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Como criar um site de vendas e aumentar a conversão

Como criar um site de vendas e aumentar a conversão
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Há diversos fatores dentro de um site que podem influenciar na sua taxa de conversão. Por isso, ao criar uma página de vendas ou um site utilize técnicas de vendas. Confira como fazer isso.

Há algum tempo o intuito de criar um site era para apenas “aparecer” na internet e não existia a preocupação em gerar resultados. Mas, hoje em dia, o site é considerado muito mais do que apenas a vitrine virtual de uma empresa, por isso, sua criação precisa ser pensada de forma estratégica.

Mesmo em tempos em que tanto se fala sobre Marketing Digital, muitas pessoas não pensam em um site como a possibilidade para criar novas oportunidades de negócio e acabam não explorando todo o potencial que ele pode oferecer.

Deixando de lado a parte técnica, como a programação, existem algumas estratégias de conteúdo que podem ser incorporadas ao criar uma página de vendas ou um site e que aumentam a taxa de conversão, independente se o seu objetivo é fechar mais vendas, converter leads, ter mais pedidos de orçamento ou acessos no site.

Neste post você vai aprender como criar um site de vendas usando técnicas como:

  1. Gerar valor logo de cara;
  2. Mostrar a capacidade de execução da sua empresa;
  3. Provar sua capacidade;
  4. Falar sobre metodologia e produto;
  5. Dividir produtos diferentes por páginas;
  6. Produzir conteúdo;
  7. Fazer seu visitante tomar uma atitude (converter).

A seguir vamos falar sobre cada uma das 7 etapas em detalhes. Veja como o conteúdo das páginas pode ajudar a conduzir o usuário até o ponto de conversão.

Antes de partir para as técnicas de venda que vão ajudar você a construir um site com altas taxas de conversão, assista ao vídeo abaixo que traz a diferença entre site e landing page. Confira:

Como gerar valor logo de cara para o usuário

Ao acessar o seu site o usuário precisa encontrar de primeira a sua proposta de valor. Mas como definir uma proposta de valor? Ela precisa dizer em poucas palavras:

  • Qual é o problema que você resolve ou a necessidade que você supre para o usuário;
  • Mostrar os benefícios ou o que seu cliente vai ganhar comprando da sua empresa;
  • Mostrar que você é diferente, dizendo ao cliente porque ele deveria comprar de você e não do concorrente;
  • Mostre o que e como você faz para resolver o problema proposto.

P.S.: Sim e tudo isso precisa estar em uma frase objetiva, mensurável e específica. Veja um exemplo para entender melhor:

Como criar um site usando técnicas de vendas e aumentar a taxa de conversão

A proposta de valor do nosso site, usada como exemplo, aparece em poucas palavras de forma clara e objetiva. Deu para perceber como é importante encontrar essa proposta ao entrar no site? Ela ajuda o cliente a entender o que fazemos e como fazemos, focando no seu possível problema. A proposta de valor também vai ser decisiva para o cliente continuar navegando pelo seu site ou simplesmente sair.

Mostre a capacidade de execução da sua empresa

Para isso, você precisa reservar uma página para falar sobre a sua empresa. Mas o que é preciso falar? Essa é a parte em que o usuário precisa conhecer o seu negócio, então você pode dizer quem é a sua empresa, quem são os profissionais que atuam e mostrar como você tem condições de executar o que disse na proposta de valor. Veja como fizemos isso em nosso site:

Como criar um site usando técnicas de vendas e aumentar a taxa de conversão

Como criar um site usando técnicas de vendas e aumentar a taxa de conversão

Testemunhos que provam sua capacidade

Para o cliente nada é melhor do que ver de forma prática o resultado que o seu negócio pode oferecer. É por isso, que os famosos cases de sucesso precisam estar no seu site. E como fazer um depoimento? Bom, você pode utilizar texto com fotos, áudios ou até vídeos. Você pode falar quem é a empresa que usou seu produto, qual era o problema que ela tinha e o resultado obtido com a sua solução. O importante é ter um espaço para os casos de sucesso, pois, eles podem ajudar nos argumentos de venda do seu produto ou serviço, trazendo mais suporte à sua oferta e possibilitando confiança ao consumidor. Veja exemplos:

Como criar um site usando técnicas de vendas e aumentar a taxa de conversão

Como criar um site usando técnicas de vendas e aumentar a taxa de conversão

Como criar um site usando técnicas de vendas e aumentar a taxa de conversão

Como criar um site usando técnicas de vendas e aumentar a taxa de conversão

Como você faz isso

A página que você vai falar sobre o seu negócio é uma das mais importantes do site, pois ela será a responsável por dar uma ideia geral da sua empresa. Por isso, nesta parte mostre benefícios, não funcionalidades. Uma dica para chegar ao conteúdo ideal desta página é responder a perguntas como:

  • Qual problema seu produto ou serviço resolve?
  • Por quais motivos ele é a melhor opção?
  • Qual o custo (tempo e dinheiro) que uma pessoa terá para adquiri-lo?
  • Quando é o melhor momento para usá-lo?
  • Quais são as dúvidas mais frequentes?

As respostas destas perguntas são informações relevantes que podem interessar ao seu cliente! Com elas, o possível cliente saberá porquê o seu produto ou serviço é importante e como resolve um problema.

