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TogglePara que um site possa contribuir com o crescimento da sua empresa, gerando negócios, é preciso que ele tenha uma boa taxa de conversão. Descubra neste post, quais são os 7 itens que não podem faltar para que um site ajude você a aumentar as suas vendas!
Foi-se o tempo em que o objetivo de um site era apenas promover a presença digital de uma marca. Hoje, mais do que ser uma vitrine virtual, o site pode ser um grande aliado na geração de novas oportunidades de negócio. Mas, para atingir os resultados esperados, é preciso que ele seja pensado de modo estratégico.
Leia o post até o final e aprenda a utilizar 7 técnicas fundamentais para criar um site de vendas realmente eficaz para aumentar os seus lucros!
1 – Faça o site gerar valor
Em primeiro lugar, é importante que, ao acessar o seu site, o usuário encontre logo de cara uma proposta de valor. Para definir isso, informe de modo objetivo as seguintes questões:
- qual é o problema que você resolve ou a necessidade do usuário que você supre;
- quais vantagens o cliente terá comprando da sua empresa;
- qual é o diferencial da sua empresa com relação à concorrência;
- de que forma você pode resolver o problema do cliente.
Encontrar estas informações logo que entra no site ajudará o cliente a entender o que sua empresa faz e de que modo. Isso é decisivo para que ele continue ou não navegando no seu site.
2 – Evidencie a capacidade de realização da sua empresa
Reserve uma página para demonstrar a sua capacidade de execução. Fale sobre a empresa, para que o usuário possa conhecer o seu negócio, informe quem são os profissionais que atuam na empresa e de como ela tem condições de realizar aquilo a que se propõe.
3 – Use depoimentos de clientes
Ver de forma prática os resultados alcançados por outros clientes da empresa é a melhor forma de angariar a confiança de um cliente em potencial. Assim, reservar um espaço no site para divulgar “cases de sucesso” é um recurso muito importante.
Isso pode ser feito com o uso de textos acompanhados de fotos, áudios ou vídeos dos clientes dando seu depoimento. Você pode contar quem utilizou o seu produto ou serviço e qual o resultado obtido com a solução oferecida.
A divulgação de cases de sucesso também contribui para os argumentos de venda, dando um suporte maior à sua oferta, e aumenta a confiança do potencial cliente com relação à empresa.
4 – Mostre de que forma você soluciona os problemas dos clientes
É essencial reservar uma página para falar sobre a sua empresa. Mais do que as funcionalidades, mostre as vantagens que o usuário terá sendo seu cliente. Para isso, responda às seguintes questões:
- que tipo de problema o seu produto ou serviço pode resolver?
- por que a sua empresa é a melhor opção para solucionar determinados problemas?
- qual é o custo-benefício que o cliente terá ao adquirir um produto ou serviço de sua empresa?
- quais são as dúvidas mais frequentes?
Responder a questões que podem interessar ao cliente, fará com que ele entenda com mais facilidade os motivos pelos quais o seu produto ou serviço podem resolver o problema dele de forma eficiente.
5 – Cuidados para evitar a poluição visual
Deixe o site o mais limpo possível, com conteúdos fáceis de ler e entender. Remova páginas e conteúdos sem importância. Caso tenha muitos produtos ou serviços, crie uma página para cada um deles. Todas estas medidas vão evitar que o seu site fique visualmente poluído.
6 – Crie um blog para gerar conteúdo no site
É importante criar um blog dentro do site para gerar conteúdos relevantes e atrair clientes em potencial. De acordo com um estudo da BreezyHill, 47% dos consumidores acessam entre 3 e 5 conteúdos antes de entrar em contato com um vendedor.
Com isso, podemos concluir que ter um blog dentro do site ajuda a vender e que o cliente em potencial busca se informar antes de tomar uma decisão. Assim, o conteúdo do blog é uma estratégia eficiente para educar o seu cliente e ajudá-lo a entender o seu produto ou serviço.
O blog é uma ferramenta muito útil para:
- criar um relacionamento entre a empresa e o cliente;
- atrair tráfego para o site por meio do seu conteúdo;
- conquistar sua própria audiência;
- usar o marketing de conteúdo para atrair clientes em potencial e transformá-los em clientes reais;
- ser autoridade na área de atuação da sua empresa, pois falar sobre um assunto com informações de qualidade, apresentando dados confiáveis, demonstra que você entende do que está falando e contribui para que você se torne uma referência no setor.
7 – Chame o visitante para uma ação
Espalhe botões de CTA (Call to action ou “chamada para ação”, em português) em locais estratégicos do seu site. O CTA pode ser um convite para o visitante acessar outra página, baixar um eBook, solicitar orçamento, realizar uma compra na loja virtual etc.
Veja algumas dicas para que os botões de CTA chamem a atenção do usuário:
- faça testes com cores que tenham contraste;
- experimente diferentes textos e tipos de letra para analisar qual deles funciona melhor;
- escreva o texto utilizando verbo de ação e senso de urgência, de modo que o usuário não tenha dúvidas sobre o que vai acontecer após ele clicar no botão do CTA. Exemplo: caso a chamada para ação seja um convite para ler um blog post, em vez de “clique aqui”, escreva “para ler conteúdo ‘X’ basta clicar aqui”.
Você pode ter vários CTAs por página em diferentes momentos com textos, cores e formatos variados. Também pode criar CTAs principais, com mais destaque, e outros secundários, mais discretos. Assim, independentemente do momento da jornada do cliente, ele poderá clicar em algum deles e ter mais informações sobre sua empresa ou realizar outra ação desejada. Veja exemplos de CTAs:
Outras dicas importantes para que o seu site seja uma ferramenta de vendas:
- Layout: deve ser limpo, responsivo e fácil de navegar, caso contrário, pode haver rejeição da página e as conversões dos leads não vão ocorrer.
- Texto: ao escrever os conteúdos do site, utilize técnicas de copywriting para que os textos sejam mais persuasivos e estruturados, com o objetivo de aumentar o número de conversões. Além disso, procure usar gatilhos mentais, pois eles ajudam o cliente a tomar decisões.
- Técnicas de SEO: aplicar técnicas e configurações de SEO (otimização para mecanismos de busca) nos conteúdos do site – em títulos, links, URLs, palavras-chave para que o site atenda aos requisitos do Google (referência para buscas) – é outro recurso que pode fazer com que a sua página se destaque e seja encontrada com mais facilidade por quem pesquisa.
- Foco na persona: em marketing, “persona” significa “cliente ideal”. Antes de criar o conteúdo do seu site, pense para qual público ele será direcionado. Entreviste clientes, pesquise, busque dados e informações para criar uma persona. Assim é mais fácil saber que tipo de assuntos abordar para que o conteúdo do seu site seja relevante, contribuindo para criar um relacionamento entre sua empresa e os potenciais clientes.
Como Agência de Marketing Digital, nós também somos criadores de sites e podemos afirmar que a otimização do seu site é um fator essencial para que ele seja uma ferramenta de conversões e vendas!
Entre em contato conosco, caso tenha ficado com alguma dúvida ou sempre que precisar!