Como está a presença digital da sua empresa? Os consumidores conseguem encontrá-la facilmente? Você consegue alcançar o público desejado? As vendas estão aumentando graças aos seus canais online?

Você já parou para pensar como a internet é usada para muitas coisas que fizemos no dia a dia? Inclusive para pesquisar e saber sobre produtos, serviços ou empresas que desejamos fazer negócios, não é mesmo?

Se você acha que presença digital é apenas ter um site bacana e perfis nas redes sociais, continue lendo este artigo!

Você vai saber o que é pegada digital ou presença digital, como ela é crucial para o seu negócio e o que você pode fazer para estabelecer uma presença online e vender mais. Vamos lá?

O que é presença digital?

A presença digital é, basicamente, a visibilidade que uma pessoa, marca ou organização tem na internet, o que pode envolver ações de divulgação, interações e conteúdos em plataformas online.

Normalmente, essa presença digital acontece nos mais diferentes canais digitais, como sites, blogs, redes sociais, aplicativos e outros canais de comunicação.

Nesse sentido, esses mecanismos possibilitam que pessoas ou marcas se conectem e interajam com o seu público-alvo de diferentes formas. Agora que você sabe o que é presença digital, responda uma pergunta:

Como sua empresa se posiciona online e usa os diferentes canais digitais para transmitir autoridade, confiança, manter um relacionamento próximo com seu público e vender mais? Se você não sabe responder essa pergunta, certamente não está desenvolvendo uma boa presença digital para o seu negócio.

Saiba que ter presença online, com um site empresarial e perfis nas redes sociais, por exemplo, não significa que a sua empresa aproveita as melhores oportunidades desses canais. Vamos ver um exemplo de presença digital forte para facilitar a compreensão desse conceito.

Imagina que você é o presidente de uma instituição bancária. O que você faria para melhorar a percepção do negócio, oferecer suas soluções e conquistar novos clientes? É um desafio, não é mesmo?

O caminho usado pelo Itaú foi a criação da campanha “Isso muda o mundo”.  O banco reiterou a sua presença digital ao falar sobre as causas que apoia: cultura, educação e sustentabilidade.

Com essa abordagem, a instituição bancária estabeleceu uma presença digital ainda mais forte e relevante, comunicando ao seu público que também se preocupa com o que acontece com a sociedade e o mundo.

Todo esse trabalho permitiu ao banco preparar o terreno para poder falar de seus produtos e serviços financeiros de modo mais leve e amigável.

Percebe como a presença digital vai além dos diversos canais online que sua empresa pode estar presente?

Saiba que ela é uma estratégia para posicionar seu negócio de modo positivo e eficiente online. Quando bem feita, faz com que o seu público veja a empresa como parte da sua vida, como algo relevante e que ele realmente precisa.

A Evolução Do Mundo Digital

presença digital

O digital invadiu as nossas vidas nas últimas décadas, transformando o nosso cotidiano e a forma como nos relacionamos com o mundo.

Hoje, cada vez mais a internet está presente no nosso dia a dia e também nas tarefas mais comuns, seja pelo celular, computador, notebook, tablets, etc.

Para você ter uma ideia da força e da disseminação dos canais digitais, em 2021, o mundo contabilizou 4,9 bilhões de pessoas conectadas com a internet em algum momento.

Esses dados, inclusive, fazem parte do relatório da União Internacional de Telecomunicações, divulgado naquele ano. No Brasil, esse número chega a  139 milhões de pessoas com acesso à internet.

Embora parte da população, principalmente, em países subdesenvolvidos, não possuam acesso fácil à internet, a expectativa é que esse cenário mude no decorrer dos próximos anos.

Transformação Digital No Brasil

A expansão do acesso à internet no Brasil apresentou um crescimento nos últimos anos, por diversos motivos, principalmente por conta da popularização da banda larga, da facilidade de acesso aos serviços de internet e o aumento da cobertura de internet em todo o país.

Tudo isso permitiu que a transformação digital ganhasse ainda mais força no Brasil, sobretudo, com a facilidade de acesso aos dispositivos móveis, o que permitiu que mais pessoas se conectassem à internet.

Além disso, a pandemia também acelerou ainda mais esse cenário, obrigando as empresas a repensarem o seu modelo de trabalho, permitindo que as atividades fossem realizadas de maneira virtual, por conta da necessidade de afastamento e isolamento social.

Ou seja, a internet ganhou ainda mais importância no nosso dia a dia, ditando a maneira como compramos, nos relacionamos, consumimos conteúdos e até como nos divertimos.

