Entenda o que é tráfego orgânico e por que ele é tão importante para uma estratégia de marketing e vendas de sucesso no longo prazo. 

Apesar de ser ainda um tanto desconhecido por muitos, o conceito de tráfego orgânico é relativamente simples. Trata-se do conjunto de visitas que um site recebe de forma espontânea, ou seja, sem utilizar anúncios pagos. 

Você tem basicamente duas formas de ser visto, de ser encontrado na internet: ou as pessoas te encontram organicamente ou você paga para as plataformas que oferecem anúncios, para aparecer para os seus clientes e levá-los para o seu site. 

A forma mais comum e mais rápida é o tráfego pago. Afinal, quando você paga para aparecer, acaba se destacando em meio aos concorrentes. No entanto, se o tráfego pago não for bem planejado, pode acabar levando pessoas desalinhadas com o perfil da sua persona para dentro do seu site.

Assim, quando falamos em tráfego orgânico, é preciso ter em mente que se trata de um trabalho de longo prazo – mas que pode trazer grandes benefícios para sua empresa. Continue a leitura que neste conteúdo eu vou te mostrar mais sobre esse conceito, e também explicar como você pode conseguir tráfego orgânico para o seu site. 

O que é tráfego?

O tráfego na Internet representa pessoas entrando e navegando no seu site. Assim, a principal finalidade das páginas na web é ter tráfego orgânico ou pago. Quanto maior for o tráfego, consequentemente mais pessoas estão visualizando e tendo contato com sua marca ou produto.  

Nessa mesma linha: quanto maior o número de pessoas que têm contato com as suas páginas, maiores as suas chances de conversão, sejam de topo, meio ou fundo de funil. Se isso acontece, sua empresa consegue atrair leads, estabelecer um relacionamento com o cliente, aumentar a lista de contatos e o engajamento com o público-alvo.

Quais são os tipos de tráfego?

Como você viu anteriormente, tráfego são pessoas que acessam seu site e visitam suas páginas. Mas existem alguns formatos de tráfego: cada conceito está relacionado com a forma como o visitante chegou até o seu site:

  • Direto: é quando uma pessoa digita seusite.com.br, acessando seu site de forma direta, sem precisar necessariamente vir de outro canal. 
  • Social: acontece por meio do tráfego vindo das redes sociais, sendo muito comum em casos de links compartilhados em Facebook e Instagram, que direcionam tráfego para o seu site. 
  • Pago: é quando você paga pelos anúncios no Google ou nas redes sociais. No buscador, quando a pessoa fizer uma pesquisa, seu site aparece acima dos sites orgânicos atraindo mais visitantes. Já nas redes sociais os anúncios impactam o usuário com o objetivo de cliques que o levem ao seu site para um conteúdo específico.
  • Orgânico: quando você faz uma pesquisa no Google aparecem várias respostas, ao escolher o site que condiz com o que você está procurando para acessar, isto é tráfego orgânico. 

Não existe melhor ou pior, pois cada um tem seus pontos positivos e negativos e a escolha depende do objetivo da estratégia. Por exemplo, o tráfego orgânico é o mais qualificado, porém tem menos fluxo do que a mídia paga a curto prazo. A dica é usar os dois tipos de tráfego de forma conjunta, mas com foco especial no tráfego orgânico que a longo prazo torna-se um ativo importantíssimo para uma boa estratégia de marketing e vendas.

O que é tráfego orgânico? 

O tráfego orgânico é quando as pessoas encontram a sua empresa (seu site) de forma espontânea na internet, sem que você pague (anúncios) para isso.

Porém, quando afirmamos que o tráfego orgânico não tem custo, diferente de anúncios pagos, isso não significa que você não precise investir absolutamente nada para conquistá-lo. Você terá investimento em outras ferramentas que levem usuários para o seu site organicamente. Estão entre essas ações: produção de conteúdos para blog, um site bem estruturado, conteúdos de venda de produtos bem produzidos e otimizados, e por aí vai.

Mais um exemplo: para produção de um artigo para blog é preciso tempo e dinheiro, mas ele vai te entregar resultados agora e também daqui a um ano. Já um anúncio pago vai durar somente o período que você estiver pagando pra ele lhe entregar resultados. 

Tráfego pago e tráfego orgânico podem ser aliados? 

Cada estratégia tem um objetivo e a escolha pelo tráfego pago ou orgânico vai depender do propósito dela. Porém, não existe regra e você pode usar os dois, principalmente no início da sua estratégia para atrair mais visitantes para seu site. 

