescimento proporcionado ao cliente da agência.

Desde o início, o programa de parceiros só cresceu. O resultado disso é uma qualidade superior no atendimento dos clientes que aderem ao uso da ferramenta RD Station em todo o país, a partir do maior ecossistema de Inbound Marketing do país.

Atualmente mais de 35 mil empresas usam a plataforma de automação e o programa de parceiros da RD Station conta com cerca de duas mil agências.

O nível de parceria se divide nos seguintes níveis:

  1. Diamond (atualmente são menos de 20 agências do país neste nível)
  2. Platinum
  3. Gold
  4. Silver
  5. Starter 
  6. Member

Um caminho de aprendizado necessário – e constante…

Meta “ser Diamond” estabelecida, foi momento de arregaçar as mangas e entender o exato momento em que a agência se encontrava – afinal, para chegar a qualquer destino, você precisa entender onde está e qual será a rota mais assertiva!

Passamos por uma revisão geral dos nossos processos e vou compartilhar algumas mudança aqui:

Melhoria na admissão, gestão, preparação e acompanhamento da equipe. Aqui um ponto foi crucial: melhorar o processo de admissão, com um melhor alinhamento do perfil comportamental.

Revisão de processos, com revisão de documentação e execuções. Investimos em uma nova plataforma de gestão diária, que permitiu uma melhor visão do escopo total do cliente e atividades a serem executadas – para quem atua no ambiente de agências sabe: o controle dos entregáveis do cliente é um desafio enorme!

Ajustamos nosso formato de equipe, adotando coordenação por áreas e atendimento compartilhado.

Ampliamos o investimento em educação: hoje a Job prepara o profissional de acordo com a necessidade da função a ser desempenhada. Aqui o ganho é: ter um colaborador alinhado com a maneira da agência executar os projetos – isso muda muito dependendo da agência.

Voltamos o nosso olhar de entrega para o cliente com um foco principal: aumentar as vendas. Refinamos o atendimento do cliente, com maior interação, e entendendo com maior nitidez os desafios que impactam o projeto de vendas do cliente, que vão além das entregas de leads. Uma ação em que a agência atua de forma muito forte é no processo comercial: com a identificação de problemas “pós entrega do lead” conseguimos ajudar o cliente na melhoria da taxa de conversão em vendas.

Com uma nova postura, foi possível enxergar o nível Diamond cada vez mais próximo – mas foram mais de dois anos de trabalho árduo para que os resultados de tantos ajustes se tornassem um resultado mais palpável.

Vale lembrar que a Job permaneceu no nível Gold por três longos anos. Em abril de 2021 atingimos o nível Platinum e em Fevereiro de 2022 atingimos o maior nível de parceria com a RD Station – um diamante realmente necessita de tempo de preparação para chegar ao momento certo de se tornar uma linda joia!

Estar os maiores, não! Estar entre os melhores, sim!

Esta frase resume bem a visão enquanto negócio: estar entre os maiores nem sempre significa atingir o nível de excelência que perseguimos. Mas estar entre os melhores indica que estamos num caminho promissor para uma entrega de excelência.

Perseguir o nível Diamond na parceria com a RD Station foi algo muito além de atingir metas em números. Quando olhávamos para as agências que atingem esse “tier”, ficava claro o nível de desenvolvimento que esse caminho poderia proporcionar – então, mergulhamos de “corpo, alma, produção de conteúdos e automações” rumo à essa conquista.

Se tudo valeu a pena? Com certeza!

Se paramos por aqui? Jamais!

Sentimos que agora estamos no momento da “lapidação”, e nessa etapa novamente todos ganham!

A Job sai fortalecida dentro de um nível de parceria com a RD Station que permite estar a frente das decisões mais importantes dentro do ecossistema do mercado digital. Acesso a informações estratégicas que apontam o futuro desse ecossistema. A Job hoje participa do Conselho Executivo de Agências parceiras, junto a membros do alto escalão da RD Station. Além de um suporte para aprendizagem, processos operacionais (suporte técnico avançado) e melhoria constante dos seus processos internos da agência – sim, neste cenário somos mentorados pela RD Station.

O cliente ganha com uma agência comprometida com a sua meta de faturamento, conectando marketing e vendas de uma forma eficiente e focada em resultados reais – nossa meta é fazer nosso cliente crescer.

Nosso colaborador tem suporte para crescer e se desenvolver enquanto profissional. Estamos em constante atualização e podemos investir em melhorias contínuas com foco na qualidade de vida de quem passa tantas horas do seu dia conosco.

CTA: E você, ainda acha que é difícil mudar? Que o seu negócio precisa “nascer” com os dois pés no marketing digital para que os projetos online deem certo? Ou já consegue visualizar um caminho de crescimento do seu negócio nesse mundo complexo do marketing digital?

Fale com a Job hoje mesmo! Estamos preparados para ajudar a sua empresa crescer!