QUEREMOS INVESTIR MAIS PARA CRESCER, MAS CHEGAMOS NO NOSSO LIMITE
Impactado pelo processo de inbound
marketing, o empresário entendeu que
precisava do mesmo processo para
buscar clientes com uma jornada de
compra complexa.
Nesse sentido, o grande objetivo e desafio
da empresa era bem claro: aumentar o
faturamento de R$200 mil para R$300
mil mensais, totalizando uma média de
R$3,6 milhões anuais – isso no primeiro
ano de projeto.
A missão não era simples, nem fácil, mas
muito possível!
Como todo bom projeto de inbound, o trabalho
todo começou com muito planejamento:
⦁ Objetivo bem claro (ponto de partida e destino)
⦁ Estudo de mercado, inclusive análise de concorrentes
⦁ Mapeamento do perfil ideal de cliente (segmentos, locais,
porte da empresa)
⦁ Personas desenhadas (pessoa por trás da empresa do
ICP)
⦁ Entendimento da jornada de compra dessas personas
⦁ Produção de conteúdos para identificar e atrair visitantes
para o site da empresa
⦁ Estratégia robusta de distribuição paga de conteúdos
⦁ Produção de materiais ricos para conversão em todas as
etapas do funil de vendas
⦁ Trilhas de nutrição específicas para cada fase
⦁ Automação de algumas etapas proporcionando maior
escala
⦁ Reestruturação do processo comercial da empresa
⦁ Estratégia de crescimento orgânico a médio e longo
prazos
⦁ Reestruturação dos processos de mídia paga
Indústria e agência passaram a atuar como um só time: numa ponta o marketing atraindo leads e trabalhando na melhoria constante da qualidade dos contatos entregues, na outra o time comercial focado no entendimento e evolução de cada
lead, com feedbacks constantes para que o time de marketing aprimorasse o processo todo de qualificação.
Outro ponto relevante: após 6 meses de projeto, a indústria aprovou a necessidade de construir um novo site. O endereço inicial foi construído com base em uma plataforma que não permitia monitorar 100% das ações, além de comprometer todo
o trabalho de SEO – já que não tinha uma estrutura preparada para comportar as otimizações necessárias.
O novo site, com projeto e execução desenvolvidos pela Job, levou em consideração todas as necessidades mapeadas no primeiro semestre do projeto de inbound, em especial, voltadas à experiência de compra do usuário no site e as técnicas mais atuais para rankeamento orgânico no Google.
Em maio de 2020, mais de 80% dos negócios da empresa foram gerados
através dos canais digitais. Além disso, as vendas acabaram sendo mais de
38% maiores que as do mesmo período em 2019.
Quando o cliente chegou até a agência, o controle de entradas de contatos/ oportunidades era feito através de planilhas e sem nenhuma automatização.
Com o início do projeto de inbound, a Metaro passou a utilizar um CRM e hoje conta com automatização em todo o processo de envio de oportunidades. Isso implica não somente no envio das oportunidades para o time comercial, mas também no registro de informações, no lançamento de atividades, registro no envio de cotações, na retomada/tentativa de contatos, entre outros pontos.
Através desse processo, hoje é possível identificar e avaliar todo o processo:
⦁ quantos leads foram entregues para o time comercial
⦁ quantos estão em processo de qualificação
⦁ quantos estão avançando
⦁ quantos foram perdidos (e os motivos)
⦁ quantos foram ganhos
Essas informações, baseadas em dados, nos permite tomar ações de melhoria do processo todo – da entrega do marketing ao processo comercial, ao mesmo tempo que nos permite avaliar de onde estão vindo as vendas, por exemplo.
Quando o cliente chegou até a agência, o controle de entradas de contatos/oportunidades era feito através de planilhas e sem nenhuma automatização.
Com o início do projeto de inbound, a Metaro passou a utilizar um CRM e hoje conta com automatização em todo o processo de envio de oportunidades. Isso implica não somente no envio das oportunidades para o time comercial, mas também no registro de informações, no lançamento de atividades, registro no envio de cotações, na retomada/tentativa de contatos, entre outros pontos.
Através desse processo, hoje é possível identificar e avaliar todo o processo:
⦁ quantos leads foram entregues para o time comercial
⦁ quantos estão em processo de qualificação
⦁ quantos estão avançando
⦁ quantos foram perdidos (e os motivos)
⦁ quantos foram ganhos
Essas informações, baseadas em dados, nos permite tomar ações de melhoria do processo todo – da entrega do marketing ao processo comercial, ao mesmo tempo que nos permite avaliar de onde estão vindo as vendas, por exemplo.