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CRM para vendas: pare de perder contatos e cresça a receita do seu negócio com a organização do seu time comercial.

Unindo um CRM para vendas e processos bem estruturados, é possível ter um setor comercial muito mais eficiente!

Tenha uma gestão de vendas totalmente integrada!

Um CRM para vendas tem impacto direto na receita da sua empresa:

A implementação de um CRM para vendas é um passo fundamental para otimizar o relacionamento com os clientes da sua empresa, aumentando a eficiência do time de vendas e gerando maior receita para o negócio. Um CRM, junto de um processo comercial bem descrito, podem transformar de forma muito positiva a forma como a sua empresa interage com leads, oportunidades e fecha novos negócios.

Aumente a eficiência do seu time comercial:

Um CRM para vendas vai automatizar tarefas repetitivas, e em especial manter um histórico de informações valiosas que se perdem em agendas e papéis no dia a dia e sempre que há mudanças de profissionais no time – além das informações, perdem-se negociações importantes. Com uma ferramenta de gestão como o CRM a equipe de vendas passa a ter um papel muito mais estratégico do que operacional.

Tenha em mãos dados para melhorar de forma contínua:

O CRM para vendas oferece ferramentas que permitem a coleta de dados importantes e que se tornarão cada vez mais estratégicos para a sua tomada de decisão: em qual etapa estão as melhores oportunidades de negócios? Quais leads estão comprando mais? Qual perfil de cliente está comprando tickets maiores? Quais novas necessidades surgiram e que temos capacidade de atender? Quanto podemos vender a mais no próximo semestre? São todas perguntas facilmente respondidas com dados extraídos de um CRM de vendas bem configurado e de uma equipe bem integrada à sua utilização.

O que os clientes da Job já conquistaram usando um CRM de vendas bem estruturado!

Consultoria

R$ 42  milhões em vendas
entre jul/23 e jul/24 para leads perdidos, resgatados por automação

Indústria

Tráfego orgânico no site:
19% – semestre 01/22
Saltou para 57% no semestre 01/24

Software e
Tecnologia

Incremento de vendas com Inbound:

Faturamento 31,04% maior
em jul/24 em relação a jul/23

Indústria

Crescimento de fatia de tráfego orgânico!
Aumento de 348% nas visitas em relação a 2024 Crescimento de 80,05% no volume de palavras-chave

Como obter bons resultados com o uso de um CRM para vendas!

Ter um objetivo e um ICP claro para o uso do CRM para vendas

Provavelmente você está pensando que o principal objetivo do uso do CRM é organizar o seu processo comercial – mas para chegar a essa meta o primeiro passo é: ter clareza do objetivo e do (ICP) perfil de cliente ideal da sua empresa.
O objetivo são as metas que o seu time de vendas precisa alcançar: e quantos leads ou oportunidades precisam passar pelos funis do CRM para que essa meta seja alcançada!
Para entender seu perfil ideal de cliente trace a sua persona, desenhamos o perfil dos seus melhores clientes: empresa ou pessoa física? Quais são seus principais desafios? Como seus produto ou serviço vai resolver esses problemas?
Conhecer seu ICP, vai permitir ao seu time de vendas segmentar clientes potenciais, focando seus esforços nas oportunidades mais promissoras, otimizando tempo e dinheiro.

Definir as etapas do seu funil de vendas

Definir as etapas do seu CRM para vendas é essencial para garantir que o processo comercial seja bem estruturado, padronizado e eficiente. Cada etapa deve refletir o progresso da oportunidade (cliente em potencial) – desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Em cada etapa, o time de vendas terá também atividades pré-definidas que precisam ser cumpridas em cada uma delas.
Antes de definir as etapas, é importante entender o ciclo de vendas da sua empresa. Isso inclui o tempo que geralmente leva para converter uma oportunidade em cliente, os principais pontos de contato e as atividades que levaram o processo até o momento de fechamento da venda. Etapas definidas, elas são configuradas na sua ferramenta!

