Por Andressa Kátia Laux
Em 31/12/2019

As três primeiras posições da busca orgânica capturam para si mais de 34% do tráfego orgânico! Quer saber como rankear seu site no Google também? Então não deixe de ler este conteúdo.

Chegar à primeira posição do Google é a ambição de qualquer administrador que almeja abocanhar grande parte do tráfego vindo dos resultados orgânicos.

E sem dúvida alguma você já entende todas as possibilidades que as primeiras posições podem trazer para o seu site. 

No entanto, conquistar as primeiras posições dos mecanismos de busca requer tempo e disciplina

Por isso se você também cobiça vencer o algoritmo dos mecanismos de busca e alcançar as primeiras posições, continue a leitura e confira algumas estratégias que nós aplicamos no site da Job e em sites de clientes.

 

Falhas comuns na estrutura de um site

Hoje, o site da sua empresa é como um cartão de visita online do seu negócio, e posso apostar que provavelmente você não irá entregar para seus potenciais clientes um cartão escrito à mão em meia folha A4, certo?

É indispensável dar atenção ao visual do seu site, afinal, ele terá que irá transmitir toda a confiança e credibilidade do seu negócio. No entanto, muitas empresas prezam apenas pela aparência do site, desprezando a sua estrutura.  

Ao produzir um site para o seu negócio, tenha em mente que não é apenas o design que irá determinar o seu sucesso ou fracasso. 

Existem falhas na estrutura do seu site que podem prejudicar a imagem do seu negócio e por consequência qualquer estratégia de SEO, veja. 

 

Ausência de design responsivo

Hoje mais de 50% das pesquisas realizadas na internet são feitas a partir de dispositivos móveis, logo é indispensável que o seu site seja responsivo. 

Além do mais, mecanismos de busca, como o Google prezam pela experiência dos usuários em sites como o seu, por isso design responsivo é um dos 200 fatores que influenciam o ranqueamento das páginas. 

 

Servidor de hospedagem lento

Que atire a primeira pedra quem nunca abandonou um site porque ele levou mais tempo do que você esperava para carregar. 

Essa é uma realidade cruel que faz com que muitos negócios percam potenciais clientes. 

Pesquisas apontam que sites rápidos carregam em até 3 segundos. Logo, se o seu site levar pouco mais de três segundos para carregar certamente o usuário irá abandoná-lo. 

Uma das saídas para evitar uma dor de cabeça dessas é escolher o melhor servidor de hospedagem para o seu site, levando em consideração não apenas o benefício econômico, mas também os recursos oferecidos.

Além dos fatores estruturais, para posicionar bem um site nos mecanismos de busca, é necessário também aplicar algumas técnicas de SEO no seu site. 

E para ajudar você, compilamos uma série de estratégias, confira.

 

Estratégias de SEO que você pode aplicar

Para que o seu site esteja bem posicionado em sites de busca você precisa investir em diferentes estratégias. 

Veja algumas técnicas de SEO on page que estão sob seu total controle.

 

Pesquisa de palavras-chave

Um dos fatores para rankear no Google é saber trabalhar nas páginas do seu site as palavras-chave do seu negócio. 

O ideal é ter uma página para cada palavra-chave

Sendo que ao produzir um conteúdo você não deve concentrar seus esforços apenas na palavra-chave desejada, mas também em variações e sinônimos dela. 

 

Otimização de headings 

As headings tags são os títulos dos conteúdos do seu site. 

Para tirar o máximo proveito dessa estratégia, você precisa identificar a hierarquia dos títulos das páginas através das tags H1, H2, H3 … e assim por diante. 

O título mais importante deve estar configurado com a tag H1 e os seus subtítulos em H2 até o H6.  

Além de organizar visualmente o conteúdo, o que ajuda os seus usuários a se localizarem nas páginas do seu site, a otimização das headings tags faz com que os mecanismos de busca identifiquem a hierarquia dos conteúdos e priorizem os trechos principais. 

 

Conquiste link buildings

Hoje, um dos fatores que têm maior influência sobre o ranqueamento das páginas nos mecanismos de busca é o link building.

Ele pode ser feito entre páginas do seu site, bem como entre sites. Sendo que links conquistados de outros sites tem peso maior na classificação. 

O objetivo aqui é conquistar links de outros sites que apontem para o seu de maneira orgânica, sempre prezando pela qualidade e não quantidade. 

 

Aproveite as imagens do seu site

Trabalhar bem as imagens do seu site também é uma forma de se posicionar nos primeiros resultados da SERP. 

No entanto, a primeira coisa que você precisa saber é que os mecanismos de busca não enxergam as imagens do seu site assim como os seus usuários. 

Os buscadores ainda não tem o poder de ver uma imagem. Neste caso, você precisa dizer para eles, com todas as letras, qual o conteúdo delas.

Para isso você deve sempre alterar o nome da imagem, inserindo a palavra-chave para a qual você deseja ranquear

Evite salvar imagens com nomes genéricos. 

