Por Huggy
Em 16/10/2018

Conheça as vantagens do chat online na estratégia de marketing e por que empresas conseguem melhorar resultados automatizando o atendimento.

Está pensando em usar o chat online como estratégia de marketing? Boa escolha. Essa ferramenta pode sim ajudá-lo a obter resultados mais satisfatórios no seu site, incentivar vendas e melhorar a experiência de compra do cliente, tornando tudo mais simples e acessível.

O chat é bastante útil para complementar suas estratégias de vendas e marketing, contanto que seja usado corretamente.

Um chat online facilita o contato do visitante com a empresa

Para começar, vamos imaginar o dia a dia de duas lojas. Na primeira, o atendente está próximo ao cliente, pronto para responder dúvidas rapidamente e ajudar no processo de compra. Na segunda, o atendente está distante e o cliente precisa procurá-lo quando precisa de qualquer informação sobre o produto. Em qual das duas lojas você acredita que o cliente se aproximará da compra? Certamente, na primeira situação.

O mesmo acontece nas lojas online, sites empresariais e outros negócios que têm o próprio site. Deixar uma área de contato onde a pessoa preenche um formulário e envia um e-mail não é mais suficiente.

A resposta para esse e-mail geralmente demora a chegar e, nesse meio tempo, o consumidor pode desistir da compra ou escolher o produto do concorrente. Quem utiliza um chat online como estratégia de marketing resolve esse problema facilmente. Em vez de passar por um longo processo para saber algo, seu lead pode simplesmente enviar uma mensagem no chat. É rápido, fácil e substitui os formulários de contato perfeitamente.

É importante lembrar que, quanto mais ações um lead tem que fazer para chegar ao seu objetivo, maior a chance dele desistir. Por isso você deve tentar evitar que ele precise entrar em contato com um formulário longo ou abrir o aplicativo de e-mail para enviar uma mensagem. O chat é a maneira mais prática de garantir essa interação essencial entre o comprador e a empresa.

Respostas imediatas ao cliente

Além de ser fácil entrar em contato via chat, ele também possibilita respostas rápidas ou até imediatas. Ao utilizar o chat online como estratégia de marketing, é possível deixar uma mensagem de boas-vindas automática.

Assim que o lead entra na página, ele pode ler uma mensagem no chat dizendo: “Bem-vindo ao site X, como posso ajudar?” ou “Quer saber mais sobre nossas opções de pagamento? Estou aqui para ajudar”. Ou seja, ele percebe que existe alguém disponível e pronto para ajudar.

Em um mundo conectado, as conversas por chat online trazem agilidade para a interação. Quem usa automação consegue isso e aumenta as taxas de conversão do site. O cliente tem um problema, pergunta e recebe a resposta imediatamente. É muito melhor que precisar ligar ou esperar uma resposta por e-mail!

A automação é excelente, especialmente para quem busca aproveitar o chat online como estratégia de marketing. Ela melhora a satisfação do cliente e o incentiva a fazer a compra com segurança.

Mais interações do que por outros meios de comunicação

Usando a automação, é possível configurar uma mensagem de boas-vindas para o seu site. Logo que o cliente entra na home, ele vê a mensagem e lembra que gostaria de perguntar algo a respeito de um produto que viu na última visita. Nesse momento, ele digita a mensagem e a interação começa.

Será que o mesmo aconteceria por e-mail? Provavelmente não, pois nem todo mundo está disposto a passar todo o trabalho de começar uma interação por e-mail. É bem mais simples enviar a mensagem por chat.

Aproveitando essa vontade natural de conversar usando chat online como ferramenta de marketing, é possível conhecer mais o público. Quanto maior o número de interações, maior a quantidade de informações dos clientes e potenciais clientes.

Além disso, pode-se usar o chat como forma de engajar o público com seu produto. Ele se sente acolhido ao perceber que existe um consultor, ou chatbot, disponível 24 horas por dia para resolver seus problemas. Isso é o mesmo que melhorar a satisfação, a confiança e aumentar as chances de venda.

Ajuda a melhorar o site e atendimento

Seu chat recebe as mesmas dúvidas todos os dias? Talvez alguma informação não tenha ficado tão clara na página de vendas. Apesar de o chat online estar ali para resolver esse problema, o ideal é rever o site e deixar as informações mais claras. O chat é uma excelente estratégia de venda, mas quanto menos dúvidas o lead tiver na hora da compra, melhor.

De qualquer maneira, é graças à grande quantidade de interações no chat que você consegue informações para melhorar seu site. Mesmo as reclamações servem como guia para compreender o que está errado e pode melhorar para uma excelente experiência de compra.

O chat como estratégia de marketing ajuda, inclusive, a melhorar o próprio marketing. Ele permite o teste das abordagens e formas de comunicação com o cliente a fim de saber quais são as mais adequadas. Tudo isso de maneira simples, rápida e fácil para o próprio cliente. Você não está lançando um teste A/B em um site onepage de vendas que demora e custa caro para fazer, mas sim alterando a linguagem do chatbot. É bem mais simples.

Incentiva o cliente a continuar o funil de compra

Nada melhor para incentivar uma compra do que criar uma relação de confiança entre as duas partes. É isso que o chat online como estratégia de marketing faz pela sua empresa. Além de melhorar a comunicação, ele deixa o cliente mais seguro para a compra.

O motivo é simples: em vez de esperar respostas e ficar com dúvidas sobre tudo, o lead consegue respostas rápidas e eficientes para seus problemas. Ou seja, percebe que a empresa está tentando ajudá-lo em todos os estágios da compra e que é uma fonte confiável. No fim das contas, está pronto e munido das informações que precisa para comprar!

Por tudo isso, o chat online é capaz de turbinar sua estratégia de marketing digital e melhorar o relacionamento entre empresas e seus consumidores por meio da excelência no atendimento. Quer tirar a prova? Conheça o chat online da Huggy e faça o teste!

Diante de diversas mudanças, o que a sua empresa tem feito para vender mais?

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