Para você entender, o Brasil é o 5º país que mais acessa a internet no mundo, segundo uma pesquisa feita pela plataforma de desconto Cupom Válido, com dados da Statista.

Quais São Os Pilares Da Presença Digital?

Quando falamos em presente digital, saiba que há alguns importantes pilares para que sua marca seja, de fato, relevante para o mercado e também para o seu público.

Um deles, sem dúvida, é o conteúdo, que é justamente tudo que é criado, divulgado e compartilhado nos canais digitais. Nesse sentido, o conteúdo pode ter os mais diversos formatos, como artigos, post em redes sociais, ebook, vídeo gravado, podcast e por aí vai.

Lembrando que esses conteúdos são responsáveis por apresentar a sua marca, sua proposta e valores da sua empresa. De maneira resumida, ele é um dos pilares mais importantes em uma estratégia de marketing digital.

Outro pilar é o relacionamento, que é a forma como a sua empresa se associa e se relaciona com o seu público. Inclusive, esse aspecto é a base para a atração e também para a fidelização do seu cliente.

A comunicação omnichannel é também um dos pilares da presença digital, já que esse tipo de comunicação tem como premissa o uso de diversos canais ao mesmo tempo para se relacionar com o público.

Sendo assim, o ideal é investir em diferentes meios de comunicação, como site, redes sociais, telefone de contato, aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, além de chat na página do site, etc.

A proposta da comunicação omnichannel é, justamente, facilitar o contato do público com a sua marca.

A tecnologia também é uma das bases de uma empresa que deseja ter presença digital, já que ela depende de recurso tecnológico, que é justamente quem abre caminho para novas ferramentas e metodologias digitais.

Por Que É Importante Ter Uma Boa Presença Digital?

Atualmente, não estar online e deixar de trabalhar a presença digital da empresa podem acabar com seu negócio. Isso mesmo! Você perde inúmeras oportunidades ao não dar a devida importância às ações online.

Isso acontece porque o comportamento de compra do consumidor mudou: a internet passou a ser o canal em que o consumidor descobre novidades e realiza ações das mais diversas, desde comprar um produto, fazer a reserva em um restaurante até fechar um negócio de valor expressivo.

Porém, nesse universo digital cheio de possibilidades, antes de realizar uma compra, o consumidor realiza uma série de pesquisas online em busca de informações para encontrar a solução ideal para a sua necessidade, problema ou desejo.

O que isso significa para a sua empresa: quanto melhor for a sua presença na web, mais oportunidades de negócio vão surgir. As vendas aumentam e o negócio cresce pelos seguintes motivos:

  • grande parte de seus potenciais e atuais clientes certamente já estão online;
  • você dá um passo à frente da concorrência e aumenta a visibilidade da empresa;
  • a credibilidade do negócio aumenta;
  • a empresa estreita o relacionamento com o público.

Como Ter Uma Boa Presença Digital Para Seu Negócio?

Agora que você já sabe o que é presença digital e o porquê essa estratégia é crucial para a sua empresa, veja o que fazer para estabelecer uma boa presença digital.

Olhe Para O DNA Do Seu Negócio

Nesta primeira etapa, olhe para dentro da empresa, reflita sobre o seu DNA e pergunte-se:

  • Por que você faz o que faz?
  • Qual é o propósito do seu negócio?
  • Como você faz isso?
  • O que você oferece aos clientes?

Ao responder essas perguntas, não se concentre nos seus produtos. Lembre-se também dos benefícios que ele gera. Vamos ver um exemplo para facilitar?

Se você é um cirurgião dentista, oferece muito mais do que tratamentos odontológicos para eliminar cáries ou clarear os dentes, sua empresa oferece maior qualidade de vida e aumento da autoestima.

Com a saúde bucal em dia e um belo sorriso, seu paciente se sente mais confiante e tem muito mais saúde para viver melhor.

Percebe como responder essas perguntas é fundamental? Elas vão guiar o modo como você vai se comunicar com o seu público e ajudar a planejar sua presença online.

Defina e Desenvolva os Canais Online

Agora é hora de definir e desenvolver os canais que você vai usar para trabalhar a presença digital da sua empresa. Confira alguns deles:

  • Site empresarial;
  • Blog corporativo;
  • Redes sociais;
  • Busca orgânica;
  • E-mail;
  • Mídia paga.

Não se esqueça de consultar a persona do seu negócio para decidir quais são os canais mais adequados. Por exemplo, não adianta investir no Twitter se o seu público-alvo utiliza apenas o Facebook, concorda?

Adote Estratégias Para Desenvolver A Presença Digital

Além dos canais, é preciso adotar estratégias que permitam trabalhar os pilares da presença digital.

