Por Job Content
Em 07/11/2017
Conheça as principais redes sociais para empresas e veja como escolher as mais adequadas para impulsionar suas vendas e alavancar seu negócio.

Você já sabe que a internet facilita a comunicação com seus parceiros, colaboradores, atuais e potenciais clientes. Por isso, já incluiu no seu cotidiano alguns canais para ter maior interação com o seu público, como uma página no Facebook e um WhatsApp exclusivo para a empresa, não é mesmo?

Mas você conhece as principais redes sociais para empresas? Sabe da importância desses canais e como podem impulsionar o seu negócio? As redes sociais foram criadas (e são usadas) para a socialização, mas você pode aproveitar diversos recursos para fazer seu empreendimento crescer ainda mais!

Para você usar todo o poder dessas plataformas a seu favor, preparamos este artigo! Continue lendo para conferir a importância das redes sociais para empresas, conhecer as mais utilizadas atualmente e saber como escolher as melhores para o seu negócio!

Qual a importância das redes sociais para as empresas?

Qual a importância das redes sociais para as empresas?

Você já deve ter ouvido aquele amigo empreendedor contar como vendeu mais graças à uma campanha no Facebook ou ter visto casos de sucesso de PMEs que cresceram graças a sua atuação nas redes sociais, não é mesmo? Já não é novidade que as redes sociais para empresas pode alavancar um empreendimento.

Essas plataformas são meios que acessamos para compartilhar opiniões, informações, indicações e interesses, solicitar recomendações, saber o que está acontecendo com familiares, amigos e conhecidos, com as empresas que gostamos e com o mundo.  Elas mudaram a forma como nos relacionamos com pessoas e empresas — e ficar fora delas é dar um passo atrás no mundo dos negócios.

Isso acontece porque as pessoas utilizam esses canais para pedir e receber recomendações, tirar dúvidas e entrar em contato direto com empresas cada vez mais. Quem nunca viu algum amigo elogiar ou reclamar algum produto ou serviço no seu perfil? Toda essa movimentação gera oportunidades para as organizações alcançarem e entrarem em contato com os usuários no momento certo.

Você não quer ficar de fora e deixar de aproveitar essas oportunidades, concorda? A boa notícia: você atua em um mercado em que o consumidor usa a internet e as redes sociais vorazmente. Não faltam dados para confirmar essa informação sobre o comportamento online do brasileiro:

Mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet. (Pesquisa TIC Domicílios, 2015)

O Brasil é líder global em relação ao tempo gasto em cada visita às redes sociais (Brazil Digital Future in Focus, 2015)

Brasileiros navegam 650 horas nas redes sociais por mês, 290 horas a mais do que navegando em portais. (Brazil Digital Future in Focus, 2015)

Percebe como as redes sociais são importantes canais para as empresas? Grande parte do seu público está presente em uma (ou várias) plataformas, e com uma boa estratégia é possível aproveitar diversas vantagens das redes sociais para as empresas. Confira alguns desses benefícios:

  • comunicação rápida e direta com os consumidores;
  • melhor relacionamento com o cliente;
  • atração de mais visitantes para o site da empresa;
  • alcance do público certo com anúncios ultra segmentados;
  • fortalecimento da marca;
  • coleta de dados que geram informações valiosas sobre o consumidor;
  • melhor custo em relação às mídias tradicionais de publicidade.

Quais são as principais redes sociais para empresas?

Quais são as principais redes sociais para empresas?

Agora que não restam dúvidas sobre como é importante estar presente nessas plataformas, conheça as particularidades das principais redes sociais para empresas. Dessa forma, você vai poder escolher as mais adequadas para o seu negócio.

Facebook

O Facebook é a rede social mais usada no mundo (e no Brasil): são 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, sendo 102 milhões brasileiros. É uma ótima rede para alcançar um grande número de pessoas que possam se interessar nas suas soluções.

