Por Job Content
Em 29/08/2019

Conforme o seu avanço, a tecnologia vêm se mostrando cada vez mais importante para o comércio. Os chatbots, por exemplo, são a representação tecnológica da IA (inteligência artificial), e são recursos que podem ser bem explorados pelo e-commerce.

Com um faturamento de R$ 53,2 bilhões em 2018, a expectativa é que em 2019 o crescimento desse segmento seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen. 

Uma área que movimenta tanto dinheiro assim passa por mudanças ao longo do tempo, e agora, na era da inteligência artificial, os chatbots são ferramentas com um grande potencial de melhorar os negócios.

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Pensando nisso, separamos este conteúdo mostrando as funcionalidades dos chatbots e como eles podem, de diversas formas, aumentar as vendas do seu e-commerce. Acompanhe:

Entenda o que é um chatbot

Chatbot é um programa de computador que por meio da inteligência artificial, consegue realizar conversas com usuários de aplicativos ou outras plataformas. É algo muito visto nos sites de compra.

Exatamente aí está a relação do ponto central deste artigo. Uma definição para essa IA pode ser de um assistente. Ele interage com pessoas por meio de mensagens de texto automatizadas, auxiliando o cliente no processo de compra e sanando suas dúvidas.

É comum navegar pela internet e se deparar com um chat abrir assim que a página carregar. Geralmente a mensagem é uma saudação seguida de um “como posso ajudar?”

Essa é a exata aplicação de um chatbot que, neste caso, está programado para que funcione antes mesmo de você pedir por ajuda. Isso torna a experiência de navegação mais agradável. 

Aplique o chatbot no e-commerce

Agora que ficou claro o que é um chatbot e como funciona, é possível entender sua relação com o e-commerce. Como o próprio exemplo dado acima, ao entrar em um site de vendas online um chat aparece oferecendo ajuda.


Essa ação é ocasionada pela programação do bot que, ao invés de esperar que o usuário procure por ele, vai até ele oferecendo ajuda. 

Para o e-commerce, esse tipo de bot causa um impacto positivo. Além de garantir um atendimento satisfatório aos usuários, pode ser o responsável por um crescimento nas vendas.

Por ter uma base de perguntas construídas no seu banco de dados, a gestão empresarial deve ser responsável por preparar os chatbots para que consigam responder as possíveis dúvidas dos usuários. 

Então, por mais que os usuários possam ter uma série de questionamentos, elas serão limitadas, de certa forma, ao produto. 

Cabe a administração do e-commerce se preparar para essas questões e atualizar constantemente as respostas automáticas de acordo com novas perguntas que surgirem. 

Melhore seu e-commerce

Os chatbots têm o potencial de melhorar o seu e-commerce. Essas inteligências artificiais são configuradas para que possam responder às dúvidas dos usuários e ajudar na jornada de compra.

Esse atendimento personalizado torna a pesquisa do potencial cliente mais agradável. Responder às dúvidas dos usuários é uma das respostas para a pergunta: como vender mais?

Os avanços tecnológicos são responsáveis por diversas áreas, e no que se refere às vendas, providenciam novos caminhos para que as empresas se comuniquem com o seu público-alvo.

Essas mudanças ocasionam em maiores possibilidades de venda que, se bem trabalhadas, aumentam o volume de negócios e aumentam o lucro do seu e-commerce. 


Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.