Na sua jornada como empresário, você deve ter ouvido inúmeras vezes como é importante ter uma relação próxima com seus clientes, não é mesmo?

Ao fazer o relacionamento com o cliente uma das prioridades, a empresa encontra mais oportunidades de crescimento. Afinal, busca conhecer a fundo seus consumidores e os tipos de relação existentes, comunicando-se adequadamente para atender às suas expectativas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você compreender como funciona o marketing de relacionamento e por que estabelecer uma relação forte e vantajosa, investindo em marketing de relacionamento, é essencial para a saúde do seu negócio. Acompanhe!

Por que é importante manter um bom relacionamento com a sua clientela?

Você certamente conhece a resposta: ter uma boa relação com seus clientes faz o negócio crescer.

Quando a empresa conhece sua clientela a fundo, é capaz de entender e oferecer exatamente o que seu consumidor precisa, ajudando-o a resolver algum problema com uma solução relevante e adequada às suas necessidades. Logo, ai está a importância de fidelizar clientes.

Ao manter um bom relacionamento com os potenciais e atuais clientes, a empresa fica na sua memória. Isso é fundamental para aumentar as vendas e fazer o negócio crescer. Quando decidir realizar uma compra, o consumidor certamente optará pela marca que o ajudou a solucionar dúvidas e superar desafios.

É possível manter esse relacionamento de forma permanente?

Agora que você já conhece a importância da relação com o cliente, deve estar se perguntando: como conhecer cada um deles e oferecer os conteúdos e ofertas adequados? Como criar e manter um relacionamento por um longo tempo?

Para ser bem-sucedido nessa missão, é preciso acompanhar o consumidor em toda a sua jornada de compras. Atrair o potencial cliente no momento em que necessita resolver uma questão ou desejo, oferecendo conteúdos que solucionem seus problemas e o mantenham próximo da empresa; e envolvê-lo com o produto, educando-o sobre os seus benefícios para despertar a necessidade pela solução e fazer com que ele decida efetuar a compra.

Diversas ferramentas e estratégias podem ser usadas para que a empresa construa uma relação vantajosa com a sua clientela, como o marketing de relacionamento. O inbound, por exemplo, é uma metodologia excelente para atrair, conquistar novos consumidores e encantar clientes para que tornem-se defensores da marca.

Como deve ser feito o Marketing de relacionamento com o cliente?

Para ter uma boa relação com seus prospects e clientes, é necessário adotar estratégias adequadas ao novo perfil do consumidor, como o inbound marketing.

Também conhecido como Marketing de Atração, o inbound é uma metodologia que usa conteúdos de valor para atrair clientes, realizar vendas e estabelecer uma relação duradoura com eles. Essa estratégia digital tem como base o relacionamento e é composta por 4 etapas que consideram a jornada que o consumidor passa para realizar uma compra. Confira quais são elas:

  • Atrair: atração de visitantes qualificados para o site da empresa. Isto é, pessoas mais propensas a tornarem-se leads e potenciais clientes.

  • Converter: transformação dos visitantes desconhecidos em leads, captando seus contatos, como nome e e-mail.

  • Fechar: momento de transformar os prospects em vendas. Por meio da nutrição de leads, é possível educar o consumidor sobre sua solução e prepará-lo para consumir sua oferta.

  • Encantar: com a venda realizada, é o momento de encantar o cliente, fortalecer seu relacionamento com a empresa e transformá-lo em promotor da marca.

Em todas essas etapas, o relacionamento está presente: nos conteúdos e chamadas nas redes sociais usados para atrair consumidores, nos e-mails enviados para educá-los, nas ofertas pensadas para atender suas necessidades e nos contatos realizados no pós-venda para encantá-los.

Mas não para por aí! Com a sua estratégia de inbound marketing funcionando a todo vapor, com a ajuda da automação de marketing e integrada a um CRM, identificar o tipo de relação que o cliente deseja ter com a sua empresa pode ser um diferencial que vai deixar o negócio à frente da concorrência.

De acordo com um artigo da Harvard Business Review, o consumidor pode ter diferentes tipos de relacionamento com a empresa — uma pesquisa mencionada na matéria identificou 29 tipos de relação.

Por exemplo, um cliente pode consumir um produto para experimentar algo novo, sem se comprometer com a marca por um longo período, ou ter um “caso secreto”, consumindo um produto voltado para um público mais novo para se divertir e rejuvenescer.

Confira seis tipos comuns de relação elencados no artigo:

  • Troca básica: o cliente deseja obter uma solução confiável a um preço justo e sem precisar pensar muito para fazer a escolha.
  • Parceiros de negócios: o consumidor enxerga a empresa como um parceiro que o ajudará a resolver problemas a longo prazo.
  • Caso passageiro: o cliente deseja experimentar um produto ou serviço para ter uma nova identidade. Ele espera que a empresa fomente essa mudança com empolgação e paixão em cada contato realizado com a marca e sem estimular a reflexão sobre a compra.
  • Melhores amigos: o consumidor busca intimidade e um ponto de apoio para suas emoções. A empresa deve ser comunicar honestamente e não pode se aproveitar dessa relação.
  • Companheiros: o cliente deseja ter uma relação significante, mas sem uma conexão emocional ou muito próxima. Está a procura de uma empresa que seja como um colega que faz contribuições importantes, permite que ele tenha outras amizades e não insiste na fidelização.
  • Senhor-súdito: o consumidor deseja ser escutado pela empresa, que deve antecipar suas necessidades e satisfazer suas exigências.

Ao identificar corretamente os tipos de relação existentes entre clientes e empresa, é possível definir estratégias poderosas de marketing de relacionamento e inbound marketing para fortalecer relações, impulsionar as vendas e fidelizar clientes.

Percebeu como o relacionamento com o cliente é fundamental para a prosperidade do seu negócio? Sua empresa terá mais facilidade para vender para consumidores que têm um relacionamento mais próximo com a marca.

Se você ainda não adotou uma estratégia que entenda o novo perfil do consumidor e que trabalhe o marketing de relacionamento, está na hora de implementá-la para começar a ter resultados. Aposte no Inbound Marketing para criar e manter uma relação duradoura e vantajosa com seus clientes!