 

A plataforma apresenta diversas vantagens para empresas de todos os portes. É possível criar uma página empresarial para o seu negócio, veicular anúncios pagos para um público ultra segmentado, realizar ações que visam o engajamento com seguidores da página e manter um contato direto e privado com eles.

Com os recursos disponibilizados e os variados formatos de conteúdo permitidos, você pode desenvolver campanhas para atingir diversos objetivos de Marketing. Confira quais são eles:

  • Desenvolver a presença digital da empresa;
  • Criar reconhecimento da marca;
  • Gerar descobertas das soluções da empresa;
  • Gerar leads;
  • Impulsionar as vendas;
  • Conquistar e fidelizar clientes;
  • Medir resultados.

Com uma página empresarial no Facebook, você abre um “posto de atendimento e divulgação” da sua empresa na rede social. É por meio dela que você mantém seu público atualizado e disponibiliza informações sobre o seu negócio: telefone, endereço, site, soluções oferecidas, conteúdos produzidos, entre outros dados relevantes.

A página empresarial é o pontapé inicial para desenvolver a presença digital da empresa no Facebook. Ela é personalizável (você pode deixá-la alinhada à identidade visual da empresa), permite o compartilhamento de diferentes tipos de conteúdos (textos, imagens, vídeos, lives, GIFs, enquetes e links para sites externos, por exemplo) e disponibiliza a escolha de um modelo de página compatível com a sua empresa.

Sobre esse último recurso, vale a pena entrar em detalhes para você conhecer os modelos disponibilizados pela plataforma. Assim, vai poder escolher o mais adequado para o seu empreendimento. Confira:

  • Serviços: modelo pensado para evidenciar os serviços da empresa, ajudando o público a encontrar o seu negócio e entrar em contato.

  • Negócios: elaborado para empresas gerenciarem o seu negócio, disponibilizando modos para a publicação de ofertas especiais e vagas de emprego.

  • Locais de eventos: o objetivo deste modelo de página é destacar informações úteis sobre locais de eventos (como casas de shows, boates, etc). Para isso, dados como horário de funcionamento, localização e próximos eventos são priorizados.

  • Organizações sem fins lucrativos: pensado para gerar atenção para a causa desenvolvida, incentivando a arrecadação de fundos e doações para a organização.

  • Políticos: modelo criado para permitir que políticos comuniquem suas mensagens e entrem em contato com seus eleitores e apoiadores.

  • Restaurantes e Cafés: pensado para destacar fotos dos alimentos oferecidos por esses estabelecimentos, assim como informações sobre o menu, localização e horários.

  • Compras: modelo ideal para lojas online. Foi desenvolvido para apresentar os produtos oferecidos e facilitar as compras online.

  • Criador de Vídeo: página pensada para pessoas e empresas que trabalham com a produção de vídeos e deseja construir um público na rede social.

  • Padrão: página clássica do Facebook, atende a todos os tipo de empresas disponibilizando botões e guias para você apresentar o que é importante.

Instagram

A segunda rede social mais usada no Brasil conta com um grande número de usuários: são 800 milhões ativos mensalmente, com 500 milhões ativos diariamente. Impressionante, concorda?

A plataforma focada em imagens foi adquirida pelo Facebook e cada vez mais recebe novidades voltadas para empresas. Por meio das imagens, vídeos curtos, stories, hashtags e anúncios, é possível contar a história da empresa, promover suas soluções, alcançar o público desejado e engajá-lo com a sua marca.

Confira um pouco mais sobre cada função disponibilizada pelo Instagram:

Fotos

O recurso tradicional do Instagram permite a publicação e compartilhamento de fotos em formato retrato e paisagem. A imagem pode ser editada e receber um filtro, recorte, giro, ajustes de cor e foco, além da inclusão de legenda e localização.

Vídeos

A rede social permite a publicação de vídeos com duração de 3 a 60 segundos. Assim como as fotos, os vídeos podem receber ajustes e inclusão de legenda e localização.

