Por Andressa Kátia Laux
Em 22/03/2018

Quer impactar o seu público nas redes sociais de maneira mais efetiva? Então esse conteúdo é para você. Aprenda qual opção é a mais indicada para o seu negócio.

Sabemos que está cada vez mais difícil conseguir um lugar de destaque no feed do Facebook. Isso porque, além da grande concorrência que os negócios já enfrentavam para disputar a atenção do seu público nas redes sociais, algumas mudanças no algoritmo do Facebook comprometeram, ainda mais, a exposição orgânica das marcas no feed de notícias do seu público. 

Para você ter uma ideia, menos de 3% do seus fãs é impactado pelos conteúdos compartilhados na página do seu negócio. Logo, não basta apenas desenvolver publicações com visual agradável. 

Mas o que podemos fazer para alcançar nossa audiência e atingir resultados? A resposta é simples: investir em anúncios. Portanto como fazer anúncios no facebook?

Quem começa anunciar no Facebook, se depara com duas opções para criar um anúncio. Se você é administrador de uma página, já deve ter percebido o botão “Impulsionar Publicação” logo abaixo dos seus anúncios. Mas você sabe como fazer anúncios no Facebook e qual é a diferença de promover um conteúdo usando este botão ou o gerenciador de anúncios do Facebook?

Na teoria ambos servem para promover seu conteúdo, mas na prática a principal diferença são os recursos e possibilidades que temos ao usar cada um. Ficou em dúvida de qual é a ferramenta mais indicada para o seu negócio? Então confira para que serve cada opção e as quatro diferenças essenciais entre elas.

 

O que é o gerenciador de anúncios do facebook?

O gerenciador de anúncios, antigo power editor, é uma ferramenta disponível no Facebook Ads que permite que você crie e veicule anúncios no Facebook.

De maneira bem simples, os anúncios podem ser definidos como anúncios publicitários que são exibidos na lateral da timeline, na própria linha do tempo, dentro da fanpage ou em grupos do facebook. 

Por meio do gerenciador de anúncios você pode produzir campanhas, definir seus objetivos e segmentar o público que será impactado pelos seus anúncios, tornando suas campanhas mais eficientes. Além de poder analisar em tempo real o seu desempenho. 

 

Qual a função do botão impulsionar do facebook?

O impulsionamento de publicações é a forma mais simples de anunciar no Facebook. A essência do botão é servir como uma maneira rápida de alcançar um público maior, a partir de investimentos financeiros na plataforma.

Ao impulsionar uma publicação você poderá determinar quem deseja alcançar, o orçamento máximo que você quer gastar e por quanto tempo a publicação deve ser impulsionada.  

Uma vez impulsionada, a publicação é exibida no feed de notícias dos seus fãs como um anúncio.   

 

Qual a diferença do gerenciador de anúncios para o botão impulsionar?

Embora a aparência de uma publicação impulsionada seja semelhante a de um anúncio feito no gerenciador de anúncios do Facebook, existem personalizações que só podem ser feitas por meio do gerenciador.

 

1. Quantidade de anúncios que podem ser criados

Enquanto o  botão “Impulsionar Publicação” permite promover um anúncio por vez, o gerenciador nos dá a opção de publicar vários anúncios, nesse caso podemos testar as imagens e textos utilizados na publicação, pois somente a partir de testes é possível ter certeza sobre qual abordagem funciona melhor.

A vantagem de veicular vários anúncios ao mesmo tempo é que você pode analisar diferentes variações e entender qual abordagem funciona melhor para o seu público.

 

2. Opções para o direcionamento do anúncio

Como fazer anúncios no Facebook direcionando para o público que eu desejo atingir?

Dentro do gerenciador de anúncios do Facebook, nós podemos escolher qual é o objetivo do anúncio. Existem diversas opções como: envolvimento com a publicação, visualizações do vídeo, geração de cadastros, conversões e muitas outras. Neste aspecto, o gerenciador leva vantagem, pois dependendo do tipo de conteúdo, o objetivo do anúncio será diferente.