Configurar os gatilhos de passagem entre as etapas no CRM para vendas

Os gatilhos de passagem são critérios específicos que indicam que uma oportunidade está pronta para avançar de uma etapa para outra no funil de vendas dentro do CRM. Os gatilhos garantem que esse lead evolua com base em comportamentos – e isso mantém o processo de vendas fluido.
A definição dos gatilhos é feita junto com você e o seu time, com base em atividades e comportamentos já mapeados em clientes e que dão evidências do avanço no processo de decisão para um próximo passo.
Se o lead aceitou marcar uma reunião, ou receber uma demonstração de produto são alguns exemplos de gatilhos de avanço.

Automatizar ações e ganhar maior agilidade

Automatizar ações no seu CRM para vendas é uma forma muito boa de aumentar a eficiência, reduzir erros e melhorar a gestão de oportunidades e clientes. A automação permite que certas tarefas sejam executadas de forma automática com base em eventos específicos, deixando sua equipe de vendas livre para focar em atividades mais estratégicas.
Alguns exemplos de atividades que podem ser automatizadas são: criação de atividades, definição de dono do lead, envio de emails de notificação e de contato, tentativas de contato sem sucesso.

Playbook de vendas: padronizando todo seu processo comercial

O final de todo o processo de mapeamento do seu processo comercial e configurações do CRM é finalizado com um documento, um playbook de vendas, que vai condensar todas as informações em um só documento de padronização, que servirá como guia para o seu time de vendas. Esse documento vai contribuir para que todos os vendedores sigam as mesmas diretrizes e práticas, o que é muito importante para manter a qualidade e consistência das abordagens. O playbook pode ser atualizado regularmente com base de novos dados e feedbacks, permitindo ajustes.

Treinamento do time comercial

Um time comercial bem treinado no uso do CRM para vendas pode otimizar muitas tarefas na sua rotina: acompanhamento de oportunidades, evolução dessas oportunidades para o fechamento, relatórios, novas oportunidades de negócios. Com treinamento adequado, seus vendedores tem a oportunidade de progredir para identificar onde estão as melhores oportunidades de fechamento de negócios e os pontos que mais precisam de atenção para evitar perdas de vendas, por exemplo.

Use dados para melhorar seu processo de vendas

A coleta e análise de dados é uma das funções mais importantes de um CRM para vendas. Utilize as ferramentas de análise do CRM para monitorar o desempenho da equipe de vendas, identificar tendências e oportunidades, e tomar decisões baseadas em dados. Relatórios detalhados e dashboards personalizados ajudarão a visualizar o progresso e ajustar estratégias de vendas conforme a necessidade do seu negócio.

Quem já organizou seu processo de vendas entende o quanto isso é valioso para a geração de novas vendas!

A partir de dados extraídos do uso do CRM de vendas, foram mapeados os principais motivos de perda do processo comercial. Criamos fluxos de emails para a reativação de oportunidades, que retornam para o funil de negociação, gerando maior eficiência para o vendas. Com a criação de um fluxo de resgate de oportunidades descartadas pelo motivo de perda "sem contato", os leads recebem e-mails e uma landing page com o mesmo objetivo do pré-vendas: obter informações de qualificação. Assim que o lead preenche a LP, é reenviado ao funil de oportunidades do time de vendas, que segue com a abordagem.Todo esse processo para gerar o resgate de oportunidades consideradas "perdidas" gerou impactos financeiros muito significativos, refletidos na geração de vendas de ticket expressivo. Dos leads "resgatados" pelos fluxos de emails criados, de agosto de 2023 a julho de 2024, foram gerados R$ 42 milhões em vendas

Aprenda a usar dados a partir do CRM de vendas para gerar mais negócios!

Quer implementar um CRM de vendas e melhorar seu processo comercial? A Job Content pode ajudar você!

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