Por Job Content
Em 01/05/2018

Transformação digital é uma megatendência que está alterando empresas em todo o mundo. Veja por que é importante para o seu negócio!

Você já deve ter ouvido falar em transformação digital, não é mesmo? Esse termo que parece ser algo exclusivo do mundo da tecnologia da informação, está pipocando em notícias e matérias sobre o mundo dos negócios.

Você sabe o que significa? Sabe por que essa megatendência que está alterando empresas em todo o mundo também é importante para o seu negócio? Continue lendo para entender o que é transformação digital, qual é a sua importância e descobrir o que fazer para torná-la uma realidade em sua empresa.

O que é transformação digital?

Você deve estar se perguntando: “Eu estou na internet! Minha empresa tem um site, uma fanpage no Facebook e perfis em outras redes sociais. Isso não é transformação digital?” Não! A transformação digital vai muito além de usar canais e ferramentas online: essa megatendêcia influencia também a gestão do seu negócio.

Em um breve resumo, transformação digital nada mais é do que posicionar o digital no coração do negócio em vez de apenas vê-lo e usá-lo como uma ferramenta que faz parte da empresa superficialmente. Isto é, trata-se de reestruturar processos internos para usar a tecnologia e adotar uma cultura digital para gerar diversos resultados positivos ao seu negócio e manter a empresa no mercado.

Por que a transformação digital é importante para empresas?

A transformação digital é uma necessidade para o seu negócio se manter competitivo no mercado. Essa mudança em relação ao digital é crucial porque o mercado consumidor não é mais o mesmo e os hábitos de compras mudaram. O consumidor está online buscando informações, fazendo compras, compartilhando experiências e opiniões sobre produtos e serviços, conversando com marcas e influenciando outros compradores.

E não faltam dados para suportar essa alteração causada pelo uso de novas tecnologias:

“67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente.” (SiriusDecisions)

“50% das buscas na categoria do varejo vêm do mobile.” (Think With Google)

“44% das visitas aos sites varejistas vêm dos dispositivos móveis.” (Think With Google)

“21% das vendas acontecem por meio do dispositivo móvel.” (Think With Google)

“50% dos entrevistados usam três ou mais dispositivos conectados à internet.” (Think With Google)

Esses dados são uma pequena amostra de quão importante é preparar a sua empresa para essa nova economia digital. As organizações que não se adaptarem à esse novo mercado consumidor certamente vão passar por dificuldades. Ou seja, perder clientes, reduzir sua participação no mercado, ter problemas para conseguir pagar as contas até fechar as portas de vez. Você não deseja que seu empreendimento seja uma nova Kodak, certo?

Sabendo guiar a sua empresa nessa nova economia aplicando a transformação digital, você vai notar um aumento na lucratividade e produtividade, uma melhoria na satisfação de seus clientes, o estabelecimento de uma vantagem competitiva e, até mesmo, enxergar novos modelo de negócios.

Ainda não está seguro se essa megatendência realmente faz a diferença? Segundo uma pesquisa da Accenture, empresas que compreendem a necessidade da transformação digital lucram 26% a mais.

Ainda segundo a pesquisa, isso acontece porque “uma empresa digital está conectada e dinâmica, flexível o suficiente para abraçar uma mudança contínua. Ele usa plataformas conectadas, insights analíticos, colaboração e modelos operacionais modulares para aumentar a produtividade, a velocidade e a capacidade de resposta, ao mesmo tempo em que coloca os clientes no centro de tudo o que faz.”

Como fazer a transformação digital acontecer em seu negócio?

O primeiro passo é alterar a forma de pensar o seu negócio atualmente e de enxergar essa megatendência. Isto é, desenvolver um mindset de gestão digital, compreendendo que o digital tem uma presença forte em todas as áreas do negócio e que a transformação digital está relacionada à mudança do comportamento do consumidor e à sua experiência de consumo em meios digitais.

O segundo passo é rever os investimentos que realiza para fazer o seu negócio crescer. Você precisa garantir que aplica recursos em estratégias e tecnologias que acompanham o novo perfil consumidor e aumentam a eficiência da empresa.

O terceiro passo é torná-la realidade em seu negócio antes que sua concorrência o faça e conquiste seus clientes. Para isso, busque participar de eventos e treinamentos que o ajudem a criar planos de ação para evoluir o seu negócio por meio da transformação digital.

Pronto! Agora você sabe um pouco mais sobre transformação digital. Fique de olho neste tema, aprenda mais sobre o assunto e busque aplicá-lo em sua empresa.

Que tal dar continuidade a esse estudo e participar de um evento de imersão para saber como guiar a sua empresa em uma nova economia digital? Saiba mais sobre o Conecta, que vai acontecer no dia 22 de maio em Concórdia (SC)!

Uma Introdução ao Inbound Marketing

Tenha uma introdução para dar seus primeiros passos com esta nova metodologia e elevar seu negócio a um próximo nível!

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