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Agência de Inbound Marketing Job Content

A indústria cresceu seu faturamento em 10x usando inbound marketing!

Num segmento de vendas complexas, entenda como a indústria usou ferramentas digitais para captação e nutrição de leads - criando um processo de geração de novas oportunidades de negócio recorrente!

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    — Oséias Przendziuk

    Entre os motivos primordiais da Metaro dar início a parceria foi, segundo Oséias Przendziuk, diretor da Metaro, “a experiência que a Job Content conseguiu demonstrar.”

    “Correr atrás” de clientes diariamente tornou-se um processo desgastante para essa indústria que produz equipamentos para atender a área logística – e esse limite foi atingido em 2018. E como a gente sabe disso? Foi no ano em que a indústria conheceu o trabalho da agência e começou a escrever uma nova história para o seu negócio.

    Com sede na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, a indústria iniciou as suas atividades em um pequeno barracão, na área industrial daquela cidade. Produzindo equipamentos focados na solução de problemas enfrentados na movimentação logística,  continua oferecendo ao seu cliente a oportunidade de reduzir os custos, tornando o processo mais eficiente, confortável e seguro, além de garantir melhores resultados – com redução de tempo e de desperdícios nas operações.

    “QUEREMOS INVESTIR MAIS PARA CRESCER, MAS CHEGAMOS NO NOSSO LIMITE”

    O PROBLEMA

    Quando a Metaro chegou até a Job, em 2018, a indústria apresentava um faturamento mensal médio de R$200 mil – uma média de R$2,4 milhões anuais.
    Na época, o CEO da empresa era quem desenvolvia os anúncios no Google ADS. Foi nessa experiência que ele e os sócios enxergaram um potencial digital enorme, mas que, com poucos braços e com pouca bagagem, não seria possível avançar.

    O DESAFIO

    Impactado pelo processo de inbound marketing, o empresário entendeu que precisava do mesmo processo para buscar clientes com uma jornada de compra complexa.

    Nesse sentido, o grande objetivo e desafio da empresa era bem claro: aumentar o faturamento de R$200 mil para R$300 mil mensais, totalizando uma média de R$3,6 milhões anuais – isso no primeiro ano de projeto.

    A missão não era simples, nem fácil, mas muito possível!

    A SOLUÇÃO PROPOSTA

    Como todo bom projeto de inbound, o trabalho todo começou com muito planejamento:

    ⦁ Objetivo bem claro (ponto de partida e destino)
    ⦁ Estudo de mercado, inclusive análise de concorrentes
    ⦁ Mapeamento do perfil ideal de cliente (segmentos, locais, porte da empresa)
    ⦁ Personas desenhadas (pessoa por trás da empresa do ICP)
    ⦁ Entendimento da jornada de compra dessas personas
    ⦁ Produção de conteúdos para identificar e atrair visitantes para o site da empresa
    ⦁ Estratégia robusta de distribuição paga de conteúdos
    ⦁ Produção de materiais ricos para conversão em todas as etapas do funil de vendas
    ⦁ Trilhas de nutrição específicas para cada fase
    ⦁ Automação de algumas etapas proporcionando maior escala
    ⦁ Reestruturação do processo comercial da empresa
    ⦁ Estratégia de crescimento orgânico a médio e longo prazos
    ⦁ Reestruturação dos processos de mídia paga

    Indústria e agência passaram a atuar como um só time: numa ponta o marketing atraindo leads e trabalhando na melhoria constante da qualidade dos contatos entregues, na outra o time comercial focado no entendimento e evolução de cada lead, com feedbacks constantes para que o time de marketing aprimorasse o processo todo de qualificação.

    Outro ponto relevante: após 6 meses de projeto, a indústria aprovou a necessidade de construir um novo site. O endereço inicial foi construído com base em uma plataforma que não permitia monitorar 100% das ações, além de comprometer todo o trabalho de SEO – já que não tinha uma estrutura preparada para comportar as otimizações necessárias.

    O novo site, com projeto e execução desenvolvidos pela Job, levou em consideração todas as necessidades mapeadas no primeiro semestre do projeto de inbound, em especial, voltadas à experiência de compra do usuário no site e as técnicas mais atuais para rankeamento orgânico no Google.

