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ToggleSaiba qual é a importância da distribuição de conteúdo para alcançar bons resultados em uma estratégia de marketing e veja como realizar!
Você com certeza já ouviu falar sobre a importância da produção de conteúdo para uma estratégia de sucesso no marketing digital. No entanto, essa é apenas a primeira parte do trabalho necessário para alcançar os resultados desejados.
A próxima etapa, tão importante quanto a produção dos materiais, é fazer a distribuição de conteúdo.
Todos os dias milhares de conteúdos são produzidos, nos mais diversos formatos sejam blogposts, infográficos, vídeos, podcasts ou ebooks. Com a produção de conteúdo de qualidade e aplicando as técnicas de SEO, é possível que o conteúdo alcance uma boa posição no Google. Além disso, leva tráfego para o seu site.
No entanto, essa é apenas uma das formas de distribuir o conteúdo. Você deve usar esse ativo tão importante e trabalhar para que ele chegue ao maior número possível de pessoas, dentro da estratégia traçada.
Veja a seguir a importância da distribuição de conteúdo e como fazer essa distribuição em diferentes canais!
O que é distribuição de conteúdo?
O primeiro passo para alcançar resultados na distribuição de conteúdo é produzir um material de qualidade, que atenda as dores e necessidades da sua persona. Então, é essencial que você tenha a persona bem definida, pois isso servirá de insumo para a produção de conteúdos alinhados.
Porém, de nada adianta produzir um conteúdo de qualidade, rico em informações, se ele não for distribuído. È importante que a sua persona visualize o seu conteúdo em algum canal, para perceber sua importância e benefícios. Caso contrário o conteúdo ficará lá parado no blog, sem nenhuma interação ou engajamento.
Desta forma a distribuição de conteúdo é uma estratégia de marketing elaborada e segmentada para fazer o conteúdo chegar a mais pessoas. O objetivo maior é formar público ou aumentar a base de leads, por exemplo.
Quando falamos da distribuição orgânica, podemos considerar o próprio blog da empresa, e também a divulgação desse conteúdo em redes sociais ou e-mail marketing. No entanto, também é possível optar pela mídia paga, para impactar mais pessoas e trazer mais público para o seu site.
Ou seja, de forma resumida, a distribuição de conteúdo pode ser entendida como a estratégia adotada para que os conteúdos produzidos pela sua empresa – independente do formato – possam chegar a mais pessoas.
Qual a importância da distribuição de conteúdo?
A distribuição de conteúdo tem dois objetivos principais: o primeiro é divulgar os conteúdos em diversos meios, como as redes sociais e os e-mails.
O segundo é criar um relacionamento e engajamento com a sua persona por meio dessa distribuição de conteúdo. Além disso, você fortalece os laços e cria um elo de confiança. Já que não oferece somente ofertas, mas conteúdo de qualidade que é útil para resolver o problema da persona.
Além disso, por meio da distribuição de conteúdo você consegue construir públicos para seus anúncios, e fazer uma oferta para essas pessoas quando chegar o momento certo. Desta forma, terá pessoas muito mais alinhadas e preparadas para compra, pois você já possui um relacionamento com elas.
Por isso, a distribuição dos conteúdos é tão importante e fundamental para uma estratégia de marketing.
Quais são os benefícios da distribuição de conteúdo?
Os benefícios da distribuição de conteúdos são inúmeros, mas os principais são:
- Audiência;
- Autoridade;
- Credibilidade;
- Escala;
- Público qualificado;
- Pessoas querendo comprar o seu produto;
- Gerar demanda para o seu negócio;
Trabalhar com a distribuição de conteúdos de topo pode gerar mais visitas em seu site. Estando em seu site, esses visitantes têm a possibilidade de converter e se tornarem leads. Assim, essas pessoas entram na sua base de contatos, e você inicia um relacionamento mais próximo com elas.
Já quando distribuímos um conteúdo de fundo, é possível impactar pessoas que já estão no momento de compra, gerando mais demanda para o seu negócio. Portanto, você pode perceber que a distribuição e conteúdo traz muitos benefícios, em todas as etapas do funil.
Quais são os meios para distribuição de conteúdo?
Para distribuição de conteúdo na internet, é possível utilizar vários canais e diferentes formatos para alcançar mais pessoas. Mas, em essência, os conteúdos podem ser distribuídos por meio de mídia orgânica, mídia paga ou mídia própria. Saiba mais sobre cada um deles:
Mídia orgânica
A mídia orgânica é o tipo de mídia em que não é necessário pagamento para que o conteúdo seja distribuído. Ou seja, você é encontrado nos mecanismos de busca e nas redes sociais sem utilizar anúncios pagos. Para isso, é preciso produzir conteúdos relevantes e que engajem o público.
Para ser encontrado nos mecanismos de busca e tornar a mídia orgânica mais eficiente, também é importante apostar em técnicas de SEO.
A mídia orgânica normalmente exige um trabalho de longo prazo para trazer resultados. No entanto, esse resultados são duráveis e trazem benefícios para o seu negócio por muito tempo.
Mídia paga
A mídia paga é quando você paga pela divulgação ou distribuição daquele material nos mais diversos canais e formatos. Dentro do marketing digital você pode impulsionar suas publicações nas redes sociais e também fazer anúncios patrocinados no Google.
