A melhor forma de desenvolver um relacionamento duradouro com as pessoas que interagem com seu negócio, além de oferecer alta qualidade nos produtos e serviços prestados, é dando a essas pessoas conteúdos que elas precisam.

A era digital aproximou tanto pessoas e marcas que já não é possível observar a jornada de compra e apenas dizer “compre aqui”, é necessário ser um canal de informação, sendo a maior influência no momento de compra. 

Se você se sente confuso a respeito de estratégias de produção de conteúdo e quer entender o que pode fazer para se tornar esse canal de informação eficiente, não se preocupe, esse artigo vai te ajudar produzir grandes conteúdos e ainda garantir resultados através disto!

Planejando sua estratégia de produção de conteúdo

Para iniciar sua estratégia de produção de conteúdo é essencial começar com esses passos:

Definir sua persona

Definir sua persona é um passo fundamental para iniciar suas estratégias de produção de conteúdo. A persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal, esta persona possui desejos, anseios e necessidades, coisas que vão além de sua localidade e idade, por exemplo. 

Somente com sua persona definida você será capaz de pensar estrategicamente pois são os hábitos desse cliente que você tanto idealiza que poderão te trazer pra perto dele.

Para descobrir quem é sua persona você pode desenvolver uma pesquisa com o público em geral, também pode observar seu histórico de interação e entender as características em comum, as queixas e os momentos em que te procuram.

Definir objetivos e métricas

Após descobrir sua persona, é importante definir qual é o seu objetivo em produzir conteúdo. Isto é particular de cada negócio. Você pode produzir conteúdos para aumentar seus leads, para converter mais pesquisas em vendas, para aumentar sua autoridade, para aumentar o valor percebido, para aumentar a visibilidade. 

A partir disto defina o que é resultado para você, ou seja, indicadores. Esses indicadores podem ser, por exemplo, quantidade de vendas, quantidade de leads ou quantidade de visitas.

Definir canais de divulgação

Escolha os canais que sua persona mais utiliza, podendo ser através de links ou publicações patrocinadas.

Uma dica também é observar os canais que costuma fazer contato com seus clientes, por exemplo, se você costuma mandar e-mails, dispare e-mails quando tiver conteúdos novos, ou se possuir contatos por exemplo, Whatsapp, divulgue em status ou listas de transmissão.

Definir a periodicidade

Não adianta criar um conteúdo em uma rede em uma semana e voltar depois de 2 meses. É necessário definir a periodicidade das publicações. Você precisa marcar presença em uma constância para que não se esqueçam de você.

Então, crie uma rotina de publicação de acordo, também, com os hábitos da sua persona. Por exemplo, segunda, quarta e sexta você pode publicar textos no blog, terça e quinta videos, tutoriais, curiosidades nas redes sociais, todos os dias stories chamando para leituras no blog. 

Descobrindo o que você pode produzir

Conteúdos perenes

São conteúdos que independente do momento são úteis que respondem perguntas que sempre estão sendo feitas, educando e informando a pessoa sobre determinado assunto.

Exemplificando, se você é um dentista e sempre escuta perguntas sobre “quanto custa em média um implante dentário” você não vai produzir um conteúdo falando os preços, mas poderá produzir algo falando sobre os benefícios, materiais utilizados, mão-de-obra… Algo que demonstre os motivos do preço daquele serviço.

Conteúdos noticiosos

Esses conteúdos se relacionam com o momento vivido e com o tempo se tornam um fato histórico. Pode ser algo como uma nova tecnologia descoberta, um ocorrido entre pessoas famosas, algum evento, sendo um fato que mexe com alguma parcela da sociedade.

Esse tipo de conteúdo pode engajar seu blog ou rede social, trazendo muitas visitas curiosas sobre o fato ocorrido, evidenciando sua presença e sua voz, no entanto, é necessário saber que esse engajamento é momentâneo e que é importante não parar de produzir e publicar conteúdos.

Definindo pautas

As pautas seguem o raciocínio de que você está produzindo conteúdo para contar para as pessoas mais detalhes sobre o seu negócio, com informações próprias do seu nicho e que só você poderia contar para elas.

Ainda com o exemplo de clínicas odontológicas, se sua clínica é especializada em Ortodontia, você pode pensar em pautas que falem sobre os diversos tipos de aparelhos dentários e até mesmo trazer exemplos de novas tecnologias como aparelho dentário transparente ou aparelho porcelana.

Você também pode definir pautas com cases de sucesso, infográficos, pesquisas, dicas em conteúdos mais curtos, são muitos meios de disseminar esse conhecimento.

Explore as possibilidades multimídia

Através de imagens, vídeos e até mesmo podcasts você é capaz de criar um conteúdo muito mais atrativo e interativo.

Nas imagens e vídeos você pode trazer tutoriais que envolvem o uso do seu produto ou serviço e contar curiosidades que pontuam mitos e verdades da sua área de atuação. 

Agora você está pronto para iniciar sua estratégia de produção de conteúdo!

Através das dicas desse artigo você já estará apto para iniciar sua estratégia de produção de conteúdo, trazendo mais engajamento e visibilidade para sua marca! 

Ah, e não se esqueça de sempre se atualizar a respeito das estratégias, realizando otimizações em seus conteúdos e mantendo uma leitura sobre tendências e estratégias não só de conteúdo mas de marketing digital como um todo, assegurando um sucesso constante em suas produções!

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, assessora do Blog Clínica Ideal.