Job Content

A indústria cresceu seu faturamento em 10x usando inbound marketing!

Num segmento de vendas complexas, entenda como a indústria usou ferramentas digitais para captação e nutrição de leads - criando um processo de geração de novas oportunidades de negócio recorrente!

Entre os motivos primordiais da Metaro dar início a parceria foi, segundo Oséias Przendziuk, diretor da Metaro, “a experiência que a Job Content conseguiu demonstrar.”

Oséias Przendziuk

Diretor Industrias Metaro

“Correr atrás” de clientes diariamente tornou-se um processo desgastante para essa indústria que produz equipamentos para atender a área logística – e esse limite foi atingido em 2018. E como a gente sabe disso? Foi no ano em que a indústria conheceu o trabalho da agência e começou a escrever uma nova história para o seu negócio.

Com sede na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, a indústria iniciou as suas atividades em um pequeno barracão, na área industrial daquela cidade. Produzindo equipamentos focados na solução de problemas enfrentados na movimentação logística, continua oferecendo ao seu cliente a oportunidade de reduzir os custos, tornando o processo mais eficiente, confortável e seguro, além de garantir melhores resultados – com redução de tempo e de desperdícios nas operações.

QUEREMOS INVESTIR MAIS PARA CRESCER, MAS CHEGAMOS NO NOSSO LIMITE

O PROBLEMA

Quando a Metaro chegou até a Job, em 2018, a indústria apresentava um faturamento mensal médio de R$200 mil – uma média de R$2,4 milhões anuais. Na época, o CEO da empresa era quem desenvolvia os anúncios no Google ADS. Foi nessa experiência que ele e os sócios enxergaram um potencial digital enorme, mas que, com poucos braços e com pouca bagagem, não seria possível avançar.

O DESAFIO

Impactado pelo processo de inbound
marketing, o empresário entendeu que
precisava do mesmo processo para
buscar clientes com uma jornada de
compra complexa.

Nesse sentido, o grande objetivo e desafio
da empresa era bem claro: aumentar o
faturamento de R$200 mil para R$300
mil mensais, totalizando uma média de
R$3,6 milhões anuais – isso no primeiro
ano de projeto.

A missão não era simples, nem fácil, mas
muito possível!

A SOLUÇÃO PROPOSTA

Como todo bom projeto de inbound, o trabalho
todo começou com muito planejamento:

⦁ Objetivo bem claro (ponto de partida e destino)
⦁ Estudo de mercado, inclusive análise de concorrentes
⦁ Mapeamento do perfil ideal de cliente (segmentos, locais,
porte da empresa)
⦁ Personas desenhadas (pessoa por trás da empresa do
ICP)
⦁ Entendimento da jornada de compra dessas personas
⦁ Produção de conteúdos para identificar e atrair visitantes
para o site da empresa
⦁ Estratégia robusta de distribuição paga de conteúdos
⦁ Produção de materiais ricos para conversão em todas as
etapas do funil de vendas
⦁ Trilhas de nutrição específicas para cada fase
⦁ Automação de algumas etapas proporcionando maior
escala
⦁ Reestruturação do processo comercial da empresa
⦁ Estratégia de crescimento orgânico a médio e longo
prazos
⦁ Reestruturação dos processos de mídia paga

Indústria e agência passaram a atuar como um só time: numa ponta o marketing atraindo leads e trabalhando na melhoria constante da qualidade dos contatos entregues, na outra o time comercial focado no entendimento e evolução de cada
lead, com feedbacks constantes para que o time de marketing aprimorasse o processo todo de qualificação.

Outro ponto relevante: após 6 meses de projeto, a indústria aprovou a necessidade de construir um novo site. O endereço inicial foi construído com base em uma plataforma que não permitia monitorar 100% das ações, além de comprometer todo
o trabalho de SEO – já que não tinha uma estrutura preparada para comportar as otimizações necessárias.

