Tome cuidado para não ser iludido pelas métricas da vaidade! Entenda por que é importante ir além desses números ao avaliar sua estratégia de marketing digital.

Você fica animado quando vê o número de seguidores ou curtidas da sua empresa aumentar? Tome cuidado para não ser iludido pelas métricas da vaidade no marketing digital!

Quando analisados isoladamente, esses números podem ser vazios e não ajudam a melhorar as vendas da empresa. Isso mesmo: um grande número de seguidores nem sempre significa que o seu negócio está de vento em popa.

Continue lendo para saber mais entender por que é importante ir além desses números.

Como as ações de marketing digital são mensuradas

Pelas métricas! Principalmente as métricas do funil de vendas. Ao conhecer quantos visitantes, leads, oportunidades e clientes sua empresa tem conquistado, é possível ter uma visão geral do impacto das ações de marketing digital.

O que são métricas da vaidade

As métricas da vaidade são dados que não atestam se as ações executadas realmente geraram resultados positivos (vendas) para a sua empresa. Além disso, esses números não geram insights para a tomada de decisão.

Confira alguns exemplos de métricas da vaidade:

  • Pageviews;
  • Taxa de Cliques;
  • Taxa de Rejeição;
  • Download de Aplicativos;
  • Visualizações em vídeos;
  • Curtidas;
  • Seguidores;
  • Compartilhamentos.

As métricas da vaidade enchem apenas os olhos

A definição ainda não está muito clara? Vamos ver alguns exemplos para entender melhor as métricas da vaidade, como o número de likes e de seguidores.

Quantos likes a fanpage da sua empresa recebeu? E quantos seguidores você tem no Instagram? Esses números estão aumentando e você fica animado com o crescimento? É comum que muitos empresários fiquem empolgados com métricas da vaidade. Afinal, quando analisadas isoladamente podem ser números expressivos.

Agora reflita: esse crescimento está sendo acompanhado pelo aumento das vendas? Que insight você pode retirar dessa métrica para otimizá-la e gerar resultados reais para o seu negócio?

E em relação aos vídeos publicados pela sua empresa, o que você pode fazer sabendo que X pessoas visualizaram o conteúdo? Você provavelmente vai concordar que é difícil conseguir tomar decisões baseando-se somente em métricas isoladas e sem um objetivo.

Portanto, evite analisar esses números isoladamente. É preciso ir além e focar em métricas que verdadeiramente ajudam a mensurar a efetividade da sua estratégia de marketing digital.

As métricas de valor enchem os bolsos

Acabamos de ver que não é indicado ficar de olho apenas nas métricas da vaidade, mas isso não significa que devem ser abandonadas por completo. Você deve se aprofundar nelas e em outras métricas para conseguir obter insights para melhorar suas ações de marketing digital.

Ao usar vídeos em sua estratégia, contar apenas com o número de visualização não é o suficiente. Você precisa saber quantos usuários realmente visualizaram todo o conteúdo, qual é a taxa de abandono dos vídeos e a taxa de conversão, por exemplo.

Com essas informações a mais, você pode decidir o que fazer para melhorar o conteúdo dos próximos vídeos e evitar que o seu público deixe de assisti-lo e deixe de realizar a ação de conversão desejada.

Sabendo disso, veja algumas métricas importantes de serem acompanhadas por empresas que fazem marketing digital:

  • Visitantes;
  • Visitantes Recorrentes;
  • Fontes de Tráfego;
  • Alcance;
  • Engajamento;
  • Leads;
  • Taxa de Conversão;
  • Leads por Canal;
  • Custo por Lead (CPL);
  • Taxa de conversão do funil de vendas;
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Retorno sobre Investimento (ROI).

Essas métricas são só alguns exemplos! Existem mais que podem ser usadas para avaliar as ações e melhorar o seu desempenho. Uma agência de marketing digital certamente pode ajudar você nesta tarefa importantíssima: definir as métricas certas para mensurar seus objetivos de marketing online.

O marketing digital vai além da presença nas redes sociais

Ao falar de métricas da vaidade é quase impossível não mencionar as redes sociais. Afinal, essas plataformas costumam ser a referência de muitos empreendedores para “atestar” o sucesso da empresa.

No entanto, a verdade é que marketing digital vai muito além das redes sociais. É preciso adotar uma série de estratégias, usar diferentes canais e ferramentas para estabelecer uma presença digital poderosa, atrair clientes e gerar negócios para a empresa.

Portanto, não se deixe levar pela atração das redes sociais e pelas métricas da vaidade. Em vez disso, assegure o espaço da sua empresa online com um site bem desenvolvido e implemente as estratégias de marketing que vão impulsionar as vendas da sua empresa.

Pronto! Agora você já está mais informado sobre as métricas da vaidade no marketing digital. Lembre-se de ter um objetivo por trás das ações realizadas para não mensurar apenas números “vazios”.

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