O tráfego pago traz resultados mais rápidos em um curto prazo de forma mais fácil, pois ele vai atrair a atenção das pessoas para o seu negócio. Desta forma, você terá seus primeiros contatos e possíveis clientes que podem comprar uma ou várias vezes. 

Já o tráfego orgânico é para quem deseja resultados a longo prazo, com conteúdos importantes no seu blog ou página. Através dele muitas pessoas vão chegar até sua empresa e posteriormente fazer suas compras por encontrar conteúdos que auxiliem na resolução de seus problemas ou desafios.

Tanto tráfego orgânico como pago funcionam, mas isso depende do objetivo da sua empresa e do resultado final que você espera. Então, você pode criar conteúdos e materiais para tráfego orgânico e  posteriormente patrocinar os post ou links de promoção e serviços da empresa, utilizando as duas estratégias em conjunto. 

Afinal, qual a importância do tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é muito importante para gerar tráfego de qualidade para seu site, desde que seu conteúdo gere valor para a persona. E quando falamos em “conteúdo que gere valor” significa que você precisa ter uma produção de conteúdos com uma boa estratégia e com consistência. Nada de postar lá de vez em quando e esperar que isso lhe traga ótimos resultados! Mas não fique assustado, pois todo esse trabalho vai valer a pena no final, com resultados consistentes, escaláveis e sem data de validade. 

Conteúdos relevantes ranqueiam nas pesquisas, isso torna mais fácil que pessoas encontrem seu conteúdo e entrem em contato com a sua empresa, sem que você precise usar os anúncios pagos.

Outro ponto relevante que você deve ter em mente é que o seu site é a sua casa própria na internet. Ou seja, as visitas que você recebe, os dados aos quais tem acesso por meio das ferramentas de monitoramento, tudo isso é seu e pode ser usado para o sucesso do seu negócio. 

Uma forma simples de exemplificar isso, e a grande importância do tráfego orgânico é pensar no “bug” que as redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp sofreram recentemente. 

Para quem tem toda a sua estratégia de marketing e vendas focada no uso das redes sociais, esse tipo de situação é um problema gigantesco. Pois, em muitos casos ficar sem acesso às redes significa “parar de vender”.

E aqui não quero dizer que as redes sociais não são importantes. Elas tem sim importância dentro de uma estratégia de marketing, por serem canais de relacionamento com o público, de divulgação de conteúdo e da marca. O ponto aqui é que as redes não podem ser sua única forma de estar na internet. Afinal trata-se de uma “casa alugada”, da qual você precisa seguir todas as regras impostas e ainda pode ser “despejado” a qualquer momento.  

Por isso da importância de investir em tráfego orgânico, de ter um site com conteúdos relevantes. Eles ajudam a sua persona a solucionar seus problemas e criam um relacionamento duradouro entre a empresa e o seu público. 

Portanto, investir tempo e recursos para aumentar o tráfego orgânico, pautados em uma boa estratégia, é essencial e garante resultados consistentes no marketing digital.

eBook-como-aumentar-as-vendas-com-inbound-marketing-Agência-Job-Content

Quais os benefícios do tráfego orgânico?

Agora que você já entendeu de forma mais aprofundada o que é o tráfego orgânico, e qual a importância dele, está na hora de conhecer melhor seus benefícios. 

Custo-benefício

A longo prazo, o tráfego orgânico lhe dá maior liberdade estratégica para o seu marketing na internet. Com o passar do tempo, você pode migrar investimentos de anúncios para fazer novos testes, priorizando por exemplo as plataformas que trazem maior retorno. Isso porque o tráfego orgânico dá sustentação a parte da estratégia de tráfego, e não mais somente os anúncios pagos.

Outro custo benefício importante é algo que citamos a pouco: quando você é encontrado pelo público, de forma orgânica, significa que as pessoas estão encontrando a sua empresa na internet no momento que elas mais precisam, ou seja, quando elas precisam resolver algum problema – diferente de anúncio pago, em que a pessoa é impactada, mas nem sempre aquela oferta faz sentido para ela naquele momento.

Escalabilidade

De certa forma, os anúncios pagos não podem ser considerados escaláveis, já que quando você para de investir neles, o tráfego basicamente desaparece.

Outro ponto importante é que o custo para atrair muitos visitantes qualificados (já no fundo do funil) pode ser bem alto.