O botão “Impulsionar Publicação” é utilizado apenas para gerar engajamento e dar visibilidade, ele não gera uma conversão específica.

 

3. Anúncios que não se comportam como posts

Quando você impulsiona um conteúdo pelo botão, obrigatoriamente este conteúdo precisa estar postado na fanpage da sua marca.

Já pelo gerenciador não é necessário. Nele podemos fazer o que chamamos de dark post, que é uma publicação que foi criada em uma campanha de anúncios do Facebook e não usou um conteúdo já publicado na página. 

Essas postagens irão aparecer especificamente para o público que foi segmentado.

Mais uma vez a vantagem desse tipo de publicação é criar testes para descobrir e entender melhor o que dá resultado com seu público.

 

4. Como fazer anúncios no Facebook: opções de pagamento

Ao impulsionar pela primeira vez uma publicação na sua fanpage você deverá definir qual será a forma de pagamento dos próximos impulsionamentos. A forma de pagamento  escolhida vai determinar como os anúncios serão pagos. 

Hoje existem duas formas de pagamento disponíveis na plataforma, os pagamentos automáticos e os pagamentos manuais, veja como funciona cada um. 

  • Pagamentos Automáticos 

Para usar a configuração de pagamentos automáticos você deve configurar na conta um cartão de débito ou crédito. Toda vez que a sua conta atingir determinado valor e chegar a data do vencimento os gastos serão lançados na sua fatura.  

  • Pagamentos Manuais 

Já os pagamentos manuais são realizados através de boletos bancários. Quando você opta por essa forma de pagamento a cada impulsionamento que você fizer, deverá realizar o pagamento de uma fatura. 

Ao escolher o orçamento impulsionando, você vai definir o valor que deseja gastar por dia, isso significa que o Facebook vai entregar seu conteúdo e te cobrar de acordo com o valor estipulado por você

Já no gerenciador de anúncios, você poderá pagar por número de vezes que seu anúncio foi impresso, pelo número de conversões realizadas ou pelo número de cliques recebidos.

Neste caso, a cobrança será feita de acordo com o objetivo de campanha escolhido. 

  • CPA ou Custo por Ação: de acordo com a ação do usuário;
  • CPC ou Custo por Clique: por clique na sua chamada para ação;
  • CPM ou Custo por Mil Impressões: a cada mil exibições do seu anúncio. 

Quando você escolhe investir em anúncios por meio do gerenciador, você também irá definir um teto máximo para os gastos da plataforma. 

No entanto, a plataforma vai entregar o seu conteúdo de acordo com a performance do dia, logo o valor diário pode variar.

 

Quando usar o gerenciador de anúncios e quando usar o botão impulsionar publicação?

Isso vai depender do objetivo do anúncio. O botão “Impulsionar Publicação” dá destaque para um conteúdo só, é um jeito de atrair a atenção de clientes ou potenciais clientes e aumentar o alcance. 

Ou seja, se o seu objetivo é só engajamento, essa é uma boa opção. Outra vantagem do botão é a simplicidade da ferramenta, que é bem intuitiva.

Mas se você quiser criar vários anúncios com foco em conversão e mais objetivos de campanha, é melhor usar o gerenciador de anúncios, pois essa ferramenta é muito mais completa e oferece muito mais opções para segmentar seu público e promover seu conteúdo sem que ele precise aparecer na timeline da sua página.

O que em nenhum momento deve ser uma dúvida para você é a necessidade de trabalhar as redes sociais da marca na sua estratégia. 

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer anúncios no Facebook? Agende uma consultoria com um de nossos especialistas.

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Sumário
Gerenciador de anúncios ou botão impulsionar, qual escolher?
Título do Artigo
Gerenciador de anúncios ou botão impulsionar, qual escolher?
Descrição
Quer impactar o seu público nas redes sociais de maneira mais efetiva? Então esse conteúdo é para você!
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Marketing no Facebook

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