Por Job Content
Em 13/02/2018
Descubra como funciona o algoritmo do Facebook e saiba por que suas publicações não alcançam todos os seus seguidores.

Sua empresa está no Facebook, mas não consegue gerar muitos resultados? Por mais que os conteúdos sejam compartilhados frequentemente as publicações da sua fanpage não aparecem nem mesmo para você?

Saiba que isso acontece devido o funcionamento do algoritmo do Facebook. Esse recurso, que está sempre sendo aprimorado, é a ferramenta usada para fazer com que os posts da sua página apareçam no feed de notícias dos usuários que curtiram a fanpage da sua empresa.

Se você deseja saber por que suas publicações não aparecem para todos os seus seguidores, continue lendo este post. Você vai descobrir como funciona o algoritmo do Facebook, conhecer a sua última grande mudança, conferir os impactos que sua fanpage vai sentir e o que fazer para atingir mais pessoas na plataforma.

O funcionamento do algoritmo do Facebook

Antes de respondermos a pergunta principal deste post, é importante que você conheça e compreenda o funcionamento do algoritmo do Facebook.

O algoritmo é um recurso que a plataforma usa para definir quais publicações aparecerão no feed de notícias de cada usuário. Para exibi-las, diversos fatores são levados em consideração, como os posts de amigos e fanpages que o usuário ainda não viu, a velocidade da conexão à internet, tipo de conteúdo, tipo de dispositivo usado para acessar a rede e a probabilidade que o usuário tem de curtir ou compartilhar o post.

E o que isso significa? Que o feed de cada usuário é único e que nem todas as publicações compartilhadas pelas fanpages que ele curte serão exibidas.

Para facilitar a compreensão sobre o seu algoritmo, o Facebook publicou um vídeo explicativo em outubro de 2017. Adam Mosseri (vice-presidente de Gestão de Produtos) explica de forma didática o funcionamento do feed de notícias e mostra como o algoritmo seleciona as publicações que serão exibidas aos usuários.

Assista aqui o vídeo na íntegra.

A mudança no feed de notícias do Facebook

No vídeo, Adam informa que a missão do feed de notícias é conectar as pessoas às histórias que mais lhe interessam. E para conseguir alcançar esse objetivo, o Facebook atualiza seu algoritmo constantemente.

Em janeiro deste ano (2018), Mark Zuckerberg anunciou uma grande mudança no algoritmo da plataforma: os posts dos amigos e dos familiares ganham mais relevância e o alcance das publicações das fanpages diminuem.

Clique e confira o comunicado completo.

Depois dessas informações, ficou mais fácil compreender por que você não vê suas publicações no Facebook, concorda? Isso acontece devido às mudanças no algoritmo (que prioriza os posts dos amigos e familiares) e à qualidade dos conteúdos compartilhados pela sua fanpage.

O impacto das mudanças do Facebook para empresas

O principal efeito a ser notado por muitas páginas empresariais é a queda no alcance de suas postagens — principalmente se o conteúdo compartilhado não segue os princípios de publicação ou recebe poucas interações.

Essa redução é esperada pelo próprio Zuckerberg, que deixa claro em seu comunicado que “(…) fazendo essas alterações, eu espero que o tempo que as pessoas gastam no Facebook e algumas medidas de engajamento caiam. Mas eu também espero que o tempo que você gasta no Facebook seja mais valioso. (…)”.

Outros impactos que as empresas sentirão: a necessidade de melhorar os conteúdos compartilhados na rede e de investir em anúncios patrocinados na plataforma para poder alcançar o público desejado.

O que fazer para alcançar mais pessoas no Facebook

Em primeiro lugar, siga os princípios de publicação de conteúdo indicados pelo Facebook. A plataforma apresenta três orientações para ter mais sucesso com os conteúdos compartilhados:

  • Produza conteúdos relevantes e informativos que o seu público achará interessante;
  • Publique apenas conteúdos precisos e autênticos, não faça spam nem use títulos clickbait;
  • Não compartilhe conteúdos que incentivam comportamentos desrespeitosos (nudez, discurso de ódio, violência e conteúdo gráfico).

Em segundo lugar, aumente o seu orçamento para patrocinar as publicações da sua fanpage. Isto é, invista dinheiro para fazer com que os posts estratégicos alcancem o público desejado.

O patrocínio de publicações e a veiculação de anúncios no Facebook para empresas são ferramentas poderosas para gerar novas oportunidades de negócio. Isso acontece porque a plataforma permite uma ultrassegmentação do público-alvo.

Se você tem uma escola de francês para negócios, por exemplo, pode alcançar homens e mulheres de 24 a 45 anos que morem na sua cidade e trabalhem em empresas francesas. Um público bem mais difícil de alcançar usando apenas os tradicionais meios de veiculação de anúncio, como jornais e revistas.

Essa segmentação poderosa é um dos recursos que fazem com que diversas empresas tenham sucesso na plataforma.

Por fim, conte com uma ajuda especializada para melhorar seus resultados no Facebook. Com profissionais preparados para fazer a gestão de sua fanpage é possível transformar esse canal em uma fonte geradora de vendas para o seu negócio.

Percebe como é importante dedicar tempo na produção de conteúdo e investir em anúncios no Facebook? Quando os conteúdos são de qualidade e os anúncios bem produzidos, os resultados são positivos para a sua empresa.

Agora que você já sabe por que as publicações da sua fanpage não aparecem para todos os seus seguidores, que tal baixar nosso eBook sobre Facebook Ads para entender melhor como veicular anúncios nessa rede social? Preencha o formulário abaixo e receba esse material gratuitamente em seu email!

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