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A indústria que lançou 12 novos equipamentos a partir do inbound marketing!

Saiba como a Perfil Maq gerou mais vendas e ampliou sua linha de produtos em apenas 10 meses.

A Perfil Maq indústria atuava com prospecção de clientes basicamente feita por indicação, com baixo resultado, longo ciclo de venda e alto custo de aquisição. Somavam-se a esta situação um site com pouco tráfego, ações desencontradas nas mídias sociais e faturamento em declínio.

Sem reconhecimento de marca e com uma prospecção ativa dependendo somente de indicações: essa era a realidade da Perfil Maq Indústria de Máquinas, fundada há oito anos e com sede na cidade de Concórdia (SC). Entre os desafios da empresa que atua no setor metal mecânico, estavam dois grandes:

  • A necessidade de produzir um equipamento que ampliasse a velocidade do processo de empacotamento, com precisão de dosagem, padronização das embalagens e, como consequência, maior benefício financeiro no resultado da produção de indústrias do ramo alimentício;
  • O desejo de se destacar no cenário nacional pela qualidade e versatilidade dos seus equipamentos, atendendo com excelência indústrias do ramo alimentício em todo o país – e não somente na região sul.

A indústria atuava exclusivamente com prospecção ativa de
representantes comerciais

O PROBLEMA

Entre 2016 e 2017, a Perfil Maq atuava com
prospecção de clientes basicamente feita
por indicação: apenas um vendedor externo
atuando, com baixo resultado, longo ciclo
de venda e alto custo de aquisição – o (CAC)
girava em torno de 16% do valor de cada
negócio fechado. Somavam-se a esta
situação um site com pouco tráfego, ações
desencontradas nas mídias sociais e
faturamento em declínio.

Diante deste cenário, a empresa ainda foi abalada por uma forte crise: as ervateiras com poder de investimento e interesse em adquirir máquinas para melhorar o processo de empacotamento reduziu drasticamente e o parceiro principal, que fornecia as indicações para comercialização desses equipamentos anunciou o afastamento da parceria.

Foi o sinal vermelho: a Perfil Maq precisava em um curto espaço de tempo se reconstruir, se reposicionar no mercado para sobreviver e crescer.

Com ticket médio de R$ 250 mil a empresa precisava de um maior volume de contatos e uma maior assertividade nas negociações, além de atuar em novos mercados no ramo de empacotamento, diversificando o seu no hall de produtos.

A SOLUÇÃO PROPOSTA

Unindo os dois pontos, a Perfil Maq iniciou um processo de
grandes adequações:

Investimento na nova marca, com reposicionamento total da
identidade visual;

Um novo site preparado para a divulgação e captação de
contatos;

Um processo de Inbound Marketing, com investimento em
produção de conteúdos e automação;

Alinhamento dos processos do setor comercial, com um novo
script de vendas;

Produção de novas soluções para atender uma gama maior de
clientes no mercado de indústria alimentícia – anteriormente o
trabalho era focado nas ervateiras.

Ao mesmo tempo em que a forma de buscar novos clientes teve que ser alterada, um novo processo de vendas precisou ser criado e estruturado com etapas e estratégias diferentes. Foi assim que a agência teve papel fundamental nessa nova estruturação: da captação de novos clientes à venda através do Inbound Marketing.

Em 12 meses de projeto com a Job Content, foram gerados R$ 2 milhões em negócios e a possibilidade de outros R$ 4,3 milhões que estão em negociação.

Hoje a Perfil Maq produz máquinas que podem ser adaptadas às mais diversas aplicações das indústrias. Além disso, a empresa conta com um processo de marketing e vendas previsível e escalável, com leads qualificados, mais preparados para a compra.

A meta da empresa agora é ter 40% do faturamento vindo deste novo canal de vendas – e o objetivo está bem alinhado para se concretizar com a continuidade da forma de prospecção implementada, sempre com intensa pesquisa, novas ferramentas digitais e muita produção de conteúdos.

OS RESULTADOS

Com inovações e muita pesquisa, a embaladora
automática teve cinco novas versões, incorporando
a tecnologia para oferecer mais qualidade.

Com a Job Content e as estratégias certas, foi
possível educar o público comprador sobre o valor
dos produtos e das suas aplicações para cada setor.
O preço deixou de ser um empecilho, e as vendas
deslancharam. O que era preocupação, virou
números em vendas, oportunidades e ampliação
de produtos.

Uma empresa com ticket médio de R$ 250
mil como a Perfil Maq passou a conquistar todos
os dias contatos e novas oportunidades de negócio
por apenas R$ 9,55 reais em média.

A indústria Hoje

Houve ainda a incorporação de novos fornecedores gerando uma significativa redução de custos
e a partir daí, a Perfil Maq decidiu desenvolver novos produtos. Em pouco tempo, a empresa
lançou 12 novos modelos de máquinas, graças à reestruturação do processo de desenvolvimento.
A adoção de uma metodologia para planejar e executar cada projeto, bem como controlar cada
etapa rendeu resultados importantes na redução do tempo de conclusão, que girava em torno
de seis meses. Hoje a empresa consegue desenvolver um novo equipamento em
impressionantes 25 dias.

Sem querer mais aguardar o cliente chegar, a Perfil Maq contratou sete novos representantes
comerciais para atuar, em outros estados e atuar em todo o país.

Com a implementação da nova estratégia de comunicação, a Perfil Maq investiu na produção de
conteúdo, disponibilizando informações sobre manutenção industrial, gestão de qualidade,
planejamento de produção, de acordo com o conceito de inbound marketing para gerar mais
interesse e atrair potenciais clientes.

Em um ano, o site teve mais de 21 mil acessos. Outro número alcançado é uma base com 918
novos leads.

Finalmente, a Perfil Maq adotou um plano de ações inovadoras e uma carteira de projetos de
inovação, convicta de que o reconhecimento de todo esse esforço de inovação virá de forma
gradual.

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