A segunda maneira de trabalhar o SEO das imagens é usar o texto alternativo. A ideia é mostrar para os mecanismos do que se trata aquela imagem.  

 

Invista em conteúdo original

Jamais copie conteúdo de outros sites. Pode levar tempo, no entanto, priorize a produção de conteúdo original

Mecanismos de busca, como o do Google, penaliza sites que possuem conteúdo duplicado. 

 

Estratégias de SEO que seu programador deve aplicar

Assim como existem estratégias que estão sob seu controle, existem técnicas que são de responsabilidade do seu programador. 

Confira as principais estratégias de como rankear o seu site no google que devem ser aplicadas pelo seu programador. 

 

Otimização da meta description

Todas as páginas do seu site devem possuir uma meta description, sendo que jamais duas páginas deve possuir a mesma meta. 

Se for necessário, produza o texto da sua meta, com no máximo 150 caracteres, e peça ao seu programador que apenas insira a marcação no código das suas páginas. 

 

Usabilidade e velocidade

De tempos em tempos faça testes e análise a velocidade do seu site

Lembre-se em média um site que carrega rápido leva até 3 segundos para ser renderizado nos navegadores.

Para verificar a velocidade do seu site você pode utilizar ferramentas como o Pagespeed Insights ou o Think With Google.

 

Invista em rich snippets

Conquistar a posição zero do Google não é uma tarefa simples, no entanto, também não é impossível. 

Para que o seu conteúdo seja exibido acima até mesmo da tão desejada primeira posição você precisa trabalhar os rich snippets das suas páginas.

Para isso, é o seu programador deve usar o Schema para criar as devidas marcações no código das suas páginas. 

Você pode trabalhar com inúmeros rich snippets, confira alguns deles clicando aqui

 

Não esqueça do mobile friendly

Já ressaltei acima toda a importância que o design responsivo tem sobre o seu site.

E não é para menos, as buscas via mobile dominam a internet. 

Sendo assim, não deixe o seu site sem uma versão para dispositivos móveis

 

Garanta que seu site está seguro

Peça ao programador do seu site que instale o seu certificado de segurança. 

Além de transmitir mais credibilidade para o seu negócio, o SSL serve também como um fator de ranqueamento nos mecanismos de busca

 

Tenha URLs amigáveis 

Outro fator que dificilmente estará sob seu domínio são as URLs do seu site. 

O ideal é que elas sejam o mais curtas possível, que contenham a palavra-chave desejada e que as palavras sejam separadas por hífens ao invés de underlines.

Se for necessário, defina como devem ser as URLs das páginas do seu site e apenas encaminhe ao seu programador para que ele faça as alterações. 

Mas lembre-se, se o seu site já está online a algum tempo, é preciso que o seu programador faça um redirect das URLs antigas para as novas, assim você evita perder posições nas buscas. 

 

Lembre-se do robots.txt

De maneira bem resumida o arquivo robots.txt é um arquivo de texto que fica hospedado na pasta raiz do seu site e traz instruções aos robôs de busca do que deve e do que não deve ser indexado nos resultados. 

É indispensável que você peça ao seu programador que revise o arquivo antes de enviar o seu site para o seu domínio. Isso porque, na maioria dos casos o arquivo é configurado de forma que nenhuma das páginas do seu site sejam rastreadas. 

 

Não esqueça do sitemap.xml

Assim como o arquivo robots.txt, o Sitemap.XML é indispensável para o seu site. 

Basicamente, esse arquivo é um mapa do seu site que ajuda os mecanismos de busca a entender como estão estruturadas as páginas e quais as URLs devem ser indexadas pelos mecanismos.

 

Dica bônus: invista em links patrocinados

Para conquistar um bom posicionamento em um mecanismo de pesquisa, você precisa muito mais que apenas conhecer o conjunto de técnicas de SEO ou produzir conteúdos de qualidade

Algoritmos como o do Google, possuem mais de 200 fatores que determinam o ranqueamento dos sites nos resultados da SERP. Logo, conquistar as primeiras posições não é uma tarefa fácil. 

Neste caso, investir em publicidade paga é uma saída para você alcançar resultados à curto prazo

No entanto, é importante lembrar que o investimento em publicidade paga, não interfere nos resultados orgânicos. O investimento de recursos financeiros funciona apenas para conquistar de maneira rápida a primeira página da SERP. 

Sendo que assim que os investimentos em anúncios pagos acabarem você não será mais exibido na primeira página de resultados.

Agora chegou a sua vez de colocar a mão na massa. Siga as nossas dicas para vencer os algoritmos e conquistar as primeiras posições dos mecanismos de busca. 

Precisa de ajuda ou está em busca de uma agência de SEO para seu site? Então não deixe de agendar um contato com os nossos especialistas

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Sumário
Como rankear o site do meu negócio na 1º posição do Google?
Título do Artigo
Como rankear o site do meu negócio na 1º posição do Google?
Descrição
As três primeiras posições da busca orgânica capturam para si mais de 34% do tráfego orgânico! Quer conquistar também as melhores posições do Google? Então não deixe de ler este conteúdo.
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