Não deixe seu site uma bagunça

Analise o seu site como um todo e o deixe mais limpo, removendo páginas e conteúdos desnecessários, deixando somente o que é fácil de ler e entender. E se você tiver vários produtos ou serviços, é interessante criar uma página para cada um. Veja o exemplo:

Como criar um site usando técnicas de vendas e aumentar a taxa de conversão

A estratégia para separar os produtos por página serve para falar de cada um em detalhes, dos benefícios e questões diferentes. Como exemplo, perceba acima como os nossos serviços estão separados em: Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, Consultoria em SEO, Criação de Sites e Metodologia Job Content. Por mais que sejam serviços digitais, não faz sentido falar sobre todos em uma única página, eles possuem diferenças e para que sejam melhor explicados é preciso separá-los. Com os serviços da sua empresa deve acontecer o mesmo, não é? Além disso, essa divisão ajuda para que na hora em que o cliente pesquisar encontre diretamente resultados do produto ou serviço. Ao escrever sobre os seus produtos ou serviços pense na sua persona, escreva na sua “língua” e se você utiliza termos ou siglas que ela ainda não conhece explique bem os significados.

Geração de conteúdo

Depois de criar um site, você precisa pensar em criar um blog dentro dele. O conteúdo do blog não só vai preencher o seu site de informação, como pode ser uma ótima ferramenta para venda. Segundo pesquisa da BreezyHill, 47% dos consumidores veem de 3 a 5 conteúdos criados por uma empresa antes de falar com um vendedor. O que isso nos diz? Primeiro, que um blog pode sim ajudar a vender e segundo, que o consumidor procura se informar antes de tomar uma decisão, logo, o conteúdo do blog pode ser usado como estratégia para educá-lo. Ainda mais se o seu produto ou serviço é complexo, ensinar o público sobre o que você vende através dos conteúdos do blog certamente vai torná-lo melhor preparado para compreender o seu produto e fazer negócio. O blog é uma ótima ferramenta para:

  • Criar uma comunicação de relacionamento com o cliente;
  • Atrair tráfego para o site através do conteúdo;
  • Conquistar audiência própria;
  • Trabalhar o marketing de conteúdo para atrair pessoas interessadas e transformá-las em clientes;
  • Se tornar autoridade no ramo de atuação da sua empresa, quando você fala de um assunto com qualidade e mostra que realmente entende você se torna referência e o melhor da área;
  • Entregar conteúdo relevante, que ajudem seus clientes e de fácil leitura.

Por isso, você precisa criar conteúdos pensando nos problemas reais que as pessoas tem e como você pode ajudá-las a resolvê-los. Vá aos poucos mostrando através do seu blog o que você e sua empresa sabem fazer.

Chame seu visitante para tomar uma atitude

CTA, Call-to-Action ou chamada para ação, não importa como você os chame: os botões que fazem o usuário tomar alguma atitude precisam estar espalhados de forma estratégica pelo seu site, a fim de gerar mais conversão. O CTA pode ser feito para baixar um eBook, acessar outra página, fazer um pedido de orçamento, comprar, e muitas outras. Para deixar esse botão chamativo você pode seguir algumas orientações:

  • Testar formatos, textos, cores e tipos de letra para ver o botão que funciona melhor;
  • Usar cores que contrastam;
  • Escrever o texto com verbo de ação, senso de urgência e não deixar o usuário com dúvida do que vai acontecer após ele clicar, por exemplo, ao invés de “clique aqui” escreva “ler o conteúdo agora” quando se tratar de um botão para blog post.

Você pode ter vários CTAs por página em diferentes momentos com textos, cores e formatos variados. Também pode criar CTAs principais, com mais destaque, e outros secundários, mais discretos. Assim, independentemente do momento da jornada do cliente, ele poderá clicar em algum deles e ter mais informações sobre sua empresa ou realizar outra ação desejada. Veja exemplos de CTAs:

Como criar um site usando técnicas de vendas e aumentar a taxa de conversão

Dicas extras sobre como criar uma página de vendas

  • Layout: escolha um layout limpo, bem desenhado e responsivo. Trabalhe a usabilidade para que ao navegar o usuário se sinta bem e encontre o que procura com facilidade, caso contrário, a taxa de rejeição da página pode aumentar fazendo com que o site não converta mais leads.

  • Texto: ao escrever o conteúdo do seu site use técnicas de copywriting, que são fórmulas para textos mais persuasivos, pensados e estruturados com o objetivo de aumentar as taxas de conversão. Também use gatilhos mentais, que são técnicas para facilitar a tomada de decisão do seu consumidor.

  • Técnicas de SEO: muitas pessoas acham SEO (Otimização para mecanismos de busca), uma técnica muito complicada, mas uma grande dica para quem vai criar um site é aplicar técnicas e configurações de SEO no conteúdo do site, como em títulos, URLs, links, palavras-chave para que o site fique alinhado com as exigências do Google (referência para buscas) e assim tenha maiores possibilidades de ser encontrado por quem pesquisa.

  • Foco na persona: antes de preencher o conteúdo do seu site procure entender para quem ele será feito. Conheça a fundo o seu cliente ideal. Se precisar, entreviste os seus clientes, faça pesquisas, procure informações para criar uma persona e direcionar o conteúdo do site para resolver seus problemas, dar dicas relevantes e se relacionar.

Nossos sites são produzidos assim pelo motivo de que já testamos diversos formatos e quando adotamos a estratégia utilizada em vendas (que segue esse modelo que você acabou de conhecer) começamos a ter melhores resultados e a partir disso passamos a otimizá-lo. Mas, isso não quer dizer que você tenha que seguir tudo à risca, use o seu objetivo e a sua persona para direcionar o conteúdo de cada página.

Lembre-se que o mundo inteiro pode comprar de você se encontrar em sua empresa, em sua comunicação e em seus produtos ou serviços as resoluções para seus problemas, logo, criar um site otimizado para conter essas respostas pode oferecer para as pessoas o que elas precisam e trazer mais vendas para o seu negócio. Seja o mais segmentado possível, trabalhe para ser autoridade no seu ramo e criar um legado para ter admiradores da sua marca.

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