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Entenda aqui: como funciona o Google como buscador?

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Entender como funciona o Google é o primeiro passo para construir um bom posicionamento digital e conquistar clientes. Saiba mais.

Você sabia que, para 70% dos brasileiros, o primeiro passo para comprar algo é fazer uma pesquisa no Google? Pois é! Esse dado está na 3ª edição da State of Search Brasil, uma pesquisa da Hedgehog Digital.

Claro que nem todas as compras são realizadas online. Mas esse dado reforça o alerta: é preciso estar presente online, pois é na internet que o cliente busca saber mais sobre produtos e serviços que possam resolver seus problemas.

E a sua empresa, está no Google também? Ou está abrindo mão da oportunidade de ser encontrada pelos possíveis clientes?

Neste conteúdo, você vai entender como funciona o Google como buscador, o importante papel que ele desempenha na jornada de compra dos clientes, e também como sua empresa precisa se posicionar para ser encontrada. Continue a leitura!

 

Como funciona a pesquisa no Google?

 

Antes de começar a traçar as estratégias para sua marca, é preciso entender como funciona a pesquisa do ponto de vista do consumidor.

Para se ter uma ideia, todo ano são realizadas trilhões de pesquisas no Google, e os assuntos são os mais diversos possíveis: de como fazer pão a quanto mede a torre Eiffel, passando por presentes de Natal e dúvidas sobre medicamentos.

É possível encontrar a resposta para quase todas as questões no Google. E o consumidor sabe disso!

O dado que trouxemos no início desse conteúdo, de que a jornada de compra de 70% dos consumidores brasileiros começa no Google, ilustra isso muito bem. Antes de adquirir um produto ou serviço, o usuário precisa entender mais sobre ele. E é nesse ponto que a pesquisa no Google entra.

Quando um usuário faz uma pesquisa, as máquinas do Google fazem uma varredura por todo o índice de páginas disponível, quase que instantaneamente. E retornam os melhores resultados. São os conteúdos considerados mais relevantes para a consulta realizada, de acordo com diversos critérios.

Segundo o próprio Google, alguns desses critérios são a localização e o tipo de dispositivo utilizado pelo usuário.

É por isso, por exemplo, que uma pesquisa realizada aqui em Concórdia – SC, cidade em que a Job está situada, pode retornar resultados diferentes de uma pesquisa feita por você em outro lugar do país.

homem vestindo roupa social, clicando em um holograma de barra de pesquisa do Google para realizar uma pesquisa

Como o Google rankeia as páginas?

Tocando em aspectos mais técnicos, a pesquisa do Google tem três estágios principais.

Primeiro, ocorre a fase do rastreamento quando, com o uso de programas automáticos chamados de rastreadores, o Google encontra textos, imagens, vídeos e qualquer outro tipo de conteúdo online.

Depois de encontrar os conteúdos, começa a fase de indexação, onde o Google avalia esses arquivos e decide quais vão fazer parte do seu banco de dados e índice de materiais.

E, por último, ocorre a exibição dos resultados de uma busca, que é o que vemos quando fazemos qualquer pesquisa. Aqui, os conteúdos indexados são exibidos de acordo com diversos critérios de relevância.

Percebeu que não está aproveitando todo o potencial da pesquisa do Google e quer melhorar seu desempenho? Continue a leitura!

 

Quais são os tipos de resultados nas pesquisas do Google?

Páginas da web não são o único tipo de resultado que o Google oferece. Dependendo da intenção de busca do usuário, podem aparecer resultados diferentes. Como imagens, vídeos, páginas do Google Meu Negócio, produtos do Google Shopping e mais.

Um tipo de resultado não é necessariamente melhor do que o outro, eles só têm propósitos diferentes de acordo com o que o usuário está buscando naquele momento

Quando o usuário está buscando “telefone da Job Content”, por exemplo, faz mais sentido ele visualizar o perfil do Google Meu Negócio, que contempla essa informação, do que acessar um link para obter esse dado, não é verdade?

print de tela do Google mostrando o resultado para pesquisa "telefone da Job Content", exemplificando os diferentes tipos de resultados e como funciona o Google como buscador
Então, como ser encontrado no Google?

