Entre os motivos primordiais da Metaro dar início a parceria foi, segundo Oséias Przendziuk, diretor da Metaro, “a experiência que a Job Content conseguiu demonstrar.”
“Correr atrás” de clientes diariamente tornou-se um processo desgastante para essa indústria que produz equipamentos para atender a área logística – e esse limite foi atingido em 2018. E como a gente sabe disso? Foi no ano em que a indústria conheceu o trabalho da agência e começou a escrever uma nova história para o seu negócio.
Com sede na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, a indústria iniciou as suas atividades em um pequeno barracão, na área industrial daquela cidade. Produzindo equipamentos focados na solução de problemas enfrentados na movimentação logística, continua oferecendo ao seu cliente a oportunidade de reduzir os custos, tornando o processo mais eficiente, confortável e seguro, além de garantir melhores resultados – com redução de tempo e de desperdícios nas operações.
Quando a Metaro chegou até a Job, em 2018, a indústria apresentava um faturamento mensal médio de R$200 mil – uma média de R$2,4 milhões anuais.
Na época, o CEO da empresa era quem desenvolvia os anúncios no Google ADS. Foi nessa experiência que ele e os sócios enxergaram um potencial digital enorme, mas que, com poucos braços e com pouca bagagem, não seria possível avançar.
Impactado pelo processo de inbound marketing, o empresário entendeu que precisava do mesmo processo para buscar clientes com uma jornada de compra complexa.
Nesse sentido, o grande objetivo e desafio da empresa era bem claro: aumentar o faturamento de R$200 mil para R$300 mil mensais, totalizando uma média de R$3,6 milhões anuais – isso no primeiro ano de projeto.
A missão não era simples, nem fácil, mas muito possível!
Como todo bom projeto de inbound, o trabalho todo começou com muito planejamento:
⦁ Objetivo bem claro (ponto de partida e destino)
⦁ Estudo de mercado, inclusive análise de concorrentes
⦁ Mapeamento do perfil ideal de cliente (segmentos, locais, porte da empresa)
⦁ Personas desenhadas (pessoa por trás da empresa do ICP)
⦁ Entendimento da jornada de compra dessas personas
⦁ Produção de conteúdos para identificar e atrair visitantes para o site da empresa
⦁ Estratégia robusta de distribuição paga de conteúdos
⦁ Produção de materiais ricos para conversão em todas as etapas do funil de vendas
⦁ Trilhas de nutrição específicas para cada fase
⦁ Automação de algumas etapas proporcionando maior escala
⦁ Reestruturação do processo comercial da empresa
⦁ Estratégia de crescimento orgânico a médio e longo prazos
⦁ Reestruturação dos processos de mídia paga
Indústria e agência passaram a atuar como um só time: numa ponta o marketing atraindo leads e trabalhando na melhoria constante da qualidade dos contatos entregues, na outra o time comercial focado no entendimento e evolução de cada lead, com feedbacks constantes para que o time de marketing aprimorasse o processo todo de qualificação.
Outro ponto relevante: após 6 meses de projeto, a indústria aprovou a necessidade de construir um novo site. O endereço inicial foi construído com base em uma plataforma que não permitia monitorar 100% das ações, além de comprometer todo o trabalho de SEO – já que não tinha uma estrutura preparada para comportar as otimizações necessárias.
O novo site, com projeto e execução desenvolvidos pela Job, levou em consideração todas as necessidades mapeadas no primeiro semestre do projeto de inbound, em especial, voltadas à experiência de compra do usuário no site e as técnicas mais atuais para rankeamento orgânico no Google.
E para obter esse crescimento de ano após ano, foram necessárias várias frentes do projeto de Inbound Marketing. Mas os resultados não poderiam ser diferentes:
Em maio de 2020, mais de 80% dos negócios da empresa foram gerados através dos canais digitais. Além disso, as vendas acabaram sendo mais de 38% maiores que as do mesmo período em 2019.
No primeiro ano do projeto, o site teve um crescimento orgânico de 291,59%! Saindo de 2.041 acessos em 2019, para 8.012 em 2020.
Entre janeiro e dezembro de 2022, em comparação com 2019 (início do projeto), o tráfego orgânico teve um crescimento de 1.061,44%! Saindo de 2.041 acessos para 23.763!
Além de um vasto crescimento no tráfego orgânico, no ano de 2021 tivemos 695 cotações orgânicas. Em 2022, foram registradas 927 cotações – um aumento de 25% com relação ao ano anterior.
Também foram registradas mais de R$1,3 milhão de vendas orgânicas em 2022.
Antes do projeto de inbound, a empresa não tinha uma plataforma de automação, assim como também não efetuava disparos de e-mails.
Após muitos disparos, em 2022 tivemos o melhor resultado em vendas da história da Metaro: mais de R$1,15 milhão em vendas!
Então fala com a Job!