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Chatbot de whatsapp: gere novas oportunidades de negócio de forma recorrente, eficiente e automatizada.

Integre ainda o whatsapp com ferramentas de CRM e automação de marketing.

Faça do whatsapp uma ferramenta de vendas automatizada no B2B.

O whatsapp é uma realidade no ambiente B2B para atração e qualificação de leads:

o uso de chatbot de whatsapp deixou de ser uma realidade somente de grandes redes de varejo! Empresas B2B podem automatizar o atendimento em vários níveis e até o suporte, permitindo que os chatbots coletem informações dos leads potenciais como nome, email e interesses preliminares em produtos ou serviços. Isso facilita e agiliza a qualificação automatizada desses contatos, identificando rapidamente aqueles que têm maior potencial de conversão.

Atendimento ágil, personalizado, 24 horas:

No cenário atual, a agilidade no atendimento é crucial para conquistar leads. Além disso, existe a urgência em reduzir a necessidade de ação humana em atividades automatizáveis, para otimizar a mão de obra em atividades mais estratégicas – em especial nos setores de marketing e vendas.
O chatbot de whatsapp oferece um atendimento rápido e disponível 24 horas por dia, sem necessidade de intervenção humana imediata. Com respostas automáticas e personalizadas, a ferramenta cria uma experiência fluida para os usuários, aumentando o engajamento e melhorando a percepção da marca.

Integração de conversas com CRM e outras automações:

Outro benefício do uso de chatbot de whatsapp é a capacidade de integrar a ferramenta com sistemas de CRM e automação de marketing. Isso permite que os dados coletados pelo chatbot sejam usados para nutrir leads em campanhas futuras, mantendo os clientes engajados ao longo do tempo. A integração possibilita um fluxo de trabalho contínuo entre a captura de leads e o acompanhamento, otimizando as oportunidades de conversão.

Ferramentas integradas de marketing e vendas trazem geram mais receita para o seu negócio!

Consultoria

R$ 42  milhões em vendas
entre jul/23 e jul/24 para leads perdidos, resgatados por automação

Indústria

Tráfego orgânico no site:
19% – semestre 01/22
Saltou para 57% no semestre 01/24

Software e
Tecnologia

Incremento de vendas com Inbound:

Faturamento 31,04% maior
em jul/24 em relação a jul/23

Indústria

Crescimento de fatia de tráfego orgânico!
Aumento de 348% nas visitas em relação a 2024 Crescimento de 80,05% no volume de palavras-chave

Uma estratégia de chatbot de whatsapp pode transformar a forma que a sua empresa capta e se relaciona com novas oportunidades de negócios!

Entenda o comportamento do seu público no whatsapp

Um ponto bem relevante a se destacar é que: o whatsapp, mesmo muito difundido e amplamente utilizado de forma automatizada, e também no mundo dos negócios, continua sendo considerado pelo usuário uma ferramenta conversacional extremamente pessoal. É isso mesmo! Então a premissa essencial é: você precisa autorizar mas não ser invasivo, e ser relevante. Assim, é fundamental entender o comportamento do seu público: em quais momentos ele usa o whatsapp? qual é o tipo de material que em geral ele prefere receber por este canal? conteúdos educativos valem ou o que mais adere são as ofertas? Este mapeamento precisa ser feito de forma antecipada.

Mapeie fluxos de nutrição personalizados e intuitivos

Seguindo na linha do item anterior, a criação de fluxos de conversas precisa ser bem estruturada no chatbot para whatsapp. Esses fluxos de conversação precisam ser intuitivos, fáceis de seguir e focados nas necessidades do usuário. Evite diálogos longos e complexos, e ofereça opções claras que guiem o cliente pela jornada de atendimento. Perguntas de múltipla escolha, respostas rápidas e menus interativos são maneiras eficazes de tornar a interação mais dinâmica e eficiente.

Experiência do usuário personalizada

Apesar de ser uma automação, o chatbot de whatsapp deve oferecer uma experiência personalizada. Isso pode ser feito coletando informações como nome, preferências e histórico de interações anteriores. Uma saudação personalizada e o uso de dados já fornecidos tornam a experiência mais agradável e próxima, aumentando as chances de conversão. Além disso, a personalização permite que o chatbot ofereça recomendações específicas de produtos ou serviços com base no perfil do cliente.

Qualificação de leads automatizada

Um dos maiores benefícios do chatbot de whatsapp é a capacidade de qualificar leads automaticamente. O chatbot pode fazer perguntas direcionadas para identificar o nível de interesse para compra de cada lead. Perguntas como “Qual o seu orçamento?”, “Em qual fase do projeto você está?” ou “Qual serviço você está buscando?” ajudam a classificar os leads de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, a equipe de vendas pode focar em leads mais qualificados e prontos para conversão, otimizando o tempo e os recursos.

Interações 24 horas por dia, 7 dias por semana

Um dos grandes diferenciais dos chatbots é a capacidade de oferecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao estar disponível a qualquer momento, o chatbot de whatsapp garante que potenciais clientes possam interagir com a empresa no horário que for mais conveniente para eles. Isso é especialmente útil em situações onde o cliente busca informações fora do horário comercial, e isso é muito válido também para a realidade do mercado B2B. A disponibilidade constante aumenta as chances de captar leads e manter os usuários engajados, independentemente do horário.

Com novos canais de atendimento e interação, as chances de conversão só aumentam!

Em 2019 a indústria no ramo de equipamentos de movimentação logística faturava R$ 2,4 milhões anuais, captando leads diretamente de campanhas em Google ADS e prospecção ativa. Não utilizavam ferramenta de CRM e nem de automação de marketing para nutrição e melhor aproveitamento dos leads captados, assim, a base de contatos acabava se perdendo. Após a implementação do projeto inbound, o crescimento do faturamento não parou mais: 2022: R$ 28 milhões/ano |  2023: 33 milhões/ano.

Aprenda mais com a Job sobre Inbound Marketing!

Quer implementar uma estratégia de chatbot de whatsapp? A Job Content pode ajudar você!

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