    OS RESULTADOS

    Do primeiro ao quarto ano de projeto, foram muitas conquistas. Ano após ano as vendas aumentaram e aqui está o ouro: a multiplicação em mais de 10x o faturamento da empresa.

    A meta inicial era vender R$300 mil por mês, uma média de R$2,4 milhões no ano. Em 2022, a Metaro fechou suas vendas em mais de R$28 milhões anuais!

    A próxima meta, sim já temos, é chegar em 36MM em 2023.

    E para obter esse crescimento de ano após ano, foram necessárias várias frentes do projeto de Inbound Marketing. Mas os resultados não poderiam ser diferentes:

    ⦁ Vendas durante a pandemia

    Em maio de 2020, mais de 80% dos negócios da empresa foram gerados através dos canais digitais. Além disso, as vendas acabaram sendo mais de 38% maiores que as do mesmo período em 2019.

    ⦁ Resultados orgânicos

    No primeiro ano do projeto, o site teve um crescimento orgânico de 291,59%! Saindo de 2.041 acessos em 2019, para 8.012 em 2020.

     

    Entre janeiro e dezembro de 2022, em comparação com 2019 (início do projeto), o tráfego orgânico teve um crescimento de 1.061,44%! Saindo de 2.041 acessos para 23.763!

     

     

    Além de um vasto crescimento no tráfego orgânico, no ano de 2021 tivemos 695 cotações orgânicas. Em 2022, foram registradas 927 cotações – um aumento de 25% com relação ao ano anterior.

    Também foram registradas mais de R$1,3 milhão de vendas orgânicas em 2022.

     

    Automatização de processo para o time comercial

    Quando o cliente chegou até a agência, o controle de entradas de contatos/oportunidades era feito através de planilhas e sem nenhuma automatização.

    Com o início do projeto de inbound, a Metaro passou a utilizar um CRM e hoje conta com automatização em todo o processo de envio de oportunidades. Isso implica não somente no envio das oportunidades para o time comercial, mas também no registro de informações, no lançamento de atividades, registro no envio de cotações, na retomada/tentativa de contatos, entre outros pontos.

    Através desse processo, hoje é possível identificar e avaliar todo o processo:
    ⦁ quantos leads foram entregues para o time comercial
    ⦁ quantos estão em processo de qualificação
    ⦁ quantos estão avançando
    ⦁ quantos foram perdidos (e os motivos)
    ⦁ quantos foram ganhos

    Essas informações, baseadas em dados, nos permite tomar ações de melhoria do processo todo - da entrega do marketing ao processo comercial, ao mesmo tempo que nos permite avaliar de onde estão vindo as vendas, por exemplo.

    ⦁ E-mail vende? Sim!

    Antes do projeto de inbound, a empresa não tinha uma plataforma de automação, assim como também não efetuava disparos de e-mails.

    Após muitos disparos, em 2022 tivemos o melhor resultado em vendas da história da Metaro: mais de R$1,15 milhão em vendas!

    A INDÚSTRIA HOJE

    Após 4 anos investindo no projeto de inbound, a indústria cresceu seu faturamento em mais 10x - saindo de um faturamento mensal de R$200 mil para mais de R$2,4 milhões mensais.

    E chegar neste resultado não foi como um passe de mágica! O desenvolvimento da empresa foi possível através de diversas ações realizadas em conjunto, entre os times de marketing e vendas.

    Atualmente, a Metaro conta com mais de 200 modelos e variações de equipamentos oferecidos, que são produzidos em um galpão de aproximadamente 400 m². A empresa que começou com três sócios e apenas dois funcionários na produção, hoje conta com 28 colaboradores.

    A empresa vem crescendo relativamente rápido e de forma sustentável. Os números acompanhados mensalmente pelas equipes comerciais e da agência demonstram isso.

    Para 2023, as metas de venda cresceram em 41% com relação a 2022, indo de R$25,5 milhões anuais para R$36 milhões.

    Segundo o próprio diretor, o Oséias: "qualquer negócio que queira prosperar deve estar na internet". Esta convicção veio principalmente depois do trabalho feito em parceria com a Job Content para a melhoria dos resultados do marketing da indústria - parceria essa que se estende para mais um ano de trabalho!



    E o final dessa história, com os resultados de mais um ano de trabalho, você confere em 2024!

    E aí, esse crescimento faz sentido para a sua empresa também? Preencha o formulário abaixo e fale com um consultor agora mesmo!

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