O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, por exemplo, são estratégias excelentes para serem adotadas, pois englobam todos os pilares e diversos canais online. Dentre os muitos benefícios, podemos citar:

  • comunicação adequada ao novo perfil do consumidor;
  • construção da autoridade da empresa;
  • facilidade para atrair o público desejado;
  • relacionamento próximo com o público;
  • mensuração e otimização das ações realizadas.

Mantenha A Consistência Das Ações

Por fim, não esqueça de manter a consistência. Isso é crucial para o desenvolvimento de uma presença digital forte.

Se você decidiu adotar o Inbound Marketing, por exemplo, deve manter uma regularidade nas suas ações. Isto é, deve publicar conteúdos de acordo com o seu calendário editorial, enviar e-mails para a sua base de contatos regularmente, disponibilizar conteúdos ricos, etc.

Não inicie as ações e desista delas pouco tempo depois. Lembre-se de que a presença digital é uma estratégia que gera resultados de médio a longo prazo. Ela é construída com o passar do tempo e exige consistência na realização das atividades.

Quais As Ferramentas Principais Para A Presença Online?

presença digital

Hoje em dia, há muitas ferramentas que contribuem para uma presença digital eficiente e de sucesso. Listamos as principais, confira!

Site

Um site é um dos canais mais importantes para ter presença na web relevante, sendo considerado a base de qualquer estratégia nas plataformas online.

Isso porque, é justamente ele que fornece as informações detalhadas sobre a sua empresa, como seus produtos, serviços, além de outros aspectos importantes, como os valores e a missão da marca, formas de contato, políticas, etc.

Blog

O blog anda lado a lado com o site, já que normalmente, o blog é uma das páginas dentro do site.

Inclusive, esse é um dos principais canais para a presença digital da sua marca, já que ele é a ferramenta para que a sua marca conquiste autoridade e reputação, ao criar e compartilhar conteúdos relevantes para o seu público.

Inclusive, ao criar conteúdos, usar as palavras-chave corretas e técnicas de SEO (Search Engine Optimization), é possível que seu conteúdo atraia ainda mais visitantes para o seu site.

Essa estratégia usa técnicas de otimização de mecanismos de busca, para ampliar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada pelo Google de forma gratuita, que possibilita que empresas e diferentes organizações incluam suas informações online.

Sendo assim, sempre que um usuário faz buscas sobre empresas ou serviços em uma determinada área geográfica, ele encontra dados relevantes da sua empresa, como endereço, telefone, horário de funcionamento e até avaliações de clientes.

Essa ferramenta é importante para a presença digital, principalmente para ampliar a visibilidade da sua marca e facilitar que a sua empresa seja encontrada.

Redes Sociais

Claro que não poderíamos deixar de citar as redes sociais como uma das principais ferramentas para quem deseja ter uma boa presença digital.

Canais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Tik Tok são plataformas que permitem a interação com seu público, a promoção de produtos e serviços e também a construção de relacionamentos com seus clientes.

Campanhas De Anúncios Digitais

As campanhas digitais são essenciais para a construção e fortalecimento da presença digital da sua marca, pois elas possibilitam que a sua empresa alcance um público muito mais amplo do que seria possível com métodos de marketing tradicionais.

Isso porque, esses recursos são disponibilizados por plataformas, como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads, que permitem a segmentação do público-alvo com base em vários aspectos, como idade, localização, interesses, comportamentos, etc.

Com isso, é possível criar campanhas mais direcionadas para as pessoas que têm maior interesse pela sua marca, produto ou serviço oferecido, ampliando a sua presença digital e até as suas vendas.

E-mail Marketing

Sim, o email marketing é um importante ferramenta para a presença online da sua empresa. Isso porque, ele consegue alcançar e se relacionar com os clientes  de maneira personalizada e direcionada.

É possível se relacionar com seus clientes a partir de diferentes interesses, comportamentos, histórico de compras, etc, fortalecendo o relacionamento com o seu público e aumentando as chances de conversão de vendas, fechamento de negócios e fidelização.

Conclusão

Após ler o nosso artigo, você compreendeu os motivos para ter uma presença digital eficiente, não é mesmo? Se quer ganhar destaque nos canais online, não deixe de seguir as nossas dicas.

Mas se precisa colocar em prática estratégias para melhorar a sua presença digital, conheça as soluções oferecidas pela Job Content, uma agência de Inbound Marketing, criando estratégias para gerar oportunidades e vendas. Acesse o nosso site!

Banner de contato com o texto: Saiba como a Job pode ajudar o seu negócio a crescer. Entre em contato agora.