Stories

O recurso lançado em agosto de 2016 conquistou muitas pessoas: são 300 milhões de usuários ativos diariamente. A função permite a publicação de imagens e vídeos curtos que podem ser customizados com desenhos, filtros visuais, hashtags e localizações. O diferencial aqui é que os conteúdos stories têm prazo de expiração e ficam disponíveis por apenas 24 horas.

Comentários

Os comentários permitem que seus seguidores e demais usuários da plataforma interajam com a publicação, deixando sua opinião, dica, sugestão, indicação, reclamação, dúvida ou qualquer outro tipo de observação. Além de ter acesso a todos os comentários realizados, a empresa pode responder e curtir cada um deles, estreitando ainda mais o relacionamento com o público.

Anúncios

O Instagram Ads permite a criação e veiculação de anúncios em 4 formatos: fotografia em retrato ou paisagem, vídeo de até 60 segundos, carrossel e stories. Com essa ferramenta, é possível gerar reconhecimento da empresa e suas soluções, fazer com que o público desejado busque mais informações sobre os produtos ou serviços e aumentar as vendas.

Twitter

A rede social famosa pela limitação caracteres em suas publicações também pode ser um importante canal de relacionamento com seu público-alvo: são 319 milhões de usuários ativos mensalmente.

A plataforma permite a criação de um perfil para o compartilhamento de tweets. Além disso, é possível retweetar publicações de pessoas e empresas, realizar buscas por hashtags e palavras-chave, mencionar perfis e enviar mensagens privadas.

O Twitter é uma rede bastante interativa e é muito usada como um canal de atendimento online, onde as empresas realizam ações de SAC 2.0. Assim como o Facebook e o Instagram, o Twitter também tem uma solução voltada para empresas que possibilita a criação e veiculação de anúncios para atingir objetivos de Marketing. Confira quais são eles:

  • aumentar as visitas ao site e conversões;
  • aumentar as vendas;
  • criar um público para a empresa;
  • gerar engajamento;
  • gerar reconhecimento;
  • promover aplicativos para smartphones.

Conheça um pouco mais sobre cada recurso disponível na plataforma:

Tweet

Com o perfil criado, o usuário inicia suas atividades com um tweet — o principal recurso da rede social. Os tweets podem ser publicados com um texto de até 140 caracteres e podem conter imagens, GIFs, links externos, hashtags e vídeos com duração de até 2 minutos e 20 segundos. É por meio do tweet que os usuários — pessoas e empresas — compartilham informações e conteúdos.

Retweet

O Retweet é uma função que tem como objetivo o compartilhamento rápido de tweets de outras pessoas ou empresas. Com poucos cliques, é possível republicar no seu perfil um tweet que considera interessante ou relevante para o seu público.

Seguir

Para aproveitar o Twitter ao máximo é essencial seguir perfis de pessoas e organizações que estão presente na rede social. Ao segui-los, os tweets que publicam aparecem na timeline da sua página inicial e você pode enviar mensagens diretas a esses usuários.

Busca

Funcionalidade ideal para saber o que está sendo falado sobre um assunto específico e acompanhar conversas em tempo real. A busca pode acontecer com palavras-chave ou por meio de hashtags. É uma ótima ferramenta para descobrir o que o público está falando sobre a sua empresa, soluções ofertas e sobre o seu mercado de atuação.

Hashtag

Outro elemento marcante do Twitter, a hashtag (#) permite a categorização do tweet e a rápida localização de tópicos do seu interesse. É uma ótima função para usar em eventos, campanhas específicas da empresa e marcar seu conteúdo com algum termo relacionado ao seu negócio/público para ser encontrado por mais usuários.

YouTube

A plataforma de compartilhamento de vídeos do Google tem mais de 1 bilhão de usuários. Segundo dados do Google, a rede é um fenômeno no Brasil: são 98 milhões de usuários no país, os brasileiros são vice-campeões mundiais em horas assistidas e 95% da população brasileira online acessa o YouTube pelo menos 1 vez por mês.

