Marketing B2B: uma estratégia para gerar leads mais qualificados e reduzir o esforço na aquisição de novos clientes.
Ações conjuntas de marketing B2B podem gerar uma comunicação efetiva e uma geração de oportunidades recorrentes para o seu time comercial, entenda como!
Uma estratégia personalizada para atrair leads mais qualificados.
O marketing B2B vai ajudar a atrair clientes mais qualificados:
o marketing B2B é uma ferramenta fundamental para empresas com processos de vendas mais complexos, pois permite atrair clientes potenciais mais qualificados. Com estratégias direcionadas, como o inbound marketing, as empresas podem se conectar diretamente com o seu público-alvo, oferecendo soluções mais adequadas para suas necessidades, em geral mais específicas. Todo esse processo melhora a geração de leads mais alinhados e aumenta as chances de conversão.
Fortalece a marca e gera maior confiança:
No mercado B2B, a confiança e a reputação da marca têm um peso ainda maior no processo de decisão. O marketing B2B ajuda a fortalecer a imagem da empresa ao posicioná-la como referência no seu segmento. Estratégias como a produção de materiais ricos, cases de sucesso e conteúdos de educação no blog ajudam a construir essa credibilidade – e toda essa informação é muito importante já que as decisões de compra no B2B tendem a ser mais complexas e baseadas em muita coleta de informações.
Cria relacionamento de longo prazo:
Ao contrário do B2C, em que as compras podem ser pontuais, no B2B os relacionamentos são de longo prazo. O marketing B2B permite que as empresas criem estratégias de nutrição de leads e manutenção de relacionamento com os clientes ao longo do tempo, usando automação e conteúdo relevante. Isso também ajuda a fidelizar os clientes atuais e ainda aumenta as chances de indicações e renovações de contratos.
O marketing B2B gera resultados consistentes para os clientes da agência, confira!
Consultoria
entre jul/23 e jul/24 para leads perdidos, resgatados por automação
Indústria
19% – semestre 01/22
Saltou para 57% no semestre 01/24
Software e
Tecnologia
Incremento de vendas com Inbound:
em jul/24 em relação a jul/23
Indústria
Aumento de 348% nas visitas em relação a 2024 Crescimento de 80,05% no volume de palavras-chave
O caminho para que o marketing B2B gere resultados para a sua empresa!
1°
Mapeamento profundo do seu público-alvo
Ponto de partida para esperar bons resultados de uma estratégia de marketing B2B é um planejamento que contemple um mapeamento assertivo do seu público-alvo corporativo. As decisões de compra no B2B são complexas e geralmente envolvem múltiplos decisores, cada um com suas próprias preocupações e interesses. É importante mapear: cargo, desafios, metas e fatores que foram cruciais para a tomada de decisão pela compra do produto ou serviço da empresa em questão. Quanto mais uma empresa conhece seu público, mais direcionadas e eficazes serão suas estratégias de comunicação.
2°
Persona mapeada: construa conteúdo relevante
A produção e distribuição de conteúdo são pilares fundamentais do marketing B2B. Empresas deste segmento precisam investir em conteúdos valiosos que educam e resolvem problemas da sua persona. Essa produção de conteúdos inclui a criação de materiais ricos, emails, blog posts – todos construídos a partir de uma estratégia que contemple todas as etapas do funil de decisão dessa persona. Quando o conteúdo é alinhado às necessidades e dores do cliente, ele demonstra autoridade e conhecimento no setor, e faz com que o público-alvo avance na sua jornada de decisão.
3°
Use automação para agilizar e escalar o processo de marketing B2B
A automação de marketing permite que empresas escalem suas estratégias de entrega de conteúdos e segmentação de públicos, com a personalização necessária para conquistar clientes B2B. Aqui entram em cena as ferramentas de automação, como o RD Station Marketing, que ajudam a segmentar a comunicação e personalizar o conteúdo com base nos comportamentos pré-definidos do lead, pré-definidos na estratégia. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do cliente, mas também aumenta a eficiência, pois permite que a equipe de marketing acompanhe várias interações de maneira organizada e focada.
4°
Uso correto e melhor performance de cada canal
Os canais digitais são fundamentais para a estratégia de marketing B2B, mas eles precisam ser utilizados da forma mais correta e eficiente possível. Sem um funil bem estruturado, qualquer investimento pode se tornar um prejuízo. Plataformas como LinkedIn, Google Ads ou Meta ADS oferecem oportunidades valiosas para alcançar o público corporativo de qualidade, desde entreguem o conteúdo mais alinhado para aquele formato de canal e momento em que o usuário está utilizando. O LinkedIn, por exemplo, é uma ferramenta importante para segmentação de profissionais e tomada de decisões B2B. Já no Google, a otimização para (SEO) garante que o conteúdo da empresa seja encontrado por clientes em potencial quando eles estão pesquisando soluções específicas. A escolha dos canais certos e a consistência nas mensagens são cruciais para maximizar o impacto das campanhas.
5°
Análise e otimizações
A análise de dados é essencial para o sucesso do marketing B2B. É preciso monitorar constantemente os resultados de ações e campanhas para identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Métricas como custo por lead, custo de oportunidade, de taxa de conversão, são indicadores importantes para medir o avanço do projeto e novas oportunidades de investimento. Outro fator importante é o acompanhamento e feedbacks constantes do time comercial da empresa. Os feedbacks do vendas sobre o comportamento dos leads durante o processo de negociação, permitem que o time de marketing possa ajustar ações e entregar leads ainda mais preparados para o momento da compra.