Com o tráfego orgânico, você consegue atrair mais visitantes no topo do funil. com um custo bem menor e ajudá-los a evoluir dentro da jornada de consciência, até o momento da compra.

Relevância

O público atualmente já está muito mais consciente e na maioria das vezes já consegue diferenciar anúncios pagos de conteúdos orgânicos mostrados pelo buscador no momento da pesquisa. Então as primeiras posições da pesquisa, reservada aos anúncios, já deixa aquela primeira impressão: “já estão querendo me vender algo”.

No entanto, o resultado orgânico, tem suas preferências e vem ganhando credibilidade cada vez maior.

Durabilidade

O tráfego orgânico traz resultados sem prazo de validade. Isso porque um único blog post com conteúdo de qualidade é capaz de gerar milhares de visitas e vendas durante um longo prazo. Ao contrário do tráfego pago, que dura somente enquanto você paga para ele lhe entregar resultados.

Construção de relacionamento

Se a sua estratégia prioriza a venda imediata, o mais indicado é o tráfego pago.  Mas se a intenção for construir relacionamento e acompanhar os leads até o seu momento de compra, a decisão mais assertiva é o tráfego orgânico. Com ele você acompanha toda a jornada de consciência do usuário, tem maior liberdade para investimento em anúncios, aumenta a confiança dos usuários e ainda tem a chance de escalar com maior consistência.

O que fazer para ter tráfego orgânico no meu site?

Já falamos aqui que o caminho é mais árduo. Mas, diante da evolução da internet e da enorme digitalização que estamos vivenciando, o usuário está muito mais seletivo ao utilizar os canais digitais para buscar conteúdos e posteriormente realizar suas compras.

Assim a resposta é simples e complexa ao mesmo tempo:  você precisa das estratégias certas, construída de forma complementar, para que você consiga atrair tráfego orgânico e de qualidade para o seu site.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é (ou pelo menos deveria ser) a base de uma boa estratégia de marketing digital – isso porque o tráfego orgânico não acontece sem que o seu site tenha um conteúdo que seja realmente de interesse da persona.

Assim, para a produção de conteúdos você deve traçar uma persona, saber quais são seus problemas e dores. Desta forma é possível desenvolver uma estratégia que mostre a solução para estes problemas através do conteúdo produzido.

Dica bem importante para começar: faça uma ampla pesquisa de palavras-chave no Google e descubra os termos que o seu público está buscando para resolver os problemas relacionados ao seu ramo de negócio. Essa é uma premissa básica para que você tenha chances de ser encontrado nos mecanismos de busca.

Você pode (e também deve) usar técnicas de copywriting para atrair a atenção dos visitantes e aumentar a taxa de cliques e visitas no seu site. Além disso, você pode publicar o mesmo conteúdo em diferentes formatos: blog posts, e-books, social media, e-mails, vídeos, etc.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de conteúdos para ferramentas de busca na internet. Usar o SEO é uma ótima estratégia, mas que exige tempo e disciplina – além de maior conhecimento técnico. 

Uma dica importante para que vai se utilizar do SEO para suas estratégias de tráfego orgânico é: as regras são mutáveis, estão sempre em adaptação. Assim, você precisa ter atenção, ficar de olho sempre e promover as alterações e otimização necessárias nos seus conteúdos.

E-mail marketing

Aqui está um passo importante de “aproveitamento” do seu tráfego orgânico. Pois, de nada adianta ter bom tráfego orgânico, se você não conseguir dar sequência neste relacionamento com o seu usuário.

Sua estratégia deve priorizar áreas de captura de leads, ao longo das páginas do seu site. Para que ao acessar, o usuário lhe dê a chance de poder estabelecer uma conexão e relacionamento posterior ao acesso no site.

O e-mail marketing pode ser um dos canais para manter o interesse do futuro cliente com conteúdo atualizado e relevante. Você pode ter uma lista de emails para informá-los de promoções, descontos, conteúdos informativos e lançamentos, por exemplo.

Conclusão

Com as estratégias certas, tempo e esforços dedicados, os resultados do tráfego orgânico surgem. Não esqueça que essa é uma estratégia de longo prazo, mas que pode trazer resultados incríveis, como mais visitas qualificadas no seu site e gerar maior autoridade para você e sua empresa na internet. Precisa de ajuda? Agende um horário com nossos especialistas! 

Banner de contato com o texto: Saiba como a Job pode ajudar o seu negócio a crescer. Entre em contato agora.