Para empresas e profissionais de diversas áreas, a plataforma é um canal excelente para alcançar e atrair o público desejado, estar perto da sua audiência, compartilhar vídeos com conteúdos relevantes e demonstrar seus produtos e serviços detalhadamente.

Além da criação de um canal para o compartilhamento de vídeos, é possível veicular anúncios da sua empresa em canais com grande audiência.

LinkedIn

A rede social focada no mundo dos negócios conta com 500 milhões de usuários no mundo, sendo 29 milhões de brasileiros. Por meio da plataforma, é possível fazer networking, se conectar a diversos profissionais e encontrar oportunidades para a carreira.

Mas o uso do LinkedIn não é restrito à pessoas, empresas também podem e devem estar presente na rede para trabalhar a sua imagem, construir uma audiência mais qualificada e conquistar novos clientes — principalmente se a sua empresa atua no mercado B2B.

Para as empresas, a plataforma disponibiliza a Company Page. Com essa página, é possível divulgar a empresa e seus produtos ou serviços, atrair mais seguidores, publicar e compartilhar conteúdos e vagas de emprego. Além disso, é possível veicular anúncios pagos e bastante segmentados. A solução de Marketing do LinkedIn permite a promoção de conteúdos do seu blog corporativo, o envio de mensagens personalizadas direto no inbox dos usuários, a geração de tráfego para o seu site e de lead para o seu negócio.

Pinterest

Você pode até ficar na dúvida se o Pinterest realmente gera algum resultado para empresas. Afinal, quando pensamos na rede sempre lembramos dos elementos visuais compartilhados, como fotografia de paisagens, ambientes decorados, receitas culinárias e roupas, não é mesmo?

Saiba que a plataforma pode ser um canal espetacular para gerar tráfego para o seu site, blog e loja online. Isso mesmo! O Pinterest vai além do status de rede social para compartilhamento de belas imagens: é um mecanismo de busca poderoso usado para encontrar ideias sobre inúmeros assuntos.

Mas como exatamente o Pinterest funciona? Os usuários podem realizar basicamente as seguintes ações:

  • adicionar pins (as publicações visuais da rede) nas suas pastas ao visitar outros sites fora da plataforma;
  • fazer uploads de pins nas suas pastas com imagens do seu computador;
  • criar pastas para categorizar os pins;
  • descobrir mais pins realizando buscas com palavras-chave ou por tópicos na rede social;
  • salvar esses pins encontrados nas suas pastas;
  • clicar nos pins para ir direto para o site de origem do conteúdo.

As empresas também podem fazer o mesmo com um perfil comercial. É possível compartilhar pins, linká-los para o seu site e otimizá-los para aparecerem nos resultados de busca. A diferença está na ferramenta Pinterest Analytics, que a plataforma oferece para os perfis corporativos. Com esse recurso, é possível verificar dados sobre o perfil, usuários alcançados e atividades do seu site.

Se você ainda está na dúvida, saiba que a plataforma conta com 200 milhões de usuários ativos mensalmente, sendo 19 milhões brasileiros. E não é só isso! Dados fornecidos pela rede trazem boas notícias para empresas:

93% dos pinadores usam o Pinterest para planejar compras.

87% dos pinadores compraram algo devido ao conteúdo que viram no Pinterest.

72% dos pinadores afirmam que o Pinterest os apresenta a novas marcas e serviços.

Portanto, não deixe de considerar esta plataforma na hora de escolher as melhores redes sociais para empresas. Com ela, você pode ganhar visibilidade, impulsionar o tráfego para o seu site e aumentar as suas vendas.

Como escolher as melhores redes sociais para seu negócio?

Com tantas redes sociais existentes atualmente é comum se sentir sobrecarregado com a tarefa e ter dúvidas sobre o seu uso para negócios. Afinal, é preciso saber como escolher as redes sociais para empresas para não perder tempo e recursos financeiros em plataformas inadequadas para seu negócio.