Como você pode perceber, o Google funciona com base no rastreamento e indexação de conteúdo. Então, o primeiro passo é produzir conteúdo relacionado ao seu nicho de atuação.

E outros dados da pesquisa State of Search Brasil trazem insights importantes de por onde começar.

19% dos consumidores dizem usar o Google para buscar informações sobre os produtos, e apenas 3% deles fazem a compra imediatamente no primeiro link encontrado.

Isso significa que o usuário precisa navegar por diferentes páginas para sanar todas as suas dúvidas até de fato decidir pela compra, que pode ou não ser realizada online. Nessa jornada tão confusa, como atrair os consumidores?

 

Produza conteúdo de qualidade

Os conteúdos de seu site precisam ajudar o visitante de alguma forma, seja tirando uma dúvida ou trazendo uma informação relevante. O importante é que, ao sair do seu site, o visitante tenha cumprido seu objetivo, e não precise buscar informações em outro lugar.

Para isso, é preciso entregar exatamente o que ele está procurando. E, apesar  de não ser possível adivinhar o que se passa na mente de cada usuário da internet, a intenção de busca nos ajuda muito nesse sentido.

 

O que é intenção de busca?

Na internet, temos milhões de pessoas navegando diariamente, em estágios diferentes da jornada de compra. Há aqueles que ainda estão entendendo sua necessidade,e outros buscando especificamente pelo produto que supre sua demanda.

Ou seja: suas pesquisas possuem intenções diferentes. Então, na hora de escrever sobre determinado assunto é importante avaliar os resultados de pesquisa atuais. Eles vão ajudar no entendimento do que o usuário deseja quando faz esse tipo de pesquisa.

Quando pesquisamos “inbound marketing” no Google, os primeiros resultados orgânicos que aparecem são esses:

print de tela mostrando o resultado de pesquisa para o termo "inbound marketing"

Ou seja, dúvidas sobre o que o termo significa, quais são os pilares dessa estratégia e como fazer. O chamado conteúdo de topo de funil. Então, se você deseja escrever um conteúdo sobre o assunto, entende que o material não pode ter viés comercial e sim responder as dúvidas do visitante?

Já pesquisando por “joias para casamento”, observe como os resultados de busca são diferentes:

print de tela mostrando o resultado para a pesquisa por "joais para casamento"
Nesse caso, o primeiro resultado orgânico são imagens. Afinal, faz muito sentido ver fotos das peças, já que estamos falando de jóias. Em seguida temos algumas dúvidas dos usuários, que podem ser utilizadas para a construção de conteúdos.

Mas o primeiro link que aparece como resultado orgânico é o link de uma empresa que vende joias, inclusive peças relacionadas a casamentos, como as alianças.

Aqui, você pode perceber que o usuário está mais próximo ao meio do funil, pois temos algumas dúvidas elencadas, mas boa parte dos resultados restantes são páginas de compra. Nesse caso, um conteúdo sobre “o que são joias para casamento”, por exemplo, não faz tanto sentido para o usuário.

 

Então, que tipo de conteúdo produzir?

As intenções de busca são as mais variadas. E, para que seja possível atingir usuários nos diferentes estágios da jornada de compra é importante produzir conteúdos de topo, meio e fundo de funil.

Assim, você tem a chance de impactar pessoas que ainda estão entendendo seu problema, e acompanhá-las por toda a jornada, até que decidam pela compra. E também pode ser encontrado por aquelas pessoas que já estão em um estágio mais avançado, e realizam comparativos de preços ou características dos produtos, por exemplo.

Independente do tipo de conteúdo produzido, é preciso ter em mente a necessidade de gerar valor para o leitor. Durante todo o ano de 2022, o Google anunciou atualizações em seu algoritmo, que reforçam ainda mais essa necessidade.

Além de ter atenção a essas atualizações, outro ponto relevante para que seu conteúdo se saia bem nos rankings do Google é o uso de técnicas de SEO e legibilidade.

Confira nosso conteúdo completo sobre o assunto: O que é SEO e como usar para alavancar seu negócio!

 

Agora que você já sabe como a pesquisa do Google funciona, é hora de colocar  a mão na massa e começar a produzir conteúdo de valor para sua persona. Continue em nosso blog e confira outros conteúdos com dicas sobre o assunto.

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