A vantagem da mídia paga é que ela traz resultados mais rápidos, até que você construa o seu tráfego orgânico. Entretanto, os resultados só existem enquanto você estiver investindo.
Mídia própria
A mídia própria é produzir e divulgar conteúdo em seu próprio canal. Ou seja, blog, site, ou qualquer outro formato usando recursos próprios, e não uma plataforma de terceiros, como no caso das redes sociais, por exemplo.
Então, a dica é criar um canal eficaz para divulgação, como por exemplo uma lista de contatos no WhatsApp e uma base de email marketing. Desta forma, você pode construir um relacionamento próximo com esse público.
Quais os canais para distribuição do seu conteúdo?
No tópico anterior, você entendeu um pouco melhor sobre mídia paga, orgânica e própria. No entanto, dentro de cada uma dessas denominações, existem muitos canais que podem ser utilizados na sua estratégia de distribuição de conteúdo. Confira:
Blog
Para quem trabalha com marketing digital, é essencial ter um blog para divulgar seu conteúdo. Pois, é uma mídia própria que permite flexibilidade na linguagem, configuração, layout, entre outros detalhes que podem ser personalizados e mudados ao longo do tempo.
Através da conexão direta com as redes sociais e a otimização de SEO, é possível criar materiais gratuitos para atrair visitantes, aumentar suas visitas no site e também a lista de contatos, por meio das conversões.
Email marketing
O email marketing,é uma forma antiga, mas eficiente de distribuir conteúdo e que tem muita influência sobre o consumidor. Ele permite que você possa ofertar uma newsletter, em que os contatos recebem emails com os últimos conteúdos produzidos, promoções, novidades, dicas, etc.
Assim você mantém uma relação mais próxima com sua base de contatos, enviando conteúdo diretamente para a caixa de entrada do lead, gerando engajamento e vendas por meio de emails bem elaborados usando a estratégia certa.
Redes sociais
As mídias sociais são essenciais para fazer a distribuição de conteúdo, pois nas redes é possível alcançar um público muito grande. Você consegue utilizar tanto a mídia orgânica, por meio de postagens para os seguidores das páginas da empresa, como a mídia paga através de anúncios, para que mais pessoas possam visualizar seus conteúdos.
Google Ads
O Google Ads possibilita fazer anúncios com o intuito de alcançar as pessoas no momento em que elas estão pesquisando por determinado assunto. Assim, criar campanhas no Google Ads é uma alternativa para divulgar conteúdo de forma segmentada, direcionada e mensurável.
Landing pages
Outra forma de divulgar o seu conteúdo e conseguir uma lista com mais leads é criando uma landing page. Ela pode oferecer algum bônus para a pessoa deixar seu email, seja um ebook, aula online ou webinar, por exemplo. E então a pessoa deixa seus dados para poder acessar o material.
Essa é a melhor opção para distribuir conteúdo de qualidade e ainda obter sua própria lista de contatos. Assim podem ser trabalhados de acordo com a estratégia, podendo se tornar clientes..
Como realizar a distribuição de conteúdo?
Agora que você já entendeu a importância da distribuição de conteúdo e quais canais podem ser utilizados para a distribuição, acompanhe algumas dicas para aumentar o alcance de seus conteúdos.
Produza conteúdo de qualidade
Para trazer resultados, toda estratégia de marketing de conteúdo precisa da produção de conteúdos de qualidade e alinhados às necessidades da sua persona e público-alvo.
Otimize os conteúdos para SEO
Além de produzir conteúdos de qualidade é preciso otimizar para SEO, para que assim possam rankear nos mecanismos de busca. Para isso é preciso usar corretamente as palavras-chave, links internos e externos, imagens no texto e otimizar a URL, entre outros fatores.
Outra dica importante é utilizar os títulos e subtítulos corretamente, para deixar seu conteúdo escaneável. Assim, o conteúdo pode aparecer nos primeiros resultados do Google e vai atrair mais visitas para seu site.
Promova os conteúdos por meio da mídia paga
Com a otimização dos conteúdos, você pode conquistar bons resultados no tráfego orgânico. Porém, como já mencionei, normalmente o tráfego orgânico é um trabalho de longo prazo. E, por isso, contar com a mídia paga é essencial para trazer mais resultados.
Com este investimento você consegue alcançar mais pessoas e aumenta suas chances de atrair visitantes e posteriormente vender mais.
Atraia um público parecido ao que visita seus posts
Quando um visitante entra em seu site, ou mesmo interage com suas publicações nas redes sociais, é possível rastreá-lo, por meio do Pixel do Facebook. A partir disso, você pode fazer anúncios para essas pessoas, e também encontrar um público semelhante para trabalhar em suas campanhas.
A distribuição de conteúdo é um dos segredos para o sucesso de uma estratégia de marketing, mas precisa de planejamento e organização para funcionar.
Para montar a sua estratégia de distribuição, é preciso avaliar a qualidade do conteúdo, a frequência de produção e de distribuição deste conteúdo. Outro ponto importante é verificar o estágio do funil que será trabalhado.
Assim, você consegue acompanhar os resultados e entender se o público que recebe seus conteúdos está alinhado com o que sua empresa busca.
Ainda tem dúvidas de como aplicar isso no seu negócio? Preencha o formulário abaixo e entre em contato com um de nossos especialistas.