Primeiramente, vale frisar que não é necessário estar presente em todas as redes sociais para empresas. Isso mesmo! Você pode, por exemplo, concentrar seus esforços em uma, duas (ou três) plataformas. Lembre-se de que a gestão de redes sociais demanda tempo e criar uma página ou perfil em todas as plataformas pode deixar a sua equipe ainda mais atarefada e afetar sua produtividade, caso o time seja pequeno.

Para escolher as melhores redes sociais para a sua empresa, siga os seguintes passos:

Descubra quais são as redes mais usadas pelo seu público-alvo

Descubra quais são as redes mais usadas pelo seu público-alvo

Para evitar o desperdício de tempo e dinheiro, conheça os hábitos de uso de redes sociais de seu público-alvo. Portanto, entreviste atuais e potenciais clientes da sua empresa para coletar essa informação. Não deixe de perguntar quais plataformas usam frequentemente e se realizam pesquisas nelas antes de realizar uma compra.

Por exemplo, se você vende móveis e artigos de decoração para residências, pode descobrir que seu público-alvo usa, além do Facebook, o Pinterest e o Instagram para encontrar inspirações para decorar sua casa. Com essa informação, você sabe que vale a pena investir em conteúdo para essas três redes.

Defina os objetivos da empresa nas redes sociais

Defina os objetivos da empresa nas redes sociais

Agora que você já sabe quais redes são as mais usadas, é hora de definir seus objetivos. Por exemplo, você deseja aumentar suas vendas, fortalecer a sua marca, se posicionar como autoridade ou estreitar o relacionamento com o cliente? Ter objetivos bem claros é fundamental para poder escolher as melhores redes sociais para empresas, assim como saber qual tipo de conteúdo publicar em cada uma delas.

Continuando com o exemplo da loja de móveis, você deseja aumentar as vendas da loja online. Para isso, decidiu usar o Facebook, o Instagram e o Pinterest da seguinte forma:

  • Facebook: compartilhamento dos posts do seu blog com dicas e tendências de decoração. Veiculação de anúncios para quem visitou o seu site e para quem tem um perfil parecido com seus clientes.

  • Instagram: compartilhamento de imagens dos seus produtos ambientados, imagens de cômodos decorados com os produtos e dicas rápidas de decoração na legenda.

  • Pinterest: compartilhamento de imagens de produtos com link direto para a sua loja online, imagens de ambientes decorados com seus produtos linkados para a loja e posts do blog com dicas e tendências de decoração.

Viu como é importante definir objetivos? Dessa forma você otimiza seu trabalho e aumenta suas chances de vender mais usando as redes sociais para empresas.

Conheça as funcionalidades e dados de cada plataforma

Conheça as funcionalidades e dados de cada plataforma

Por fim, conhecer os recursos que as plataformas oferecem e dados de uso é a última etapa para escolher as melhores redes sociais para empresas. Afinal, não adianta investir em uma rede social que não possibilita o compartilhamento de conteúdo que você deseja e não facilita o alcance e comunicação com o seu público, concorda?

Nesta fase, diversos aspectos devem ser analisados. Confira quais são eles:

  • Quantidade de usuários ativos;
  • Perfil demográfico da rede;
  • Formatos de conteúdos permitidos para publicação;
  • Integração com outros canais (sites e redes sociais);
  • Tempo de expiração do conteúdo publicado;
  • Presença dos seus concorrentes;
  • Preço, funcionalidades e vantagens do serviço de veiculação de anúncios;
  • Possibilidade de realização de SEO na plataforma.

Com essas dicas, você vai ser capaz de fazer a escolha certa para o seu negócio. Analise cada uma delas para verificar se vale a pena estabelecer uma presença nas redes sociais desejadas.

Pronto! Agora você já sabe como escolher as melhores redes sociais para empresas. Seguindo nossas dicas, você vai conseguir tomar a decisão certa e usar essas plataformas para alavancar o seu negócio.

Marketing no Facebook

Saiba como entregar conteúdo relevante para a pessoa certa e obter campanhas de sucesso utilizando o Marketing no Facebook.

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