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Como escalamos a captação para o Unilasalle-RJ: de 7 mil para 20 mil leads anuais e batemos recorde de novos alunos!

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    — Leonardo Diniz – Gerente de Marketing Unilasalle/RJ

    “Já executamos um projeto de marketing digital durante 3 anos, e eu sempre sentia falta de algo a mais. Além disso, nunca tivemos clareza dos nossos melhores canais de aquisição. Com a Job, colocamos a casa em ordem, e hoje entendemos cada canal e temos segurança de investimento muito maior”

    Com sede em Niterói/RJ, o Unilasalle-RJ faz parte de uma das redes mais tradicionais do país, além de ter presença em 80 países. As atividades da unidade no Rio de Janeiro iniciaram em 2002 e de lá pra cá, a instituição incorporou modernas salas de aula, laboratórios, salas de conferência, núcleos com atendimento à comunidade, galeria de arte e biblioteca.

    Atualmente, a unidade atende mais de 3 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação, além de extensão.

    Hoje a instituição conta com um plano de gestão, com foco em 2030, que segundo a própria entidade “atende às megatendências da educação em nível nacional e internacional”.

    O PROBLEMA

    O Unilasalle-RJ contava com um projeto de inbound marketing, porém, com inconsistências de execução que impactavam em todas as frentes do projeto: poucos leads captados em topo e meio de funil, trilhas de nutrição de leads desatualizadas no RD Station, ações de mídia paga com muitos problemas de traqueamento para otimizações.

    “Já executamos um projeto de marketing digital (inbound) durante três anos, e eu sempre sentia falta de algo a mais. Além disso, nunca tivemos clareza dos nossos melhores canais de aquisição”, afirmou o gerente de marketing da instituição.

    AÇÕES DESENVOLVIDAS

    O planejamento da instituição teve como foco principal uma reestruturação total de estratégia de conteúdos, incluindo emails, fluxos de nutrição utilizados via RD Station Marketing e com todo um processo de traqueamento do site, redes sociais e criação de públicos, trazendo inteligência e maior segurança na tomada de decisão, sem contar os resultados obtidos no processo. Esse novo processo aconteceu em paralelo com as ações práticas de campanhas e de captação de leads que precisavam continuar ativas.

    Em 2022 o trabalho foi intenso com a construção de um planejamento robusto de tráfego pago, agora com todas as etapas e leads sendo rastreados, além de todos os anúncios e campanhas serem criadas com testes A/B e UTMs, que nos possibilitou uma análise muito mais detalhada da origem das vendas, o que otimizou muito o processo.

    Novas automações para nutrição de leads também foram criadas com base em novos conteúdos que foram desenvolvidos que por sua vez também baseados na jornada de compra redesenhada para a instituição, sendo muito mais assertivo e alinhada na comunicação com a persona da instituição.

    Entramos 2023 com força total e tudo bem organizado! Utilizamos uma ferramenta para teste de carreira, para captação de leads de topo de funil, captando leads bem antes do momento de decisão. Criamos  novas trilhas de nutrição no RD Station para acompanhar esses leads e fazer a oferta no momento certo, resultado: o primeiro semestre de 2023 foi incrível!

    EVOLUÇÃO DO FUNIL

    O Unilasalle-RJ iniciou o uso da plataforma RD Station em janeiro de 2019 e hoje conta 53.205 leads (atualizado em 25.10.23).

    Resultados obtidos de 01 de agosto a 31 de julho/23:

    Somente neste período (um ano) a conta conquistou 20.885 leads. Isso significa, que descontado esse número, em 4 anos foram captados 28.810 leads – cerca de 7.200 leads/ano.

    Os números acima demonstram um melhor aproveitamento da plataforma, com um volume muito maior de leads captados e sendo nutridos para se tornarem oportunidades.

    A estrutura de nutrição de leads, contemplando todas as etapas do funil no RD Station Marketing gerou 2.107 oportunidades – resultado da entrega de leads mais qualificados para a compra.

    IMPACTOS FINANCEIROS

    “Com a Job Content, colocamos a casa em ordem, e hoje entendemos cada canal e temos segurança de investimento muito maior”

    No segundo semestre de 2022, o Unilasalle-RJ teve o maior número de leads qualificados gerados pelo marketing digital dos últimos anos, a meta era 400 matrículas, foram 614 no total, sendo 422 vindas do projeto da agência. Com leads melhores, a taxa de conversão em vendas saltou de 17% para 25%, batendo recorde histórico de vendas para o segundo semestre!

    No primeiro semestre de 2023 a meta era atingir 800 matrículas até o dia 30/05/23. Atingimos 891 matrículas no dia 30/03/23, ou seja, com 60 dias de antecedência e usamos apenas 80% da verba já aprovada para as campanhas.

    Na campanha do segundo semestre de 2023 obtivemos 8.067 leads, que converteram em 1949 inscrições e finalizaram com 491 vendas. Novamente, atingimos a meta estipulada com uma sobra de 7% da verba prevista em mídia paga.

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