O novo site, com projeto e execução desenvolvidos pela Job, levou em consideração todas as necessidades mapeadas no primeiro semestre do projeto de inbound, em especial, voltadas à experiência de compra do usuário no site e as técnicas mais atuais para rankeamento orgânico no Google.

OS RESULTADOS

Do primeiro ao quarto ano de projeto, foram muitas conquistas. Ano após ano as vendas aumentaram e aqui está o ouro: a multiplicação em mais de 10x o faturamento da empresa.

A meta inicial era vender R$300 mil por mês, uma média de R$2,4 milhões no ano. Em 2022, a Metaro fechou suas vendas em mais de R$28 milhões anuais!

A próxima meta, sim já temos, é chegar em 36MM em 2023.
E para obter esse crescimento de ano após ano, foram necessárias várias
frentes do projeto de Inbound Marketing. Mas os resultados não
poderiam ser diferentes:

Vendas durante a pandemia

Em maio de 2020, mais de 80% dos negócios da empresa foram gerados
através dos canais digitais. Além disso, as vendas acabaram sendo mais de

38% maiores que as do mesmo período em 2019.

Resultados orgânicos

No primeiro ano do projeto, o site teve um crescimento orgânico de 291,59%! Saindo de 2.041 acessos em 2019, para 8.012 em 2020.
Entre janeiro e dezembro de 2022, em comparação com 2019 (início do projeto), o tráfego orgânico teve um crescimento de 1.061,44%!
Saindo de 2.041 acessos para 23.763!
Além de um vasto crescimento no tráfego orgânico, no ano de 2021
tivemos 695 cotações orgânicas. Em 2022, foram registradas 927
cotações – um aumento de 25% com relação ao ano anterior.

Também foram registradas mais de R$1,3 milhão de vendas orgânicas em 2022.

Automatização de processopara o time comercial

Quando o cliente chegou até a agência, o controle de entradas de contatos/ oportunidades era feito através de planilhas e sem nenhuma automatização.

Com o início do projeto de inbound, a Metaro passou a utilizar um CRM e hoje conta com automatização em todo o processo de envio de oportunidades. Isso implica não somente no envio das oportunidades para o time comercial, mas também no registro de informações, no lançamento de atividades, registro no envio de cotações, na retomada/tentativa de contatos, entre outros pontos.

Através desse processo, hoje é possível identificar e avaliar todo o processo:
⦁ quantos leads foram entregues para o time comercial
⦁ quantos estão em processo de qualificação
⦁ quantos estão avançando
⦁ quantos foram perdidos (e os motivos)
⦁ quantos foram ganhos

Essas informações, baseadas em dados, nos permite tomar ações de melhoria do processo todo – da entrega do marketing ao processo comercial, ao mesmo tempo que nos permite avaliar de onde estão vindo as vendas, por exemplo.

E mail vende? Sim!

Antes do projeto de inbound, a empresa não tinha uma plataforma de automação, assim como também não efetuava disparos de e-mails.

Após muitos disparos, em 2022 tivemos o melhor resultado em vendas da história da Metaro: mais de R$1,15 milhão em vendas!

A indústria hoje

Quando o cliente chegou até a agência, o controle de entradas de contatos/oportunidades era feito através de planilhas e sem nenhuma automatização.

Com o início do projeto de inbound, a Metaro passou a utilizar um CRM e hoje conta com automatização em todo o processo de envio de oportunidades. Isso implica não somente no envio das oportunidades para o time comercial, mas também no registro de informações, no lançamento de atividades, registro no envio de cotações, na retomada/tentativa de contatos, entre outros pontos.

Através desse processo, hoje é possível identificar e avaliar todo o processo:
⦁ quantos leads foram entregues para o time comercial
⦁ quantos estão em processo de qualificação
⦁ quantos estão avançando
⦁ quantos foram perdidos (e os motivos)
⦁ quantos foram ganhos

Essas informações, baseadas em dados, nos permite tomar ações de melhoria do processo todo – da entrega do marketing ao processo comercial, ao mesmo tempo que nos permite avaliar de onde estão vindo as vendas, por exemplo.

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